Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Esse kit anda frequentemente caríssimo, há equipamentos de iniciação por metade do orçamento. Não vejo muito interesse em arrancar em full-frame, é todo um outro patamar de custos ao comprar objectivas.
Há pessoas que nunca sequer chegam a saltar para full-frame, pois ficam satisfeitas com o que obtêm.

Eu olharia mais para uma R100 ou R50. A R50 aparece frequentemente por valores a rondar os 600€ com 18-45mm, eu olharia mais para algo desse estilo.

Mas melhor mesmo é abrires tópico

Bem, às vezes, a brincar, a brincar...

Primeira coisa: esta não é a mesma da foto com a 28-70, embora seja gémea :biglaugh:
A outra era kit só com 18-45mm, foi comprada ao desbarato para vender com lucro, e já seguiu caminho. Esta foi ainda mais bem comprada, e com a mesma intenção, mas afinal acho que vai ficar, pelo menos o corpo :)

1M5A3287.jpg

Canon EOS R100 + RF-S 18-45mm + RF-S 55-210mm

A caixa andou na guerra, mas ela é "nova", vinha com 86 disparos reais (a outra ainda tinha menos, chegou com 24 ou 26, mas já ia longe quando veio esta.)

Por vezes, quando estou no terreno, sinto a falta de um 2º corpo, para fotos pontuais. Desde que tenho a 28-70, reduzi significativamente as trocas de objectivas, recorrendo frequentemente ao modo APS-C da R6 só para não perder tempo a trocar para a 70-200. Faço facilmente mais de 90% das fotos com a 28-70, por isso a vontade de trocar é pouca, e às vezes nem tenho tempo para isso, precisando só de registar uma ou outra foto a maior distância.

Estive várias vezes quase a comprar uma EOS R‍P mas, quando tive cá a outra R100, apercebi-me de algo que conseguia fazer com a R100, e que não conseguiria com uma das outras maiores, que é isto:

IMG-3418-2.jpg

Pode não parecer mas, nesta foto estão, dentro do saco:
- R6 + RF 28-70mm f/2 L encaixada
- R100 + RF 70-200mm f/2.8 L encaixada
- RF 16mm f/2.8 STM
- DJI Mini 3 + comando DJI RC

Uma R100, R50 ou R10 devem caber ali, mas os modelos maiores não. A R50 provavelmente seria o modelo ideal, pois é mais rápida, tem melhor focagem, e permite mover o ponto de foco com o touchscreen, mas o negócio que apareceu foi este.

Agora, quando apanhei este kit, fiquei a pensar "e se eu ficasse com o corpo para usar só na 70-200?", e decidi que vou arriscar nisso. Os controlos da câmara não são incríveis mas, para usar à DSLR servem bem. Ponto ao centro, one shot AF, tira fotos e ainda faz 7fps. Em teleobjectivas o movimento de focar e recompor é mais reduzido, pelo que não incomoda muito, inclusive faço-o frequentemente na R6.

Não vou ficar com a RF-S 55-210mm, essa é garantidamente para vender.
A 18-45mm ainda estou a ver, pois a minha sobrinha maior tem vindo a demonstrar interesse por foto, tendo já disparado com a R6 várias vezes. Se lhe passasse uma R100 para as mãos sempre era menos valor, e com zoom deve ser mais divertido.

As contas ainda não estão fechadas, mas este corpo R100 deverá ter um custo de apenas aproximadamente 200€, que é menos de metade do que custa um corpo R50 em promoção, e eu não conto conseguir apanhar uma R50 nas mesmas circunstâncias em que consegui esta, por isso...acaba por ser um bocado no-brainer.

É realmente o oito e o oitenta juntar isto com a RF 70-200, mas tira fotos que a 70-200 sozinha, no saco, não tira.

Última edição:
E a brincar a brincar, foi uma excelente junção.
o facto de teres um 2º corpo pronto a disparar é uma enorme vantagem, principalmente em situações imprevisíveis.

Admito que uma R50 seria melhor solução, pois tem Dual Pixel II, Digic X, é mais prática para mover o ponto de foco e tem todas, ou quase todas as funcionalidades inteligentes da R6, mas a oportunidade que surgiu foi esta, portanto era pegar ou largar.
A anterior seguiu para o MPB, e esta também ia, mas depois tive aquela ideia.

Se um dia apanhar uma R50 nas mesmas condições, não excluo a hipótese de fazer upgrade, mas parece-me muito improvável.

Se uma full-frame seria mais adequada? Para o kit, sim porque, se eu quiser usar a 16mm, continuo a ter que desmontar a 28-70, mas uma full-frame iria obrigar-me a reorganizar o saco todo e, por exemplo, o drone nunca mais caberia.

Vendendo a 55-210mm, independentemente de ficar com a 18-45 ou não, terei gasto menos nesta câmara do que na minha primeira DSLR (1200D), há 9 anos. Acho que isso é absolutamente incrível!

...

Se uma full-frame seria mais adequada? Para o kit, sim porque, se eu quiser usar a 16mm, continuo a ter que desmontar a 28-70, mas uma full-frame iria obrigar-me a reorganizar o saco todo e, por exemplo, o drone nunca mais caberia.
Acho que o saco seria um problema relativamente fácil de resolver. :D

Quê, trocar o saco? Nah, este não troco, só quando estiver velhinho :)

Este saco custou-me muito tempo de pesquisa, quando o comprei há 5 anos, além de ter sido dispendioso, para um mero saco - apesar de ter sido bem comprado.

O equipamento é que tem que caber. Até o novo portátil foi comprado à medida :biglaugh:

Foi entre este (Tenba Cooper 13 DSLR), um Domke ou um Think Tank Retrospective, nenhum deles sendo propriamente uma opção budget...são sacos para a vida toda:)

Acabei por encomendar a Laowa 15mm Shift.
A 17mm da Canon já tem uns anos valentes, por isso não quis gastar tanto dinheiro (quase o dobro).
Consta que a Laowa tem melhor qualidade de construção, o que numa lente destas é um ponto muito positivo.

Agora é só aguardar 3 semanas 😅

Ainda não. Só montei para ver se estava tudo a funcionar e fiz alguns disparos em casa. Demorei uns segundos a perceber que tinha que meter a máquina a disparar como se não tivesse lente :lol: Sim, não tem qualquer componente electrónico. A qualidade de construção parece bem robusta!

Mete alguma confusão ver a lente a mexer, mas faz muita diferença no resultado final e nas possibilidades de composição.

_DSC3041.jpeg

Chegou ontem. Sony 50mm F2.5 G. Tinha comprado a 24mm F2.8 G para usar com a A7C2 quando queria um pacote mais pequeno mas FF, mas acabei por não gostar muito da combinação. Não pela lente (ou qualidade) mas porque 24mm é demasiado wide em FF para mim. Acabando por relegar a lente mais para video em FF.

Aqui fica um exemplo da 24mm F2.8 G na A1 em 8K

Ainda estive na dúvida entre a 50mm e a 40mm (para aquele look Leica Q3 43) mas como a lente que mais uso é a Sony 50mm F1.2 (cujo o único downside é o tamanho) acabei por ir para os 50mm.

Por falar em tamanho também montei uma câmara numa lente

DSC00717.jpeg

Isso é um novo episódio da mesma saga do que a minha 28-70 na R100:biglaugh:

Eu tenho cá algumas coisas novas, mais modestas, que me esqueci de apresentar:

IMG-5075.jpg

Maria, da portuguesa Maria Abranches.
Este é o projecto que foi premiado no World Press Photo 2025, e foi menção honrosa nos Novos Talentos ***** 2024. Fiz pré-compra e veio rubricado.

IMG-5076.jpg

The Decisive Moment - Henri Cartier Bresson

Finalmente avancei para uma cópia da nova edição do livro. Tenho-o cá há um mês.

IMG-5077.jpg

Patona Protect LP-E6P 2600mAh

Comprei mais uma Patona Protect, desta vez o novo modelo LP-E6P, compatível com a R5 Mark II e, espero eu, futuras câmaras que entretanto sejam lançadas.

Back