Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

No mínimo seria 7-14, 12-40, 60 e 35-100mm, tudo 2.8
Mas para o geral sim, até compreendo.

Nunca se diz não a umas primes luminosas e boas :)
 
para o tipo de fotografia que faço o IS faz mais falta que a abertura.

PS: para mim um sistema m4/3 seria para ser ainda mais leve e pratico, i.e sair de casa com maquina + 2 lentes, com a minha saio com a 10-22 e 24-105, não preciso de mais.
 
A beleza está aí mesmo.
Sais na mesma com uma 7-14 + 12-40 + 75mm com relativa leveza.

Mas, claro está, depende do que cada um quer fazer.

Cumps
 
pois, mas isso ja sao 3 lentes, mais trocas de lentes e menos distancias focais.

mas é isso, não se pode ter tudo, e eu não me importo de sacrificar a abertura
 
Pronto, já chegou tudo...
As novas são - Pansonic 45-200mm, Olympus 9-18mm e a Olympus 75mm 1.8.
As outras são a Panasonic 25mm 1.7 e a Panasonic 42.5mm 1.7.
A que está ao fundo é a Tokina 100mm 2.8, que se usa mesmo bem com o adaptador.

30390731616_a505bd7d41_b.jpg


Agora falta a 12-40mm 2.8 Pro e um flash melhor.
Mas já está a ficar jeitoso :)

Cumps
 
@MylleZ - Qual foi o trigger para a mudanca de sistema? Pergunto isto pois nao ha muito tempo em qualquer maquina que tivesses compravas um grip, ou seja, nao davas importancia ao tamanho nem ao peso que carregavas, mas sim 'a ergonomia. Nao estranhas agora essas maquinas "pequenas" na mao quando comparadas com, por ex, a d7200+grip?
 
Inicialmente foram as características das pequenas.
O Touch screen, mas especialmente o face detection, o tracking, o foco rápido e o sensor estabilizado.

Depois comecei a ver que, para mim, este sistema tem exactamente a mesma qualidade.
Fiz os meus testes habituais e nunca senti que a D7200 ficasse à frente, nem mesmo nos ISOs elevados.
Depois comecei a habituar-me ao peso pluma.
Aí sim, comecei a dar valor à leveza do conjunto.
Quando pegava na D7200 parecia que pesava o dobro do que me lembrava.

Depois vieram as lentes "top".
E fiquei mais uma vez muito bem impressionado com a qualidade, tamanho e peso das mesmas.
Agora ando com uma bolsa minúscula, onde cabe a máquina + 3 lentes + bateria extra, e que pesa menos do que a D7200 com a 18-35mm 1.8 (esta e a 70-200mm vão deixar saudades, pela qualidade, não pelo peso)...

Foi uma coisa que aconteceu com relativa naturalidade :)
Já me tinham falado bem do sistema, mas nada como experimentar e ver o que aquilo é.
Mais do que a qualidade de imagem, e prestação do sensor, o que me prendeu logo foi mesmo a interface, a forma como o sistema funciona, os controlos maravilhosos, o EVF incrível (neste caso falando da GX8).

Sei lá, é uma máquina que tem tudo e mais alguma coisa e ainda por cima entrega a qualidade que preciso, a nível de imagem :)
Mas eu depois elaboro mais e crio um tópico sobre a transição.

Entretanto aproveito para dizer que a D7200 foi vendida por um preço muito bom.
Vou meter a 70-200mm também à venda.

Cumps
 
Última edição:
O Touch screen, mas especialmente o face detection, o tracking, o foco rápido e o sensor estabilizado.
Engraçado como quando se falam de argumentos DSLR canon vs nikon, isso nunca vem à baila, no entanto com excepção do sensor estabilizado, são features presentes nas DSLRs da canon.

Mas é bom ver que se chega à conclusão que score do sensor do dxomark não é tudo, e que maquinas com scores mais baixos podem revelar-se melhores opções quando se olha para o pacote completo (maquina, sistema, oferta de lentes, etc)
 
Última edição:
Mas eu sempre disse que Canon é imensamente melhor, em live view, do que a Nikon.
Mas mesmo assim não é tão boa como estas mirrorless.

Cumps
 
Acredito que não seja tão completa, ainda menos com o firmware oficial, com magic latern talvez se aproxime mais (focus peaking, zebra, etc), mas deve faltar algumas coisas que nas mirrorless são nativas. mas tb ganhas outras coisas, como a capacidade de ver previews/mudar settings enquanto a maquina está a gravar no cartão, algo que não compreendo como é possível ficar tudo bloqueado em algumas marcas enquanto descarregam o buffer...
 
Humm, nunca senti a máquina a bloquear quando está a gravar para o cartão.
Aparece um símbolo de um cartão de memória, a indicar que está a escrever no cartão, mas tudo continua a funcionar normalmente.
Mas também não testei grandes bursts ainda...

Cumps
 
As sony a6x00 sei que param, essas que tens por acaso não sei, mas nunca li queixas.

Mas é questão de dares um burst longo e depois ainda com a maquina a gravar no cartão veres se consegues por exemplo fazer zoom e movimentar-te no preview da ultima foto que tiraste, ou entrar no menu de settings da maquina e mudar configurações.
 
Quando comecei a ler tambem vi uma serie de coisas que agora tenho com a 80D (e algumas ja tinha com a 700D) e pensei que Nikon tambem teria mas afinal nao..

De qualquer forma, a minha pergunta era mais virada para a ergonomia. Nao te faz confusao a pega nao encher a mao, nao ser uma posicao confortavel para um tempo longo? Em termos de peso e aspecto sao sem duvida lindas. Tanto que era capaz de comprar uma so' para olhar para ela :D

O EVF acho que me ia fazer confusao mas sinceramente nunca usei nenhum.

Quanto 'a qualidade nao me surpreende, o meu amigo que tem uma X-T1 disse-me logo que isso nunca seria problema numa eventual transicao.
 
Fiz agora um teste rápido e, em bursts de 20 Raws (coisa que nunca faço) a máquina fica mais lenta, se quiseres entrar na galeria para ver as fotos, mas entra e dá para fazer zoom.
Já no live view, faz tudo com naturalidade - mudei valores de abertura, zoom, shutter speed, tirei mais burst enquanto escrevia no cartão, entrei nos menus...
Só noto que fica mais lenta nos previews, de resto funciona normalmente.

@TheMadyor A E-M5 sempre me fez confusão por não ter um grip confortável.
Nessa ponderava comprar um grip.
A GX8 tem um grip bem jeitoso, que não sendo tão "ergonómico" quanto o da D7200, compensa muito pelo facto de ser um conjunto bem mais leve.
Mas devo arranjar uma coisa mínima, tipo uma Half case

GX8_case_Jason_TP-700x400.jpg


É bonita, protege e aumenta um bocadinho ao grip, o que é bom.
Quanto ao facto das máquinas serem lindas, nunca pensei que fosse ligar a isso, mas às vezes dou por mim, na sala, a olhar para elas, no móvel em frente ao sofá :D

Ainda não tive ninguém a vir ter comigo, a perguntar que máquina era, mas já ouvi um comentário de uma miúda para o pai (não sei se seria pai).
A menina - "Que máquina gira que tem aquele senhor" (eu).
O "pai" - "É uma máquina daquelas antigas"
Soubessem eles o quão moderna é a máquina, e a rapariga pedia-lhe uma :D

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo