Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Em Portugal, tal como no UK, a humidade depende do tempo, da localização, da construção da habitação/divisão e do tipo de climatização.

Tendo em conta que a humidade confortável para humanos é basicamente a mesma que a humidade ideal para o equipamento fotográfico, porque não investir antes num desumidificador para a divisão onde o equipamento se encontra? Assim são beneficiados tanto equipamento como humanos.

EDIT: Já agora, para todos os que têm estes armários secos: têm a certeza que os sensores estão devidamente calibrados?
 
Última edição:
É o que eu uso sempre no Inverno (desumidificador).

A minha casa é antiga, a divisão onde tenho o material não apanha sol durante muitas horas, é a parede exterior do prédio, e acaba por ser sempre uma divisão bastante húmida. Até as paredes ficam húmidas ao toque. Então, desumidificador, já há muitos anos.

Nesta altura já nem tenho andado a renovar a sílica dentro do tupperware. Tenho o desumidificador ligado durante a maior parte do dia e, quando necessário, limito-me a tirar e pôr a tampa da caixa para lhe renovar o ar (e igualar o nível de humidade, que fica logo no ponto).
 
Em Portugal, tal como no UK, a humidade depende do tempo, da localização, da construção da habitação/divisão e do tipo de climatização.

(...)

EDIT: Já agora, para todos os que têm estes armários secos: têm a certeza que os sensores estão devidamente calibrados?

Para mim o lugar ideal para guardar, em termos de humidade, era a sala, e ai nem teria problemas de humidade, pois com o recuperador o ar fica bem seco, aliás tenho menos humidade no inverno do que no verão...mas também há mais pó no ar de abrir e fechar o recuperador. Não tenho local para guardar na sala, nem pretendo guardar na mesma, mas sim no escritório.

Quanto à necessidade de ter ou não, já depende de cada um, para mim foi um bom investimento, fica tudo guardado num armário com janela de vidro para a luz entrar e protegido do pó, com muito fácil acesso, sem me preocupar com silicas ou afins, mas isso sou eu, outros terão outras prioridades/necessidades como é normal.

Não pretendo com este post justificar se é ou não um bom investimento, isso cada um saberá de acordo com o material que possui, uso que emprega e condições de armazenamento que tem.

Quanto à calibração, é normal perderem a calibração, e o meu diz cerca de 5-7% a menos que outros medidores de humidade lá dentro, mas dá para ajustar a humidade pretendida, por isso não é grande problema. Sinceramente não sei se dá para calibrar nunca explorei esse ponto.
 
Eu acabo por ter humidade na sala por causa da roupa a secar :p
Sim, o material acaba por ficar bem guardado em vez de estar numa estante que por la tinha... As luzes por mim dispensava, nao tenciono usar.

Tenho um higrómetro em Portugal que vou trazer para ver quao correta esta a calibracao.
 
IMG_0627.jpg


Tendo em conta que 99.9% das minhas fotografias dependem do uso de um tripé, achei que era altura de lhe dar a devida importância e adquirir um mais "heavy duty" do que o MeFoto.
Atirei-me de cabeça a um Gitzo GT5532S. Sim, é uma besta de um tripé, e provavelmente overkill. No entanto, tendo em conta o preço que foi (450€), não o pude deixar escapar.
Para a cabeça, uma Benro G3 (versão 50kg).
Claramente nunca irei chegar perto do limite máximo de peso recomendado (40kg para o tripé!), mas a ideia era ter algo realmente estável. E nesse campo, não podia estar mais satisfeito.
 
Ah ah :D
Já testei um parecido uma altura - quase que me podia meter em cima dele...
Para o uso que lhe vais dar, penso que foi um bom investimento.

Cumps
 
Tendo em conta que 99.9% das minhas fotografias dependem do uso de um tripé, achei que era altura de lhe dar a devida importância e adquirir um mais "heavy duty" do que o MeFoto.
Atirei-me de cabeça a um Gitzo GT5532S. Sim, é uma besta de um tripé, e provavelmente overkill. No entanto, tendo em conta o preço que foi (450€), não o pude deixar escapar.
Para a cabeça, uma Benro G3 (versão 50kg).
Claramente nunca irei chegar perto do limite máximo de peso recomendado (40kg para o tripé!), mas a ideia era ter algo realmente estável. E nesse campo, não podia estar mais satisfeito.

Bem realmente aparenta ser um tripé do caraças.

Em relação ao MeFoto tens alguma coisa a reclamar? É que tenho que pensar em dar reforma ao meu tripé que de estável não tem nada. E como é bem mais velho do que eu, com a D7200 e a 18-35 já se queixa um bocado se vem um pouco de vento :P
 
Contra o MeFoto Globetrotter só mesmo a estabilidade com algum vento. É um excelente tripé para o seu propósito, mas com uma 70-200 em cima, a mínima brisa faz tremer a imagem. Ele aguenta bastante peso, mas isso não significa estabilidade.
Por exemplo, tive a oportunidade de testar um Manfrotto 055 versão alumínio, e acho-o perfeitamente comparável ao MeFoto Globetrotter. Já a versão carbono é outra história. Muitas vezes fala-se que a diferença está no peso, mas está longe de ser verdade. A versão carbono é MUITO mais estável. Claro, também é mais leve, mas para mim a maior vantagem é a estabilidade.

Eu continuo a aconselhar o MeFoto Globetrotter, porque acho que naquela gama de preço, e para o que oferece, é uma espécie de "escolha acertada". Acima disso, nunca menos que o 055 carbono da Manfrotto (eventualmente existirão outros em carbono com igual estabilidade, mas não os testei).

Mas lá está, a fotografia que faço está muito dependente de tripé, por isso para mim é uma ferramenta crítica.

Esta fotografia foi feita com a Canon 6D + 70-200 montado no MeFoto. Só foi possível este resultado porque estávamos 3 pessoas a segurar casacos a bloquear o vento.


Cidade de Bragança
by Gi Cristovao, on Flickr

Há sempre formas de ultrapassar as limitações do material :-P
 
Só mesmo de passagem a caminho de Sanabria para a passagem d'ano :bigrinbo:
Ainda tenho uma ou outra coisa para fotografar em Bragança, por isso devo voltar a essa bela localidade! Mais não seja para comer a posta :berlusca:
 
Essa fotografia só foi possível porque EU estava a segurar um dos casacos.

Quanto ao tripé, grande escolha... Tal como o MeFoto anterior... Não fosse ter eu um igual (melhor...) :V


Btw esse novo vai dar um jeitaço naquele timelapse que temos por acabar... Numa certa zona do Nordeste ;)

Não fosse o Mavic metia-me num desses... Mas o teu chega para a d750 também xD
 
Bem, já foi emitido o reembolso da Canon 35mm f/2.
Tenho pena. Tanto pelo vendedor, que ficou a arder na lente e no dinheiro, como fiquei desconsolado ao ver que não ia ter a lente.

Agora já decidi...vou esperar. Esperar pelo menos até dia 15 ou 16 de Janeiro, para ver se a Canon lança uma nova campanha de reembolso e que inclua a 24mm STM (a campanha anterior à actual incluia, portanto...), e aí talvez compre essa lente.
Ou isso ou talvez um flash. Tenho na minha lista de desejos o Neewer NW680. Ronda os 50€, tem TTL...parece-me uma boa opção para 1º flash. Acho que, com material bem escolhido, por 100€ trago flash, difusor, pilhas, carregador, e ainda tenho troco.
 
O vendedor nao deve ficar a arder completamente, a transportadora ha-de ter algum seguro.

Fazes bem em ir pela 24mm, quando a tiveres vais ver que nao vais sentir falta nenhuma da 35mm.
 
Bom, aquilo foi enviado pela Royal Mail e depois passou para a GLS, cuja carrinha foi assaltada.
Quanto à Royal Mail não sei, mas a GLS diz nas suas condições que reembolsa 10€ por cada meio quilo de peso do objecto, para envios feitos sem seguro. Pelo valor de portes que paguei, foi sem seguro, a menos que ele tenha acrescentado mais um quanto do bolso dele.
Claro que agora não é problema meu, mas pronto.

Não estou com grande vontade de comprar a 24mm STM. Não é a lente que eu queria, e por causa do extravio fiquei desconsolado com o assunto e sem vontade de ir à caça doutra 35mm nos usados.

Ainda perco a cabeça e compro uma Sigma 30mm 1.4:blaugh:
Nah, tou a brincar, depois vê-se. Mais tarde penso nisto :P
Não quero decidir nada agora.
 
Coloquei à venda a 70-200 F4L.

A ideia é ir buscar uma 85mm f1.8, mais leve, mais pequena, igualmente sharp, bokeh bem porreiro e bem mais luminosa.

Se conseguir concretizar um negócio que está a aguardar a venda da 70-200 ainda fico a ganhar alguns €.
 
A 85mm era outra lente que gostava de ter. O desfoque atrás e à frente do motivo com este a uma distância boa da máquina, é algo que me agrada muito... Em FF é ainda mais notório.
Deve funcionar bem também em foto de rua quando se quer isolar algo de forma bem vincada.

Que valor pede a Canon por uma 85/1.8?
 
É uma objectiva muito boa.

Nova anda pelos 399€.

Arranjei uma em óptimo estado a 250€.

Edit: https://www.dpreview.com/forums/post/55695253

Andava cada vez mais fixado no sistema fuji mas depois de ver este comparativo, por exemplo, lá esfriou o entusiasmo.

O sistema canon continua, por força da relação qualidade/preço a ter mais peso para mim (até pelo sentido mais literal :D).

Edit2: Se mais alguém tiver interesse:


que veja a partir dos 5:50, por 1/5 do preço consegue melhores prestações no AF, sharpness e contraste.

Ainda que estes testes não sejam propriamente científicos, dá para tirar algumas conclusões.
 
Última edição:
Back
Topo