Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Acho que isso é para lentes manuais (ou adaptadores sem contactos). Para a máquina disparar sem focar/sem lente (porque para todos os efeitos a máquina acha que não tem lente).

Se esse adaptador permitir focar e controlar abertura, não deves ter que mexer em nada.
 
Acho que isso é para lentes manuais (ou adaptadores sem contactos). Para a máquina disparar sem focar/sem lente (porque para todos os efeitos a máquina acha que não tem lente).

Se esse adaptador permitir focar e controlar abertura, não deves ter que mexer em nada.

Sim o adaptador faz a mesma função que tivesse a lente directamente no corpo. Então a confusão deve ter sido com outra situação qualquer.. Muito obrigado pela ajuda.
 
Novo brinquedo para substituir a minha 1300D que foi roubada no final do ano passado.
Comprei-a no mercado de usados e acho que fiz bom negócio.
pnxQkABlj


-s68-D4ELqMqUXV_czKFNctqQ-NLhQeOZ8oV6mjKlwmBVnu8jtt9Q3YonXjLllIorlMqp0IaVW0z3aRH3MZzwj2YHD3L1AGOzWoavlhkoPq2WPcYXyJXbt1QRgXyD5us965X7Knj20y_ehVEqv6_1pmxfcrj4kj4SgI1_9nQe99GAQq6JO1pMGYZldQbFzskrq_Siuov29xvcuUkJjw1ip_WFLu4ACwvlSUPDO3XQsyySdxrziE5iLlWM6JzpHcH3-jopkQHAzfSQ_s40KPI3KGFEXq43b-w9zeK4p3wq4sE7z78zydZKVxCAut1CaSif54QlOEMefLZc9l98AfrXtAtREPTw8i4B8xBUJTn2XfWhVFEn-zFrTP86GtPvwTGnMlVkcpSis5CFAywGOj_Fk2gFMCmkcL-twTQrvDWOMIbj-qaYinqSyjVKu5dRaTLgTwkdEOyxcxPi1DIxpqzvcXmbD79qs1RSN6FZsV_UzXQpianWZNCBvECr0oy3gizgMVly_s6R943ne3ZBn3m78iRV98NP8cU9zrFSiZo_3JcsDJCus7OqA9a4AM9GAoqBH5JzxuawMxBIh7_3A_3R1hstwyzOtIavqnsMScAtRejFX7VOFGJxOewNLpu32hurUKPPFLevdvZ4UVHHrCsX9iuvH7SO9qfvFLkaxUCFC5ag4S1oZgPDV71wBvTUPc=w469-h625-no

Agora quero uma Prime para lhe fazer companhia, gosto mais de fotografar com lentes prime, a Canon andava sempre com a 50 1.8, quando foi roubada por acaso tinha a 24mm. Como a minha Sra tem uma Canon, ainda lhe posso dar uso.

Que Prime aconselham ? Ando muito indeciso entre a Lumix 20mm 1.7 ou a Zuiko 25mm 1.8 (mais tarde quero também a 45mm)
 
Última edição:
Ora, aqui estão todas as compras feitas desde o último update

IMG-9039.jpg


Este livro da WPP veio porque a foto da capa foi provavelmente uma das que me motivou a começar a fazer fotografia, há 5 anos atrás. Comprei-o usado no eBay porque já não o vendem novo, é o de 2013, que diz respeito às fotos de 2012.

O Tulsa, porque é um trabalho que me agradou quando o conheci, e apareceu uma promoção.

Papel A4 e, principalmente, papel A3+. Vou aventurar-me nas impressões maiores.

Um Spyder 5 que arranjei no Olx, para calibrar o monitor do desktop, visto que montei o PC em Agosto e ainda não podia editar lá pelo simples facto de não ter o monitor calibrado.

Ora, se aí parece que há um backdrop, é porque há mesmo, e foi intencional mostrá-lo :)


Está aí em uso um kit destes, que já tinha intenções de comprar há vários anos, para ir fazendo umas brincadeiras em casa, pelo menos.
61L39wZqycL._AC_SL1001_.jpg
 
Boas compras :) quanto destes pelo spyder?

Eu estive para comprar um desses kits de backdrops, há uns tempos vi uma boa promo na Amazon mas só tinha 2m de altura máxima e fiquei a pensar se não era demasiado baixo... Provavelmente não, mas na altura fiquei a pensar nisso e deixei passar a oportunidade.

Isso e um suporte para a softbox. Tenho usado o tripé que tenho mas realmente às vezes não dá muito jeito. E uma softbox com grid... Eheheh demasiadas coisas e €€
 
Eu ia comprar as coisas separadas só com o fundo preto, mas depois comecei a fazer contas e era ela por ela, sendo que no kit já trazia preto, branco e verde. Gastei mais 10 ou 15€ e assim fiquei com as três cores importantes.

Depois quero arranjar duas cabeças de tripé para flash, uma de tipo E e outra de tipo S, mas não é nada urgente porque só com isto já me safo para muitas coisas. Softbox não está fora da equação, mas não é uma prioridade para mim, porque estou muito limitado em termos de espaço. Se arranjasse uma, seria com beauty dish, pois é um estilo que sempre gostei muito, e também com o pano para poder fechar.

Os tripés do backdrop têm rosca de 3/8”, portanto posso usá-los, tanto para o pano, como para uma cabeça de flash, e a minha intenção é mesmo essa.
Este kit vai até aos 3 metros de altura, nem chego a conseguir pô-lo no máximo dentro de casa.

O Spyder ficou por 100 paus. Diria que não foi barato nem caro, é o Express, se bem me recordo eles custavam uns 130€ novos. Foi um valor que não me chateou pagar e o vendedor foi rápido a enviar. Com o DisplayCAL já fiz uma calibração em condições ao desktop.

As minhas ideias para os próximos tempos são: as duas cabeças de flash, um monitor melhor, que iguale a qualidade do que tenho no MBP, para poder começar trabalho num computador e continuar no outro; e RAM para o desktop.
E livros...sempre livros :P
 
Eu na altura gastei uns cobres em material para "estudio". E para tentar poupar mandei vir do *****… Não façam isso -.- o material tem mesmo pouca qualidade.

Eu ando atrás de uma segunda luz. Acho mesmo que me dava jeito para conseguir uma maior separação do sujeito para o fundo. Perdi um excelente negocio na blackfriday onde a amazon teve um flash por 20€. Não era nada de especial, mas para 2.ª luz dava.
 
Para 2ª luz e, duma forma geral, para aprender, eu incentivo bem a ideia de ir para flashes baratos. Olha os meus já fizeram os dois 3 anos e nunca me deixaram ficar mal, e gastei 70 ou 75€ nos dois juntos. Já aprendi muito com eles e continuo a usá-los.

Se um dia avariarem...bom, mesmo agora eles já compensaram e muito a compra.
 
Eu tenho esse flash para segunda luz.
Só posso recomenda, porque é barato, robusto, e dispara por simpatia.

Super básico de configurar. Só não tem terços de carga, mas nunca senti limitação aí.
 
Excelente aquisição.

Será um game changer, IBIS, IS e maior range.

Estive para comprar essa 16-80 mas acabei por optar pela 16-55.

Depois dá feedback.
 
Excelente aquisição.

Será um game changer, IBIS, IS e maior range.

Estive para comprar essa 16-80 mas acabei por optar pela 16-55.

Depois dá feedback.

Ainda não desisti da 16-55, mas esta é melhor para viajar :p

A olympus E-m10 mkii deixou muitas saudades, o ibis era qualquer coisa de útil e fenomenal. Do pouco que mexi nesta está ao nível, é depois a grande vantagem de lentes vintage terem estabilização.
 
Última edição:
Bom, e visto que eu decidi converter o meu desktop em máquina para edição (algo que já fazia parte do plano desde o início, mas ainda estava a meio), estava a faltar-me um monitor. Meti RAM há uns dias...só faltava a imagem de qualidade.

Trouxe este menino para casa na sexta-feira.

Só para dar contexto, eu editava há quase 4 anos exclusivamente no meu MacBook Pro de 2017, que é 100% DCI-P3 e cobre 89% de Adobe RGB.
No desktop tinha com um monitor de gama de entrada, que cobre 99% sRGB e 70 ou 75% de Adobe RGB. Apesar da sua cobertura simpática para o preço, havia uma diferença considerável entre os dois computadores, motivo pelo qual eu ainda não editava no desktop, mesmo após ter calibrado esse monitor baratinho.
De forma a poder depositar a mesma confiança nas duas máquinas, precisaria assim dum monitor que pudesse pelo menos igualar o MacBook.

Após cerca de duas semanas de muitas pesquisas, a conclusão a que cheguei foi que um monitor “porreiro” 100% sRGB de 300 ou 400€ não me iria permitir ter um fluxo de trabalho em que pudesse começar num computador e continuar no outro, sem que houvesse diferenças notórias na imagem.
Vale a pena lembrar que eu também faço impressões, não é tudo para a web. Aliás, nos últimos tempos tem sido 99% para imprimir.

Dessa forma, decidi saltar logo as gamas intermédias, e então fui para um BenQ PhotoVue, nomeadamente o SW270C, que é 99% Adobe RGB.

IMG-9449.jpg

BenQ SW270C

Ainda ponderei o SW240 mas, conhecendo-me, acho que daqui a uns tempos ia ficar a desejar mais resolução, e por isso decidi arriscar e fazer uma aposta para o futuro.

Já agora, qual não foi o meu espanto quando vou a abrir a caixa e me deparo com esta etiqueta
B546-A11-F-D9-E9-4-F1-D-AC94-5-E07-C19731-A2.jpg

Não diz no site da BenQ, não dizia no site da loja...só quando tive a caixa à minha frente é que soube.
Resumindo, agora tenho aqui dois calibradores :biglaugh:
Já pus o que comprei à venda, naturalmente, visto que o SpyderX vem em white box e sem software nem licença da Datacolor.

Bom, quanto ao monitor em si ainda não posso dizer grande coisa. Já o calibrei, já testei a sua cobertura, já vi que iguala e supera o MacBook, pelo que deverá dar-me o que procuro, mas ainda não fiz edição nele.
De resto, é enorme e o seu suporte ocupa imenso na secretária, a base é maior do que uma folha A4...mas nota-se que tem potencial. Só hoje é que acabei de o instalar na mesa da maneira que queria, pois tive que ir comprar cabos mais compridos, e estou também a manter o monitor que já tinha. A intenção é usar o BenQ exclusivamente para editar, pelo menos para já.

Não sei o dia de amanhã, evidentemente, e nem sequer sei se esta minha jornada na fotografia irá ser bem sucedida, mas se a aposta correr bem, então a intenção é manter este monitor por 5 a 10 anos.
 
Última edição:
Bom, e visto que eu decidi converter o meu desktop em máquina para edição (algo que já fazia parte do plano desde o início, mas ainda estava a meio), estava a faltar-me um monitor. Meti RAM há uns dias...só faltava a imagem de qualidade.

Trouxe este menino para casa na sexta-feira.

Só para dar contexto, eu editava há quase 4 anos exclusivamente no meu MacBook Pro de 2017, que é 100% DCI-P3 e cobre 89% de Adobe RGB.
No desktop tinha com um monitor de gama de entrada, que cobre 99% sRGB e 70 ou 75% de Adobe RGB. Apesar da sua cobertura simpática para o preço, havia uma diferença considerável entre os dois computadores, motivo pelo qual eu ainda não editava no desktop, mesmo após ter calibrado esse monitor baratinho.
De forma a poder depositar a mesma confiança nas duas máquinas, precisaria assim dum monitor que pudesse pelo menos igualar o MacBook.

Após cerca de duas semanas de muitas pesquisas, a conclusão a que cheguei foi que um monitor “porreiro” 100% sRGB de 300 ou 400€ não me iria permitir ter um fluxo de trabalho em que pudesse começar num computador e continuar no outro, sem que houvesse diferenças notórias na imagem.
Vale a pena lembrar que eu também faço impressões, não é tudo para a web. Aliás, nos últimos tempos tem sido 99% para imprimir.

Dessa forma, decidi saltar logo as gamas intermédias, e então fui para um BenQ PhotoVue, nomeadamente o SW270C, que é 99% Adobe RGB.

IMG-9449.jpg

BenQ SW270C

Ainda ponderei o SW240 mas, conhecendo-me, acho que daqui a uns tempos ia ficar a desejar mais resolução, e por isso decidi arriscar e fazer uma aposta para o futuro.

Já agora, qual não foi o meu espanto quando vou a abrir a caixa e me deparo com esta etiqueta
B546-A11-F-D9-E9-4-F1-D-AC94-5-E07-C19731-A2.jpg

Não diz no site da BenQ, não dizia no site da loja...só quando tive a caixa à minha frente é que soube.
Resumindo, agora tenho aqui dois calibradores :biglaugh:
Já pus o que comprei à venda, naturalmente, visto que o SpyderX vem em white box e sem software nem licença da Datacolor.

Bom, quanto ao monitor em si ainda não posso dizer grande coisa. Já o calibrei, já testei a sua cobertura, já vi que iguala e supera o MacBook, pelo que deverá dar-me o que procuro, mas ainda não fiz edição nele.
De resto, é enorme e o seu suporte ocupa imenso na secretária, a base é maior do que uma folha A4...mas nota-se que tem potencial. Só hoje é que acabei de o instalar na mesa da maneira que queria, pois tive que ir comprar cabos mais compridos, e estou também a manter o monitor que já tinha. A intenção é usar o BenQ exclusivamente para editar, pelo menos para já.

Não sei o dia de amanhã, evidentemente, e nem sequer sei se esta minha jornada na fotografia irá ser bem sucedida, mas se a aposta correr bem, então a intenção é manter este monitor por 5 a 10 anos.

Belo monitor e bela surpresa... na loja online da ***** eles têm lá os monitores em pack com o SpiderX e também sem o SpiderX (mais baratos, claro). Se não é indiscrição, quanto pagaste pelo monitor?
 
Belo monitor e bela surpresa... na loja online da ***** eles têm lá os monitores em pack com o SpiderX e também sem o SpiderX (mais baratos, claro). Se não é indiscrição, quanto pagaste pelo monitor?
790€, em loja física no Porto, e estava em stock, não tive que encomendar.

Não sabia que existe o pack sem o calibrador, aliás, a maior parte das lojas não parece fazer distinção nisso, e no comparador aparecem todos com o mesmo EAN, uns a dizerem que o traz e outros sem dizerem nada.

No entanto, pelo que percebi, eu paguei aproximadamente o PVP normal, sem grandes favores. A loja que dizes lista este conjunto por 978€...cheira-me a esturro

A minha ideia original era ir para o SW2700PT, mas não há em stock em lado nenhum, nem tem previsões de entrega, cheguei a contactar lojas que o têm em catálogo para saber. A BenQ não indica que ele esteja descontinuado, mas o facto é que ninguém o tem para entregar.
Na Amazon deixava fazer encomenda sem stock e sem previsão de entrega por 699€, mas com os gastos de envio e a diferença de IVA já ia para 780€. Treta por treta, então fui para o modelo mais recente.
 
Última edição:
Back
Topo