Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Estive de olho nesse que compraste mas passava o meu orçamento, acabei por ir para o Benq BL2711U (4K, 10bits IPS e 100% sRGB) que ainda me custou 500€.

Entretanto comprei outro para gaming (algo que já me arrependi porque já não tenho o tempo e a paciência de outros tempos) e, apesar deste último não ser para fotografia, aproveitei e comprei um tendo em conta o racio de contraste que, no P&B, me dá algum jeito.

De resto, queria uma hood dessas como o teu traz de origem. Acabei por fazer uma que cumpre muito bem o seu propósito.

Boa compra, tenho a certeza que lhe vais dar bom uso.
 
Estive de olho nesse que compraste mas passava o meu orçamento, acabei por ir para o Benq BL2711U (4K, 10bits IPS e 100% sRGB) que ainda me custou 500€.

Entretanto comprei outro para gaming (algo que já me arrependi porque já não tenho o tempo e a paciência de outros tempos) e, apesar deste último não ser para fotografia, aproveitei e comprei um tendo em conta o racio de contraste que, no P&B, me dá algum jeito.

De resto, queria uma hood dessas como o teu traz de origem. Acabei por fazer uma que cumpre muito bem o seu propósito.

Boa compra, tenho a certeza que lhe vais dar bom uso.
Obrigado pelas tuas palavras :)


Pois, eu fiquei um bocado reticente quanto a ir para um 100% sRGB pelo facto de já ter 99% no meu LG baratinho e ainda assim ver cores em falta (especialmente em retratos, aí notava logo nos tons de pele). Comparei perfis ICC de diversos monitores 100% sRGB calibrados, e achei que a diferença era muito pouca face ao que já tinha.
Uma vez que queria fazer do desktop a máquina principal para edição, entendi que não devia pôr lá menos do que já tinha no portátil, por isso resolvi fazer uma aposta grande.


Não tinha feito planos com isto, mas uma conveniência interessante é o facto de este ter USB-C thunderbolt 3 (power delivery até 60W), o que faz com que eu possa lá ligar o MacBook com um só cabo, sem precisar de usar o transformador, e por isso é que deixei ligado aquele cabo que se vê na foto com uma etiqueta. Não estava a contar com isso aquando da compra, mas simplifica as coisas na secretária.
E aquele Hotkey Puck (foto no link) é prático, aquilo é um comando para os menus do monitor, com alguns botões de atalho personalizáveis, mas uma das funções mais interessantes é poder alterar o espaço de cores do monitor com um click. Dá para arrumar num buraco no suporte do monitor, como está na foto, mas tem cabo para se poder colocar noutro sítio.


Sim, uma cobertura consegues fazer bem uma em casa, se te aplicares um bocadinho. Cortas uns cartões, se quiseres ainda compras daquele "veludo" adesivo e metes isso como revestimento no interior, e ficas com uma cobertura perfeitamente eficaz. Não ficas nada mal servido.


Uma curiosidade, tu consegues usar bem os 4k em 27" em Windows? Li que havia problemas de redimensionamento de aplicações e, sinceramente, mesmo com 2,5k no meu BenQ já acho as coisas bastante pequenas.
 
Achas que esse calibrador é bom @m4ndr4ke ?

Ainda agora comprei mais uma lente(Fuji 35mm 1.4) mas continuo a descurar no monitor.

Adoro imprimir, tenho comprado papel de qualidade, Ilford mas descuro na calibragem do monitor e depois apanho surpresas nas impressões.
 
Obrigado pelas tuas palavras :)


Pois, eu fiquei um bocado reticente quanto a ir para um 100% sRGB pelo facto de já ter 99% no meu LG baratinho e ainda assim ver cores em falta (especialmente em retratos, aí notava logo nos tons de pele). Comparei perfis ICC de diversos monitores 100% sRGB calibrados, e achei que a diferença era muito pouca face ao que já tinha.
Uma vez que queria fazer do desktop a máquina principal para edição, entendi que não devia pôr lá menos do que já tinha no portátil, por isso resolvi fazer uma aposta grande.


Não tinha feito planos com isto, mas uma conveniência interessante é o facto de este ter USB-C thunderbolt 3 (power delivery até 60W), o que faz com que eu possa lá ligar o MacBook com um só cabo, sem precisar de usar o transformador, e por isso é que deixei ligado aquele cabo que se vê na foto com uma etiqueta. Não estava a contar com isso aquando da compra, mas simplifica as coisas na secretária.
E aquele Hotkey Puck (foto no link) é prático, aquilo é um comando para os menus do monitor, com alguns botões de atalho personalizáveis, mas uma das funções mais interessantes é poder alterar o espaço de cores do monitor com um click. Dá para arrumar num buraco no suporte do monitor, como está na foto, mas tem cabo para se poder colocar noutro sítio.


Sim, uma cobertura consegues fazer bem uma em casa, se te aplicares um bocadinho. Cortas uns cartões, se quiseres ainda compras daquele "veludo" adesivo e metes isso como revestimento no interior, e ficas com uma cobertura perfeitamente eficaz. Não ficas nada mal servido.


Uma curiosidade, tu consegues usar bem os 4k em 27" em Windows? Li que havia problemas de redimensionamento de aplicações e, sinceramente, mesmo com 2,5k no meu BenQ já acho as coisas bastante pequenas.

Não tenho qualquer queixa a fazer.

Apesar de utilizar no dia a dia o AOC que é 2K, gosto bastante do espaço que os 4K do Benq proporcionam e não tenho, até à data, qualquer queixa relativa a redimensionamentos no Windows.

Tenho um MBPr 15” e sempre o utilizei com a maior resolução possível, daí que num ecrã de 27” não me faça propriamente impressão.

Eu quando comprei o monitor não tinha ainda PC e utilizava com o MBPr. A ideia era aproveitar mais o processo de edição e consumo das minhas próprias imagens. Apesar de imprimir as melhores, 95% da fotografia que faço não passa do ecrã. É um crime, para quem gosta de fotografia, não aproveitar o processo de edição e consumir fotografia apenas num ecrã de telemóvel.

Nesse sentido, um bom e grande monitor, faz todo o sentido.
 
Achas que esse calibrador é bom @m4ndr4ke ?

Ainda agora comprei mais uma lente(Fuji 35mm 1.4) mas continuo a descurar no monitor.

Adoro imprimir, tenho comprado papel de qualidade, Ilford mas descuro na calibragem do monitor e depois apanho surpresas nas impressões.

Mas tu tinhas comprado um no OLX que eu próprio estive pra comprar [emoji1] que aconteceu?
 
@APedro comprei o monitor e estou satisfeito mas tem de ser calibrado :P

Estou a perguntar pelo calibrador :D

Tenho os perfis ilford na impressora e mesmo assim ha diferenças.

edit: mas quero arranjar outro de 27 para acompanhar mas não é altura
 
@APedro comprei o monitor e estou satisfeito mas tem de ser calibrado :P

Estou a perguntar pelo calibrador :D

Tenho os perfis ilford na impressora e mesmo assim ha diferenças.

edit: mas quero arranjar outro de 27 para acompanhar mas não é altura

Li na diagonal e à pressa [emoji1]

Eu por acaso não vejo interesse em ter um calibrador.
 
Achas que esse calibrador é bom @m4ndr4ke ?
Vou ser-te o mais sincero que posso ser...e dizer que não me sinto com experiência suficiente em calibradores para poder dizer que A é melhor do que B. Tenho cá em casa os dois Spyders, o 5 Express e o X que recebi com o BenQ, e ainda não me é perceptível quais as diferenças entre os dois (além da estética). Calibrei o MacBook com os dois e, na minha ignorância, acho que os resultados foram idênticos, com diferenças nos resultados inferiores a 1% nas coberturas dos espaços de cores mais comuns. Diria que essas margens talvez até possam ser por erro do utilizador. Alternando entre os perfis ICC criados por um Spyder ou pelo outro não distingo.

Acho que o maior impacto vem da questão de calibrar ou não calibrar. Não calibrar de todo é jogar à roleta russa, a menos que se saiba que o monitor vem controlado de fábrica, o que já é alguma ajuda. Eu vim a descobrir que o MacBook tem uma boa calibração de fábrica, que não fica radicalmente diferente da que faço com o Spyder, e percebo agora que é esse o motivo pelo qual tenho bons resultados nas impressões há vários anos.
 
Já tenho um coiso desses há uns 4 anos e posso afirmar que faz imensa diferença, mesmo em monitores baratuxos. Já fiz várias impressões (vendas e uso pessoal) e já vendi calendários, tudo impecável!

Também queria investir num monitor melhor, mas querendo continuar a viajar, não faz sentido.
 
Última edição:
Também nunca senti muita necessidade de calibrar o monitor... mais complicado é conseguir bons resultados na impressora, e não haver maneira (barata) de a calibrar.
Pois eu digo o contrário:P
Calibrar o monitor, sim, sem dúvida.

Calibrar a impressora, só a partir de certo ponto, e eu ainda não lá cheguei. No meu caso, que tenho usado sempre papéis para os quais a impressora tem perfis ICC, as coisas têm batido certo.
E hoje estive a comparar impressões com a imagem no BenQ e até me arrepiei, de tão próximas que as impressões estavam do ecrã. Ainda mais próximas do que já pareciam no MacBook.
 
Pequeno update em relação à X-T4, vai para trás...

DSCF2164-face.jpg


IMG-20210222-191120-face.jpg


A loja tem sido impecável e já tenho guia de transporte, vai embora amanhã e vão enviar uma nova.

Em relação à camera em si, o IBIS está aprovado e até ver só há uma coisa que não gostei. Mudaram o socket to remote para o lado esquerdo, o que implica que não posso usar a camara na vertical com o remote (num tripé), isto porque uso l-bracket...
 
Pequeno update em relação à X-T4, vai para trás...

DSCF2164-face.jpg


IMG-20210222-191120-face.jpg


A loja tem sido impecável e já tenho guia de transporte, vai embora amanhã e vão enviar uma nova.

Em relação à camera em si, o IBIS está aprovado e até ver só há uma coisa que não gostei. Mudaram o socket to remote para o lado esquerdo, o que implica que não posso usar a camara na vertical com o remote (num tripé), isto porque uso l-bracket...

Ficaste com a fava.

A bateria nova não te chateia? Tenho umas 7 originais e pensar trocar para uma máquina com bateria diferente (ainda que melhor) não me deixa nada agradado.

Na questão da máquina, porque não usas o L bracket ao contrário, ou seja, invertido lateralmente?

Isso ou usares a app para remote shutter.
 
Ficaste com a fava.

A bateria nova não te chateia? Tenho umas 7 originais e pensar trocar para uma máquina com bateria diferente (ainda que melhor) não me deixa nada agradado.

Na questão da máquina, porque não usas o L bracket ao contrário, ou seja, invertido lateralmente?

Isso ou usares a app para remote shutter.

Mesmo... Mas a loja é impecável.

Não. Só tinhas 2 baterias extras mas nunca as usei porque carregava sempre por USB :p Despachei-as com a X-T3.

Não dá, só de um lado. Não gosto muito da app, mas ou vou por ai ou troco por um que eles têm que estica. Mas mantenho o punho que já tenho, que isto de madeira é horrível :p

61wR6Vv5T7L._AC_SL1500_.jpg
 
Mesmo... Mas a loja é impecável.

Não. Só tinhas 2 baterias extras mas nunca as usei porque carregava sempre por USB :p Despachei-as com a X-T3.

Não dá, só de um lado. Não gosto muito da app, mas ou vou por ai ou troco por um que eles têm que estica. Mas mantenho o punho que já tenho, que isto de madeira é horrível :p

61wR6Vv5T7L._AC_SL1500_.jpg

Eu tenho um L bracket extensível para usar com grip e aquilo tanto dá de um lado como do outro. Até porque, lá está, é extensível.

Para utilizar com o bracket de panorama é óptimo.
 
Back
Topo