Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Bem, cá está a nova lente, comprada hoje por 370€, com garantia até julho 2022. É uma versão adaptada, mas para já parece funcionar bem.

Curiosamente a Sony parece que vai lançar agora uma 70mm 2.8 Macro também.


20210429-232428.jpg
 
Ora aqui está uma compra que eu sinto que tenho o dever de explicar, considerando o meu último post precisamente neste tópico.

E a razão é bastante simples, foi uma questão de relação custo-benefício.
hAHar7L.jpg

Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM

Parece nova, mas é uma usada com pouquíssimo uso. Tão pouco que nem as borrachas têm gordura acumulada, ainda têm aquele toque de quando são novas, e os plásticos também. Se estivesse numa loja à venda como nova, talvez desse para acreditar que o era (por acaso tem duas marquinhas no plástico, mas estão meio escondidas). Até a bolsinha original veio, só faltam mesmo a caixa e o manual.

Ficou por mil paus, numa loja física de usados nacional, com garantia de meio ano, e ainda vou vender a anterior.
Eu estava com planos de ir para a versão RF, como cheguei a dizer aqui, mas o que me deixou de pé atrás é que ela iria implicar um investimento muito maior da minha parte.
Esta deverá custar-me 400 a 500€ líquidos. A versão RF iria custar-me 1200 a 1300, já a contar com reembolso de estudantes e reembolso de objectivas e, opticamente, não é muito superior. O IS também não me faz grande diferença porque tenho IBIS. É mesmo só o adaptador. Achei os 700€ de diferença demasiados, esse valor dá para outra objectiva.

Esta já não impõe quaisquer limitações à R6, quer em focagem, quer em velocidade. Tenho acesso às 12fps do obturador mecânico e tenho focagem em "todo" o sensor. Com esta sim, tenho a câmara a funcionar em pleno. Opticamente, é soberba. Esta tem fama de ser "prime-like" e, do que já testei, é realmente muito sharp.
A história de que estas lentes deverão ter assistência pelo menos até 2027 também jogou a favor.

Já tinha estado com esta nas mãos há algumas semanas. Deixei passar algum tempo enquanto estudava bem se realmente ia para a RF ou não.

Só precisava agora era de arranjar um negócio do mesmo género para a 70-200, mas não vejo jeito. Elas andam todas bem mais caras.

Já agora: fechei esta semana as contas da R6. Passar da 6D II para ela ficou-me em ~1470€ já com o adaptador original.
 
Última edição:
Às vezes temos que tomar decisões racionais....

A minha no fundo também é adaptada de DSLR, mas pagar mais que o dobro por uma versão nativa (que no meu caso seria a Sony 90mm Macro, mas no teu caso até é a mesma marca, mesma focal, etc) e só ter ganhos ópticos marginais, é um bocado non-sense.
 
É...eu queria (e quero) actualizar as objectivas mais antigas, em especial as zooms pois são as que mais uso, e o caminho lógico é o RF, mas o investimento também deve ser minimamente dentro do meu nível de fotografia. E não penso que o nível em que estou justifique ir atrás de objectivas com preços acima dos 2000€.
Talvez um dia lá chegue, e se assim for é bom sinal, mas não é a minha realidade neste momento, nem deverá ser tão cedo.

Cheguei a ponderar a RF 24-105mm, que teria custado aproximadamente o mesmo que me custou esta, mas aprecio bastante ter um kit de zooms f/2.8, e manter as definições de disparo ao trocar de lentes. É verdade que não se precisa sempre dessas aberturas, mas ao menos quando se precisa, está lá, e não é preciso carregar material extra para as ter.
 
Às vezes nem é só a questão de se necessitar de aberturas muito grandes, mas também a questão da qualidade wide open. Uma lente 1.8 ou 2.8 tipicamente vai ter mais qualidade a F4 do que uma lente F4 e o mesmo a F5.6. O próprio pico de qualidade torna-se mais curto existindo só entre F5.6 e F8 vs de F4 a F8 ou até de F2.8 a F8.
 
Sim

E a focagem também ganha ao usar lentes luminosas. Lembro-me que com a 6D2 e a 24-105, dentro de casa, se estivesse numa divisão menos iluminada ela muitas vezes já não focava, mas com a 24-70 2.8 já não falhava.
Diria que provavelmente foi isso que me fez desistir da 24-105, embora goste muito da range e das dimensões dessas objectivas.
Mais tarde, antes de a vender, experimentei-a novamente para ver se sentia falta dos 70~105mm. Percebi que não, porque já estava habituado à 24-70, e então vendi-a.
 
Bela compra @miguelbarroso! Já a conseguiste experimentar?

Eu já olhei várias vezes para ela (gosto muito da 17-28 2.8) mas estou sempre à espera que a Sigma apareça com a 70-200 2.8 que está prometida mas nunca mais vê a luz do dia!
 
Acabei de a ir buscar... só brincadeiras em casa

AF super rápido, foco preciso, qualidade de imagem brutal, Bokeh decente... basicamente o que dizem as reviews 👍

A sigma será certamente maior e mais pesada. Esta é o limite, e foi precisamente por isso que mudei para Sony FF... era o único sistema com uma lente com estas características, peso e tamanho decentes.

Faço muita fotografia com pouca luz, daí querer um sensor com melhor performance do que os m4/3. A Fuji teria-me conquistado se a 50-140/2.8 fosse deste tamanho.
 
Esteve quase quase para ser esse conjunto!

Agora só faltam chegas as pilhas recarregáveis, senão não ganho para pilhas 😅
Eu comprei este porque honestamente achei o TTL pouco relevante para mim, só queria mesmo o mais básico e controlo remoto. Em relação ao Pro vs XT2, do que vi o Pro tem mais canais, muito mais do que alguma vez pensaria usar e o botão para converter TTL para manual.

Pilhas tenho umas Eneloop, eventualmente hão de vir umas Amazon Basics ou Energizer, mas para já comprei um pack de 4 Varta LSD por 10€ no corte ingles e um pack de 4 alcalinas long duration para usar no transmissor.
 
Pois, o meu pensamento foi exactamente o mesmo. Não preciso de TTL, e o tamanho do x2t é muito mais agradável. No entanto, como nunca usei flash, optei pela versão com TTL, nem que seja para brincar. Provavelmente irei precisar de mais 1 flash e esse já não será TTL.
Em relação ao transmissor, foi mesmo uma questão de facilidade de utilização (e o preço não era muito diferente).

Tenho umas eneloop encomendadas desde a semana passada na Amazon, mas ainda não foram enviadas.
 
Eu estou a pensar no oposto... Para primeiro flash, praticamente só preciso que dê luz [emoji28] depois provavelmente vai vir um AD200 ou 400 e este fica só para umas luzes de recorte e coisas em que não seja preciso muita potência.
 
Back
Topo