Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Pegando na questão dos livros mais atrás, decidi fazer duas adições à coleção.
Uma por imitação aqui do @m4ndr4ke e outro porque me pareceu bastante interessante para quem gosta de retratos.

Livros.jpg
 
Boa noite,

Comprei uma Canon M50 mk2!
(depois farei o devido post com detalhes, fotos e extras que já comprei)

A máquina é bem porreira, mas fica pouco confortável na mão...
Pensei em comprar uma smallrig para também permitir acoplar alguns extras, mas também pretendia comprar um gimball, provavelmente um Zhiyun Crane-M2.

No entanto julgo que com a "gaiola" colocada, não dará para usar o gimball, e considerando que é para usar principalmente em viagem, não pretendo estar sempre a equipar e desequipar elementos...

Alguém sabe se é ou não possível usar ambos em conjunto?
Sendo dois elementos que nada têm a ver, será útil ter ambos?
 
Algumas das últimas aquisições que se fizeram por este lado. Tenho alguma curiosidade em começar a explorar o filtro ND da Hoya e ver se consegue ser competente.

 
Boas, venho de uma Canon 100d mas sinceramente já estou farto da DSLR, para além de estar cheio de manchas no sensor (não se se foi humidade que apanhou) demora imenso tempo no foco. Já estive a ler diversos tópicos aqui sobre máquinas a comprar mas infelizmente o orçamento não é grande.

Como sou um leigo nisto e existe gente aqui que percebe do assunto, qual a vossa opinião da Olympus E-M10 II? Eu sei que já não é extremamente atual mas encontrei uma em segunda mão a bom preço.

Acham que para um amador serve? Gosto de fotografar na rua e gostava de fotografar situações com pouca luminosidade. Gostaria também de vez enquanto filmar automobilismo mas já sei que não é mirorless ideal para isso.

Obrigado pela vossa atenção e ajuda.
 
Porque é sempre bom ter um segundo corpo de backup, ta-daaa:

insta360onex2.jpg



Já fazia falta, algo que permitisse filmar/fotografar em condições onde não me apetece arriscar a outra ou para fazer coisas diferentes que a outra não faz (ou faz de forma mais complicada).
 
Boas, venho de uma Canon 100d mas sinceramente já estou farto da DSLR, para além de estar cheio de manchas no sensor (não se se foi humidade que apanhou) demora imenso tempo no foco. Já estive a ler diversos tópicos aqui sobre máquinas a comprar mas infelizmente o orçamento não é grande.

Como sou um leigo nisto e existe gente aqui que percebe do assunto, qual a vossa opinião da Olympus E-M10 II? Eu sei que já não é extremamente atual mas encontrei uma em segunda mão a bom preço.

Acham que para um amador serve? Gosto de fotografar na rua e gostava de fotografar situações com pouca luminosidade. Gostaria também de vez enquanto filmar automobilismo mas já sei que não é mirorless ideal para isso.

Obrigado pela vossa atenção e ajuda.

Eu passei de uma Canon 50d para essa Olympus há uns anos. Algumas coisas que podes ter em conta:

Tamanho que para mim foi o factor de decisão. Uso maioritariamente uma prime Panasonic Lumix 20mm e adoro este combo. Bom bokeh e abertura muito boa para baixa luminosidade.
A máquina em si não gosta muito de usar ISOs elevados. O sensor sendo pequeno torna as imagens com mais ruído. Para o tipo de fotografia que faço não é problemático.

A lente que vem com a máquina se for a pancake 14-42 vale a pena. É uma lente boa para o que é. Apenas não gosto do zoom ser eletrónico.

A autonomia não é grande coisa. Eu acabei por comprar umas baterias da patona para compensar. Não foram caras

Focagem apesar de teres bastantes mais pontos de focagem que na Canon o sistema de focagem não é tão eficaz por ser detecção por contraste se não estou em erro. Na Canon com lentes rápidas é um mimo.

Outra parte positiva é teres estabilizador na máquina o que é excelente na questão da pouca luz e também em vídeo. E simplesmente pelo facto de que qualquer lente é estabilizada nesta máquina.

Para o que queres fazer se calhar não é má opção no entanto vejo aqui falar se muito nas Fujifilm mas deixa ver o que a malta recomenda.
 
Já estive para a comprar há muito, depois desisti, depois senti falta dela em situações mais casuais e passeios de família, ter uma faz tudo para não andar a trocar de lente... e hoje apanhei uma boa oportunidade:

IMG_20210706_193519.jpg
 
Nova aquisição


No sitio


Com a tampa fechada


A máquina dá um aviso que a bateria não é original, mas de resto sem problemas.
Comprei uma cena dessas para a X-T10 (USB), mas a camâra vai abaixo com shutter mecânico. Com o electrónico não há problema. Isto num powerbank, na tomada funciona perfeitamente, mas eu quero é para usar num powerbank... A ver se amanhã resolvo o problema.
 
Estou a ver que já não mostro aqui aquisições há algum tempo...

Ok, seguem então umas quantas, que têm chegado progressivamente, desde o meu último update em Abril.

Isso e mais consumíveis para a impressora, como é sempre.
Os livros, alguns foram comprados novos e outros usados, dependendo da diferença de preço (ou inexistência do livro novo à venda)



1M5A3435.jpg

Wacom Intuos S Bluetooth

1M5A3438.jpg

Peak Design Capture Clip
Filtro Hoya Fusion de 82mm para a 24-70 II
Filtro ND Haida Slim Pro II MC ND 3.6 4000x (12 stops) de 82mm (já tive um 1000x de 67mm, no passado, e agora encontrei este a bom preço, mais barato do que o 1000x)

Também comprei uma montanha de adaptadores para filtros, para os diferentes tamanhos de objectivas que tenho, mas isso é tudo igual



Livros! Sempre livros!



E há uma outra...que dentro de alguns dias poderei mostrar 😏
 
Última edição:
Ora então cá está a aquisição interessante :)

Vendi a minha Canon 50mm f/1.4, a 85mm f/1.8, trouxe esta, ainda sobraram uns trocos, e reduzi o kit em uma objectiva.

A 85mm já não tinha uso há dois anos, desde que passei para FF, por isso não fazia sentido continuar a arrastar mais o assunto.

Uma vez que passei para mirrorless, a focagem com estas deixou de ser uma preocupação. Vendi uma objectiva que não usava, e fiz upgrade a outra que usava ocasionalmente, sem incorrer em novos custos.

Fará agora companhia à 35mm


608-F0-F57-E23-F-483-A-90-D1-3-C0-D1-ED1-F40-B.jpg

Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art
 
Última edição:
Qual a vantagem em relação à Canon?
Acho que não há comparação possível entre as duas lentes, excepto na distância e abertura!

Tive essa sigma em Canon e na Sony com o Sigma MC-11. Fantástica!

Detalhe, contraste, AF….. adorei essa lente.

A Canon é uma lente já antiga e que não esconde a idade. Sempre foi conhecida por ser muito soft.
 
Sim, é uma diferença da água para o vinho, especialmente nas aberturas grandes.
Sinto-me bastante confortável com a nitidez duma imagem da R6 feita com esta Sigma a 1.4, ampliada a 200%.

Não poderia dizer o mesmo da Canon. É uma objectiva antiga, são 20 anos de diferença entre uma e outra.
 
Acho que não há comparação possível entre as duas lentes, excepto na distância e abertura!

Tive essa sigma em Canon e na Sony com o Sigma MC-11. Fantástica!

Detalhe, contraste, AF….. adorei essa lente.

A Canon é uma lente já antiga e que não esconde a idade. Sempre foi conhecida por ser muito soft.

Com qual sony?
 
Novo brinquedo.
Vendi tudo o que tinha de M43 e passei para Fuji.
Tudo simples, sem troca de lentes etc, é super pequena.
YCEaft7.jpg
URxwul1.jpg
joeM7py.jpg

Esta semana vou fazer uma road trip pelo interior de Portugal ver se me habituo a ela
 
Estou a ver que já não mostro aqui aquisições há algum tempo...

Ok, seguem então umas quantas, que têm chegado progressivamente, desde o meu último update em Abril.

Isso e mais consumíveis para a impressora, como é sempre.
Os livros, alguns foram comprados novos e outros usados, dependendo da diferença de preço (ou inexistência do livro novo à venda)



1M5A3435.jpg

Wacom Intuos S Bluetooth

1M5A3438.jpg

Peak Design Capture Clip
Filtro Hoya Fusion de 82mm para a 24-70 II
Filtro ND Haida Slim Pro II MC ND 3.6 4000x (12 stops) de 82mm (já tive um 1000x de 67mm, no passado, e agora encontrei este a bom preço, mais barato do que o 1000x)

Também comprei uma montanha de adaptadores para filtros, para os diferentes tamanhos de objectivas que tenho, mas isso é tudo igual



Livros! Sempre livros!



E há uma outra...que dentro de alguns dias poderei mostrar 😏
Já uso uma coisa dessas há uns anos e dá imenso jeito! Só tenho pena que seja com fio, mas não me compensa gastar só para ser wireless :p
 
Última edição:
Novo brinquedo.
Vendi tudo o que tinha de M43 e passei para Fuji.
Tudo simples, sem troca de lentes etc, é super pequena.
YCEaft7.jpg
URxwul1.jpg
joeM7py.jpg

Esta semana vou fazer uma road trip pelo interior de Portugal ver se me habituo a ela
Bem gira :)

Já uso uma coisa dessas há uns anos e dá imenso jeito! Só tenho pena que seja com fio, mas não me compensa gastar só para ser wireless :p
Eu estava com planos de comprar a versão com fios, mas apareceu uma promo nesta e ainda ficou 5€ mais barata do que a outra. Não fazia sentido comprar a outra, sendo assim.

Mas a ligação por cabo tem mais qualidade. A usar sem fios tem uma ligeira lag. Dá para habituar, mas nota-se a melhoria com o cabo.
 
Back
Topo