Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Salientar aqui a Amazon Warehouse. Muitas vezes não compensa, porque os itens "Como novo" ou "Muito bom" chegam a ter diferenças apenas de cêntimos face a comprar mesmo novo. Mas em Dezembro andaram com 20% extra em vários artigos e há uns dias atingiram até 50% (daí o preço do tripé). Agora estão com 30%.
Mas apenas em produtos selecionados, creio eu... Em Dezembro vi muita coisa, agora não tenho visto.
 
Mas apenas em produtos selecionados, creio eu... Em Dezembro vi muita coisa, agora não tenho visto.
Sim, certo. Eu dei hoje uma vista de olhos e não vi nada de interessante. Só um Zoom H5 ou uma coisa assim, a 200 e tal (não vi o preço final com desconto). Em dezembro havia muito material fixe, interfaces de som, gravadores, micros, etc. Há uns dias tinha aquele tripé (foi sorte, calhou andar a ver tripés mais sólidos naquele dia) e creio que o @m4ndr4ke apanhou o mesmo com a Sigma 40mm. Mas vai vendo porque tem andado a mudar todos os meses.
 
Certo...eu vi a 40 e a 28 Art a preços-recorde. Habitualmente em warehouse faziam diferença duns 20 ou 30 euros face às novas, mas desta vez eram mais de 100€ na 28, e quase 200€ na 40.

Encomendei a 40 por 565€ + acerto de IVA e portes.

Tenho andado com pouco tempo e uma nova "carreira" segundo o @m4ndr4ke.
Ainda estás com dúvidas? Eu estou a ver quando é que essa a7r3 vai para o Olx. Aliás, não sei para que foste agora comprar esse material todo... :biglaugh::biglaugh::biglaugh:
 
Entretanto, eu tenho uma outra aquisição feita e, com ela, acho que dou finalmente por fechado o meu kit. Demorou...demorou muito, mas...acho que agora está.

Desde que comprei a R6 (faz dois anos daqui a um mês), desejava fazer upgrade à 70-200, pois a minha limitava a câmara a 7fps no obturador mecânico, e não conseguia acompanhar as 20fps do obturador electrónico.

Demorei também muito tempo a decidir por qual optar. Queria uma das RF, preferencialmente a 2.8, até porque eu já tinha 2.8, e cheguei a ter a decisão de a comprar feita mas, como não era para comprar no imediato, continuei sempre a pesquisar.

Por outro lado, a RF 70-200 f/4 é extremamente tentadora, pelo peso e tamanho, mas ficou-me sempre atravessada a questão de passar de 2.8 para f/4, sabendo que tenho 24-70 2.8 e a 16mm 2.8 a acompanhar.

Acho que só me resignei a não comprar a RF 70-200 f/2.8, quando me apercebi que ficava mais barato eu trocar o meu sistema todo por corpo Sony a estrear, com zooms 2.8 da Tamron a estrear, mais as minhas primes Sigma com adaptador, do que comprar a RF 70-200 f/2.8. Como não estou com vontade de passar por essa maçada, mantenho o meu kit, mas é muito mau as coisas chegarem a esse ponto. A Canon realmente tem que mudar de posição quanto ao vidro 3rd party.

Assim sendo, o meu investimento segue noutra direcção. Dou as boas-vindas à minha primeira Tamron:

M5A5646.jpg

Tamron 70-200mm f/2.8 Di VC USD G2

Comprei-a usada, e veio com a dock da Tamron incluída no negócio.
Está a fazer-me uma quanta confusão ter o zoom a rodar ao contrário, mas a objectiva é soberba. É um facto que a minha câmara não coloca estas objectivas à prova, mas na R6 esta é razor sharp do centro até às pontas, desde a abertura máxima, em todas as distâncias focais. Chega até a notar-se um ligeiro oversharpening em certos momentos, se eu deixar as fotos com 40 pontos de sharpening no Lr/ACR, embora não seja tão pronunciado como na Sigma de 40mm.

Ao contrário das Sigma, a Tamron faz focagem contínua em toda a superfície do sensor, por isso a câmara ficou finalmente sem limitações.

Agora é vender a Canon 70-200, e deixar estar assim o kit. Poderei vir a fazer aquisições de objectivas RF no futuro, mas dependerá muito das propostas que a Canon lance e, sobretudo, dos seus preços. Não fico muito entusiasmado por investir num mount que está morto, mas também por isso é que, das 7 objectivas EF que estão neste momento na minha posse (duas estão de saída), só uma delas foi comprada nova.
 
Boa! Grande lente essa Tamron G2. Adoro a minha!

Essa questão do vidro 3rd party estraga o esquema.. A nikon é a mesma coisa.. devem querer baixar a produção, mantendo os lucros.. Este vidro novo (nikon e canon) é bom.. mas afasta muito possível comprador. É pena
 
É uma belíssima objectiva, sem dúvida. A primeira impressão está a ser muito positiva. É muito boa opticamente, e tem um preço que arrasa todas as outras opções. Estou bastante agradado, até ver.

Essa questão do vidro 3rd party estraga o esquema.. A nikon é a mesma coisa.. devem querer baixar a produção, mantendo os lucros.. Este vidro novo (nikon e canon) é bom.. mas afasta muito possível comprador. É pena
Mas para ti há boas notícias, a Sigma ontem anunciou as suas primeiras objectivas com Z mount :)
 
Sim, vi agora de manhã.. mas parecem ser todas para APS-C..
Para FF com auto foco, só as Viltrox..

Mas pode ser a forma de abrir as portas, senão quem ganha mais com isto tudo, é a Sony.
 
Oh mas isso são as primeiras. A Sigma costuma começar sempre pelas APS-C.

No entanto as outras já estão desenvolvidas opticamente, agora é só meter a mesma focagem e distância destas.

É de esperar que eles as lancem em conjuntos.
 
Última edição:
Mais uma aquisição dum acessório, um que tinha que comprar já há uns bons dois ou três anos, mas fui sempre adiando.

O meu velho Triopo, comprado há quase 7 anos, tem algumas molas de aperto partidas há bastante tempo, e já cede se eu o pressionar, está mesmo a dar as últimas.

Queria algo mais leve, e que coubesse na top case da mota, pois assim terá mais probabilidades de sair à rua (o antigo não cabe).

Acabei por encontrar este no Amazon Warehouse, em estado "bom". Sinceramente, se dissesse "muito bom" estava justo na mesma, as únicas marcas que ele tem são na zona de encaixe da sapata.

Quando o recebi, dei conta que faltavam acessórios, o que não estava na descrição, e valeu um reembolso parcial.
Chegou sem sapata arca-swiss (tenho de sobra), e sem um gancho extra que continuo sem saber para o que serve, pois ele tem gancho integrado na coluna central. Com isso, ficou por 82€.

M5A5863.jpg

Rollei C5i Carbon


Também mandei vir um National Geographic NGTR006TCF, também no Amazon Warehouse, em estado "like new", por 102€, mas esse vai para trás. Pu-los lado a lado, analisei-os minuciosamente...são semelhantes na maior parte das coisas, até a fibra das pernas é igual nos dois, mas o Rollei é um bocadinho mais "premium". O nat geo tem uma ou outra função extra, mas nota-se que vem com a cabeça mais barata que aguentasse peso, e que eles conseguissem incluir no orçamento.

E a cabeça do tripé, neste caso, interessava-me. Eu tenho outra cabeça de esfera maior, do meu Triopo, e que está óptima, mas não é arca-swiss, por isso queria uniformizar as coisas. Tenho duas sapatas Peak Design arca-swiss, tenho o Peak Design Capture Clip, tenho um mini-tripé arca-swiss, a Tamron tem encaixe arca-swiss integrado, e tenho outra cabeça de tripé Benro, com manípulos, que também ela é arca-swiss, portanto só faltava mesmo a cabeça de esfera.

Para já, pelo que vi e experimentei, e para o uso casual que espero dar-lhe, penso que este vai servir muito bem, e vai certamente sair mais vezes à rua do que o velhinho.
 
Última edição:
Bem, depois desta hesitação toda, acabei por comprar isto:

ooSDiAT.jpg


Apareceu uma oportunidade por um preço tão em conta que me permitiu manter a 20/1.8

Hoje não tive ainda oportunidade de a utilizar como deve ser, mas dos testes que fiz está porreira, e opticamente até me parece melhor do que costumam dizer. Ou então tive sorte na cópia. Os anéis de zoom e focagem denotam algum desgaste exterior, mas é comum nestas lentes da Zeiss (o acabamento a preto nas arestas das ranhuras metálicas sai facilmente - há muitos relatos disto).
 
Última edição:
Mais um acessório, e mais um que era desejado há muito tempo (não especificamente este modelo, mas algum que fizesse o mesmo).

Não tinha, há já vários anos (desde 2018 ou 2019), uma mochila que fosse capaz de levar todo o meu kit, e que simultaneamente coubesse na top case da mota. Adicionalmente não tinha, e nunca tive, uma mochila de fotografia que pudesse levar um PC portátil.

As mochilas que eu tinha eram a Lowepro Flipside Trek BP 450 AW e a Lowepro Flipside AW 200 II. A primeira pode levar o kit todo, mas não cabe na top case da mota; a segunda cabe, mas não leva o kit todo, no máximo consigo lá meter três objectivas - e nenhuma das duas tem compartimento para computador. Precisando do portátil, recorri sempre ao meu saco Tenba Cooper 13 DSLR que, no máximo, leva também até três objectivas das minhas.

Durante muito tempo o assunto andou adormecido, mas agora queria pelo menos ter a capacidade de levar na mota as duas zooms e as duas primes principais (28 + 50), e se pudesse juntar o portátil seria o ideal, para o caso de sair em viagem de mota, o que espero que aconteça já dentro de alguns dias.

Com alguma pesquisa acabei por chegar à Lowepro Flipside 300 AW III, que facilmente me encheu todas as medidas excepto uma: está estupidamente cara. Aliás, todas as Lowepro estão. Os preços andam surreais.

Gosto muito do sistema Flipside (não se nota nada, né?), mas não estava de todo disposto a meter 150 euros numa mochila. E assim fui olhando para outras opções, mas sempre a acompanhar esta.

Até que surgiu uma em Amazon Warehouse, em estado "muito bom". Mandei vir, a mochila é nova, mas chegou incompleta e isso não estava descrito, o que valeu um reembolso parcial. Faltava precisamente a correia da cintura, o que inviabilizava o Flipside. :facepalm:
Tirei a correia da minha Flipside AW 200 II, que é igual, e comprei no Leroy Merlin uma correia com as mesmas medidas, para meter na mochila mais pequena. Com tudo isso, o gasto ficou abaixo dos 100€.

M5A6746.jpg

Lowepro Flipside AW 300 III


Cabe todo o meu kit, sem exceções.


IMG-4041.jpg


É uma valente mochila, de gama semelhante à Trek, claramente acima das Flipside Mark II.

Nesta foto estão: R6, adaptador para RF, 24-70 2.8, 70-200 2.8, 16 2.8, 28 1.4, 50 1.4, todos os pára-sóis, todas as tampas, e todas com filtros, à exceção da 16mm, na qual não uso filtro, dado o seu tamanho. Normalmente nem uso tampas nas outras, mas aqui cabem.
Só não pus a pancake na foto, mas caberia por cima da 16mm.
Ainda sobra espaço para o Rode, para um estojo com cartões e baterias, ou se tirar o Rode posso meter o carregador do portátil, um disco externo, o carregador da câmara, adaptadores, por exemplo...enfim, espaço não falta, e ainda assim a mochila cabe na minha top case de 40 litros. Com alguma ginástica, desmontando o monopé, posso até levar o tripé ao lado, e aí fico com a mala totalmente cheia.

Por estar com intenções de adquirir uma nova mochila é que pus a Trek à venda, pois o facto de ela não caber na top case da mota sempre limitou muito a quantidade de vezes que ela saía de casa, aquela mochila tem sido usada 1 a 2 dias por ano. Assim, decidi procurar algo a que desse mais uso.
 
Última edição:
Depois de algum tempo de luta interior, tenho as lentes mais importantes com mount Z. A 70 200 é talvez a que mais uso, pelo menos tem sido. A 85 1.2 veio um bocado por capricho. Espero dar-lhe o devido uso para justificar o valor. :D
Só falta a UGA passar tambem a mount Z.. Mas por enquanto, cumpre bem.

 
Desta vez eu também tenho uma aquisição, e esta já era desejada há muito tempo, há anos mesmo.

Chegou hoje, fresquinha.

Tenho agora mais uma Sigma Art, a 28mm :)

E, assim sendo, eis três irmãs juntas:

M5A8358.jpg

Sigma 28mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 35mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 50mm F/1.4 DG HSM Art



Estive seriamente tentado a trazer a 40mm, quando ela esteve a um preço-recorde há umas semanas. Inclusive cheguei a encomendá-la, mas depois cancelei. Achei que o seu peso (1.2Kg) e tamanho inviabilizariam uma utilização regular como objetiva standard.

Entretanto, esta já estava na lista de desejos há muito tempo; sei que andava com a ideia dela, no mínimo, há mais de um ano e meio. Inicialmente não tinha bem definido se ia para 24 ou para 28, mas com o tempo achei o look de 28mm mais interessante.

Ainda não sei se vou ficar com as três.
A 50 está para ficar mas, quanto à nova aquisição, a intenção é, primeiro, ver se os 28mm entregam aquilo que tenho expectativas que entreguem e, se assim for, irei depois ver de que forma a 28 disputa a minha atenção com a 35.

A verdade é que não dou uso regular à 35mm há anos, desde que passei para full-frame. Não é uma perspectiva que me atraia, acho-a desconfortavelmente "alargada" enquanto standard e, quando quero wide, sinto que ela nunca o é o suficiente. Para mim, fica ali num meio termo estranho, e raramente atinjo com ela resultados que me satisfaçam.

Se chegar à conclusão que a 35 já não faz sentido no meu kit, então ela irá sair. Mas por agora vou ter por aqui as três, e vou tentar criar um par com a 28 e a 50.
Ora aqui está uma aquisição que não estava verdadeiramente nos meus planos.

Ponderei-a várias vezes no passado, mas excluí-a devido ao seu preço, no tempo em que ainda tinha a Sigma 35 1.4 Art. Olhei para esta como substituta dela, mas achava-a demasiado cara para o que oferecia (a venda da Sigma nem chegava para pagar esta, naquele tempo). Além disso eu não sou, ou não era, grande simpatizante de 35mm, e já pouco usava a Sigma.

Passou aproximadamente um ano, a 35 1.4 Art foi vendida há muito, e estou a adorar a 28mm. No entanto continuo a ter a pancake de 40mm no kit, da qual gosto muito, mas que perde quase toda a vantagem de tamanho ao levar um adaptador para RF atrás. Além disso, é EF, e inevitavelmente tenho interesse em ir substituindo as objectivas por opções RF, dentro das minhas possibilidades, à medida que elas forem sendo lançadas.

Andava a acompanhar esta, em outlet, há quase um mês, a ver se ela baixava para um valor inferior aos 449€ -60€ pelos quais se pode comprar uma nova em algumas lojas.

Finalmente baixou neste fim-de-semana, e eu resolvi aproveitar.


M5A4873.jpg

Canon RF 35mm f/1.8 Macro IS STM

Chegou hoje. Supostamente não é nova, mas...na verdade é. Nota-se que nunca tinha sido encaixada numa câmara, não tinha uma dedada que fosse, não tinha pó, nenhuma marca no mount, nada, zero absoluto. Caixa completa, com todos os plásticos, com manual, tudo.

Com alguma pesquisa descobri que a distância focal efectiva da pancake é 39mm, e que a desta é 36mm. O bom senso diz-me que não pode haver assim tanta diferença, por isso decidi que vou apostar nesta, corra bem ou corra mal. Vou insistir comigo mesmo.

Veio nova a preço de usada, valia a pena aproveitar o negócio.


A intenção é ter uma opção nativa RF que possa encaixar na câmara e levar para qualquer lado, sozinha. Estava entre esta e a RF 50mm 1.8, e na verdade até tenho as duas cá em casa neste momento, mas a 50 vai para trás. Vou optar por esta, por ser uma distância focal "mais útil", capaz de dar mais contexto às coisas.

E assim fica outra migrada para RF. Faltam quatro, duas ainda não têm substitutas, e as outras duas já têm mas são bem dispendiosas. Não deverei fazer mais nenhuma migração neste ano.
 
Fica muito bem na câmara, de facto

Não tem aquela impressão de “coisa mini” ou “brinquedo” como a 16 ou a 50, mas é perfeitamente confortável, equilibra muito bem com a câmara.

A única questão “estética” que me perturba é o facto de ela não fazer focagem interna. Fizeram isso para lhe dar a habilidade macro mas, se não o tivessem feito, bastava a objectiva ter mais uns 5mm de comprimento e já focava internamente. Eu trocava de barato a parte macro pela focagem interna.

C8-CD3477-099-E-4-F0-E-99-B7-25-FAF43-AE5-E9.jpg


Opticamente, diria que é mais sharp do que a Sigma nas aberturas máximas de cada uma delas, mas isso também é natural, a Sigma foi lançada em 2012, já passou uma década. Ainda assim, ela conseguia ser razor sharp a partir de f/2 ou até antes, portanto não devem mudar muito. Mas isto sou eu a testar em 20 megapíxeis, vale o que vale😅

Esta tem uma vinhetagem medonha. Devia ter um elemento frontal maior, pois em nenhuma abertura perde a vinhetagem na totalidade, abaixo de f/4 já não corrige mais. É um ponto fraco, sem dúvida.

Noto que a focagem é bem inteligente, tal como se diz das boas objectivas RF. Com esta, a câmara consegue identificar sujeitos a maior distância (mais pequenos na frame). Não vou comparar com a Sigma nesse aspecto, porque já não me recordo.

A Sigma tem indubitavelmente melhor bokeh. Ainda pouco testei esta, mas a diferença nota-se logo, a Sigma é especial.

Overall parece uma objectiva razoável. Não é incrível, mas também não custa 800 nem 1000€. Não a compraria por 500 e tal euros (aliás, não comprei).
 
Última edição:
Já comprei há umas semanas, mas aqui fica: A6000+16-50
pRg4EU7.jpeg


Não tinha ideia de comprar isto, mas apareceu um negócio tão bom, que não podia deixar passar. E assim até dá jeito para as férias... É bem mais compacta que a A73 com a 24-70/4, e muito melhor que o telemóvel.
 
Back
Topo