Novata com dúvidas & problemas

Bem, tenho um HP Pavillion dv600 e na minha casa uso a net por cabo da Sapo ADSL, mas na casa onde estou a morar temporáriamente uso a wireless do Sapo, mas no outro pc não tenho problemas com a net, mas no portátil tenho, sempre tive, desde que o comprei. O modem é um Sagem F@st 800 sapo.
Desde que instalei o AVG que é extremamente dificil e lento ligar e desligar o computador, terá algo a ver com o AVG? E a net tá sempre a ir abaixo, agora...
O que eu queria mesmo era formatar já esta porcaria, mas não consigo e não estou para pagar balurdios aos técnicos... :/
E tens isso bem protegido? Com WAPs e WEPs e o diabo a quatro?
É que pelos sintomas que apresentas parece-me que alguém te está a "comer a net".

Cumps.
 
Olá a todos!
Antes de mais devo informar que sou novata e que não percebo nada de computadores.
Dito isto vamos ao que me trouxe aqui...

Tenho um portátil da HP que vinha com o Vista.

Problema nº1: O computador consome tráfego até dizer chega! Tenho a firewall activada, tenho o Norton anti-virus, o AVG anti-virus e AVG anti-spyware, só tenho o soulseek instalado, mas está quase sempre desligado. Não frequento sites como o youtube, nem myspace, ou outros onde se possa visualisar filmes ou ouvir músicas online. Não faço downloads e já desactivei as actualizações automáticas. Em vão. Só de ligar a internet consome mais de 8.000 Bytes. Alguém me sabe dizer o que faz o computador consumir assim tanto tráfego? É problema meu mesmo, ou do Vista?

Problema nº2: Queria formatar o mesmo computador. Já estive a ler como se faz e não parece dificil, mas acontece que o computador não vinha com CD, mas sim com uma repartição de nome HP Recovery (D:), portanto, não sei como fazer a parte do boot e tenho medo que apague o D:. Sim, quero manter o vista, pelo menos até algum colega meu me emprestar o CD do XP (dá para instalar com CD emprestado, right?).


Ajudas? Sugestões?


Agradeço a atenção,
Raquel.


Olá Raquel.

Antes de mais, fico surpreendido por windows iniciar, com 2 anti virus instalados, se fosse o xp, já nem iniciar consguias.

Tal como outros users disseram, Nortons, Pandas e afins, normalmente, são mais incomodativos que os próprios vírus, visto causarem medo nos utilizadores mais inexprientes com mensagens de ataques de 30 em 30 minutos, e baralhem-te o computador todo com os seus acessos constantes a memória.

Fica-te pelo AVG, que ficas bem, a firewall do windows trata do resto.

Quanto ao tráfego, estás a fazer dentros dos parametros normais, tem atenção se ninguem tem o teu acesso de net, se estás ligada em wireless, ou terceiros têm acesso ao teu computador. normalmente a maioria dos casos prende-se com estas situações.

Ah, e tem muito cuidado com os downloads :>.

PS: Quanto ao sistema da hp recovery, basta ires aos atalhos do menu iniciar do windows (aquela bolinha azul com windows logo), e selecionares HP -> Hp Recovery

Irá te requisitar 2 dvd's para efectuar o sistema de recuperação do windows Vista. Crias os mesmos, introzudes na drive, fazes reiniciar ao sistema, e voilá, new system :>.
 
Ya, tenho banda larga. ^^
Mas mesmo assim, acho que 5GB ou mais por mês, só por usar o MSN e ver uns sites é demasiado.
Pralém disso, disseram-me que o MSN é nacional...

Usas ligação wireless? alguem sabe as tuas pass's de net? terceiros usam o teu pc?

Ah e não te esqueças que You Tube's e afins consomem imenso trafego internacional.
 
Pois, desde que instalei o AVG que o pc ficou pior. No XP tenho o AVG e não tenho tido problemas, mas neste tenho o Norton e também não tenho muitos problemas (nenhum que tenha notado).
Eu tive a comprar com o pc de uma colega, com a mesma net eu consumia 52kb de estalo a ligar a net e o msn, enquanto ela consumia 314 bytes... O problema presumo que não seja da net, porque é net por cabo e só eu é que a uso e sei a pass, mas usando um XP com a mesma net a diferença de consumos também é grandita. Já formatei o pc, portanto já ficou melhorzinho.

PsicoPete: Está bem protegida. Até porque uma colega minha, ligada á mesma net consome muito menos que eu só de ligar. Enquanto ela está uma hora na net e não consome mais que 3kb (vai ao msn, gmail e o site do curso), eu, só de ligar a net e o msn consumo 52kb de estalo.
 
éxacto tira o norton, se o problema se manter contacta a sapo (tens é sapo certo) e eles para janeiro mandam-te m tecnico, pois nos nao podemos ver o k se está a passar... :/
 
Pois, desde que instalei o AVG que o pc ficou pior. No XP tenho o AVG e não tenho tido problemas, mas neste tenho o Norton e também não tenho muitos problemas (nenhum que tenha notado).
Eu tive a comprar com o pc de uma colega, com a mesma net eu consumia 52kb de estalo a ligar a net e o msn, enquanto ela consumia 314 bytes... O problema presumo que não seja da net, porque é net por cabo e só eu é que a uso e sei a pass, mas usando um XP com a mesma net a diferença de consumos também é grandita. Já formatei o pc, portanto já ficou melhorzinho.

PsicoPete: Está bem protegida. Até porque uma colega minha, ligada á mesma net consome muito menos que eu só de ligar. Enquanto ela está uma hora na net e não consome mais que 3kb (vai ao msn, gmail e o site do curso), eu, só de ligar a net e o msn consumo 52kb de estalo.

3KB numa hora? Grande record... é que nem tendo o site do curso todo já em cache no browser o MSN e o Gmail são sites bastante dinamicos... Eu por exemplo num dia normal de navegação sem videos de YouTube só a ver muitos sites gasto cerca de 50MB (as vezes mais outras menos).

Sinceramente penso que estejas a exagerar.
Mesmo com 52KB por hora 24/7 ao fim do mês seria 444MB por mês.

Outro conselho fica só com um Antivirus... AVG é excelente. Para dizer a unica vez na vida em que apanhei um Virus que me lixou o PC todo tinha Norton (2003 na altura) :P Há outros grátis bons... nomeadamente Avast e Avira Antivir.
 
Pois, desde que instalei o AVG que o pc ficou pior. No XP tenho o AVG e não tenho tido problemas, mas neste tenho o Norton e também não tenho muitos problemas (nenhum que tenha notado).
Eu tive a comprar com o pc de uma colega, com a mesma net eu consumia 52kb de estalo a ligar a net e o msn, enquanto ela consumia 314 bytes... O problema presumo que não seja da net, porque é net por cabo e só eu é que a uso e sei a pass, mas usando um XP com a mesma net a diferença de consumos também é grandita. Já formatei o pc, portanto já ficou melhorzinho.

PsicoPete: Está bem protegida. Até porque uma colega minha, ligada á mesma net consome muito menos que eu só de ligar. Enquanto ela está uma hora na net e não consome mais que 3kb (vai ao msn, gmail e o site do curso), eu, só de ligar a net e o msn consumo 52kb de estalo.

um reparo.. 3kb é impossivel para uma hora de internet, abrir gmails, msn e navegação web, nao sei por onde te estás a guiar para ver o trafego mas estás a ver mal :S

instala um programa como o netlimiter para verificares o trafego consumido por cada programinha
 
Pensava que havia a possibilidade de um não ser totalmente eficaz, por isso instalei o outro (e porque era versão de tempo limitado). E só não desinstalei o primeiro, porque desde que instalei o outro que o pc anda pior: ligar e desligar é complicado e lento e a net tá sempre a cair.
Eu tentei instalar o xoftpsy, mas não deu, assim como outro, do qual já não me lembro o nome.
Tal como comentei acima, uso net por cabo.
Eu acho demasiado, já que no primeiro mês que tive o portátil não fiz downloads nenhuns, á excepção de uma ou outra imagem, não visito sites de visualização e audição de filmes e músicas, e para além do MSN e alguns sites como google, gmail, site da universidade e blogs não fazia mais nada na net. Eu cheguei a ligar a net, e ligar com 52 kb já em downloads, sem MSN ligado.

Agora lembrei-me de um pormenor. Quando comprei o computador o sistema de ajuda não funcionava bem, deve ser erro ou assim. Haverá a possibilidade de algum erro relativamente ás ligações de internet? Ou alguma definição ou assim?

Pra quem diz não perceber nada de computadores, aventuras-te um bom bocado a instalar coisas que nem sabes se devem ser instaladas em conjunto umas com as outras, não achas?

É natural que o pc esteja lento, com 2 antivírus instalados. Nada de anormal, nesse caso.

Também não me parece que os consumos que falas sejam anormais, de qualquer forma começa por desinstalar o Norton ou o AVG antivírus (escolhe o que preferires) e também o AVG AntiSpyware (o Windows já tem de raíz o Windows Defender para esse efeito). Atenção que para desinstalares o Norton precisas de ir ao site da Symantec buscar uma ferramenta própria, senão não desinstala direito e ficas com o PC ainda mais marado.

Depois instala o Netcount, configura-o de acordo com a tua ligação à net e vai controlando o tráfego.

Ganha também o hábito de não teres (se for o caso) o computador permanentemente ligado à net, liga-o à net só quando precisas realmente de lá ir. Mantém desligados programas tipo Messenger excepto quando os estás a utilizar.

Finalmente, tirando as questões de opção pessoal, digo-te já que ficas mais bem servida com o Vista que com o XP. E no que diz respeito aos consumos da net nada muda por instalares o XP.

Cumps.


um reparo.. 3kb é impossivel para uma hora de internet, abrir gmails, msn e navegação web, nao sei por onde te estás a guiar para ver o trafego mas estás a ver mal :S

instala um programa como o netlimiter para verificares o trafego consumido por cada programinha


Realmente, 3Kb por uma hora de Net, quem me dera :lol:

Só o registo do modem na rede gasta 10 vezes mais que isso.

:D
 
Última edição:
Aconselho-te a desligares o Norton, só ocupa espaço e muita memória...

Desinstala as firewalls que tens e instala a GhostWall, é uma firewall que mostra tudo o que sai e o que entra e para onde vai ou de onde é, e além do mais és tu quem define as portas que precisas de abrir, no inicio é difícil, mas pode ser que te habitues.
 
Firewall? Basta um anti virus e chega.
Realmente deves tar a fzer confusão.. Gastar tão pouco numa hora.

Será das actualizações do windows?
 
Pois, desde que instalei o AVG que o pc ficou pior. No XP tenho o AVG e não tenho tido problemas, mas neste tenho o Norton e também não tenho muitos problemas (nenhum que tenha notado).
Eu tive a comprar com o pc de uma colega, com a mesma net eu consumia 52kb de estalo a ligar a net e o msn, enquanto ela consumia 314 bytes... O problema presumo que não seja da net, porque é net por cabo e só eu é que a uso e sei a pass, mas usando um XP com a mesma net a diferença de consumos também é grandita. Já formatei o pc, portanto já ficou melhorzinho.

PsicoPete: Está bem protegida. Até porque uma colega minha, ligada á mesma net consome muito menos que eu só de ligar. Enquanto ela está uma hora na net e não consome mais que 3kb (vai ao msn, gmail e o site do curso), eu, só de ligar a net e o msn consumo 52kb de estalo.

Cara colega, visto não te esqueças, o pc é um bancada de trabalho com muitas ferramentas, e assim que detecta um ligação a net, todas as ferramentas vão ver se há actualizações, o que pode acontecer é varias actualizações automaticas e tu nem dás por elas, pelo que o trafego puff, vai-se e nem dás por ela. quanto a 80e n é muito comparado com uma que me chegou de 250 a 2 meses :D vamos ver se resolvemos esse problema em conjunto..

Bom Ano de 2008
 
Ganha também o hábito de não teres (se for o caso) o computador permanentemente ligado à net, liga-o à net só quando precisas realmente de lá ir. Mantém desligados programas tipo Messenger excepto quando os estás a utilizar.

Isso é uma boa medida preventiva se ela estiver a gastar realmente bastante, mas não vejo a necessidade disso em situações normais de utilização. Se não fores a internet não utilizas tráfego, la saem uns KBs de vez enquanto de programas que vão ver se têm actualizações e outras porcarias do género mas não é por aí que se morre.

A única coisa que me deixa com duvidas aqui é a parte de ela ter passado 4GB do seu limite..porque de resto tem-me parecido tudo um exagero.

Se quiseres mesmo chegar ao fundo da questão só se postares um screenshot das estatísticas junto com uma pequena nota geral do que fizeste...nós depois podemos dizer se foi consumo anormal ou não.

Estás constantemente a carregar na tecla dos 50KB, insignificantes...não é por aí que pagas 80€ de tráfego ultrapassado.
 
Back
Topo