1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novata - GPS- como funciona na prática?

Discussão em 'Digital Life' iniciada por AMAré, 22 de Abril de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 1853)

  1. Vou parecer muito naba...
    Até agora não me interessei nada pelos GPS de modo que só sei o que se refere com a tecnologia da navegação por satélite em si.
    Um destes dias o meu marido ficou interessado depois de ver um aluno com um telemóvel ajudar o motorista do autocarro de uma visita de estudo (LOL) agora aparece a Via Verde com uma promoção do NDrive G50 (já vi que deve ser dos mais básicos).
    Costumamos "apenas" prevenir-nos com mapas do Google, Michelin ou do Mappy, antes das viagens. Não fazemos ideia de como funcionam na prática os aparelhos, como se instalam os mapas ( se se arranjam alguns na net por aí...) se se paga algum serviço adicional, se o tempo em que o aparelho está ligado tem custos, como se actualiza o firmware, etc.
    Estão a ver que as dúvidas são do mais básico possível, gostava de receber uma lição sobre o que perguntei e mais o que vocês pensarem que devo saber e nem sei perguntar.
    No caso dos "telemóveis" com funcionalidade GPS o preço a pagar à operadora telefónica é grande? pensando que podemos ter necessidade de manter o GPS a trabalahar durante horas...
     
  2. Romani48

    Romani48 Power Member

    O GPS baseia na leitura da distancia do navegante (aparelho GPS) até aos satélites que estão envolvidos no sistema.
    O Sistema em si baseia se num processo designado de trilateração, que de uma forma simples é a utilização de 3 satelites geostacionários (satelites com o tempo de translacção igual ao da terra (aprox. 24h)) para fazerem uma leitura da coordenada exacta em que o navegante se encontra e um 4 para a sincronização temporal.

    Hoje em dia um aparelho GPS é barato e não tem nada de mais! Se já mexeu num computador (obvio porque se não não teria escrito este post :p) um GPS não tem mais que saber :D

    Antes de mais depende do que pretende, da mobilidade e orçamento do mesmo!

    O Aparelho não tem custos além do seu preço de compra, e a instalação de mapas é feita ou por um software instalado num PC onde o Aparelho vai ser acoplado, ou simplesmente copiando uma quantidade de ficheiros/pastas para o cartão de memória do mesmo, como se de uma PEN se tratasse.

    Mais informação referente ao aparelho que deseja, como referi antes é consoante o Orçamento, e se deseja algo por exemplo mais fixo para ter no carro, assim algo espécie Tom Tom One, ou então usando o seu telemóvel.

    cumprimentos
     
  3. Tigrao

    Tigrao Power Member

    O NDRIVE 50 da Via Verde é Basico, mas tem um bom mapa de Portugal e muitos pontos interessantes (Hoteis, Restaurantes, Lojas) que é so escolher e o GPS indica-vos o caminho por vos e imagem. Nao precisam de fazer nada. è ligar, esperar que os satelites fixem, escolher para onde querem ir e voilá, o sistema prepara-vos a rota em mapa falando e mostrando-vos o caminho. Se se enganarem, não se preocupem. Ele percebe o engano e faz nova rota sozinho sem precisar mexer nele. Simples. Gastar os 100,00€, tirar da caixa ligar e passear ou trabalhar. Actualizações mensais gratis. ligar o aparelho por cabo ao pc e ele liga-se ao site da NDRIVE e actualiza-se sozinho. Espero ter sido pratico a explicar.
     
  4. OK. Estou esclarecida sobre o que queria. Obrigada.
     

Partilhar esta Página