Novato, mts questões.

netscooter

I'm cool cuz I Fold
Boas pessoal

Eu nunca utilizei linux na minha vida, mas por interesse cheguei a sacar o Caixa Mágica pois pelos vistos é naiconal e tal, cheguei a instalar no portatil mas senti-me como um burro a olhar pra um palácio, a primeira pergunta k me veio a cabeça foi: Isto serve para quê?

A sério, pode parecer muito estúpido mas n sei utilizar o linux como utilizado o Windows pq não faço a minima que tipo de programas funciona no linux, n sei onde sacar tais programas para linux e parece-me k com o linux não posso fazer tudo o k faço no Windows (ediçao de video, imagem, encoding, FTP, etc) e já n faço nos jogos pq pronto, do mal o menos. A única coisa k tenho consciência que posso fazer no linux é aceder à net e fazer documentos do word e tal com uma aplicaçao k anda prai.

Por isso gostava de saber até que ponto consigo fazer as mesmas coisas k faço no windows, qual a melhor distro(acho k e este o nome) e até que ponto compensa mudar por completo ou manter os 2 ou ficar só com o Windows.

Desculpem tanta pergunta mas eu quanto mais leio mais confuso fico, tou habituado desde pekenino ao windows k o linux e um quebra cabeças pra mim....

Desculpem o post grande.

Obrigado.

Cumps ;)
 
ye

netscooter disse:
Por isso gostava de saber até que ponto consigo fazer as mesmas coisas k faço no windows, qual a melhor distro(acho k e este o nome) e até que ponto compensa mudar por completo ou manter os 2 ou ficar só com o Windows.
podes fazer em linux tudo o k fazes em windows e talvez melhor! a "unica" limitacao do linux é a plataforma 3d; nao ha nda k chegue ao directx 9 mas opengl vai dando conta do recado. :D experimenta a distro "mepis". é um livecd ("o linux k corre a partir de cd") k pode ser instalado no disco rigido em meia duzia de clicks. é muito facil e intuitivo. :)

[[]]
 
Última edição:
netscooter disse:
Eu nunca utilizei linux na minha vida, mas por interesse cheguei a sacar o Caixa Mágica pois pelos vistos é naiconal e tal, cheguei a instalar no portatil mas senti-me como um burro a olhar pra um palácio, a primeira pergunta k me veio a cabeça foi: Isto serve para quê?

Simplificando as coisas, Caixa Mágica é um sistema operativo, tal como o Windows ou o OS X.
Ele serve para o que quizeres, por exemplo para desktop (já que o tens instalado num portatil)

netscooter disse:
A sério, pode parecer muito estúpido mas n sei utilizar o linux como utilizado o Windows pq não faço a minima que tipo de programas funciona no linux, n sei onde sacar tais programas para linux e parece-me k com o linux não posso fazer tudo o k faço no Windows (ediçao de video, imagem, encoding, FTP, etc) e já n faço nos jogos pq pronto, do mal o menos. A única coisa k tenho consciência que posso fazer no linux é aceder à net e fazer documentos do word e tal com uma aplicaçao k anda prai.

Linux não é windows. Por isso não esperes que ele se comporte totalmente como ele.
Penso que a Caixa magica usa o Apt-get. Podes instalar software por aí. Vê se tens um gui (synaptic, kynaptic, etc etc). Também podes correr o apt-get pela linha de comandos.

netscooter disse:
Por isso gostava de saber até que ponto consigo fazer as mesmas coisas k faço no windows, qual a melhor distro(acho k e este o nome) e até que ponto compensa mudar por completo ou manter os 2 ou ficar só com o Windows.

Depende. O que fazes em windows?
Quanto à melhor distro, vais receber muitas respostas. Depende mais dos gostos pessoais e com que finalidade se vai usar o SO.
Se compensa ou não, é contigo. Só tu podes avaliar isso depois de testares uma ou mais distros.
 
Última edição:
Obrigadão, já vi mtas questões respondidas. Como já tenho o Caixa Mágica instalado no portatil vou brincar um bocado com esse, procurar aplicações, depois experimento outros para ver a diferença.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Cumps ;)
 
Nemesis11 disse:
Simplificando as coisas, Caixa Mágica é um sistema operativo, tal como o Windows ou o OS X.
Ele serve para o que quizeres, por exemplo para desktop (já que o tens instalado num portatil)



Linux não é windows. Por isso não esperes que ele se comporte totalmente como ele.
Penso que a Caixa magica usa o Apt-get. Podes instalar software por aí. Vê se tens um gui (synaptic, kynaptic, etc etc). Também podes correr o apt-get pela linha de comandos.

A sério?
A versão anterior era baseada em rpm ..
 
netscooter disse:
...tou habituado desde pekenino ao windows...
então ñ vai ser fácil (é só vício :P). mas se tiveres virado p/ xplorar, aprender e soltar as amarras do windows posso-te garantir q cada dia é 1a descoberta e msm 1a alegria :).
tb te posso acrescentar q dá um pouquito de trabalho, p/ quem está habituado ao windows (eu tb :D), isto da linha de comandos cansa, mas o tempo, a sempre prestável ajuda dos membros deste fórum e o xceptional método tentativa/erro fazem maravilhas.
o único problema q eu encontrei até agora nas 'equivalências' linux_windows foi c/ programas de CAD, + específicamente @c@d e C@r7om@p, de resto há p/ todos os gostos.
boa sorte.
 
Pois, eu já tive a ver k o linux que se baseia mt em linha de comandos, vai ser uma forma de habituação mas hei-de chegar lá... :007:

Obrigado por esse site, essa tabela de equivalências e extremamente útil, espectáculo. ;)

Obrigado a todos.

CUmps
 
netscooter disse:
Pois, eu já tive a ver k o linux que se baseia mt em linha de comandos, vai ser uma forma de habituação mas hei-de chegar lá... :007:

Obrigado por esse site, essa tabela de equivalências e extremamente útil, espectáculo. ;)

Obrigado a todos.

CUmps

Cada vez mais as instruções da linha de comandos têm correspondência com aplicações gráficas equivalentes, ou seja, aquilo que fazes com a linha de comandos podes fazer com aplicações gráficas. A CMagica é porreira nisso. Tem uma série de aplicações de configuração muito boa (agora se funciona sempre bem já não posso afirmar).
Depois de te habituares ao ambiente de Linux podes explorar os comandos na consola.
Há no entanto alguns que precisas de fazer mesmo na consola pq não existem aplicações gráficas (GUI) para eles.
Esta é a minha opinião.
Espero que te juntes ao grupo :D .
 
netscooter disse:
Boas pessoal

Eu nunca utilizei linux na minha vida, mas por interesse cheguei a sacar o Caixa Mágica pois pelos vistos é naiconal e tal, cheguei a instalar no portatil mas senti-me como um burro a olhar pra um palácio, a primeira pergunta k me veio a cabeça foi: Isto serve para quê?

A sério, pode parecer muito estúpido mas n sei utilizar o linux como utilizado o Windows pq não faço a minima que tipo de programas funciona no linux, n sei onde sacar tais programas para linux e parece-me k com o linux não posso fazer tudo o k faço no Windows (ediçao de video, imagem, encoding, FTP, etc) e já n faço nos jogos pq pronto, do mal o menos. A única coisa k tenho consciência que posso fazer no linux é aceder à net e fazer documentos do word e tal com uma aplicaçao k anda prai.

Por isso gostava de saber até que ponto consigo fazer as mesmas coisas k faço no windows, qual a melhor distro(acho k e este o nome) e até que ponto compensa mudar por completo ou manter os 2 ou ficar só com o Windows.

Desculpem tanta pergunta mas eu quanto mais leio mais confuso fico, tou habituado desde pekenino ao windows k o linux e um quebra cabeças pra mim....

Desculpem o post grande.

Obrigado.

Cumps ;)

Podias ter olhado para o Sub-Forum de Linux antes de abrires esta thread, olha o que está em sticky :P

Linux - A mãe de todas as threads

Garanto-te que isto vai-te dar mesmo muito jeito ;)

um abraço HecKel
 
Back
Topo