Novato nestas coisas

Gostaria de aprender mais sobre o Linux.
Assim como gostaria de o instalar como me disseram. Será possivel, instalar o Linux num PC antigo que tenho com um processador AMD DX4 - 100. Eu não acreditei, e por isso venho a este forum, perguntar a quem sabe.
Disseram-me tambem, que podia funcionar como firewall, mas que teria que instalar o Red Hat 9.0 com 3 CD's. Ora este PC nem CD tem, caso seja possivel há outra forma?
Obrigado

Paulo Moreira (... muito novato nestas coisas...)
 
Bem, no teu caso, aconselhava-te antes o freebsd, que se adapta mto melhor a software tão antigo.
O facto de não ter cd é um problema, uma vez que assim só fazendo uma net-install ...
Acho que o mais simples era tentares arranjar um leitor de cds para o teu pc.
De resto, é perfeitamente possível pores essa máquina como firewall, aliás é o uso mais comum para máquinas assim tão antigas :D
Caso precises de mais alguma coisa ... ask away ;)
 
podes instalar linux até num 386 velhinho...muito possivelmente não corres é interface gráfica lá...para firewall precisas de uma cena chamada iptables, e isso há em qualquer distribuição, não precisa ser red hat, ainda por o 9.0 que é pesadão como tudo

saca qualquer coisa como damn small linux (50 megas) ou smoothwall...ou então metes uma distro sem ambiente gráfico e aprendes a usar as iptables
 
Sim, não deves ter problemas a correr o RH9. Tinha uma distro baseada no RH9 a correr num K5 75(66 mhz reais)+32 MB de Ram a fazer de firewall (e não só).
Não ter leitor de Cd é um problema. Dá para fazer uma diskette de arranque, mas não sei se dá para fazer um net install a partir daí.

Se quizeres correr uma distro mais para desktop (com parte grafica) e se arranjares um leitor de cd, da uma olhada:
http://www.damnsmalllinux.org/

É livecd, mas instala-se em 5 minutos (talvez mais num DX4 :D).

EDIT: Não me lembrei do Smoothwall, tal como disse o Fap, é uma boa aposta. Vê também o IpCop.
 
Última edição:
Obrigadoooooo

Desde já obrigado, a xtr3me, fap, e nemesis11.
Primeiro vou arranjar um CD, e depois vou experimentar com base nas vossas opiniões.

Paulo Moreira
 
Posso meter a minha colher?

Tenho aqui um P2 333Mhz com 192mb de ram. Actualmente corre windows e só serve para irc e emule. Estou tentado a espetar linux aqui, para os mesmos fins. Devo correr o RH9? Ou o gentoo, como já me foi recomendado?
 
tenho exactamente a mesma duvida que tu super :)

tenho um p2 333 com 256Mb e ta com winxp so para azureus e companhia... Mas ta mt pesado,e procurava uma alternativa razoavel..

que aconselham?

_zZz_
 
mas nao ha linux mais "Pesados" que outros? queria um que fosse facil de configurar de maneira a tar "levezito"... e que tivesse interface grafica

thanks
 
O tempo do RH9 já passou.

Com PII qualquer distro serve. Depois a velocidade depende mais do que instalam e do que têm a correr.

Debian, Slackware, Fedora, Suse, etc. Gentoo não sei se é boa ideia num PII. Esperem por mais respostas.
 
e como saber mais ou menos o que instalar/ nao instalar? é que pronto..nunca instalei um linux :(

posso ter smp a correr por exemplo de um liveCD?

e claro..thanks :)
_zZz_
 
_zZz_ disse:
mas nao ha linux mais "Pesados" que outros?
Parece que sim, geralmente, slack é apontado como sendo um dos mais "leves". RH nunca me pareceu muito leve e gentoo não sei porque nunca usei.

_zZz_ disse:
queria um que fosse facil de configurar de maneira a tar "levezito"... e que tivesse interface grafica
hmm, fácil de configurar?! existe bastante documentação, dai que me parece que não é dificil de configurar e/ou obter informação/ajuda quando necessário.
Quanto ao interface gráfico, estás a falar durante a instalação ou na utilização diária da "coisa" ? se estás a falar do GUI durante a instalação, o slack tem ecrans ncurses, funcionam bem, são fáceis de utilizar e são tambem mais "leves".
 
SUp3rFM disse:
Tenho aqui um P2 333Mhz com 192mb de ram. Actualmente corre windows e só serve para irc e emule. Estou tentado a espetar linux aqui, para os mesmos fins. Devo correr o RH9? Ou o gentoo, como já me foi recomendado?
Se quiseres optimizar isso e estiveres disposto a demorar um bom bocado de cada vez que queres instalar qualquer coisa maiorzinha, então gentoo's the only way to go :)

Se preferires abdicar de alguma optimização para poupar tempo, então aconselhava-te uma distro estilo slack ou debian (não costumo recomendar fedora/mandrake a ninguém :P).

_zZz_ disse:
mas nao ha linux mais "Pesados" que outros? queria um que fosse facil de configurar de maneira a tar "levezito"... e que tivesse interface grafica
O que há é distribuições (mais conhecidas por distros) que vêm com mais aplicações imbutidas que outras. O problema das distros estilo Mandrake e RedHat/Fedora (pelo menos no tempo em que as experimentei) era que, como são mais viradas para pessoal menos experiente, acabam por trazer mil e um programas que não precisas.
Aconselho-te o mesmo que ao SUp3rFM, já que têm quase as mesmas máquinas :)
 
_zZz_ disse:
Éssa é a ultima versão do slackware. Usa essa.

_zZz_ disse:
parece-me grandita :P (4cds)

para o que eu quero,o 1º cd chega?
Os cd's 3 e 4 só precisas deles se quizeres o código fonte e os manuais.
Para um instalação normal, os 2 primeiros cd's chegam-te.
Dependendo do que queres instalar, podes precisar do 2º cd ou não, mas aconcelho-te a arranjares o cd 1 e 2.

_zZz_ disse:
E outra coisa..para instalar isso, basta meter o cd e meter como 1st boot o leitor de cds,ne?
Como de custume né :P
Fica aqui o link para o slackware book , para usares na instalação e até para futura referência.
O "slack book" já é um pouco antigo, mas tirando um promenor ou outro, a informação contida continua a ser útil, especialmente para os iniciantes, por isso usa-o ;)
 
Eu normalmente em máquinas desse estilo (firewalls, gateways, etc) prefiro segurança e estabilidade acima de tudo, como tal, normalmente uso debian ou freebsd.
Por uma razão principal, são extremamente estáveis, mesmo após fazer updates.
O apt-get e o cvsup são realmente 2 métodos mto fáceis de actualizar as coisas, sem correr riscos.
Como disse, a estabilidade é o que mais importa, para mim, como tal recomendo em debian o woody (pacotes mais antigos, mas completa e exaustivamente testados) que é mesmo feito para isso e os freebsd stable.
Slack tb n deixa de ser uma boa opção.
Quanto ao gentoo n sou apreciador, mas deixo para quem usa, comentar as suas vantagens.
Quanto a distros mais pesadas como fedora, suse, drake, acho que neste caso são más opções.
São as minhas opções pessoais ....
 
Back
Topo