Novato no Folding

heinz

Power Member
Boa noite a todos,
Comecei hoje no mundo do Folding, instalei o programa, adicionei o codigo da equipa e já comecei com alguns "testes".
A minha ideia era por em background, em modo light, quando estou a usar para browsing ou youtube e medium quando está idle.

Mas surgiram-me as seguintes situações:
- A minha utilização do GPU é minima. Dá para configurar e aumentar a utilizacao do GPU?
- Em medium, fico com a utilização do cpu a 90%, o que faz aumentar as temps do pc (70º/71º) e assim as ventoinhas e o ruido aumenta bastante;
- Mas mesmo em light com a utilização da 40%, as temps ficam a (60ºs) o que aumenta o ruido tambem.

Isto das temperaturas veio atrapalhar as coisas devido ao ruido, visto o PC estar numa area comum. É normal este comportamento?

O meu sistema é:
CPU: AMD Ryzen™ 5 3600, arrefecido por um AIO de 240mm que está montado na frente.
GPU: EVGA 1070 FTW

Airflow não e problema pois a caixa tem frente de mesh com 3 fans Noctua REDUX-1700 de intake e 2 fans Noctua REDUX-1700 de output.

Se me puderem dar umas dicas para afinar o sistema ou software para que possa tirar o maior partido do sistema para o folding.

O meu nick no folding é: HeinzPT

Cumprimentos.
 
Boa noite a todos,
Comecei hoje no mundo do Folding, instalei o programa, adicionei o codigo da equipa e já comecei com alguns "testes".
A minha ideia era por em background, em modo light, quando estou a usar para browsing ou youtube e medium quando está idle.

Mas surgiram-me as seguintes situações:
- A minha utilização do GPU é minima. Dá para configurar e aumentar a utilizacao do GPU?
- Em medium, fico com a utilização do cpu a 90%, o que faz aumentar as temps do pc (70º/71º) e assim as ventoinhas e o ruido aumenta bastante;
- Mas mesmo em light com a utilização da 40%, as temps ficam a (60ºs) o que aumenta o ruido tambem.

Isto das temperaturas veio atrapalhar as coisas devido ao ruido, visto o PC estar numa area comum. É normal este comportamento?

O meu sistema é:
CPU: AMD Ryzen™ 5 3600, arrefecido por um AIO de 240mm que está montado na frente.
GPU: EVGA 1070 FTW

Airflow não e problema pois a caixa tem frente de mesh com 3 fans Noctua REDUX-1700 de intake e 2 fans Noctua REDUX-1700 de output.

Se me puderem dar umas dicas para afinar o sistema ou software para que possa tirar o maior partido do sistema para o folding.

O meu nick no folding é: HeinzPT

Cumprimentos.
Quanto ao cpu podes escolher o numero de threads que ele usa: Vais a adavanced control no icon tray > configure > slots > cpu > edit > e em CPUs coloca o numero de thread a usar, deve estar a -1 que é quando ele escolhe por ele próprio.
Quanto à GPU ter utilização minima, é estranho :s, foldar com o cpu a full power por vezes faz bottleneck à GPU mas não deveria ser muito.
 
boas, comecei recentemente também...
será que se pode puxar mais pelo meu pc? ou usar só a GPU se for melhor, ou só o CPU...
muitas das vezes deixo o pc ligado sem usar, então se puder a ajudar no folding, eu ajudo xd

GPU1
AMD Radeon(TM) RX Vega 10 Graphics
Primário/Integrado/Híbrido

GPU2
Radeon RX 5500M
Independente/Híbrido

CPU
AMD Ryzen 7 3750H with Radeon Vega Mobile Gfx
4 Cores
 
Obrigado pela resposta.
O GPU tambem tem os valores a -1, mudo esses valores ou so mexo no CPU?

No GPU diz "Paused - waiting for idle" e nao consigo que arranque.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.
O GPU tambem tem os valores a -1, mudo esses valores ou so mexo no CPU?

No GPU diz "Paused - waiting for idle" e nao consigo que arranque.

Cumprimentos.

Só no do cpu, na gpu é caso tivesses várias gráficas para escolheres qual querias usar.
Em advanced control clica no lado direito do rato em cima da GPU onde diz "Paused - waiting for idle", deve aparecer uma checkbox em "On idle", desmarca :)

boas, comecei recentemente também...
será que se pode puxar mais pelo meu pc? ou usar só a GPU se for melhor, ou só o CPU...
muitas das vezes deixo o pc ligado sem usar, então se puder a ajudar no folding, eu ajudo xd

A GPU é muitissimo mais eficiente que o CPU :) se fores a escolher um deles para usar usa a GPU.
Para escolheres apenas cpu ou gpu podes ir a icon tray > configure > slots > e apagar o slot cpu ou gpu, dependendo daquele que queres deixar ativo para folding
 
Sim, passei para medium e o GPU arrancou. Tive tambem um problema onde estava sempre bloqueado a tentar fazer download, mas resolveu-se com o restart à aplicação.
Tenho de ver a situação da temperatura que torna difcil ter a maquina a foldar mais tempo devido ao barulho.
 
A GPU é muitissimo mais eficiente que o CPU :) se fores a escolher um deles para usar usa a GPU.
Para escolheres apenas cpu ou gpu podes ir a icon tray > configure > slots > e apagar o slot cpu ou gpu, dependendo daquele que queres deixar ativo para folding

Boas, ao usar a GPU mais potente (penso que seja a RX 5500M), o ETA ronda as 5horas e os PPD ronda os 75835...
não aquece muito, mais ou menos estável a 65ºc....
não sei se é bom ou se é mais ou menos...

Tenho também um desktop com uma GTX 1060 6gb, será uma boa ajuda? heehhhehe
 
Última edição:
Boas, ao usar a GPU mais potente (penso que seja a RX 5500M), o ETA ronda as 5horas e os PPD ronda os 75835...
não aquece muito, mais ou menos estável a 65ºc....
não sei se é bom ou se é mais ou menos...

Tenho também um desktop com uma GTX 1060 6gb, será uma boa ajuda? heehhhehe
Acho que a 1060 é melhor :P
 
Viva

heinz penso que poderá estar com pouca dissipação do processador, possivelmente opte por trocar o dissipador se for o de origem, e use massa térmica de qualidade superior, o ruido é pelo facto da sua caixa estar a renovar o ar a força toda, veja melhor as ventoinhas, fazendo o calculo da entrada e saído do ar "cfm ou m3/h, tente ter mais entrada do que saída de ar"

Atualmente eu usso o programa a 100% tento temperaturas de 80/83 graus, apos ter acrescentado 4 ventoinhas, na caixa, sendo 3 de entrada e 2 de saída.
"processaador i5 9400F, consigo usar 6 cores a 3900hz, 2580 Threds"

Antes só 1 ventoinha de saída e a torre esquentava aos 85 graus em modo medio, agora irei mudar o processador, pois é aquele pequeno de origem da intel.

Penso que um Noctua HN-U14S ou Noctua HN-U12S devera resolver. a area de dissipação do calor é 3 vezes superior ao original. isso devera baixaar cerca de 15 graus o processador.

Boa continuação de Folding :) :)
 
boas,

hoje de manhã enviei um Fold (não sei se é assim que se diz), depois de prai 20 minutos a "downloading" recebi o Project 13876 e em ETA está em 8horas...
isto é normal? ahahah
 
Obrigado,
Se repares acima, está o meu setup de arrefecimento. A unica coisa que me ocorre é voltar a colocar massa termica, porque tudo o resto parece-me estar ok.

Cumps.
 
boas,

hoje de manhã enviei um Fold (não sei se é assim que se diz), depois de prai 20 minutos a "downloading" recebi o Project 13876 e em ETA está em 8horas...
isto é normal? ahahah
Chama-se de WU (Work Unit) :). Depende dos projeots e WUs, à uns que demoram mais mas também dão mais pontos. É normal no inicio dar um ETA grande, à medida que vai processando ele vai acertando os prazos de forma mais credivel :)
 
Quem tiver com portáteis, cuidado com o aquecimento, que danifica as baterias. Se o portátil ainda tiver bateria removível, tirem-na.
E como já foi dito, se tiverem de escolher entre o CPU ou a gráfica, geralmente a gráfica é muito melhor para o Folding.
 
Back
Topo