1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novato precisa de ajuda...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por calcif3r, 10 de Junho de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 1883)

1. calcif3r

calcif3r Power Member

Boas malta!

Desculpem eu estar aqui a chatear-vos com cenas parvas... Então é o seguinte:

Comprei hoje um iMac e só agora é que começo a descobrir mais aprofundadamente o MacOS. Fui ao site da Microsoft sacar o Messenger para Mac (sim, eu sei que há melhores...) e este vem em formato .dmg. Eu abro e corro o messenger, etc. Agora depois de ter reiniciado o computador, decidi apagar este ficheiro .dmg e reparei que quando vou à dock para correr o Messenger, fica um ponto de interrogação sobre o icon dele. Não acontecendo nada... Descobri que tenho de ficar com o .dmg no desktop...

Preciso de ter sempre este .dmg? Não há modo de "instalar" sem que fique o dmg ali?

Obrigado a todos! :p

2. Rubix

Rubix Power Member

O .dmg funciona como um zip, só que em Mac não fazes uma instalação. Abre o .dmg e arrasta o icone do messenger para as aplicações. Depois podes fazer um atalho para a dockbar.

Acho que assim já deve funcionar. :)

Quem quiser ajudar e colocar uma descrição mais pormenorizada e completa esteja à vontade!!

3. calcif3r

calcif3r Power Member

Bem... acho que consegui.
    Saquei o .dmg que tinha lá dentro o icon do messenger. Depois fui através do Finder até Applications e arrastei o icon para lá. Depois corri de lá o icon do Messenger.

É assim? :S

4. bafitor

bafitor Power Member

Sim, normalmente as instalações em OS X são:

1 - abrir .DMG
    2 - pegar no icon do programa (neste caso do MSN) e arrastar para as aplicações
    3 - já ta lol :007: :007:

5. bsod

bsod Power Member

Até mete impressão a facilidade e a transparência de instalar uma mísera aplicação em OS X. Muitas vezes dou este exemplo a amigos meus, quando os quero tentar "converter" para Mac... ;)

6. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

o cúmulo da facilidade é quando abres apasta do dmg e tens lá um icone do programa, e um icone ao lado que é um apontador para a pasta Applications... aí nem precisas ir à dita pasta... é abrir o dmg e arrastar um icone para cima do outro na mesma pasta e já está! :)

É claro que há também programas com instalers... isto é tanga quando te disserem que é só arrastar para 100% dos programas... :) é na grande maioria... mas nos "grandes" programas que exigem copiar fontes, ficheiros de sistema (não DLLS que aqui não há) normalmente tens um packager diferente do dmg que exige instalação, e provavelmente a indicação da password do administrador :)

Os restantes seguem esta lógica simples... o icone que arrastas é uma pasta com um icone diferente, e tem lá dentro o programa completo... ao copiares o icone estás a copiar uma pasta com conteúdo... podes explorar a dita pasta clicando com o dois dedos no touchpa/bt dto do rato e seleccionares a opção explorar... e aí terás acesso a todo o conteúdo...

Já agora...Bem vindo, e prepara-te daqui a um mês sai mais uma entrevista para o meu site :)

7. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

latrine, não perdoas ..... o rapaz ainda agora está a aprender a instalar um programa .....:p

8. calcif3r

calcif3r Power Member

Pois é... O novato só sabia abrir e fechar os programas... :P Agora o pir é onde arranjar alguns programas que me fazem falta. :S

Já agora, alguem sabe me indicar um bom alternativo ao Office? (de pref. gratuito, visto eu não usar muito tal...)

Já agora, alguem daqui que tenha um bom conhecimento poderia adicionar-me ao Messenger, para me ajudar? :P

9. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

Que programas precisas?

Quanto ao office: de momento usa o NeoOffice, versão OpenOffice para osx, corre nativamente. NO ENTANTO, aguarda mais umas semaninhas e já poderás desfrutar do OpenOffice versão nativa para osx....(de momento já existe, mas está muito verdinha...).

Quanto ao msn, posso adicionar-te, se bem que não sou a melhor ajuda.....

EDIT: mas todas as dúvidas que deverás ter, de certeza que já foram respondidas aqui no fórum. Aquilo que perguntas (*.dmg? qu'é isso?:p), já eu e todos nós perguntámos. Faz um search, o pessoal vai ajudando. Se quiseres fala por PM com alguns de nós.

As dúvidas que ainda não foram respondidas, é simples: coloca, porque todos nós queremos aprender :D

10. Viriat0

Viriat0 Power Member

1º O que não falta é aplicações para o nosso mac, Podes começar por aqui por exemplo:
    http://www.macupdate.com/ depois se quiseres algo mais concreto é só "golgar" google é nosso amigo!

2º Existem "N" idênticos ao office, openoffice,neooficce se servir o keynote e pages porreiro!

3º Quanto ao arranjar "Alguém para te dar umas dicas" podes sempre começar por o maravilhoso site que o nosso user criou

[SIZE=-1]www.iswitch.org/[/SIZE]

Entre outros!

11. calcif3r

calcif3r Power Member

Aqui está mais uma duvida do novato...

Hoje de manhã quando liguei o meu iMac reparei que tinha algo na "Trash". Quando fui a ver, era uma pasta com o nome de "Recovered files" e continha lá dentro o seguinte ficheiro: "FrontRowExportPlaylist.xml"

Alguém sabe-me dizer o que é isto e se posso apagar? E já agora porque que apareceu. :P

Cumprimentos :P

12. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

O front rown nao encarvou recentemente? se sim, o proprio sistema encarregou-se de reconstituir este ficheiro XML (de informações) que provavelmente ficou truncado... e deitou a versão estragada fora...

Não haverá problemas em apagar pois é um ficheiro que foi "recuperado" (recovered)

13. Ricardo.RPL

Ricardo.RPL Power Member

De vez em quando, também me aparecem pastas no Trash com recovered files. Como, sempre que tento ver o que é, ou não aparece nada, ou não é nada de importante, já aprendi a ignorá-los.
    Qualquer dúvida, já sabes ;).

(E, BTW, faz-te a ti próprio o favro de visitar sites como o VersionTracker, Cool OSX Apps, MacUpdate, e o Mac OS X Software... existente no Apple Menu do teu Mac.)

14. kidloco

kidloco Power Member

Usa o Adium... o messenger (da Microsoft) não vale um caracol.

15. calcif3r

calcif3r Power Member

Já estou a usar o Adium! :) Até agora estou a gostar...

Se não fosse pedir muito, alguém era capaz de fazer uma mini lista dos programas essênciais para Mac? Tipo, uma lista dos programas que instalam logo no Mac. :P

16. Ricardo.RPL

Ricardo.RPL Power Member

Os obrigatórios são o Adium, AppZapper, Growl, Onyx, e Quicksilver. Para além desses, recomendo-te ainda vivamente o Democracy, DragThing (se fores mais de usar o rato), FinderCleaner, iStat, Monolingual, RapidWeaver, VirtueDesktops, VLC, Photoshop e Parallels (se tiveres necessidade de correr Windows).
    Google time :)!

17. kidloco

kidloco Power Member

Depende do que precisas. Começa por dizer o que precisas.

18. calcif3r

calcif3r Power Member

Preciso de gravar cds e dvds por exemplo... Já me recomendaram usar o nativo do Mac. :S Mas achei-o basico demais.... Queria algo que dê-se para gravar os meus animes por exemplo num dvd e fechar a sessão. :S

19. Meje

Meje Power Member

Há threads especificas sobre esse assunto. Podes (deves) pesquisar, ler o que foi falado e se subsistirem duvidas, coloca-las lá.

EDIT: Neste momento essa thread até está 2 threads abaixo desta. Não podes criar a tua thread pessoal e perguntar tudo o que te apeteça. Isso apenas serve os teus interesses, isto é uma comunidade onde todos devem contribuir para uma base de dados de conhecimento que possa ser facilmente consultada com as ferramentas de pesquisa. Se as threads não tiverem titulos elucidativos quanto ao conteúdo, essas pesquisas podem ficar bastante complicadas de fazer.

Última edição: 13 de Junho de 2007
  20. bruno_eg

bruno_eg Banido

/offtopic

Onde queres que eu assine ?!

Partilhar esta Página