Novato

S3NUN

Power Member
Boas pessoal.
Não tenho nenhum conhecimento sobre linux mas ontem vi e cativou-me muito a coloca-lo no meu portatil, mas o problema é que os meus colegas dizem que é muito complicado trabalhar com ele. vou colocar algumas das duvidas que tenho:
  1. eu tenho um hp pavilion dv2056 ea, será que vou ter problemas com as drives??
  2. o linux substitui o windows que tenho ou fica por cima???
  3. eu ando na faculdade por isso uso muito o office, se receber um trabalho do office não consigo ve-lo no linux???
  4. tenho internet da net cabo atraves de router e modem (da mesma netcabo) vou ter problemas em arranjar drives para isto??
Desculpem a ignorancia e todas as perguntas lol, desde ja agradeço a vossa ajuda.
 
Linux não é dificil. Ubuntu prova-o.
1 - Em princípio não. Diz a marca da tua placa gráfica.

2- Podes ficar com os dois.

3- Com documentos do último Office 2007 é que podes ter mais problemas. Com o resto só se tiver formatação muito esquisita.

4- Se for por cabo de rede não há problemas nenhuns.

Aconselho a leitura desta FAQ.
 
a minha grafica é a nvidia geforce go 7200.
o melhor será instalar apenas o linux ou com outro windows??
obrigado pela ajuda
 
O melhor é ficares com dual-boot ou seja com o windows e Linux ao mesmo tempo. Se ao fim de algum tempo (semanas ou meses) vires que já não queres o windows para nada podes eliminar mas aconselho sempre a ficar com o windows nem que seja como eu numa partição pequena. Afinal pagaste por ele....
 
Para o uso diario (office/net), o linux é perfeitamente capaz. Tens n soluções gratuitas, quer a nível de office (openoffice), messenger, browser...
Agora depende se tens algum programa exclusivo pra windows que nao corra por emulação, como software CAD ou modelação 3D, principalmente da autodesk :( Ou alguns jogos para windows.
 
o que eu uso no windows é o word o excel e o power point, o messenger e internet, de resto mais nada, o linux é suficiente para usar isto??
eu tenho é uma consola da microsoft em que uso o media center (xbox 360), com o linux unbutu, não consigo pois não??
 
Para esse tipo de uso é perfeitamente capaz (sem precisar de antivirus nem firewalls :D)
Com a consola como Media Center, so acedes ao disco ne? nao deve haver problemas, é 1 simples partilha correcto ? (existe o samba, bem desenvolvido para partilhas windows em ambiente Linux)
 
sim é uma partilha simples. entao o que aconselhas a fazer?? coloco o ubuntu?? eu vejo aqui explicações para instalação de programas no linux e não percebo nada lol.
para ter isso tudo o que preciso basta instalar o ubuntu certo??
 
Ubuntu é 1 bom ponto de partida sim :)
Depois tens varios programas que automatizaçao a instalaçao de programas de forma indolor :P (como o automatix)
 
Usa os dois ao mesmo tempo..
É o melhor.. Vais habituando-te ao Linux, e tens sempre a segurança do Windows para qualquer necessidade.

Basta reduzires a partição actual, e deixar o espaço em branco, sem nada. Ao instalar o Linux dizes para escolher o espaço livre em disco. E ele cria as partições necessárias.

Eu uso, sou novato tambem, desde 2005 o Mandriva, e acho-o muito bom. A mim instala sempre tudo e fica tudo ok.. E agora o 2007 Spring melhor ainda com aqueles efeitos 3D

Podias até dividir o disco em 3 partições, uma para o windows XP, outra para o linux, e outra comum, para os dados e afins.. eu tenho sempre os meus documentos numa partição propria, pois assim em caso de formatação ou falha no sistema, tou seguro que os meus documentos eão na partição à parte
 
É como eu :P
1 Disco 200gb só para Dados
1 Disco 8gb para o sistema Linux
1 Disco 120Gb (20gb para windows) (90Gb para Mais dados)
Indo qq sistema á vida, tenho os dados sempre salvaguardados :P
 
Back
Topo