Problema Nove fonte Seasonic X 650W Coil Whine

dinisvale

Power Member
EDIT: O título devia ser "Nova fonte" e não "Nove Fonte".


Boa tarde.



Comprei uma fonte Seasonic da série X de 650 W para substituir uma atual Tacens Radix de 850 W e comecei a ter problemas de coil whine logo no primeiro dia.

Os componentes do meu computador são:
Processador: Intel Core i7 2600k @ 3.4 GHz
Motherboard: Asus Skt1155 - Sabertooth iP67
Placa gráfica: Asus Strix GTX 980 ti

Outros periféricos, que talvez não importem:
1x Samsung SS850 EVO 500GB
3x Seagate HDD 2 TB at 7200 rpm

A fonte que tinha anteriormente (Tacens Radix 850 W) nunca me deu qualquer problema de coil whine, não ouvia qualquer barulho. A fonte Seasonic que tenho começa a fazer barulho quando está a funcionar a 340 W ou mais (medidos numa UPS da APC).
Isto também coincide com alta utilização da placa gráfica, que é a única forma de chegar a 340 watts. Apenas o processador a 100%, coloca a fonte a cerca de 200 W. Só com gráfica pode chegar a valores tão elevados de potência.
A 200 W, a fonte da Seasonic não faz qualquer barulho. O coild whine só é audível a 340 W.


Como é normal, inicialmente pensei que fosse defeito da fonte e tentei devolvê-la à loja de informática onde a tinha comprado. Disseram-me que teriam de a testar para verificarem que, de facto, tinha o problema. No entanto, nos testes que fizeram, dizem que a fonte não fez qualquer barulho. Mas, mesmo assim, trocaram-ma por uma nova para trazer e experimentar.
Infelizmente, a nova fonte, continua a fazer o mesmo barulho.

Quanto a isto, o que me sugerem? Tentar trocar pela fonte da série X de 750 W, esperando que algo mude na fonte que cause que já não seja "incompatível" com os meus componentes? Tentar trocar por uma de outra série da Seasonic? Ou uma de outra marca, corsair, por exemplo?
Com certeza haverá uma fonte que não faça barulho como a minha Tacens Radix, mas de melhor qualidade qe esta...


Obrigado pela ajuda desde já.

Cumprimentos,
Dinis Trigo
 
Última edição:
Há cerca de um ano montei o meu PC atual que está na assinatura, excepto a fonte(Corsair HX620W) que era do meu PC anterior.
Com os novos componentes a fonte tinha Coil Whine. Os funcionários da loja testaram com outra fonte NOX de 750W e o barulho continuava...
Resumindo, os gajos da loja não percebiam nada daquilo, até eu sabia mais do que eles.
Acabei por vir cá e expôr o meu caso e o pessoal aconselhou-me a comprar a fonte Corsair RM650x, mas não garantiam que o Coil Whine desaparecesse.

E não é que desapareceu mesmo :)

Fica aqui a minha experiência com o Coil Whine!
 
Há cerca de um ano montei o meu PC atual que está na assinatura, excepto a fonte(Corsair HX620W) que era do meu PC anterior.
Com os novos componentes a fonte tinha Coil Whine. Os funcionários da loja testaram com outra fonte NOX de 750W e o barulho continuava...
Resumindo, os gajos da loja não percebiam nada daquilo, até eu sabia mais do que eles.
Acabei por vir cá e expôr o meu caso e o pessoal aconselhou-me a comprar a fonte Corsair RM650x, mas não garantiam que o Coil Whine desaparecesse.

E não é que desapareceu mesmo :)

Fica aqui a minha experiência com o Coil Whine!

Obrigado pela partilha da experiência xD
Eu estou indeciso entre essa mesma ou uma de outra série da Seasonic (talvez fugir a serie X seja o melhor, qualquer que seja a potência)...
 
Os entendidos na matéria devem aparecer para te aconselhar...

Entretanto troquei a minha Seasonic X 650 W pela corsair que aí falaste, mas em vez de X, a i (Corsair RM 650i).
O problema do coil whine ficou resolvido. Do sítio onde estou sentado não ouço absolutamente nada, espetáculo!
Obrigado pela tua opinião.

Já agora, com esta corsair, com o sistema a consumir 360 W (medidos numa UPS da APC), a ventoinha não roda, provavelmente porque não é potência suficiente para rodar. Isto é normal, certo? Também acontece contigo?
(A ventoinha não está avariada, porque com o programa corsair LINK, se a colocar no modo manual e configurar para rodar, ela roda).
 
Ela deveria começar a rodar se realmente atinge essa carga que já passa dos 50%, secalhar é muito ligeiramente e não dás conta.
 
Ela deveria começar a rodar se realmente atinge essa carga que já passa dos 50%, secalhar é muito ligeiramente e não dás conta.
Não, eu olhei mesmo para ela e vejo que está parada.
Já vi na internet que tem a ver com a temperatura do meio envolvente também. Se estiver mais baixa do que os 25 ou 20 (que é o caso), so começa a rodar apenas com mais potência do que essa.
Deve ser por isso... porque tal como disse, não está avariada de certeza.
 
Substituí a minha fonte de alimentação há uns 4 ou 5 meses por uma Corsair RM750i, e nunca ouvi a ventoinha a girar por sua iniciativa. Sei que funciona porque a consigo pôr a trabalhar em modo manual através do Corsair LINK. Portanto, acontece-me exatamente o mesmo que tu.
Pesquisei na net, e o que se diz é que desde que o sistema não se mostre instável e não reinicie ou encerre aleatóriamente, para não te preocupares. E, no meu caso, a substituição da fonte coincidiu com um momento em que o meu sistema reiniciava aleatoriamente, mas isso são contas de outro rosário, o problema estava na motherboard que também substitui pouco tempo depois. Antes tinha uma XFX 750w XXX edition com coil whine, e na altura estava convicto que era a razão da instabilidade do meu PC e não era. Mas a substituição da fonte não foi uma perda de tempo e de dinheiro, valeu bem a pena, pois agora não oiço coil whine, na realidade não oiço nada hehe. Viva o sossego!
 
Qualquer som fora do normal irrita-me, não sei porquê, o da minha XFX era particularmente elevado e como tenho a torre debaixo da secretária, parece que o som era aumentado criando eco.
 
Back
Topo