Novell é a legítima proprietária da marca Unix

APLinhares

OpenSource
Mais uma notícia que vai azedar o ambiente lá para os lados de Redmond e não só... O juíz responsável pelo processo Novell x SCO decidiu que a primeira é a detentora da propriedade intelectual do Unix. Acabam-se assim os ataques do grupo SCO ao Linux por alegadas infracções de direitos de autor.
Para além de ter decidido a favor da Novell, o tribunal decretou que o grupo SCO terá que dar parte do valor do licenciamento da Sun e Microsoft à Novell e que este deve desistir do processo contra a IBM, se a Novell assim o entender.
in http://www.susept.com/index.php?option=com_content&task=view&id=311&Itemid=2


Ja reli a noticia, mas nao percebi bem, Novell detentora da marca Unix, mas, digamos no decorrer deste processo contra a outra empresa? ou legalmente é dona da marca Unix mesmo ??
 
A noticia fala sobre a propriedade intelectual e não sobre a propriedade da marca... são coisas diferentes :)


Mais claramente (uma vez que a expressão propriedade intelectual é boa para fazer FUD e pouco esclarecedora): A NOVELL é detentora do copyright do código.

Já agora, as acções da SCO andam com quedas de 70%. Em breve um dos maiores inimigos do LINUX morrerá, ou pelo menos, deixará de importunar ;) que FUD criado por eles foi coisa que não faltou quando o LINUX começou a vingar (especula-se se a MS não estaria por trás, mas tanto quanto sei, é especulação)
 
Mais claramente (uma vez que a expressão propriedade intelectual é boa para fazer FUD e pouco esclarecedora): A NOVELL é detentora do copyright do código.

Já agora, as acções da SCO andam com quedas de 70%. Em breve um dos maiores inimigos do LINUX morrerá, ou pelo menos, deixará de importunar ;) que FUD criado por eles foi coisa que não faltou quando o LINUX começou a vingar (especula-se se a MS não estaria por trás, mas tanto quanto sei, é especulação)

sabes o que a SCO te deu? então procura... foi das primeiras a trazer a possibilidade de Unix/POSIX para a arquitectura intel.... e em parte são os avôs do linux...
É uma pena alguns gananciosos pensarem que podem se colocar á frente do progresso... o progresso é grande... e não tem travões...
 
sabes o que a SCO te deu? então procura... foi das primeiras a trazer a possibilidade de Unix/POSIX para a arquitectura intel.... e em parte são os avôs do linux...
É uma pena alguns gananciosos pensarem que podem se colocar á frente do progresso... o progresso é grande... e não tem travões...

A SCO actual nada tem a ver com a SCO que criou o UNIX.
Apenas adoptou o nome quando comprou a propriedade da mesma à AT&T.
A "actual" SCO chamava-se Caldera até ao ano 2000, e vendia uma distro de... Linux.
 
sabes o que a SCO te deu? então procura... foi das primeiras a trazer a possibilidade de Unix/POSIX para a arquitectura intel.... e em parte são os avôs do linux...
É uma pena alguns gananciosos pensarem que podem se colocar á frente do progresso... o progresso é grande... e não tem travões...

Desculpa se te ofendi, mas face ao mundo opensource, a SCO só tem vindo a promover FUD em torno do LINUX, ameaçando que irá processar os utilizadores com base em suposta infracção de direitos de autor, coisa que a comunidade refuta inteiramente. Especula-se que a MS esteja metida ao barulho porque tem licenciado, via SCO, o UNIX e aparentemente não faz uso desse $$$ que gastou...

Em relação ao POSIX, só sei que é uma API standard do ieee cuja especificação é paga a 'preço de ouro'; como em geral os SO open source tem origem em ambientes universitários, não me parece que seja muito difícil chegar a essa documentação para poder implementa-la de forma legal... e claro que é bom suporta-la pois a trabalheira de suportar software não trivial (ou seja com threads, semáforos,...#include <ptrhead>) em vários SOs é muito menor

Já agora o ambiente "UNIX" não me diz nada, para além do seu lugar na história da informática. O que me interessa é que o conhecimento seja livre, não: "Se não for MS é bom".
 
A SCO actual nada tem a ver com a SCO que criou o UNIX.
Apenas adoptou o nome quando comprou a propriedade da mesma à AT&T.
A "actual" SCO chamava-se Caldera até ao ano 2000, e vendia uma distro de... Linux.

A "actual" SCO (ex-caldera) foi comprada pela SCO original rapaz logo... passou a ser a SCO
 
Boas,

Em relação ao POSIX, só sei que é uma API standard do ieee cuja especificação é paga a 'preço de ouro'; como em geral os SO open source tem origem em ambientes universitários, não me parece que seja muito difícil chegar a essa documentação para poder implementa-la de forma legal... e claro que é bom suporta-la pois a trabalheira de suportar software não trivial (ou seja com threads, semáforos,...#include <ptrhead>) em vários SOs é muito menor
Parece que não entendes muito bem a diferença entre API e standard para API. o POSIX é um standard que define as formas de comunicação entre as várias partes de um SO entre outras coisas. aqui fica um link com alguma informação http://en.wikipedia.org/wiki/POSIX

EDIT: já agora: o Standard é tão caro que o podes ler aqui: http://www.unix.org/version3/ieee_std.html

Já agora o ambiente "UNIX" não me diz nada, para além do seu lugar na história da informática. O que me interessa é que o conhecimento seja livre, não: "Se não for MS é bom".
Se não te diz nada então Mac OSX, FreeBSD, openBSD, netBSD, VMS, e até um pouco o linux também não te devem dizer muito.

fica bem
 
Última edição:
Yup, mesmo isso. Enquanto Santa Cruz Operation eles fizeram muita coisa em termos de trazer *nix para i386.

Infelizmente a Caldera tinha ideias melhores de como "aproveitar" os direitos eventuais da SCO para fazer uns trocos (e não duvidem que mesmo tendo perdido o processo eles facturaram bem...).
 
Boas,


Parece que não entendes muito bem a diferença entre API e standard para API. o POSIX é um standard que define as formas de comunicação entre as várias partes de um SO entre outras coisas. aqui fica um link com alguma informação http://en.wikipedia.org/wiki/POSIX

No comments...

Se não te diz nada então Mac OSX, FreeBSD, openBSD, netBSD, VMS, e até um pouco o linux também não te devem dizer muito.
fica bem


Não percebeste onde quis chegar... O meu problema com a SCO são os entraves que pôs ao mundo do software livre, mais especificamente ao LINUX. Em relação ao UNIX não me dizer nada, é uma forma de expressão. Acontece que UNIX acabou por ser virado para o mundo FLOSS...
 
Back
Topo