1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novell May be Banned from Distributing Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 3 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1962)

1. esquiso

esquiso Power Member

Fonte: Slashdot.org

E esta, hem?

2. mundano

mundano Power Member

Isso é simplesmente FUD... Ninguém vai banir, nem pode banir ninguém de nada... Nem isso interessaria, porque a Novell apesar de tudo tem contribuído bastante para alguns projectos interessantes como o Compiz..

O que se diz, é que com a GPLv3, um acordo daqueles passará a ser impossível, e se por exemplo o kernel passasse para a GPLv3 a Novell teria que renunciar ao acordo, ou continur a usar versões antigas do kernel lançadas em GPLv2...

Só que não será tão cedo que o GPLv3 se vai tornar na licença mais usada, nem será facil que o Kernel venha a mudar tão cedo de licença.. Pelo que isso para já são apenas questões teoricas que se colocam, mas que pouco ou nada valem na prática...

3. esquiso

esquiso Power Member

[Digging]

Até pode ser FUD. Mas...

4. grafo

grafo Folding Member

a GPL devia exigir que todo o software para linux fosse opensource e impossibilitar a venda de distribuicoes.. afinal, se assim não for, qual irá ser a diferença entre windows e linux no futuro?

5. CR_

CR_ Power Member

joaospinto ainda não compreendeste a GPL. A GPL (General Public License) não é uma licença para assegurar que as coisas sejam grátis. Mas sim LIVRES.

Qualquer pessoa pode vender software licenciado com a GPL desde que esteja disponível o código fonte.

Se todo o software para Linux tivesse que ser Open Source estar se ia a matar Linux pelo menos para Desktop. O mundo não é preto e branco...

A diferença entre Windows e Linux não é um ser pago e outro grátis porque se fosse por isso eu nem mudava para Linux, afinal tenho uma licença válida do Windows XP. A diferença é Liberdade (código fonte aberto), Transparência (mais uma vez código fonte), Dependência (Windows é dependente da MS), além de todas as especificações técnicas entre as quais Linux ser Unix-like...

6. grafo

grafo Folding Member

exprimime mal, eu acho que o OS devia ser totalmente opensource - drivers e isso tudo - já quanto aos programas mesmo seja como quiserem, mas acho que vender distribuicoes de linux nunca...

7. [knap]

[knap] Power Member

E quem paga aos developers que trabalham a tempo inteiro em Linux?

8. CR_

CR_ Power Member

Mas o que vendem é o suporte e mais alguns programas pagos que vêm com a distro. O resto é livre e grátis...

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Pois, é isso que as pessoas têm de perceber...

10. setekh

setekh Power Member

lol...perceber o q??

developers e designers são 1s bichos que só servem para nos tentar sugar dinheiro...olha esta....se os gajos na india trabalham a $5 por hora, aqui também têm que trabalhar :D

realmente é de 1 gajo ficar lixado...principalmente quando 1 cliente (que acha que percebe muito do assunto) se vira para nós - o quê...€30/hora para brincar no photoshop? :boxing_sm

back ontopic

isso é FUD...é mesmo 1 notícia à The Inquirer (até acho estranho a Reuters meter-se nesse tipo de sensacionalismos...)

11. esquiso

esquiso Power Member

12. esquiso

esquiso Power Member

Aproveitando ainda a thread, a MS faz mais um acordo, desta vez com a Xandros

@ Linux.com

Não sei porque, não me agrada muito esta onda de acordos. Cheira-me muuuito mal.

13. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

OK!
    Sendo assim, o pessoal começava a ganhar 66€ de salario minimo, ai já era justo?
    Pq 66€, pq de 30 pra 5, sao 6x menos ...
    Nao se pode comparar o custo de vida na india com o custo de vida em portugal.
    Se fores a comparar o que ganha um noruegues com o que ganha um portugues, o que preferias, que ganhasses como os noruegueses ou continuasses no fundo do poço?

14. setekh

setekh Power Member

lol...não captaste a minha ironia :-D

eu também padeço desse mal...o pessoal é que acha que eu devia trabalhar como trabalho e receber tanto como os gajos na india...sigh...no entanto não hesitam em gastar €50 por uma refeição num restaurante. é caricato como o trabalho de designer / developer é visto pelo cidadão comum...

15. madskaddie

madskaddie Power Member

Atenção: PODE VENDER-SE UMA DISTRO sem problemas! Eu posso pegar num CD e vende-lo por 10000eur, sempre que disponibilize o código fonte dos programas que usem GPL. Para os mais técnicos, comprar uma cópia bastaria para poder fazer "n" cópias mas a distribuição em massa não é assim tão simples! Exemplo: SUSE não disponibilizava as ISO na net (só os binários e o seu código). Resultado, quando comecei não experimentei SUSE, "azar o deles".

16. CR_

CR_ Power Member

Sim, mas nada te impede de ofereceres Suse a alguém. Mesmo que o tenhas comprado. Ou arranjares de outro lado sem pagares sem os programas proprietários. No fundo o que vai fazer diferença é mesmo o suporte...

17. grafo

grafo Folding Member

isso e estupido.. chega alguem, plagia o codigo fonte, e cria um programa a pala.

18. ruimoura

ruimoura Power Member

E eu que tenho aqui na estante, a brilhar, a minha box do Suse 7.3 ... É linda ... E tem tócolantes e tudo, para o pc :) ... É para o museu ...

19. timber

timber Zwame Advisor

Se usar o código fonte também tem que partilhar o código que gerar, portanto ninguém teria necessariamente que comprar o programa dele

Agora será que empresas closed source (MS por exemplo) usam código livre que depois ninguém pode verificar? Pois isso não se sabe...

Partilhar esta Página