SIC avança com plataforma de streaming e canal de e-sports
A SIC está a preparar o lançamento de um canal de e-sports e de uma plataforma de streaming. “Temos a intenção de construir e lançar novos canais. Queremos diversificar e procurar outro tipo de públicos. Para isso vamos apostar na área de e-sports, que em Portugal ainda não foi explorada. Tencionamos fazer um canal que depois possa viver noutras plataformas, como o online”, avançou Francisco Pedro Balsemão, em entrevista ao Público. O CEO da Impresa revelou ainda que o grupo está a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma de streaming, “ou seja, o OTT (over the top), em que queremos ter produção e conteúdos originais. Precisamos de produzir mais conteúdos internamente e com parceiros; não faremos tudo sozinhos”. O grupo está em contacto com o Meo, NOS e Vodafone para o desenvolvimento destes projectos. O objectivo passa por ter também conteúdos originais na plataforma de streaming. Haverá conteúdos de acesso gratuito e outros pagos.
“Sempre que há relevância de conteúdos, as pessoas vão querer consumi-los, seja em linear, free to air ou noutro tipo de plataforma. A TV tem um papel muito importante na agregação de audiências, de relevância social e isso não vai desaparecer. É preciso é complementar o que fazemos actualmente, mantendo a relevância de conteúdos, noutro tipo de plataformas e extravasar o ecrã do televisor”, reforçou Francisco Pedro Balsemão, que comentou ainda os planos de gestão para o próximo triénio: “Temos de colher frutos do que atingimos: consolidar, pôr o pé no acelerador, continuar a facturar como em 2019. Vamos trazer para este edifício os programas dos canais temáticos e, um dia, o objectivo é concentrar aqui todos os estúdios que ainda estão no Parque Holanda (Carnaxide) mas não será antes de 2023. O que conseguimos atingir na liderança nas marcas SIC e Expresso teve o reflexo publicitário, em particular na SIC, e noutras fontes receita como os IVR [chamadas telefónicas para programas]”.
Já sobre o negócio de
compra dos jogos do Euro 2020 pela TVI, o CEO fala de “loucuras”. “Fomos a jogo com a RTP mas a TVI decidiu paga 7,5 milhões de euros pelos conteúdos e nós não entramos em loucuras”, considerando que por esse valor será “muito difícil ter um retorno que compense o custo”.
Fonte:
https://www.meiosepublicidade.pt/2020/02/sic-avanca-plataforma-streaming-canal-sports/