Novidades a nível de canais

eu simplesmente digo isto - desafio os apoiantes dessa petição mesquinha a fazerem algo melhor, com ou sem o dinheiro do estado, ou então que se calem para sempre (era só algo menos de 10 cêntimos/cabeça)
 
desafio os apoiantes dessa petição mesquinha

Esquece, esta malta das artes é mesquinha e tribal. Nunca vão chegar a um consenso. Basta ver a forma violenta como os artistas pimbas e as suas editoras reagiram a esta iniciativa.
Vivemos tempos críticos e esta era uma forma rápida, sem concursos nem burocracias, de ajudar já alguns artistas. Uma minoria, claro, mas pouco é melhor que nada.
Tal como tudo o resto que mexe com cultura, se o Governo esperar por consensos para fazer algo concreto daqui a uns meses vão haver muito músicos a servir às mesas.
 
Acho o cancelamento muito triste. O Governo tenta fazer o melhor que pode, quando sempre é acusado de não apoiar os artistas, e quando no meio de uma pandemia tenta arranjar 1 milhão que possa salvar a carreira a alguns, isto acontece. Lamentável.
 
O Ministério da Cultura suspendeu o TV Fest e, na minha modesta opinião, foi a medida mais acertada.

Nos moldes pouco transparentes em que a iniciativa surgiu só poderia levar a essa situação.
A iniciativa demonstrou uma enorme falta de equidade.

Com tanta gente no sector da música afectado iriam chegar só a uma parcela relativamente pequena.
A ver pelos primeiros convidados do programa escolheram logo artistas dos mais bem e pagos e já bem conhecidos a nível nacional.
Ainda por cima, com uma centralidade estranha situada na capital...

Por outro lado há muitos técnicos de som, técnicos de luzes, programadores e outros mais por todo o Portugal sem os quais os artistas/bandas não conseguem fazer com que os seus concertos aconteçam.
Sim alguns desses profissionais iriam ser remunerados, isso seria positivo e todos os demais!?

A iniciativa tem pernas para andar mas tem de saber "dividir o mal pelas aldeias".
Por todas as "aldeias" direi eu!

A ministra da cultura já falou hoje sobre a situação:
https://espalhafactos.com/2020/04/09/ministerio-da-cultura-cede-e-suspende-tv-fest/
 
A iniciativa tem pernas para andar mas tem de saber "dividir o mal pelas aldeias".
Por todas as "aldeias" direi eu!
simplesmente não dá para pagar a TODOS... money doesn't grow on trees

Acho o cancelamento muito triste. O Governo tenta fazer o melhor que pode, quando sempre é acusado de não apoiar os artistas, e quando no meio de uma pandemia tenta arranjar 1 milhão que possa salvar a carreira a alguns, isto acontece. Lamentável.
não sabemos quais é que seriam dos próximos, fora os que foram spoilados.

Ainda bem que foi cancelado. Governo tem áreas bem mais necessitadas de fundos neste momento
10 cêntimos por cabeça...
 
simplesmente não dá para pagar a TODOS... money doesn't grow on trees


não sabemos quais é que seriam dos próximos, fora os que foram spoilados.


10 cêntimos por cabeça...
1 milhão dá para muitas luvas, mascaras, frascos de alcool, cestas basicas para os mais necessitados...

Enquanto isso, podes ver o Alma lusa que fica mais barato.
 
1 milhão dá para muitas luvas, mascaras, frascos de alcool, cestas basicas para os mais necessitados...

Enquanto isso, podes ver o Alma lusa que fica mais barato.

Boas, nem todos podem ver o Alma Lusa pois o canal só está disponível para clientes MEO fibra e adsl.
Nem sequer os cerca de 100.000 clientes MEO satélite tem acesso ao canal.
O TV Fest era uma forma de valorizar os músicos portuguêses e chegaria a 100% da TV paga.
 
A iniciativa tem pernas para andar mas tem de saber "dividir o mal pelas aldeias".
Por todas as "aldeias" direi eu!

Mais tarde vão decerto ser tomadas outras medidas mais abrangente e decerto muito mais lentas e burocráticas. Mas para muitos dos 160 músicos e 700 técnicos envolvidos neste projeto isto significa que foram pela água abaixo os seus únicos rendimentos em vários meses. Estes têm a "agradecer" sobretudo aos seus colegas e a uma classe de pessoas que acha que qualquer gasto com a cultura não se justifica porque não é prioritário (mas que não se inibem de ouvir música, ir a festivais de música, ver filmes, etc).
 
1 milhão dá para muitas luvas, mascaras, frascos de alcool, cestas basicas para os mais necessitados...

Enquanto isso, podes ver o Alma lusa que fica mais barato.
As coisas não funcionam assim. Há várias medidas a serem tomadas durante uma crise. A pensar dessa forma o governo também não deveria contribuir no pagamento do lay-off, nem pagar às pessoas que ficam em casa para tomar conta dos filhos, porque todo esse dinheiro deveria ser investido em equipamento médico... Não faz sentido.
As pessoas que trabalham na cultura têm o trabalho como todas as outras, e família para sustentar. A mesquinhez do povo português não entende isso e acha sempre que a cultura é um capricho de alguns.
 
@celituhh mas nesses casos estão a contribuir para o isolamento social e prevenção de novos infetados.

Este Mundo da música (e das artes em geral) é muito obscuro. Há muita gente a "mamar" sem fazer nada. Refiro-me ao pessoal ligado à gestão dos direitos de autor e não aos autores em si. O dinheiro que é roubado aos portugueses na taxa da cópia privada (por exemplo) é um crime. Em muitos países essa taxa já foi abolida. Aqui não só não foi como ainda há pouco tempo sofreu um aumento.

Eu não sou contra a criação deste canal. O que deveria ter sido era mais transparente. Desde das contas até ao critério de seleção dos artistas.
 
Bem feito era acabar com o projecto e ninguém ficava a reclamar.

Sempre a mesma história quando se fala de cultura, os subsídio-dependentes ficam aflitos quando vêem dinheiro irem para outro lado
 
O que deveria ter sido era mais transparente. Desde das contas até ao critério de seleção dos artistas.
Penso que é isso que eles vão fazer. Pelo que a ministra disse vão "suspender" e não "cancelar"... Tenho a certeza que tomarão as melhores medidas para mostrar essa transparência. Penso que isto foi feito com as melhores das intenções, mas houve um "overreact" por parte do setor, talvez motivado por conflitos pré-existentes.
Contudo, acho uma boa medida e queria que conseguissem agilizar isto, visto que o que mais me preocupa são todos os técnicos que durante o ano já não auferem o mesmo que os cantores para quem trabalham.
 
Back
Topo