Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Tirando alguns simuladores mais antigos e o cs, há assim tantos jogos que façam 360/480 fps colados?

Não acredito. Só se jogares os jogos a 640x480 e mesmo assim dúvido muito que mesmo uma 4090 chegue lá nos jogos atuais...

Falando de jogos a sério e resoluções a sério (2K ou 4K) a maioria dos jogos não te deverá correr nem a 100FPS mesmo com HW de topo. Isto incluindo Raytracing, detalhes maxed, etc etc...

São monitores para esse tipo de MP´s, CS´s e afins... Quanto aos restantes jogos, ficas com monitor para a "vida" pois até conseguires ter HW que te ultrapasse essas frequências e a 4K em jogos pesados... vai demorar. E provavelmente quando acontecer, já estás nos 24K ou o caraças lol.
 
Não acredito. Só se jogares os jogos a 640x480 e mesmo assim dúvido muito que mesmo uma 4090 chegue lá nos jogos atuais...

Falando de jogos a sério e resoluções a sério (2K ou 4K) a maioria dos jogos não te deverá correr nem a 100FPS mesmo com HW de topo. Isto incluindo Raytracing, detalhes maxed, etc etc...

São monitores para esse tipo de MP´s, CS´s e afins... Quanto aos restantes jogos, ficas com monitor para a "vida" pois até conseguires ter HW que te ultrapasse essas frequências e a 4K em jogos pesados... vai demorar. E provavelmente quando acontecer, já estás nos 24K ou o caraças lol.

Verdade seja dita, FPS tão elevados só tem algum tipo de "utilidade" em MPs de competição.

Eu tenho uma 4090 e jogo num 1440UW capaz de 180hz , consigo FPS muito elevados em basicamente todos os jogos.
A verdade é que em single player não noto quase diferença nenhuma acima de certos valores.
Tirando MPs, não acho que haja necessidade de 200-300+HZ.

Claro que pode ser por nunca ter utilizado ou por não jogar esse tipo de jogos. Ter 40 anos tb não ajuda porque a minha acuidade visual e os meus reflexos não são K que eram.
 
Tirando alguns simuladores mais antigos e o cs, há assim tantos jogos que façam 360/480 fps colados?

240fps nos dias de hoje é peanuts. Todos os fps que conheço, mesmo AAA atingem isso ou mais com gráficos optimizados.

480hz é que pronto...
Tens R6s, cs2, overwatch, valorant, doom eternal. Apex legends 300fps cap, The Finals ~300fps high end, Battlefield 2042 (high end ~300-350fps engine limit), COD high end ~300fps, PUBG ~300fps high end.

Mas em breve, com cpus melhores e frame gen mais avançado(menos input lag) vai ser mais comum.
De qualquer maneira tem sempre vantagem no desktop e menos input lag com VRR.

Quanto mais hz melhor. 500hz oled deve ser uma experiencia brutal em termos de motion clarity/smoothness. Se bem que já experimentei um xl2566k 360hz e não fiquei surpreendido vs o meu 270hz. Sinceramente acho que 240hz é o sweat spot. Mas também nunca experimentei nada ~500hz.

 
Última edição:
https://tftcentral.co.uk/news/lg-re...ighter-version-of-their-27-240hz-oled-monitor

LG Release the 27GS95QE, a Brighter Version of Their 27″ 240Hz OLED Monitor​

January 27, 2024Simon Baker

Share this content


lg_27gs95qe_1.jpg

This model was briefly mentioned as part of their CES announcement, but now the official product page has gone live, telling us more about the screen. The LG UltraGear 27GS95QE seems to be largely the same as their previous 27GR95QE model (reviewed here), but LG are promoting that this is a brighter version of the screen. Apart from that, not much seems to have changed in the specs. It’s still a 27″ sized OLED screen built around LG.Display’s WOLED panel, offering a 2560 x 1440 resolution and a 240Hz refresh rate. Before you ask, it’s still got the same matte AG coating as the previous version.

A brighter display?​

lg_27gs95qe_2.jpg

The main difference being promoted is that the new model will apparently offer a brighter display. LG’s specs say it can achieve a 275 nits typical brightness, reaching up to 1000 nits for HDR peak brightness. If we compare it to the listed specs of the previous model, that old version could offer 200 nits typical brightness and 1000 nits peak brightness. If we refer back to our review and testing though we measured a 192 nits max brightness in SDR, which was possible without any major ABL dimming being needed, which is very close to the 200 nits spec. However, that screen didn’t reach anywhere near 1000 nits in HDR in our testing, getting up to around 609 nits peak.
Hopefully the new 27GS95QE model will be able to reach brighter in SDR for desktop, up to around 275 nits for those who like a brighter screen, or need to use the display in more well-lit rooms. Hopefully also LG have managed to improve the real-world HDR peak brightness to reach up to 1000 nits or higher, despite the actual spec remaining the same on paper.
We believe this new model is actually using the updated version of the LG.Display WOLED panel, which from the panel providers specs can reach 1300 nits. It looks like LG Electronics have been more conservative with the peak brightness, perhaps in an effort to mitigate any image retention risks or ensure higher accuracy of colours, but the fact the panel is of a higher spec does at least give us faith that the screen will now live up to its 1000 nits peak brightness spec in reality, unlike their previous 27GR95QE model.

LG 27GS95QE Specs​

lg_27gs95qe_3.jpg

In other specs the screen offers a 2560 x 1440 resolution, 0.03ms G2G response time, 1.5 million:1 contrast ratio, 10-bit colour depth and a wide colour gamut covering 98.5% of the DCI-P3 reference space. The screen again supports hardware calibration like the old model did, something unique to LG at the moment in this 27 ” gaming OLED segment.
Being an OLED panel it can offer per pixel level dimming, delivering true blacks and a basically infinite contrast ratio (subject to ambient lighting conditions). It meets the VESA DisplayHDR 400 True Black certification tier as well, not to be confused with the HDR 400 tier used for LCD monitors.
The 240Hz refresh rate is backed by adaptive-sync for variable refresh rates, with the screen receiving the NVIDIA ‘G-sync Compatible’ and AMD ‘FreeSync Premium Pro’ certifications.#
For connectivity there are 1x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.1, 2x USB data ports and a 4-pole sound+mic jack. The stand offers a full range of tilt, height, swivel and rotate adjustments.
lg_27gs95qe_4.jpg

Pricing and Availability​

The 27GS95QE is listed on LG’s Canadian website at a price of $1,199.99 and is available now. It’s not listed yet on their USA website, but let’s hope there’s a more sensible price considering there’s little changed here. It’s also starting to appear on some regional Amazon stores, check out availability and pricing for your region on Amazon here.
Source: LG


899 US parece-me um pouco puxado quando o alienware 1440p 360hz existe ao mesmo preço...
Versão 480hz daqui a uns meses por 999?
 
240fps nos dias de hoje é peanuts. Todos os fps que conheço, mesmo AAA atingem isso ou mais com gráficos optimizados.

480hz é que pronto...
Tens R6s, cs2, overwatch, valorant, doom eternal. Apex legends 300fps cap, The Finals ~300fps high end, Battlefield 2042 (high end ~300-350fps engine limit), COD high end ~300fps, PUBG ~300fps high end.

Mas em breve, com cpus melhores e frame gen mais avançado(menos input lag) vai ser mais comum.
De qualquer maneira tem sempre vantagem no desktop e menos input lag com VRR.

Quanto mais hz melhor. 500hz oled deve ser uma experiencia brutal em termos de motion clarity/smoothness. Se bem que já experimentei um xl2566k 360hz e não fiquei surpreendido vs o meu 270hz. Sinceramente acho que 240hz é o sweat spot. Mas também nunca experimentei nada ~500hz.


360Hz e 480Hz com resposta imediata de OLED devem ser mesmo um sonho para pro gamers ou para entusiastas de FPS competitivos.

Para mim que jogo sempre jogos single player pesados a 4k (com upscaling quando necessário) já não tem muito interesse.

Mas para mim o maior problema é mesmo a questão do burn-in pois uso pelo menos 8h diárias como trabalho para programar. Depois há também a questão dos sub-píxeis que deixam o texto horrível com color fringing tanto nos WOLEDs da LG, com o sub-píxel branco extra, como nos QD-OLEDs com a estrutura de sub-pixeis triangulares (a segunda geração melhorou um pouco com ajustes a tamanhos e posições dos sub-píxeis mas não está totalmente corrigido).

Para já vou continuar com o meu samsung neo G7 de 32" e apenas activo/desactivo manualmente o HDR quando necessário (win+alt+b) e vou continuar à espera de uma tecnologia melhor no futuro.

Para já fica assim:

34kcLmi.png


Os ecrãs laterais são lenovos de 24" 1440p@120Hz (não quero ecrãs maiores senão torna-se desconfortável rodar a cabeça para todo o lado) e assim tenho todos os ecrãs a 25% de scaling (o windows com ecrãs com diferentes scalings é um desastre com UI aparecer borrada nalguns ecrãs ou aparecer minorca).
 
Mas para mim o maior problema é mesmo a questão do burn-in pois uso pelo menos 8h diárias como trabalho para programar. Depois há também a questão dos sub-píxeis que deixam o texto horrível com color fringing tanto nos WOLEDs da LG, com o sub-píxel branco extra, como nos QD-OLEDs com a estrutura de sub-pixeis triangulares (a segunda geração melhorou um pouco com ajustes a tamanhos e posições dos sub-píxeis mas não está totalmente corrigido).
O Cleartype precisa ser actualizado para contra balançar estes “novos” layout também.
 
@muddymind

Sem dúvida. Acima de 240hz para gaming atualmente só para entusiastas de fps. 120hz é o sweat spot para desktop/trabalhar. 240hz para gaming.

Os novos woled trazem melhorias no sub pixel layout e pelo que vi não é assim tão mau. WOLED também parece ser bastante resistente a burn in pelo que vi.
Aqui:

Se vires os comentários há malta com muito mais horas sem burn in. E antes disso já havia muita gente a usar LG OLED tv como monitor com muitas horas sem grande problemas, e eram TVs, painéis mais antigos sem MLA.
 
O Cleartype precisa ser actualizado para contra balançar estes “novos” layout também.

Há aplicações para manipular o render de fontes em que consegues configurar a geometria dos sub-píxeis que conseguem melhorar um pouco mas continuam longe de resolver de todo o problema.

Os novos woled trazem melhorias no sub pixel layout e pelo que vi não é assim tão mau.

Segundo o Tim do Hardware/Monitors Unboxed continua a ser bem pior que QD-OLED

WOLED também parece ser bastante resistente a burn in pelo que vi.

Esquece, é preciso ter uma série de cuidados como usar auto-hide taskbard (que odeio) e temas escuros (que devido a um problema de visão não consigo usar pois começo a ver um sombreado de texto sobreposto) o que para mim é um deal breaker. Para além disso essa resistência é ao custo do pixel refresh que no fundo baixa ligeiramente o brilho de todo o painel para compensar os sub-píxeis mais desgastados com o aquecimento.

Finalmente MLA não é para aqui chamado com o burn-in. É simplesmente uma camada de lentes para focar a luz para aumentar o brilho sem precisar de aquecer mais (que é o que provoca o desgaste dos sub-píxeis). Painéis sem MLA simplesmente ficam mais escuros tal como acontece com os painéis que usam ou não heatsink de jeito para arrefecer o painel.
 
Para as minhas necessidades fiquei convencido com um mini led.
Tem as vantagens e desvantagens de um painel convencional, é verdade, mas o receio de burn in e o baixo brilho eram para mim deal breaker nos Oled.
Conto que este me dê para uns anos valentes, e espero que nessa altura já existe um Oled 4.0
 
Entretanto vão evoluindo outras tecnologias que provavelmente serão o futuro, como QD-Led e micro-led. Será uma questão de amadurecimento do processo de fabrico e consequente baixa de preço.
Até lá optei por uma Samsung 55" 8K como monitor. Tem uma densidade de píxeis muito interessante, brilho, mini-led, flexibilidade nos formatos (16:9, 21:9 e 32:9) e resoluções, além das funções de TV, claro. Também tem uma ordenação de píxeis pouco usual, BGR, mas há forma de compensar e fica quase perfeito.
Sinto falta da curva, devido ao tamanho. Para trabalhar é muito bom.
 
Entretanto vão evoluindo outras tecnologias que provavelmente serão o futuro, como QD-Led e micro-led. Será uma questão de amadurecimento do processo de fabrico e consequente baixa de preço.
Até lá optei por uma Samsung 55" 8K como monitor. Tem uma densidade de píxeis muito interessante, brilho, mini-led, flexibilidade nos formatos (16:9, 21:9 e 32:9) e resoluções, além das funções de TV, claro. Também tem uma ordenação de píxeis pouco usual, BGR, mas há forma de compensar e fica quase perfeito.
Sinto falta da curva, devido ao tamanho. Para trabalhar é muito bom.

55"?! 8k 60hz + input lag?!
Isso é horrível, mesmo para trabalhar. Para jogar é impossível :D

As únicas TVs decentes para uso como desktop são 42" ou menos com 120hz no mínimo. E mesmo assim é bem pior que um monitor para jogos. Mouse feel num lcd 240hz é MUITO melhor/mais snappy que um OLED 120hz.
 
Última edição:
55"?! 8k 60hz + input lag?!
Isso é horrível, mesmo para trabalhar. Para jogar é impossível :D

As únicas TVs decentes para uso como desktop são 42" ou menos com 120hz no mínimo. E mesmo assim é bem pior que um monitor para jogos. Mouse feel num lcd 240hz é MUITO melhor/mais snappy que um OLED 120hz.

Não, tranquilo. Estas TVs têm Game Mode que baixa o input lag para "níveis de monitor". Desliga todo o Post Processing da TV. Uso 4K 120Hz para trabalhar, outras resoluções para jogar e suporta VRR. Estou a cerca de 90cm dela, com a densidade idêntica a um 27" 4k a imagem é tipo "efeito retina".
 
Back
Topo