Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

O preço de tudo está a aumentar... Não sei se tens noção disso, é normal que o que agora custa 1500€ antes fosse 1350... Só o preço dos transportes está quase ao dobro de há 2 anos.
Novidade nenhuma, a minha questão foi explicita, queria saber o preço de lançamento da anterior mas apenas encontro preços de 799, não sabendo se correspondem à anterior realidade.
 
Última edição:
É incrível a performance do aw3423dw em termos de motion clarity com apenas 175hz e não está a usar strobing.
EEXfonu.png

Fonte

OLED 240hz+, porque raio é que está a demorar tanto tempo...
 
Porque correr OLED a essa frequência deve queimar o painel num instante.
Para não falar que é um mercado muito mais reduzido que o 144hz, não tem retorno financeiro.
 
Porque correr OLED a essa frequência deve queimar o painel num instante.
Para não falar que é um mercado muito mais reduzido que o 144hz, não tem retorno financeiro.

Isso não faz sentido nenhum. Tenho quase a certeza que o alienware só permite 175hz devido ao módulo gsync. Pois sem DSC não é possível mais que 175hz a 3440x1440 com dp1.4, até que ele baixa para 144hz a 10bit.
Aliás, até deve ser para breve. https://www.notebookcheck.net/Samsu...-240Hz-OLED-display-for-laptops.618693.0.html

144hz nos dias de hoje já é pouco. Mesmo para jogadores casuais. Muito fácil atingir 144fps, não tem headroom nenhum.
 
Última edição:
Tens noção que a maioria continua a jogar a 60fps correto? 240Hz nem fazem sentido quando se fala em jogo casual, ou seja, tudo o que não seja a nível profissional. O resto o que falta é skill individual. Para não falar de jogos story driven que nem as gráficas atingem tal performance...
Infelizmente no mercado de monitores calhou o marketing agressivo dos Hz, daí este atraso massivo em monitores com qualidade de imagem e a preços competitivos.
 
Tens noção que a maioria continua a jogar a 60fps correto? 240Hz nem fazem sentido quando se fala em jogo casual, ou seja, tudo o que não seja a nível profissional. O resto o que falta é skill individual. Para não falar de jogos story driven que nem as gráficas atingem tal performance...
Infelizmente no mercado de monitores calhou o marketing agressivo dos Hz, daí este atraso massivo em monitores com qualidade de imagem e a preços competitivos.

Ainda no outro dia fui experimentar o far cry 6 em high 1440p e tinha 100+fps constantes com o 3070. Liguei o fsr ultra quality 120-150fps. E é um jogo single player AAA mal optimizado.
Mesmo nestes jogos é muito melhor jogar com high frame rates, 120fps e o sweat spot.

Lembro me de testar o Doom eternal no meu LG 27gl850 a 144hz e no vg259qm e a experiência de jogo era melhor a 240+fps 1080p do que 1440p 144hz.

A malta que diz essas coisas não sabe o que está a falar.

Para além disso gráficas para o ano que vem tem 2x performance e quem compra um ecrã OLED de 1000€+ não vai comprar um PC mid range.
E gastar 1000€+ num ecrã para estar limitado pelo refresh....
 
Apesar de nunca ter usado 240hz, acho que os 120/144 são mais que suficientes, excepto para quem é (pseudo) competitive gamer.

Passar de 60hz (16.6ms) para 120/144hz (8.3/6.9ms) é uma grande diferença e passar para os 240hz (4.1ms) já começa a entrar em melhorias mínimas/imperceptíveis, matematicamente falando.
 
Nah, 144 não são nada mais que suficientes.
+240hz é o futuro e quem tem um painel de 240hz sabe bem porque... 144 é impensável agora, fica tudo choppy, motion clarity sofre muito, parece que se está a jogar um slideshow. Entao se vamos falar de jogos competitivos, nem há conversa aqui, jogar abaixo de 240 é um tiro no pé. Claro, 144 dá uma experiencia excelente mas nao deixa de haver desvantagem a comparar com 240.
Comprar painéis de 144 neste momento parece-me uma decisão horrível, se orçamento não for problema.
 
Eu não jogos jogos fast paced, não tenho utilidade para 240hz. O ideal é haver alternativas tanto rapidas como de qualidade de imagem.
O OLED resolve a maioria dos problemas....
 
Se formos a pensar assim até 60hz são suficientes. O facto da coisa é que +240hz é objetivamente a melhor opção, independentemente de painel. Agora, a utilidade que se dá ao monitor é com cada um.
A qualidade de imagem é uma conversa mesmo meme, até parece que os paineis de hoje em dia nao tem todos qualidade de imagem muito bom, tanto VA como IPS. inb4 falar de contrastes... :berlusca:
Claro que OLED é o holy grail mas para já ainda nao há opcoes quase nenhumas.
 
Apesar de nunca ter usado 240hz, acho que os 120/144 são mais que suficientes, excepto para quem é (pseudo) competitive gamer.

Passar de 60hz (16.6ms) para 120/144hz (8.3/6.9ms) é uma grande diferença e passar para os 240hz (4.1ms) já começa a entrar em melhorias mínimas/imperceptíveis, matematicamente falando.
Nah, 144 não são nada mais que suficientes.
+240hz é o futuro e quem tem um painel de 240hz sabe bem porque... 144 é impensável agora, fica tudo choppy, motion clarity sofre muito, parece que se está a jogar um slideshow. Entao se vamos falar de jogos competitivos, nem há conversa aqui, jogar abaixo de 240 é um tiro no pé. Claro, 144 dá uma experiencia excelente mas nao deixa de haver desvantagem a comparar com 240.
Comprar painéis de 144 neste momento parece-me uma decisão horrível, se orçamento não for problema.

Quando digo que não é suficiente mesmo para o jogador casual falo em monitores high end de 1000€. Porque a malta que compra esses ecrãs tem sistemas high end a condizer. Quanto mais melhor, não é necessário estar sempre no máximo do painel, existe adaptive sync/gsync. 120fps num ecrã 240hz é melhor que 120fps a 120hz e sempre é mais future proof.

Para jogos casuais slow paced concordo que ~120fps é o sweat spot. Mas obviamente que 240hz é melhor, e num ecrã OLED a diferença será ainda maior com reposta instantâneos.
Agora jogos fast paced single player, como Doom 240hz é um must. A diferença não é pequena.

Sinceramente não percebo o que a malta neste fórum tem contra high refresh. Eu já usei OLED 4k 120hz, 1080p 280hz, 1440p 144hz e 1440p 270hz!.IPS, VA, TN, OLED, já usei de tudo. Acho que sei bem do que estou a falar.
De tudo prefiro 1440p 270hz.
TV OLED é engraçado para certos jogos/filmes/séries, mas não é para uma secretária até termos 32" ou menos.
 
Última edição:
Nem de propósito de falar do DOOM. Comprei em promo na steam (5 paus) e tenho jogado, isto a +300fps com 280hz é qualquer coisa, nunca tive uma experiencia de jogo tao boa.
 
Se formos a pensar assim até 60hz são suficientes. O facto da coisa é que +240hz é objetivamente a melhor opção, independentemente de painel. Agora, a utilidade que se dá ao monitor é com cada um.
A qualidade de imagem é uma conversa mesmo meme, até parece que os paineis de hoje em dia nao tem todos qualidade de imagem muito bom, tanto VA como IPS. inb4 falar de contrastes... :berlusca:
Claro que OLED é o holy grail mas para já ainda nao há opcoes quase nenhumas.
Interessante, 120 hz não é suficiente, mas a qualidade de imagem dos monitores já é conversa meme. :joker: Posso afirmar que a qualidade dos painéis é má. E sim, há opções melhores, estão é no lado dos televisores.
 
Tu consegues literalmente sentir no rato hz menores e consegues sentir no ecrã a chopiness de hz menores.
Já a qualidade de imagem, é meme sim porque a qualidade de imagem dos monitores é excelente presentemente se não for TN.
Mas ei, não é o meu objectivo fazer escolhas para ninguem, agora, nao vamos comecar a fazer de conta que a qualidade de imagem dos monitores atuais é horrivel.
 
Interessante, 120 hz não é suficiente, mas a qualidade de imagem dos monitores já é conversa meme. :joker: Posso afirmar que a qualidade dos painéis é má. E sim, há opções melhores, estão é no lado dos televisores.

Vai jogar num bom ecrã 1440p 240hz como o odyssey G7... (Importante, ter sistema capaz de 1440p 200+fps e rato gaming 1000hz)
Custa 429€ vs 900€ para uma TV OLED que nem cabe na secretaria e tem as desvantagens de ser uma TV. Já para não falar de não manter brilho constante por causa das proteções contra burn in que tem que não podes desligar sem usar menus de fábrica.
I
 
Tu consegues literalmente sentir no rato hz menores e consegues sentir no ecrã a chopiness de hz menores.
Já a qualidade de imagem, é meme sim porque a qualidade de imagem dos monitores é excelente presentemente se não for TN.
Mas ei, não é o meu objectivo fazer escolhas para ninguem, agora, nao vamos comecar a fazer de conta que a qualidade de imagem dos monitores atuais é horrivel.
Consegues "sentir" os Hz, a qualidade de imagem consigo vê-la e medi-la objetivamente.
Da mesma forma nao vamos começar a fazer de conta que 120Hz é horrível.
 
É horrível sim, eu se mudo de 280 para 144 (mais que 120) perco a habilidade de jogar jogos fast paced. A diferença é enorme.

E não ponhas entre aspas, o sentir é mesmo isso, sentir: o motion clarity é melhorado, input lag melhorado, dai o jogo ter um feel mais smooth. Nao é rocket science.
Já a qualidade de imagem... É bonito e tal mas vantagens com substância sao poucas. Mas há pessoal que gosta muito de ver preto, nao julgo.
 
Se formos a pensar assim até 60hz são suficientes. O facto da coisa é que +240hz é objetivamente a melhor opção, independentemente de painel. Agora, a utilidade que se dá ao monitor é com cada um.
A qualidade de imagem é uma conversa mesmo meme, até parece que os paineis de hoje em dia nao tem todos qualidade de imagem muito bom, tanto VA como IPS. inb4 falar de contrastes... :berlusca:
Claro que OLED é o holy grail mas para já ainda nao há opcoes quase nenhumas.
Na realidade a qualidade de imagem historicamente desceu quando os CRT foram descontinuados, sendo apenas possivel voltar a niveis semelhantes com a introdução de OLED, os IPS sofrem de IPS Glow e pessimo contraste e os VA de falta de uniformidade, arrastamento da imagem e má implementação de VRR, já os TN nem se fala... e mesmo OLED tem vindo a ter problemas com má reprodução de texto e um tempo de vida muito curto, mais hz é a "ultima coisa" que precisamos.
 
Back
Topo