Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

A CES este ano tem sido fértil em monitores OLED, o preço é que ainda pode ser um factor a considerar.
1000€ ou mais por um monitor de 27" e 1440p é mesmo muita fruta... pelos vistos ainda vai haver versões mais caras com o mesmo painel da LG. Esta primeira geração à partida será para evitar.
 

Provavelmente o mais interessante de toda a CES até ver. Pena que ainda esteja em fase de protótipo :/

Deve estar disponível em 2026 :lol: . " 2 to 3 years later ".
O mais interessante foi sem dúvida o 27" oled. Para além de já estar disponível, 27" 1440p 240hz é o sweat spot para gaming e 1000$ é um preço decente tendo em conta as specs.

E por ser o sweat spot para a maioria dos gamers é que tens várias marcas a lançar o mesmo monitor.

Agora era fixe lançarem mais ecrãs OLED. Gostava de ver 27-32" 4k 240hz ultra high end para competir com o Samsung neo g8.
E 25-27" 1440p360hz OLED para rebentar com todos os outros monitores para jogos competitivos.
 
Última edição:
Excelente primeiro passo. Os IPS estão a atingir a maioridade, preços a descer, as marcas precisam de algo novo para colocar as etiquetas gordas de 1000€ para cima. 300, 400, 500 Hz já não são muito interessantes para a generalidade das pessoas.

Um OLED, 4k >= 165hz vai ser o meu próximo monitor, mas o burn in ainda me assusta, pelo que lá para 2024 volto a pensar no assunto.
 
Só assusta o burn in? O preço não assusta? :P
Acho que vão vender na mesma, mas cobrar praticamente o dobro de bons monitores QHD 240Hz não é propriamente atrativo.
 

Podcast com dois dos maiores nerds de testes de monitores (tftcentral e o tim do hardware unboxed)

Interessante. Gostei do debate acerca de glossy vs mate. Pessoalmente estou mais inclinado para o segundo :p

Quanto ao ponto alto de 2022/ 2023 tem que ser mesmo o despontar dos monitores OLED.

Conforme já tinha dito uns posts atrás, andava indeciso sobre o que comprar, mas hoje descobri que a minha empresa era elegível para o programa Dell Advantage for Employes, e após registar o meu email, um dos vouchers que recebi tentou-me e puxei o gatilho no Alienware aw3423dwf. Daqui por duas semanas já deixo o meu feedback na thread respetiva :D
 
Alguns reviewers que testaram o LG Oled 240Hz mencionaram que tem pouco brilho, o que pronto não é uma novidade, mas mais do que isso o écrã não impressiona como as tvs da marca…Talvez sejam deal breakers para um monitor caro não sei.
 
Alguns reviewers que testaram o LG Oled 240Hz mencionaram que tem pouco brilho, o que pronto não é uma novidade, mas mais do que isso o écrã não impressiona como as tvs da marca…Talvez sejam deal breakers para um monitor caro não sei.

Com esses "defeitos" é um deal breaker sim
Não sao monitores baratos, para mim tem que ter uma qualidade condizente.
Mas há pessoal a quem só interessa hz e velocidade de resposta, por ai devem vender.
 
Estava com muita expectativa com esse monitor 27" 1440p 240hz oled da LG, mas após ver algumas reviews e o preço que deve bater cá em PT... não impressiona mesmo nada. Acho que a malta (eu incluído) estava com a tal expectativa por causa da qualidade das TV's.
 
Estava com muita expectativa com esse monitor 27" 1440p 240hz oled da LG, mas após ver algumas reviews e o preço que deve bater cá em PT... não impressiona mesmo nada. Acho que a malta (eu incluído) estava com a tal expectativa por causa da qualidade das TV's.

Yup, quando tens monitores 1440p 240/280hz bons a 550€, metade do preço... Se não tivesse amor ao dinheiro acho que preferia o pg27aqn ao lg oled. Mais refresh e sem stresses de oled first gen.
 
Yup, quando tens monitores 1440p 240/280hz bons a 550€, metade do preço... Se não tivesse amor ao dinheiro acho que preferia o pg27aqn ao lg oled. Mais refresh e sem stresses de oled first gen.
Sim, o problema é mesmo encontrar stock.

Eu estava a pensar dar um upgrade ao meu 27GP850, mas as opções neste momento no mercado nem são nada de especial que justifique.

Nesta altura talvez até justifique dar o salto para 4k. Já há no mercado monitores bastante bons no price range dos 500-700€.

O dilema é mesmo, 1440p com óptima fluidez ou sacrificar para 2160p.
 
Tens que considerar que, hoje em dia, correr a 1440p ou a 4K é "quase o mesmo" em termos de rendimento, basta correr um jogo a 4K DLSS Performance e tens uma imagem praticamente idêntica a 4K nativo e com uma performance ás vezes até superior a 1440p nativo, toda esta questão de "ah eu até que ia para 4K mas não tenho GPU para isso" torna-se numa não questão para quem tenha um GPU idêntico ou superior a uma 3080, a 3070 ainda requer cortar uma coisa ou outra em jogos da Ubisoft (cujos pagamentos da AMD para retirar DLSS dos jogos deles chateia um pouco), mas acabo por correr os jogos a 80% de resolução (que continua a ser superior a 1440p), de notar que refiro ao resolution scaling, isto para correr a 90 frames por segundo, note-se.

Existem dois jogos que me fizeram dizer "bem.. tu ficas para quando mudar de GPU" o Mafia Remastered, e o High on Life, corro todos a 60 frames por segundo.. mas não acho piada a correr abaixo de 90 frames, não suportam nem DLSS nem resolution scaling por isso ficam para quando introduzirem DLSS (duvido seriamente) ou quando mudar de GPU.
 
O que me está a cortar um bocado as pernas é os monitores QD Oled serem até agora todos Ultrawide, ou seja não tira partido nas consolas, no streaming e demais conteúdos, é mesmo para PCs e de topo que correm alguns jogos nesse formato.
 
O que me está a cortar um bocado as pernas é os monitores QD Oled serem até agora todos Ultrawide, ou seja não tira partido nas consolas, no streaming e demais conteúdos, é mesmo para PCs e de topo que correm alguns jogos nesse formato.
Falando por experiência própria, passei de 32" para 34" ultrawide e para minha surpresa não desgosto deste formato. Tenho o ecrã a cerca de 30/40 cm de distância e gosto de ter mais visão periférica em comprimento do que em altura. Jogar Elden Ring (com patch ultrawide) num QD-Oled é uma experiência fantástica, sobretudo num ambiente com menos luminosidade! Para além do PC também tenho a PS5 ligada e aqui dou-te razão, porque ter as barras pretas de lado é um pouco desperdício.
 
Back
Topo