Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Para o avg joe a qualidade dos paineis atuais sao mais que suficientes e para quem não é picuinhas até um TN é um excelente painel.

Continuo a não entender essa vossa resistência em aceitar o futuro. 144hz vai rapidamente ficar desatualizado e daqui a um par de anos até o meu 280hz vai ser de rir. 144 é o novo 60, ou está para ser.

O que espero é que OLED se torne standard em monitores de PC, idealmente com 27 ou menos, porque o input lag é excelente, motion clarity idem, e depois claro a quallidade de imagem.
 
Para o avg joe a qualidade dos paineis atuais sao mais que suficientes e para quem não é picuinhas até um TN é um excelente painel.

Continuo a não entender essa vossa resistência em aceitar o futuro. 144hz vai rapidamente ficar desatualizado e daqui a um par de anos até o meu 280hz vai se de rir.

Para um avg joe 60fps são mais que suficientes...
Consigo ver que o marketing nos painéis para monitores tem funcionado. Chega-se ao ponto de dizer que se perde a capacidade de jogar jogos fast paced. O futuro está a ser fazer monitores com a devida qualidade de imagem, é isso que tem saído no mercado, a resistência está desse lado.
 
Última edição:
Monitor VA não obrigado, já me despedi deles...


Para um avg joe 60fps são mais que suficientes...
Consigo ver que o marketing nos painéis para monitores tem funcionado. O futuro está a ser fazer monitores com a devida qualidade de imagem, é isso que tem saído, a resistência está desse lado.

Comicamente eu trabalho em marketing e há uma coisa te posso dizer, +240 não é marketing.

Quando tu tens um painel destes (dos bons) com motion clarity muito boa e input lags excelentes acima de 240hz tu literamente deixas de poder usar abaixo de 240hz. A diferença é noite e dia.
É facil de testar, simplesmente usar o monitor a 280hz e de seguida mudar para 144... Em jogo parece um slideshow (choppy), no windows o rato parece que anda a saltar... É exatamente a mesma sensacao de 60hz para 144.
O marketing ajuda mas é objectivamente muito melhor.
 
Para o avg joe a qualidade dos paineis atuais sao mais que suficientes e para quem não é picuinhas até um TN é um excelente painel.

Continuo a não entender essa vossa resistência em aceitar o futuro. 144hz vai rapidamente ficar desatualizado e daqui a um par de anos até o meu 280hz vai ser de rir. 144 é o novo 60, ou está para ser.

O que espero é que OLED se torne standard em monitores de PC, idealmente com 27 ou menos, porque o input lag é excelente, motion clarity idem, e depois claro a quallidade de imagem.

120hz é o novo 60hz sem dúvida. Mesmo para trabalhar custa usar ecrã de 60hz no windows.
Até nos smarthphones recentes a maioria já é 120hz.

240hz é o novo 144hz. Para o ano com Displayport 2.0 já temos bandwidth mais que suficiente para 4k 240hz sem usar DSC. Não há razão para continuarem a lançar painéis abaixo de 240hz para gaming.

Até em TVs já se fala em permitir 240hz a resoluções menores... É só uma questão de largura de banda e lógica. Os painéis são todos mais que capazes de atingir isso.
 
120hz é o novo 60hz sem dúvida. Mesmo para trabalhar custa usar ecrã de 60hz no windows.
Até nos smarthphones recentes a maioria já é 120hz.

240hz é o novo 144hz. Para o ano com Displayport 2.0 já temos bandwidth mais que suficiente para 4k 240hz sem usar DSC. Não há razão para continuarem a lançar painéis abaixo de 240hz para gaming.

Até em TVs já se fala em permitir 240hz a resoluções menores... É só uma questão de largura de banda e lógica. Os painéis são todos mais que capazes de atingir isso.

Quando for o standard imagino que muitos devam dar o salto mas por agora acho que a maioria se contenta com um máximo de 120, diria eu. Eu estou tranquilo, pois tenho 144 e não tenho pressa de mudar, mas se calhar para quem quer mudar 2 anos será demasiado tempo.
Sinceramente gostaria que se focassem noutras características que não os Hz.
 
Última edição:
Eu acho que isto da refresh rate é muito como resolução, está-se contente com o que se tem porque não há o melhor ao lado.
144 serviram-me bem durante N anos mas depois de experimentar 280hz (o dobro) não consigo voltar atrás, o meu cerebro ja fez um rewire qq e não dá, vejo um slideshow.
Aposto que me vai acontecer o mesmo quando eventualmente fizer o salto de resolução para 1440p 240hz dado que ainda estou com 1080p e vou-me perguntar porque demorei tanto tempo a fazer upgrade.
 
Não, não e não..

Quando estás a trabalhar queres lá saber se o rato está suave ou não, queres é a tela uniforme, confortavel e com uma boa reprodução de cores.
 
Não a que? Se nem tens paineis de alta refresh rate a tua opiniao no assunto é pouco ou nada valida. Eu por experiencia pessoal e por testemunhos variados é na conclusão que chego.

E fora isso, os profissionais não usam todos paineis IPS's para isso que falas? Tenho ideia que os trabalhos sensíveis a cores serem todos feitos em painéis IPS.
 
Não, não e não..

Quando estás a trabalhar queres lá saber se o rato está suave ou não, queres é a tela uniforme, confortavel e com uma boa reprodução de cores.

Não é bem assim.

Depois de usares um painel com taxa de utilização superior a 60Hz, é impossível voltar atrás. Mesmo em trabalho notas diferenças e custa voltar a um painel de 60Hz, porque os nossos olhos habituaram-se a uma suavidade superior.

Estamos a falar de um simples movimento do rato, estamos a falar de um simples scroll down & up no browser, estamos a afalar de um simples scroll na folha de excel, etc.

É verdade que para trabalho não há nada que bata um bom painel IPS com boa resolução, mas o refresh rate aqui não deve ser descurado.
 
Para terminar este interessante tema, que embora faça parte do tópico, em termos gerais, já se estende em demasia para aquilo que é a finalidade do tópico. Dado que aquilo que é importante pode, ou não, diferir entre utilizadores, não quer dizer que característica "A" ou "B" sejam irrisórias mas com certeza que damos importâncias diferentes a características diferentes que se enquadram, ou se ajustam, às nossas necessidades e preferências.

Não acho que um utilizador deva dizer que a opinião de outro é pouco ou nada válida, caso contrário isto não seria um fórum e não se devem impor ideias mas sim expô-las e argumentá-las.

Utilizando o exemplo de "o dobro e não consegues voltar atrás", utilizo diariamente 144 e 60 e, apesar de notória a diferença e de ter claramente uma preferência, pois sim a diferença é bem significativa. No entanto, num período de quase 2 semanas, utilizei, no dia-a-dia, um 240 (ainda não vi sequer um 280 ainda) e quando voltei a casa e passei novamente para 144 não senti que a diferença fosse tão enorme que "não conseguisse voltar para trás" mas cada um sabe de si.
 
Estão a vontade para dar opinioes mas continuo a dizer quem não tem lado a lado 144vs240hz a opinião pouco ou nada vale porque nao tem ponto de referencia... Num forum ou na vida real. A razão de existirem refresh rates maiores é porque elas são realmente necessárias, senão os profissionais ainda estavam todos em 120hz. E nao havia esforcos grandes para haver novos paineis com 500hz ou mais.
É uma diferença tremenda grande a jogar jogos como apex,cs, valo etc que a diferença é bem notada entre 144/240, já para nao falar em jogos como DOOM, elevam a experiência a outro nivel. Tentem voltar para 144 com um de +240hz ao lado, parece um slideshow.
 
Acabei de dar um exemplo de utilização intensiva com ambos os refresh rates, há quem discorde da tua opinião, quer aceites ou não. Como também referi, e presumi que fosse lógico, as necessidades diferem entre indivíduos. Também não notei nenhum slideshow mas talvez diferentes olhos se adaptem de diferente modo, aceito perfeitamente que seja assim na tua experiência e, quiçá, mesmo a da maioria mas a minha difere.
 
Pelo que percebi tu usaste um de 240hz e depois voltas-te para 144, não os tiveste lado a lado. Ou seja, a tua opinião apesar de valida nem sequer é exatamente do que estava a falar.

E depois claro, se só usas o ecrã para usar o fórum ou trabalhar ou jogar um jogo ou outro não vais ver as vantagens todas do 240.
E se não jogas jogos competitivos ainda menos vantagens vais ver.
Em conclusão, secalhar o uso limitado que fazes ao monitor permite-te não te importar com refresh rates menores e nada de errado, 144 é excelente para uso geral, nunca neguei isso mas nao se pode negar as vantagens de refresh rates altas, que é o que estava a ser discutido, se me dizem "Ah, não é assim, não há vantagens" eu vou ter que dizer que estão errados.

E acredito mesmo que 120/144 comece a ficar o mínimo dos mínimos porque 60hz é realmente uma tortura, ando a ver se compro o VG259QM para substituir a versão de 27' como principal e usar o 27' em vertical como monitor secundário para substituir o meu ultrawide.
 
Pelo que percebi tu usaste um de 240hz e depois voltas-te para 144, não os tiveste lado a lado. Ou seja, a tua opinião apesar de valida nem sequer é exatamente do que estava a falar.

E depois claro, se só usas o ecrã para usar o fórum ou trabalhar ou jogar um jogo ou outro não vais ver as vantagens todas do 240.
E se não jogas jogos competitivos ainda menos vantagens vais ver.
Em conclusão, secalhar o uso limitado que fazes ao monitor permite-te não te importar com refresh rates menores e nada de errado, 144 é excelente para uso geral, nunca neguei isso mas nao se pode negar as vantagens de refresh rates altas, que é o que estava a ser discutido, se me dizem "Ah, não é assim, não há vantagens" eu vou ter que dizer que estão errados.

E acredito mesmo que 120/144 comece a ficar o mínimo dos mínimos porque 60hz é realmente uma tortura, ando a ver se compro o VG259QM para substituir a versão de 27' como principal e usar o 27' em vertical como monitor secundário para substituir o meu ultrawide.
Dado que falas de ter lado a lado acredito que para teres escrito anteriormente que qualidade de imagem dos monitores é conversa meme é porque tiveste um monitor semelhante ao aw3423dw lado a lado com um outro VA, IPS, etc para experienciar a diferença, certo?
A vantagem de monitores a 240Hz não é para competitivo no geral, é mesmo para nível profissional top tier (top 200), para os melhores dos melhores, os outros a prioridade é melhorarem a sua skill individual e preocuparem-se menos com os Hz.
 
Como já disse, a qualidade de imagem de qualquer IPS ou VA decente é mais que suficiente para jogar, trabalhar e consumir conteudo. Ou seja, essa conversa é um grande meme sim.
 
Última edição pelo moderador:
Como já disse, a qualidade de imagem de qualquer IPS ou VA decente é mais que suficiente para jogar, trabalhar e consumir conteudo. Ou seja, essa conversa é um grande meme sim.
Vou responder como tens respondido: como nunca tiveste com dois monitores lado a lado a tua opinião não é válida. E volto a escrever 120hz é mais que suficiente para jogar, trabalhar e consumir conteúdo, aliás até 60Hz o é.
 
Certo, mas mesmo nesse caso tens N maneiras de mudar a cor num monitor por calibração, digital vibrance, gamma, perfis diferentes etc Até opcoes no nvcp.
Já um monitor lento nunca vai ser mais rápido, tirando claro pequenos OC's que estão disponíveis em alguns modelos.
 
Há cons e pros como em todo o lado mas não acho que a qualidade dos painéis decentes seja má no geral, é preciso é pesquisar antes de fazer a compra.
Até o OLED parece ter um contra, o texto que podia ser mais sharp.
 
Back
Topo