Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

OLED tem o "pequeno contra" de só te durar 3 anos. Isto é, tudo que venha da Samsung tem o contra de durar muito, muito pouco tempo, o que os "salva" é o pessoal achar que um monitor durar um máximo de 3 anos é "de se esperar".
 
Vou responder como tens respondido: como nunca tiveste com dois monitores lado a lado a tua opinião não é válida. E volto a escrever 120hz é mais que suficiente para jogar, trabalhar e consumir conteúdo, aliás até 60Hz o é.

Concordo que 120hz/fps é suficiente para muitos jogos/pessoas, mas 60hz?! Só por este comentário dá para perceber que não jogas.
Dizer que não é necessário mais de 120hz também é uma estupidez brutal. Já chagamos a retina resolution, agora precisamos de retina motion.
1000hz com tempos de resposta inferiores a 1ms deve chegar para remover o motion blur por completo.

Em termos de suavidade e remover os efeitos de termos frames a simular movimento devemos ter que ir muito acima de 1000hz. Se isto acontecer também será muito no futuro, e já devem haver técnicas de "upscaling" como existe dlss para resolução.

Por agora, acho que 240hz é o sweat spot para a maioria das pessoas/diferentes tipos de jogos. 120hz/144hz acho que já é um pouco limitante param quem joga vários tipos de jogos.
360-500hz isso sim, só vale a pena para esports e entusiastas, pelos menos por agora.
1080p também acho pouco... 1440p para ecrãs pequenos, 4k para ecrãs maiores seria o ideal, mas até termos GPUs potentes o suficiente e DLSS ou semelhante em todos os jogos.
1440p sweat spot.
 
Última edição:
Uso diariamente 144hz no meu escritório e 60hz noutro escritório. Obvio que há diferença, mas não é ao ponto de "ser incapaz de voltar atrás".
Para mim qualidade de imagem está primeiro se estivermos nos 144hz.
 
Sempre que tenho de usar um ecrã de 60Hz fico atrofiado com a arrastadeira do ponteiro do rato e parece que estou numa sessão de remote desktop. O meu ecrã no escritório do work é de 75Hz que ajuda um pouco mas mesmo assim é terrível.

Quando tenho de prolongar a bateria do telemóvel e baixar para 60Hz fazer scroll parece q o telemóvel se está a engasgar xD

Para mim tem mesmo de ser 120Hz para cima e menos que isso é um bocado sofrimento. Admito que é 1st World problem mas é como tudo na vida, quando te habituas ao bom custa usar pior.
 
Venham eles, quero IPS 34' 1440p 144hz a 400€ :D

Não precisas de um OLED para isso acontecer... isso já existe em 2022, estando atentos... eu comprei numa loja portuguesa até "non-mainstream" um HP X34 a € 370,00. 34'', 3440x1440, IPS, 165Hz.

Certo, não é topo de gama, mas por metade de preço de um LG de topo, e para o que quero é 90% "perfeito".
Estou muitissimo satisfeito, acho que é o melhor negócio que fiz em informatica nos ultimos 5 anos...
 
Não precisas de um OLED para isso acontecer... isso já existe em 2022, estando atentos... eu comprei numa loja portuguesa até "non-mainstream" um HP X34 a € 370,00. 34'', 3440x1440, IPS, 165Hz.

Certo, não é topo de gama, mas por metade de preço de um LG de topo, e para o que quero é 90% "perfeito".
Estou muitissimo satisfeito, acho que é o melhor negócio que fiz em informatica nos ultimos 5 anos...
HP tem muito bons monitores, troquei de um HP x24ih de 24" ips 144hz para um gigabyte m27q-p 1440p 165hz e o HP tem uma claridade de imagem que ainda sinto falta, a HP no geral usa muito bons painéis para o preço.
 
É interessante para o preço que é mas atenção que 576 zonas de dimming para a área de um monitor de 27" implica que cada dimming zone vai ter uma dimensão de 1,87x1,87cm que é bastante grande. Isto implica que vai sofre imenso de blooming. Irá ser de certeza melhor que soluções edgelit mas o ideal será sempre pelo menos o dobro das dimming zones.
 
É interessante para o preço que é mas atenção que 576 zonas de dimming para a área de um monitor de 27" implica que cada dimming zone vai ter uma dimensão de 1,87x1,87cm que é bastante grande. Isto implica que vai sofre imenso de blooming. Irá ser de certeza melhor que soluções edgelit mas o ideal será sempre pelo menos o dobro das dimming zones.

"Imenso" é o que?

É uma pergunta honesta, porque tirando malta altamente sensível ou que esteja habituada a usar oled será que vão notar assim tanto? Especialmente se o PC não for para usar como plataforma para ver filmes e séries?

Eu pergunto porque nunca usei um monitor de mais de 200€. E vou montar PC nesta próxima geração. Como os oled para já têm muitos defeitos pensei em ir por um vulgar IPS 34" 1440p. Será que fico assim tão mal servido?
 
É interessante para o preço que é mas atenção que 576 zonas de dimming para a área de um monitor de 27" implica que cada dimming zone vai ter uma dimensão de 1,87x1,87cm que é bastante grande. Isto implica que vai sofre imenso de blooming. Irá ser de certeza melhor que soluções edgelit mas o ideal será sempre pelo menos o dobro das dimming zones.

Isso só vais notar no desktop. Para gaming/multimédia é perfeito e um upgrade gigante aos IPS normais com 1000:1. Para o preço acho muito porreiro.

Contudo não era ecrã para mim :D. O meu último IPS vai ser o xg27aqm. Agora só OLED e tem que ter pelo menos 240hz.
Só compro IPS se vier algo com tempos de resposta de OLED + miniled + 25" 1440p.

Os 360hz "ultra fast-ips" e 500hz tn devem ser interessantes em termos de motion clarity.
 
Última edição:
"Imenso" é o que?

É uma pergunta honesta, porque tirando malta altamente sensível ou que esteja habituada a usar oled será que vão notar assim tanto? Especialmente se o PC não for para usar como plataforma para ver filmes e séries?

Eu pergunto porque nunca usei um monitor de mais de 200€. E vou montar PC nesta próxima geração. Como os oled para já têm muitos defeitos pensei em ir por um vulgar IPS 34" 1440p. Será que fico assim tão mal servido?

Sempre que tenhas um ponteiro de rato no desktop ou num jogo sobre uma região escura vais ver quadrados enormes de luz a acender e apagar por onde andar o rato.

Cenas escuras com pontos ou traços brilhantes vão ter o mesmo comportamento.

Usar dark mode nas aplicações desktop vão provocar o caos no controlo do backlight devido à natureza geométrica e estática do conteúdo.

Ver filmes ou jogos com legendas vão provocar blooms gigantes em cenas escuras à volta das legendas.

Etc etc

Vai claramente ser bem melhor que qualquer monitor "hdr" sem local dimming ou com edgelit local dimming (este ao invés de quadrados são rectângulos gigantes que vão de alto a baixo em toda a altura do ecrã) mas é longe de perfeito.

Dito isto, esperem também por reviews para ver a latência no controlo do backlight pois já tivemos casos no passado em que a latência no controlo do dimming é tão elevada que se torna um caos. Outro ponto em consideração é o algoritmo usado para controlo do brilho de cada região em que há uns bem melhor que outros.
 
@muddymind tens razão. A melhor solução será sempre algo como OLED. Um 27" 1440p OLED não deve sair assim tão caro, já que pode ser cortado dos painéis usados para as TVs de 109ppi.

Assim como acontece com o alienware...
 
Back
Topo