Novidades no Steam para Linux

Mesmo as drivers open source para placas nvidia já estão muito próximas das oficiais.

Para placas mais antigas chega mesmo a ultrapassar em benchmarks
 
É preciso ser um pouco insensato acreditar que jogos AAA sejam portados nativamente para Linux assim caídos do céu, sem primeiro pensarem nos problemas e complexidades resultantes dos diferentes middlewares e
respectiva implementação.
É que durante anos a fio, muitos programas e jogos foi optimizados e/ou exclusivamente programados para tirarem proveito do DirectX, e mais um ou outro componente proprietário que só existe para a plataforma Win32 (Windows).
Mesmo que a EA portasse certos jogos para o Mac OS X, isto deveu-se ao licenciamento das bibliotecas do Wine (a obsoleta versão proprietária criada pela Transgaming, que a licenciou como Cider) para que reduzisse os custos enormes que seria ao re-escrever quase todo o jogo usando as API nativas do Mac OS X para um reduzido número de vendas, comparadas com o que se venderiam com
as versões para Windows.
E mesmo que a EA lançasse um jogo de topo para Linux, seria basicamente um wrapper do Cider sobre o código original do jogo mais uma ou outra optimização, o que acaba por se tornar tão ridículo que mais vale instalar o cliente Origin sobre o Wine e instalar os jogos pretendidos, desde que sejam compatíveis, e acaba-se no final por jogá-los à mesma sem entrar em discussões filosóficas. (E não precisamos de esperar por uma versão "nativa", o que nos sistemas operativos modernos é algo muito metafísico)

E não quero entrar na eterna discussão sobre se o Wine permitiu ou bloqueou a entrada nos jogos no desktop Linux, mas ao
reparar no flagrante exemplo do Mac OS X, é que se não fosse o Wine muitos dos jogos com algum impacto social nem sequer existiriam para esta plataforma. Infelizmente, o Cider já está muito ultrapassado em termos de performance, levando em muitas ocasiões um jogo a correr no actual Wine 1.4 ou 1.5.x ter melhor performance e compatibilidade com middlewares, do que o wrapper Cider usado pela editora para compilar o código original para Windows num executável OS X com as bibliotecas Cider. :joker:

O tipo de jogos que um utilizador Linux teria alguma recepção e venda garantida seriam nos jogos casuais a serem vendidos nas respectivas lojas de aplicações das principais distribuições (O Ubuntu Software Center já é uma App Store completa :)), e em alguns casos existem lojas que distribuem aplicações não-nativas (como a distribuição Commodore OS que colocou jogos Windows e mesma da plataforma Amiga na sua loja de aplicações, uma vez que pretende ressuscitar os antigos jogas da plataforma Commodore 64/128 e Amiga 1000 usando emuladores para esse fim).

O que se espera nos próximos tempos em termos de jogos em Linux é que apareçam mais jogos indies e casuais, enquanto a equipa do Wine implemente as instruções DirectX 10 e 11 de vez, para que os jogos AAA mais recentes corram e isto será basicamente por ser assim como as coisas funcionam no mundo dos videojogos, o investimento na plataforma Windows e o seu DirectX tem um peso enorme no planeamento dos jogos.
E mesmo os raros jogos OpenGL nativos mais recentes(como o Rage) não tiveram uma versão nativa (salvo o Wine) devido a questões financeiras e decisões da Bethersda que não licenciou o código-fonte do núcleo do jogo para terceiros.
 
Os drivers ATI mais recentes já são satisfatórios, falta é um controlo de qualidade mais apertado.
Até ao momento, o melhor teste para uma máquina Linux com uma ATI ou NVidia é instalar o Wine e o jogo "Witcher 2: Enhanced Edition" :) (recomendo pelo Gog.com) e ver se o computador aguenta o jogo :joker:.
Nos últimos teste, a ATI tem ganho a vantagem desde que instale uma ATI HD6990 :002: e tenha pelo menos 8 Gb de RAM para correr o jogo fluidemente com as definições altas, e depois dizem que não jogos para Linux... :002:
(Nativos talvez não existam muitos, mas como existe o Wine... o problema final são os drivers das placas gráficas que não são tão testadas em diferentes hardwares e software como deviam ser :'()
 
Eu nunca tive problemas de desempenho com drivers ATI em Linux, isto com uma HD4890. O problema era a falta de controlo que elas me ofereciam, comparativamente às drivers para Windows. A última vez que as utilizei em Linux foi nas 11.qualquercoisa. Admito que tenham melhorado. Lembro-me de nem sequer haver opção para controlar a ventoinha... ou então eu não sabia como se fazia...
 
Eu nunca tive problemas de desempenho com drivers ATI em Linux, isto com uma HD4890. O problema era a falta de controlo que elas me ofereciam, comparativamente às drivers para Windows. A última vez que as utilizei em Linux foi nas 11.qualquercoisa. Admito que tenham melhorado. Lembro-me de nem sequer haver opção para controlar a ventoinha... ou então eu não sabia como se fazia...

Algumas coisas continuam más. Até há bem pouco tempo havia problemas no suporte para o novo KDE que ficava com má performance, até hoje não tem aceleração de vídeo por hardware em condições e sempre que sai um novo Xserver ou kernel a AMD é sempre a última a dar suporte ao contrário da nVIDIA.
 
Grande noticia!

Agora so falta a amd/ati e nvidea fazerem drivers em condiçoes para o linux!

As drivers da Nvidia para linux estão tão boas ou melhores que as do windows , já fiz testes de performance e o linux consegue tirar partido máximo da placa gráfica , testei no mesmo computador com o windows xp é uma distro hardcore com o nome de funtoo , e o linux pois podemos dizer linux pois o funtoo é puro linux , a driver da nvidia para Linux têm o pouco melhor de performance que a para windows , por isso os jogos em linux vão ter melhor performance , mas também depende de quem portar o jogo para linux .
 
A sério??? MOTHER OF GOD!!! As drivers da ATI para Windows tem uma performance completamente diferente que as de Linux, porquê tanta discrepância em termos de performance então?

Cumps

Possivelmente pelas API's que usam... Repara que qualquer placa gráfica no mercado tem em destaque a versão de DX suportada... isto faz com que por exemplo certos shaders de diversos niveis em DX11 sejam assegurados por hardware, enquanto que openGL recai a carga sobre o CPU; isto levanta algumas limitações, nos tempos em que é normal teres pelo menos 4 cores, deves ja ter reparado que maior parte dos jogos utiliza apenas 2, ou apenas 1, isto faz com que seja mais lento... Outra das implicações tem a ver com o threading das aplicações, em que é extremamente complicado trabalhar com threads concorrentes, e eventualmente a sincronização entre 4 cores por exemplo é capaz de fazer com que software tenha pior performance que a utilizar apenas 1 ou 2 cores... é tudo um pouco relativo...

O John Carmack ha uns meses atrás mandou umas postas sobre a eterna questão: openGL vs DirectX. No passado encontras um exemplo interessante nas velhas 3DFX que não utilizavam DirectX nem openGL, mas sim o GLIDE que tinha uma performance muito semelhante em Linux e Windows... por aqui poderia-se tirar alguma conclusao uma vez que em ambos os ambientes trabalhavas com a mesma tecnologia/API, o que não acontece em comparações entre openGL e DirectX.

A falta de suporte em openGL para diversos artefactos suportados nativamente por hardware em DX é talvez a principal razão... Depois há uns preciosismos técnicos sobre umas funcionalidades obscuras, mas não quero entrar por aí porque não tenho conhecimento para ver mais a fundo...

De qualquer forma, em clientes suportados nativamente com uma HD4570, utilizando o Doom 3, a minha experiencia é a inversa, performance muito superior em Linux (aprox 20 fps em media).

Há um patch para o Wine (extremamente instavel) que faz com que o World of Warcraft utilize todos os cores da maquina... tens ganhos reportados de 70% em aumento de FPS (WoW Cataclysm + Wine 1.3.23+ se nao me falha a memoria)... Isto prova que se conseguires dominar as threads, eventualmente consegues tirar muito mais do openGL e conseguir resultados mais fluidos que o DX...
 
As drivers da Nvidia para linux estão tão boas ou melhores que as do windows , já fiz testes de performance e o linux consegue tirar partido máximo da placa gráfica , testei no mesmo computador com o windows xp é uma distro hardcore com o nome de funtoo , e o linux pois podemos dizer linux pois o funtoo é puro linux , a driver da nvidia para Linux têm o pouco melhor de performance que a para windows , por isso os jogos em linux vão ter melhor performance , mas também depende de quem portar o jogo para linux .

Depende um pouco, se utilizares os shaders de ultima geração e algumas das features do DX 11 sobre carga intensa, o openGL é arrasado porque vai cair tudo em cima da CPU por software... mas eu também tenho essa sensação clientes suportados nativamente (ex: Doom3 + HD4570). Em média em Windows conseguia 25/40 fps (com alguns breaks que levavam os FPS a 3), em Linux entre 35/70 com breaks que nunca passaram abaixo dos 20...

É pena que o GLIDE tenha morrido com a 3DFX, porque na minha opinião era bastante poderoso e com boa performance em Windows e Linux... Eterna Saúdade das Voodoo 2 :)
 
Muito obrigado pela explicação Ketheriel!

Faz sentido essa diferença por causa do DX11 e do OpenGL. Mas então em termos de melhorias em termos energéticos e assim? Eu noto a gráfica mais quente no Linux que no Windows, ou pelo menos parece-me a gráfica, já que é na zona onde ela está. Ou será que é só ideia minha e nesses termos é igual? Se calhar também acontece devido ao kernel não? Se calhar é isso que estou a tirar da equação...
 
Eu nao faço utilização intensiva das capacidades 3D, normalmente é um compiz (indirect rendering) com um GNOME2 (e um WoW casual/pvp); Nas placas da minha geração (hd4xxx) creio que é normal que o GPU atinja temperaturas maiores (é o que me acontece a mim). Por vezes (que também é o meu caso num VAIO) tens um unico pipe para o GPU e CPU o que não é tão eficiente. Relativamente à bateria sou-te honesto, pouco me interessa; a minha utilização normal normalmente implica trabalhar remotamente, pelo que 2 horas de bateria chega-me perfeitamente para 99.9% dos casos. Penso que quem normalmente compra hardware com placas mais poderosas (normalmente nvidia/ati) sabe que os consumos disparam com utilização intensiva.

A experiencia que tenho é que os drivers da AMD teem uma performance termica 'normal'. Quanto ao Windows uso raramente para o WoW (tirar proveito do DX), é normal que o portatil aqueça um pouco :)

NOTA: tens algumas definições que podes alterar no software da ATI (afinal de contas é a justificação para poluir o meu sistema com a Qt :))
 
Actualmente o catálogo de jogos Glide para Windows pode ser aproveitado com a ajuda do emulador nGlide que é compatível com o Wine, incluindo jogos para DOS desde que instale a versão Win32 do DOSBox com o patch de Gulizoka ou Ykhwong do qual implementou a emulação das placas Voodoo no DosBox.
http://www.zeus-software.com/downloads/nglide
Digo que se deve usar a versão Win32 do DOSBox para que o emulador use os dll do nGlide, uma vez que é um programa do Windows e só corre no Linux pelo Wine. Ao contrário dos outros emuladores do Glide, o nGlide já suporta quase todos os jogos e API das placas Voodoo para DOS (usando o DOSBox modificado) e Windows, mas a emulação foi implementada via Direct3D 9 por ter sido melhor e a mais eficiente de acordo com a equipa que escreveu o programa. Uma vez que o Wine suporta o Direct3D 9, o programa funciona no Linux.

Como pequena curiosidade, o nGlide é até agora o único emulador capaz de correr o jogo The Elders Scrolls: Redguard que é um jogo para DOS que suportava o Glide, mas deve-se usar a versão modificada de Ykhwong do DOSBox para poder correr num computador moderno. ;)
A lista de compatiblidade dp nGlide é a seguinte:
http://www.zeus-software.com/downloads/nglide/compatibility
 
Excelente notícia. Melhor ainda se conseguirem por, para além de clientes nativos dos jogos (L4D2 (que pelos notícia já está a ser trabalhado), HL2, TF2, etc.) o Source SDK a funcionar também.
 
Back
Topo