Novidades no Steam para Linux

Ah ok, já percebo o teu raciocínio, mas o meu não foi bem esse. A minha ideia era mais em termos de compatibilidade com os sistemas operativos em si. É que o Steam, o que faz, é correr o EXE (ou o equivalente em Mac). Se os jogos fossem em formato próprio Steam, por exemplo, isso garantia um bom avanço na compatibilidade do SO, sendo só o motor gráfico a única incógnita, se bem que também seria possível ter uma parte da sandbox a processar um motor gráfico standard. Isso era mesmo o ideal...
 
Vou instalar o ubuntu pela primeira vez na minha máquina fixa e ver como se porta o heaven benchmark nele comparativamente ao windows

Cumps..
 
Ah ok, já percebo o teu raciocínio, mas o meu não foi bem esse. A minha ideia era mais em termos de compatibilidade com os sistemas operativos em si. É que o Steam, o que faz, é correr o EXE (ou o equivalente em Mac). Se os jogos fossem em formato próprio Steam, por exemplo, isso garantia um bom avanço na compatibilidade do SO, sendo só o motor gráfico a única incógnita, se bem que também seria possível ter uma parte da sandbox a processar um motor gráfico standard. Isso era mesmo o ideal...

A Steam por si só não é um 'software environment', é uma loja virtual e um Launcher, vai estar sempre dependente da camada mais baixa que é o sistema operativo. O que estás a imaginar é uma máquina virtual, como o Java ou o .NET Framework. A ideia que falas é boa a nível de cross-platform, mas nunca irias ter um desempenho máximo, toma o Minecraft como exemplo, para optimizares o teu jogo precisas sempre de aceder aos recursos do sistema operativo.
 
Já que estamos com isto na manga!

Sempre me perguntei como é que o MAC corria jogos como por exemplo o assassin creed que é um jogo que usa Directx e não OPENGL.
Como é que isto pode funcionar lá?
Portaram o jogo para OPENGL?

A mesma historia se passa com o serious sam e o seu serious engine3

Cumps...
 
Já que estamos com isto na manga!

Sempre me perguntei como é que o MAC corria jogos como por exemplo o assassin creed que é um jogo que usa Directx e não OPENGL.
Como é que isto pode funcionar lá?
Portaram o jogo para OPENGL?

A mesma historia se passa com o serious sam e o seu serious engine3

Cumps...

Sim, devem ter portado ou então nas piores das hipoteses, devem ter criado uma camada de compatibilidade DirectX -> OpenGL, como o Wine, mas específica para aquele jogo.
 
Já que estamos com isto na manga!

Sempre me perguntei como é que o MAC corria jogos como por exemplo o assassin creed que é um jogo que usa Directx e não OPENGL.
Como é que isto pode funcionar lá?
Portaram o jogo para OPENGL?

A mesma historia se passa com o serious sam e o seu serious engine3

Cumps...

O AC, penso que seja tipo Wine, tal como muitos outros jogos para MacOS. Agora o Serious Sam é que está mesmo a ser portado para OpenGL, tal como a Valve está a fazer para o Source Engine.
 
Os jogos da Ubisoft e da EA que foram portados para o Mac OS X que são dependentes do DirectX utilizam o Cider, que é a versão compilada para o Mac OS X do Cedega/WineX baseado numa versão obsoleta do Wine datado de 2001 :002:.
Outros jogos como o Witcher 2 optaram por usar o Winelib (as bibliotecas do Wine) ou o Wine 1.4 ou até as versões 1.5.x com determinadas modificações.
O grande problema é que no Linux ninguém usa o Cider por ser obsoleto comparado com o Wine 1.5.x que é claramente superior, não somente pela implementação muito boa do Direct 3D (embora a sua principal frustação da equipa de desenvolvimente seja a lentidão de implementação e complexidade do DirectX 10 e 11), como suporta muita coisa que o Cider nem sequer funciona!
(O exemplo mais flagrante é que o Cider não é compatível com o .NET, ou possui um substituto integrado do Internet Explorer).

A Valve aceita o uso do Wine para correr os jogos que não possam ser portados para o Linux, mas aqui eu creio que esta companhia devia não apenas ter criado um launcher nativo, mas podia empacotar os jogos Windows juntamente com as bibliotecas do Wine de forma transparente, como ocorre no Mac OS X, e assim os dois tipos de jogos corriam na mesma aplicação Steam e era muito provável que poucas pessoas se importassem como os jogos corriam, desde que tivessem uma boa performance.

A respeito do DirectX 11 pelo Wine, a melhor solução era adoptar a API Gallium 3D para todos os drivers gráficos (que no Wayland é a única API compatível com este novo servidor gráfico), porque esta API de baixo nível não só contêm as primitivas do OpenGL como as do Direct 3D (9/10/11), o que permitiria os jogos a correrem no Wine a terem uma interface directa à GPU usando o DirectX do Wine via Gallium 3D, sem a necessidade de converter internamente para openGL.

Acreditem que o Gallium 3D é melhor API para placas gráficas, porque quando instalei o Lubuntu 12.04 num antigo computador com uma placa ATI com 32 Mb de VRAM, e ao usar os drivers open-source baseados no Gallium 3D, os jogos pelo Wine melhoram e muito a sua performance gráfica, e reduziu o consumo de memória RAM. :)
 
já agora fico muito curioso, será que existiu grande perca de performance/gráficos entre as versões mac/windows do assassin creed por exemplo?

Digo isto porque segundo várias análises as perdas de performance entre windows e Mac em jogos como o portal chega a ser de quase 20fps para o mac!

É isso que me assusta na questão do gaming em linux

Cumps..
 
Última edição:
Fiquei muito curioso acerca desses drivers open source baseados no Gallium 3D, os drivers da Nvidia que são open-source "Nouveau" , serão baseados no Gallium 3D? Onde posso buscar esses drivers baseado no Gallium? Cumrpimentos.
 
Instalei o ubuntu o my system actual e ja desinstalei, drivers proprietarias não trabalham decentemente, aparece em marca de água no canto inferior direito do ecrã "AMD Unsupported"

Bastava meter um video do youtube a correr para o browser crashar, usei chromium e firefox em flash e HTML5

Tentei tambem correr o heaven e nada, a mesma coisa acontecia!

Até as drivers amadurecerem paciência
 
Instalei o ubuntu o my system actual e ja desinstalei, drivers proprietarias não trabalham decentemente, aparece em marca de água no canto inferior direito do ecrã "AMD Unsupported"

Bastava meter um video do youtube a correr para o browser crashar, usei chromium e firefox em flash e HTML5

Tentei tambem correr o heaven e nada, a mesma coisa acontecia!

Até as drivers amadurecerem paciência

Pois a familia 7000 está complicado, mas em drivers open-source que pelo que sei só dá em 2D. Instalaste a ultima versão do site da AMD?
 
Não consegui, mencionou que tinha drivers mais antigos instalados, para eu desinstalei, pesquisei um bocado como é normal, e corri uns comandos no terminal mas sem sucesso, nunca consegui instalar os 12.6..

Mas não fiquei muito chateado.
Só que pronto tinha o windows 7 instalado com licença MSDN-AA e já me passou o prazo do acordo, nao tinha backup da instalação nem da key e eu enganei me nas partições e mandei o w7 a viola ^^

Agora para remediar instalei o windows 8 e apesar de tudo o que dizem dele, acho pelo menos pra ja bastante fluido, basta fugir do metro :P

Mas claro nada disto invalida o facto de querer ver o linux a evoluir, alias quem me dera conseguir ajudar, pois só não utilizo porque tenho sempre problemas com alguma coisa, e sou jogador muito assiduo.

Steam no linux e a adesão de muitos dev's iriam-me fazer trocar de windows pra linux decerto, mas acho que o suporte tem de ser melhorado, e se a steam tiver sucesso no linux, prevejo uma grande evolução no suporte de drivers e evolução do openGL.

Cumps..
 
Later this year, L4D2 will be available on a brand new platform. It will be one of the first Valve games to be released on Linux. This will allow Linux users to run Steam and play the game directly without having to run additional software. You can follow the development HERE and we will have more information later this year as we get closer to release.

http://www.l4d.com/coldstream/

Nada de novo, mas vale a pena notar.
 
Não é o único a pensar assim, o win 8 vai ser um fail

Acho bem que ele ponha o peso todo da Steam em Linux. Mas não acredito na existência de uma alternativa credível nas distros tradicionais de Linux para o Windows 8.
Se a Google fundisse o Chrome com o Android, comercializasse a sua própria office suite (sempre comprou a Quickoffice...) e apostasse a sério em comercializar PCs Android talves viesse daí alguma coisa. Mas também teriam que convencer empresas como a Adobe a comercializar o seu software em Android...
Ou quem sabe se a Red Hat fizesse uma versão para consumidores do Red Hat Linux.
Ou isso ou a Steam vender mesmo Steam boxes.
 
preferia a Red Hat em vez de android, ou até a canonical.
Parece que não se a valve tiver sucesso com esta aposta, a situação de linux em desktop pode mudar para melhor
 
Acho bem que ele ponha o peso todo da Steam em Linux. Mas não acredito na existência de uma alternativa credível nas distros tradicionais de Linux para o Windows 8.
Se a Google fundisse o Chrome com o Android, comercializasse a sua própria office suite (sempre comprou a Quickoffice...) e apostasse a sério em comercializar PCs Android talves viesse daí alguma coisa. Mas também teriam que convencer empresas como a Adobe a comercializar o seu software em Android...
Ou quem sabe se a Red Hat fizesse uma versão para consumidores do Red Hat Linux.
Ou isso ou a Steam vender mesmo Steam boxes.

Nem quero que tal coisa aconteça..., a google que fique lá no cantinho deles que está muito bem e, além disso, isso do que falas já existe e chama-se ChromeOS e ChromiumOS. Mas é mais uma fusão entre Ubuntu o Portage do Gentoo e o Chrome/Webkit do que própriamente com o Android.

Ubuntu sim, é uma alternativa credivél ao Windows 8 apesar de eu não gostar daquilo e dos bugs que ainda tem, mas é certamente uma boa opção. O KDE é um forte concorrente mas acho que precisava de uma revisão em que fizessem um interface simples, elegante e funcional (não muito diferente do que está agora) mas com as opções de costumização mais avançadas de certa maneira bloqueadas para o pessoal não inventar muito (utilizador comum), para os utilizadores avançados é terem um botão que desbloquea essas opções e era perfeito.

Na minha opinião o ultimo prego no caixão era mesmo a União Europeia obrigar as empresas de hardware a vender os sistemas com a opção dos clientes escolherem o sistema operativo da sua preferência, um Linux qualquer grátis ou licença do Windows (mais 30€ prai). Acredita que muitos iam para o Linux. Isto bem que foi falado há uns anos atrás mas como é óbvio ficou em águas de bacalhau.

O que uma SteamBox se por acaso aparecer por ai e se tiver como OS o Linux, pode é impulssionar e muito a vinda jogos para o Linux.
 
Última edição:
Acho bem que ele ponha o peso todo da Steam em Linux. Mas não acredito na existência de uma alternativa credível nas distros tradicionais de Linux para o Windows 8.
Se a Google fundisse o Chrome com o Android, comercializasse a sua própria office suite (sempre comprou a Quickoffice...) e apostasse a sério em comercializar PCs Android talves viesse daí alguma coisa. Mas também teriam que convencer empresas como a Adobe a comercializar o seu software em Android...
Ou quem sabe se a Red Hat fizesse uma versão para consumidores do Red Hat Linux.
Ou isso ou a Steam vender mesmo Steam boxes.

Nessa parte da Red Hat lançar uma versão para consumidores não é já o Fedora? Podes também comprar um licença do Red Hat e usar normalmente (penso eu).

Eu só espero que os jogos Source tenham a mesma performance em Linux que em Win e assim já posso o tirar de alguns pc´s que uso. Pois esses só "correm" CS:Source (e talvez CS:GO) e TF2. Se o DoTA 2 também funcionar melhor! xD
 
Back
Topo