Novidades no Steam para Linux

E para quem quiser experimentar o Doom 2016 através de WINE, está em free weekend na Steam.
Como usa o Vulkan API, corre quase tão bem como em Windows.
 
Bem, também transitei de Windows 10 para Ubuntu. em Win10 o meu portátil já se arrastava, em Ubuntu a coisa é muito mais fluída.

Claro que trouxe o Steam atrás, de 212 jogos estão disponíveis 59, não é mau e acredito que com o passar do tempo, mais adições deverá haver.

Assim de repente só me dava jeito o Walking Dead Season 2 (embora tenha o primeiro que ainda não acabei e esse já está disponível).
 
A funcionar perfeitamente, estes gajos da feral fazem grande trabalho! Tudo em very high ;) Tive ainda pouco tempo, deu para passar o primeiro nivel.
Notei apenas que usa mais RAM que no Windows, de resto sem fps counter (se alguem souber de algum favor dizer) não notei grande diferenca.

20180419_163640346_iOS.jpg


qualidade de foto terrivel mas da para pereber :lol:

vIqkS
 
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Já agora, EDIT: já tem comparação nvidia e AMD

20-Way NVIDIA GeForce / AMD Radeon GPU Comparison For Rise of The Tomb Raider On Vulkan/Linux
initial benchmarks of Rise of the Tomb Raider on Linux with Radeon GPUs while making use of the Mesa RADV driver.
The handful of Radeon graphics cards from Vega to GCN 1.0 were tested while using the Linux 4.16 kernel and Mesa 18.1-dev from the Padoka PPA on Ubuntu 17.10.
The NVIDIA tests were done using the 396.18 beta driver, which Feral lists as a requirement for this game. In the testing with the NVIDIA Kepler / Maxwell / Pascal graphics cards with the 396.18 driver for this game it's worked out fine with my initial testing from Ubuntu 17.10.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=tomb-raider-20&num=1
 
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Xii Estou super curioso para ver resultados, infelizmente o único que posso eventualmente testar será o STALKER, mas quase que me apetece instalar propositadamente só para ver o performance esperado :D
Damn excelentes noticias!
 
@blaster_00 Não é o ultimo, mas é um enorme passo. :)
Falta algumas tools que ainda uso para trabalhar, tirando isso quase que já se pode migrar, isto se isto dos jogos funcionar bem.
Não esquecer que continua a faltar os jogos da EA :P e o fortnite ^^
 
Isto é baseado no DXVK, do qual tinha falado até mais acima, e desde que alguém decidiu abandonar o DX -> OGL (acho que só para para DX9 - OpenGL, conhecido por D3D9 ou Gallium 9 funcionava bem no MESA), as coisas começaram a avançar muito mais rapidamente quando alguém decidiu usar o DX -> Vulkan.

A verdade é que havia outros projectos DX -> Vulkan
While there's long been VK9 as an effort to get Direct3D 9 running atop Vulkan and Wine developers planning VKD3D for Direct3D 12 over Vulkan, now coming in between is DXVK for Direct3D 11 support.

DXVK is a two month old project working to implement Direct3D 11 using the Vulkan API. The end goal is that DXVK could be used by Wine for accelerating Direct3D 11 using Vulkan rather than currently with its translation layer to OpenGL.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=DXVK-Direct3D-11-Vulkan

tal como este artigo dizia, isto é um projecto que terá cerca de 1 ano, mas com o esforço que a própria Valve fez ao contratar vários Open Source developers para contribuir para o MESA,

Daniel Schürmann is the latest, confirmed by Valve developer Pierre-Loup Griffais on Twitter. So they have now hired Samuel "hakzsam" Pitoiset, Timothy Arceri (who previously crowdfunded his work to improve Linux drivers), Andres Rodriguez and more in addition to this latest.
https://www.gamingonlinux.com/artic...veloper-to-work-on-open-source-graphics.11195

o Pitoiset era um open source developer que trabalhava no noveau (nvidia), o Rodriguez era da AMD.

Isto é apenas o início!
 
Valve Offers Up Proton Beta For Testing Steam Play Enhancements
With the current Proton 3.7-4 Beta available today via Steam, there is Python 3 support rather than being limited to Python 2.7, DXVK has been updated to DXVK 0.70 but the D3D10 support isn't yet turned on, better full-screen game integration, logging improvements with PROTON_LOG=1, controller enhancements, and other work.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Valve-Steam-Play-Proton-Beta

Algures no forum alguém colocou um apanhado de jogos testados, a configuração HW + SW
https://docs.google.com/spreadsheet...JmFG8TzOHNnHoj8Q1f8DIFe8-8/htmlview?sle=true#
 
Tenho testado com o Dishonored e até agora tem estado stable.

Quem quiser experimentar basta ir às definições da steam, abilitar o steam play e escolher a ferramenta a usar.

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