Novidades nos clientes GPU e SMP

shello

%erador
Staff
Here are some code development updates on some important client/cores

GPU core: we've got the GPU core running in house and we found and fixed some bugs in our QA stage. We're now continuing QA to see if we find any more bugs. Right now, the GPU core is running on all new ATI cards, so we're excited to roll it out. We are using CAL now (ATI's hardware abstraction layer) and that seems to make life a lot easier, and also should make running a GPU client a lot easier from the point of view of donors, as the driver issues and complexities should now be resolved. We are still looking into an NVIDIA client. The NVIDIA GPUs are very different to program, so a port isn't a simple thing to do. We are looking into this, though.

SMP core: right now, SMP on Linux and OSX is behaving fairly well, whereas Windows is giving some issues. This is perhaps not a surprise, since the SMP code must use MPI, which has its origins on UNIX and is a newcomer to Windows. We have been working with Windows MPI developers to improve the situation, but they tell us this isn't a simple fix. Since we are in the business of studying proteins, not writing MPI libraries for Windows, we will wait until the MPI experts improve the Windows MPI before we make any claims of improvement there.

Finally, beta clients will be expiring soon, and we are in the process of QA for new clients. We will also extend the expiration deadlines in the future clients to give some more time, and since the clients are appearing to be maturing.
Fonte: F@h blog

Para quem não se dá muito bem com inglês, ou quer ler o mais importante, fica aqui uma síntese:

O cliente GPU está a ser continuamente melhorado e neste momento está a correr em todas as placas gráficas ATi mais recentes. O cliente para NVIDIA ainda está a ser analisado.
Os clientes SMP estão a funcionar bem em Linux e OSX, porém em Windows está mais complicado. Estes clientes beta vão expirar em pouco tempo, novos estão para sair. Os prazos de entrega de WUs vão também ser um pouco alargados.
 
Já agora gostaria de saber, se seria possível ter o cliente gráfico e o cliente screensaver ligados ao mesmo tempo, isto porque se o gráfico usa o CPU e o screensaver a gráfica, em principio não deve haver problema certo?

Pelo que estive a ler pela Faq, eles referem que podes ter dois clientes ligados ao mesmo tempo mas apenas referem a consola.

Seria muito bom se pensassem nisso, uma vez que o cliente gráfico/consola apenas usam na sua maioria o CPU e o screensaver a GPU, colocar os dois a funcionar ao mesmo tempo, de forma a render ainda mais no Folding!
 
O cliente screensaver não usa a gráfica — é tipo o cliente gráfico, mas só que só corre quando o screensaver está activo (que passa a ser o cliente).
O cliente que usa a gráfica é o cliente GPU.
 
Pelo menos não é isso que diz a FAQ.

"Does the screen saver use a lot of CPU time?


The screen saver is designed to use very little CPU time. Even without any OpenGL hardware, the screen saver only uses about 5% of the CPU time for graphics. If you have some sort of OpenGL support on your graphics card, the CPU time becomes virtually zero. "

Acrescento ainda que:

" The graphical console version shows the same info as the screen saver, just in a window. You should run it if you

* want to be running Folding@home all the time
* don't want a screen saver
* like to see the guts of what's happening

You should run the "screen saver only" version if you

* you don't want to run Folding@home all the time,
just when you're not using the machine"

O que dá a entender que a versão screensaver não só é diferente da versão "gráfica"
mas tambem que uma usa o CPU e outra a GPU, dai a minha duvida
 
Estive a ver e isso é referente aos clientes Screensaver (que fazem uso apenas do CPU). O cliente GPU (FAQ, thread) usa o GPU para fazer os cálculos (apesar de o CPU estar a ser virtualmente usado, mas isso é um "bug" e outra história, acho que está pela thread).

Aquela primeira transcrição, ao que eu entendi, responde (apesar de não ser explicito na questão) a quanto tempo de CPU é que é utilizado para gerar os gráficos da proteína (cerca de 5% para um PC sem grafica com suporte OpenGL, e virtualmente 0% para PCs com gráficas que suportem OpenGL (porque aqueles gráficos são gerados por OpenGL -> gráfica)).
 
Boas

Shello, então dizes que os prazos das Wu's para SMP iriam ser alargados com esta nova versão do cliente, mas a Wu que recebi hoje ainda tem "apenas" 4 dias de deadline, se muda-se para 5/6 dias era excelente.
 
Bom, peço desculpa, devo ter expressado mal. O que eu sei é que no futuro (não necessariamente nas releases mais próximas) as WUs SMP vão ter uma deadline um pouco mais alargada.
 
keria por isto a correr na minha 3870 que deve dar pau ao AMD64 3500+, foi fazer o download do cliente GPU da pagina da stanform mas fazo run e dizme que ja expirou tenho que esperar por nova versão ou ela ja anda por ai mas escondida?
 
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