Novo Apple Cinema Display

Antes de mais,. começo por dizer que tenho um Ipod portanto estou-me a lixar para as marcas quer sejam Apple quer sejam HP, quer seja outra qualquer.


Apenas te posso dizer que é preciso ser um bocado cego para dizer que estes novos Cinema Display, são mais bonitos que os HP de 22 ou de 24 :o Metendo a qualidade do display de parte,já que ainda ninguém o deve ter visto ao vivo (pelo menos com olhos de ver), o HP é em tudo superior. Um exemplo é o braço oscilante totalmente ajustável que em altura quer em inclinação assim como por exemplo, a possibilidade de virar o monitor a 180 graus.

Depois ainda estou para perceber a obsessão que muitas pessoas teem com o design da apple, porque sejamos sinceros....é TUDO IGUAL. Nunca vi um imac diferente de outro, com diferenças minimamente decentes a nivel estético (que é o que aqui se está a falar).

Contam-se pelos dedos de 1 mão os Imacs que não são brancos.

Quem diz Imac`s diz Mac Pro`s e Mac Books.

Tem um visual em TUDO iguais às anteriores e ás anteriores...e ás anteriores versões. Sempre o mesmo branco boriiiiiingggggggggg.

Tudo bem que quem compra um mac geralmente é um apreciador de vídeo, de fotografia ou de uma àrea similar, e a estética é o que menos conta...mas não me venham dizer que teem uma estética boa, porque não teem. Então comparar a estética do Cinema Display com o HP W2207H por exemplo é de bradar os céus.

De tantos posts tinhas logo de pegar no meu.:p Sinceramente, desculpa a frontalidade, o teu post não faz grande sentido. Obvio que a apple é rainha e senhora no que a design industrial e de produtos diz respeito. É uma das suas imagens de marca e o design aborrecido que mencionas e sempre igual nos seus produtos segue a linha que as marcas de excelência seguem, que é deixar uma continuidade com o passado, não rompendo com ele, mas evoluindo. É isto que marcas como a BMW e Mercedes fazem nos seus automóveis e é isso que a apple faz também com os seus produtos. A meu ver é uma base de respeito e uma opção muito inteligente.

Não gostares dos produtos não implica que sejam maus. No que concerne a design está para nascer algo que seja unânime e que agrade a TODOS. Naturalmente haverá quem não goste do design dos produtos da apple. Mas a grande maioria gosta e assume que a imagem dos produtos da marca têm um toque especial que faz a diferença, ditando inclusivé modas para outras marcas e para outros segmentos de mercado com os produtos que lança. Sinceramente, dizer que a apple não faz bom design industrial é o mesmo que dizer que a Mercedes não sabe fazer carros.

O mercado da HP é completamente distinto do da apple. É feito para um consumidor mais comum. Posso dizer-te que a HP sofreu uma grande revolução interna no que diz respeito ao design dos seus produtos. Sei disto porque li um artigo sobre esta matéria.

Digo-te mais. A HP na década de 90 foi um desastre lançando produtos que nada tinham a ver com a empresa nem com o seu historial em termos de design industrial. Eles foram lançando produtos ao desbarato, sem qualquer base, sem transmitir a imagem da marca nas formas do produto. Isto é um erro e é exactamente o que a apple nunca fez. Mas voltando à HP, eles perceberam que o consumidor já não identificava a marca nem o design da marca nos produtos que eram lançados e resolveram agir. Fizeram um restyle do logotipo e mudaram toda a cultura interna de comunicação no que a design industrial dizia respeito. Criaram uma série de normas que tiveram como objectivo padronizar a forma como os produtos eram desenhados, tentando criar uma base sólida. E conseguiram. O design de produto da HP está bem e recomenda-se.

Contudo, está muito longe de ser uma das coisas que caracteriza a marca, como acontece com a apple. Se leres 2 posts mais abaixo do que citaste verás sem grande dilema que eu mesmo disse que o cinema display falhava na parte de não permitir ajustes verticais e no facto de ser glossy. Se é uma falha sobre o ponto de vista do design do produto...talvez. Eu acho que é uma opção da marca, teria certamente outras implicações que a apple não está disposta a assumir por questões comerciais ou até de produção industrial. Quiçá até será por uma questão de manter a tal coêrencia com o passado.

Mas, este testamento todo para dizer que simplesmente não são sequer monitores comparáveis. O da apple é um produto de gama alta destinado para quem quer ter um bom monitor para trabalho gráfico e de imagem. O seu price-range faz com que o seu acesso seja restrito. O da HP é um monitor para as massas.

Se gostamos do produto ou não, isso já é do foro subjectivo. Agora, que o produto apple é bem superior sobre o aspecto do design e mesmo sobre o aspecto técnico e tecnológico, isso parece-me bastante óbvio. Cada um vê o que quer ver e todos temos mais é de respeitar a opinião de todos...e chamar as pessoas de cegas quando apenas não têm a mesma opinião que nós não é uma opção inteligente para um debate que se quer racional e sustentado em argumentos válidos e não de ordem meramente subjectiva.

Cumps,
michael c
 
....é TUDO IGUAL. Nunca vi um imac diferente de outro, com diferenças minimamente decentes a nivel estético (que é o que aqui se está a falar).
Contam-se pelos dedos de 1 mão os Imacs que não são brancos.

Desculpa lá chamar-te ignorante mas isso é o que acontece a quem cospe para o ar. Corre sempre o risco de levar com o cuspe em cima.

Ficas a saber que o 1º iMac foi lançado em 6 de Maio de 1998 (+ de 10 anos) e nada tem a ver com o actual iMac.

Para que não voltes a cair no erro de dizer tamanho disparate deixo-te aqui o link com todo o historial dos iMacs AQUI.
 
O ponto central da minha questão não é ser estéticamente bonito ou feio (eu acho que é simplesmente sem sal)...a questão é que é tudo igual. A Apple é só uma marca e queria o design para si própria, logo ai estão "barrados" a um design por geração...a questão é que não varia nada (ou quase nada), entre gerações...se não querem ter trabalho a mudar o design ao menos meteriam novas cores no mercado como nos Ipods por exemplo.

Era refrescante! Foi o que faltou no lançamento destes novos macs...frescura é a palavra certa.

Apesar de concordar que o período aureo do design Apple foi a introdução das cores no imac sanita, estás a ver mal as coisas... Quando se fala do design da Apple ser "especial" não se está a falar dentro da linha da Apple, mas sim comparando com todo o mercado da informática.

Se reparares até o Mac Mini que já tem uma catrefada de anos tem alumínio + superfície branca É a linha geral do aspecto e materiais, e devera ser substituído em Janeiro (I Hope)... que era comum a toda a linha. (agora é o plástico preto)

É a estratégia motivada pela selecção de materiais e ao progresso técnico (este "novo monobloco" é um exemplo)... depois vêm as tácticas aplicadas a cada modelo com pequenos ajustes de cores, de aspecto, de portas, de placas de video muito derivados à evolução mercado para onde se destinam.


Por outro lado quando se fala em inovação estética made by apple, está-se a falar do design comparativamente com o resto do mercado. basta pensar: Apresenta-me uma marca informática que com um simples olhar a reconheças imediatamente pela sua beleza...

O que é chato quanto a mim é as outras marcas não apostarem neste aspecto, e fazem cinquenta mil linhas todas diferentes entre si, e iguais às dos concorrentes...a única que me vem à cabeça e que consegue da mesma forma "superar a concorrência" prima exactamente pelo contrário... é a Lenovo/IBM que por serem tão quadradões (e excelentes máquinas, atenção seriam a minha segunda escolha) pretos rugosos e com o clito... são reconhecidos em qualquer lado...

Mesmo a SONY tem excelentes peças de design nas suas linhas de topo, e chega cá abaixo aos modelos de "entrada de gama" e a única coisa que os destingue dos toshiba... é o logotipo nas costas...e nós sabemos quais são os que estão expostos normalmente, aqueles que o consumidor normalmente vê no meio de tantos outros.

Até o o raio dos novos netbooks parecem todos iguais... excepto o magalhães, claro!
 
eu que o diga.tenho o Apple Cinema HD Display de 30 polegadas, é um regalo para os olhos
a nível de imagem do melhor, nível gráfico excelente.
para ver filmes, fazer trabalhos, fotografias, jogos, vídeos não se pode pedir + 5estrelas!
 
será que um designer irá gostar de ter no seu mac pro um ercã desses? a reflectir a luz do tecto, a luz que sai da janela e ajeitar o cabelo a toda a hora?

LOL :P

Por acaso uso maior, LCDs Sansumg 26" e 23", o primeiro da série 4 que para mim é de excelente qualidade, o segundo da série 3 que se comporta perfeitamente como monitor secundários e não, não ajeito o cabelo a toda a hora, ando sim sempre stressado com os prazos e ainda não descobri uma cadeira confortável por isso doi-me sempre o rabo de estar tanto tempo sentado e vidrado aos monitores :confused:
 
Porque é que tanta gente continua a pensar que design tem que ser unica e exclusivamente uma peça bonita ?
Design é a união de beleza com ergonomia e funcionalidade, e aqui sim no DESIGN da apple sempre ouve a preocupação de criar produtos com estas caracteristicas. Basta ver por exemplo, o que para mim é um feito extraordinário de design, a criação do magsafe, pk raio nunca ninguém se lembrou ? isto é design, a funcionalidade e utilidade desta tecnologia é que faz da apple lider no mundo criativo. Porque um utilizador apple sabem que pode contar sempre com estes promenores de design que nenhuma outra marca se preocupa, e para que isto acontece é necessário investigação e é por isso que nós apple users pagamos com muito gosto pela diferença.
 
Porque é que tanta gente continua a pensar que design tem que ser unica e exclusivamente uma peça bonita ?
Design é a união de beleza com ergonomia e funcionalidade, e aqui sim no DESIGN da apple sempre ouve a preocupação de criar produtos com estas caracteristicas. Basta ver por exemplo, o que para mim é um feito extraordinário de design, a criação do magsafe, pk raio nunca ninguém se lembrou ? isto é design, a funcionalidade e utilidade desta tecnologia é que faz da apple lider no mundo criativo. Porque um utilizador apple sabem que pode contar sempre com estes promenores de design que nenhuma outra marca se preocupa, e para que isto acontece é necessário investigação e é por isso que nós apple users pagamos com muito gosto pela diferença.

sublimept, muito obrigado pelo post. Já estava quase a rebentar por só estar a ler parvoíces no que diz respeito à disciplina do design.
Como dizias:

DESIGN = FORMA + FUNÇÃO (onde se inclui a ergonomia).

Design é também uma disciplina em que cada projecto é um conjunto de compromissos e concessões. Ou seja, para ter 1 funcionalidade ou pode não ter outra e por aí adiante.
A Apple faz um determinado tipo de produtos com determinadas preocupações e características e, como tal toma decisões em relação ao que fica e ao que sai, em relação ao aspecto e à utilização.
A Apple não compete em números: não estão muito interessados em ter o maior número de portas USB. No entanto preocupam-se com a utilização de um modo que poucos se preocupam.


* Fonte de Alimentação
----------------------
Uma das features que acho que merece atenção neste novo Cinema Display, e que ainda não li referida por aqui, é o facto da fonte de alimentação estar incluída no monitor e não andar pelo chão. Muitas pessoas não ligarão a isto, mas isto tem a ver com a parte da "Função" e o aspecto, porque menos tralhas a arrastar pelo chão - mais prático se torna o ambiente de trabalho. Podem pensar que é coisa pequena - mas a gestão do espaço é também preocupação da Apple e vai muito mais além do que pensar só no ecrã.

* Ecrã: Glossy ou Não
---------------------
É com cada um. Eu gostaria de uma opção em mate, porque uso um dos anteriores Cinema Display que é excelente (comprado a custo -- por isso é bom poupar -- e compensou bastante; dia aderente ***** tb ajudou... :D).
Ainda esta semana falei com um profissional de vídeo que começou a usar um HP Glossy e ele não acha que exitste um problema com isso. Há milhares de opiniões diferentes pela net.
É à escolha. Vamos ver se em Janeiro anunciam o resto da linha de monitores (apenas um palpite) - dado q este por ter uma ficha MagSafe incorporada está mais virado para ser um monitor de apoio para portáteis.
Parece-me, no entanto, que a maior parte dos fabricantes está a seguir a linha GLossy nos seus produtos excepto em modelos de marcas High-End muito mais caros que este Cinema Display.

* Quanto à moldura preta:
-----------------------
segundo me lembro foi iniciada com o actual aspecto iMac e depois foi aproveitada pela HP.
Em termos de aspecto geral — prefiro (gosto) mais o anterior look "moldura de alumínio".
No entanto, a moldura preta vai realçar as cores sem dúvida e ajudar a ler a imagem, o trabalho no ecrã com maior isenção e não ser tão afectado pelo que está presente no campo de visão do utilizador, à volta do monitor.
Mais uma vez, dá-se primazia à Função/Utilização em detrimento de uma preocupação exclusivamente "visual" do aspecto geral.

* Ainda relativamente à Função:
----------------------------
Gostaria de ter visto um único cabo (como nos anteriores Cinema Display — o jeito que isto dá) a sair do Monitor em vez de 2, mas enfim, ainda assim em vez de sairem 4 cabos do monitor saem apenas 2 e um deles ramifica-se em 3 — o que reduz o amontoar de cabos :). Infelizmente não tem porta Firewire no monitor :(.

O que não percebo é como é que as outras marcas não fazem investigação neste sentido — de facilitar a vida dos utilizadores. A Sony é a única que revela algum cuidado em certas gamas da sua linha de portáteis, mas mesmo assim... podia ser melhor.

* * *
Isto são apenas algumas considerações sobre a conversa do "Design" (coloquei aspas de propósito neste caso) que acontece em muitos Tópicos deste forum.
Uma última achega:
Já li por aí a expressão: «Esta máquina (ou qq produto, cartaz, etc) tem muito design». Fica o alerta de que isto é tão ridículo como dizer «Esta cadeira tem muita carpintaria» ou «Este edifício tem muita arquitectura».

* * *
Para o bem e para o mal a Apple faz compromissos nos seus produtos — é uma marca que sabe "vincar" as suas escolhas no desenho dos mesmos seja em termos de linhas, utilização e outras "features".
Depois o que cada pessoa gosta e prefere é com cada um — daí comprar ou não.
No meu caso optei por um Cinema Display de 20" para o meu pc windows — era mais caro que o habitual, mas achei que valia a pena, por isso poupei durante alguns anos (sim, anos) até poder comprar um.

Não me arrependi. :D
 
Última edição:
Atenção que ja vi no outro dia uns HP´s com o logo iluminado pelo tft.....

Ja andam a aprender algo!

A dell e a Alienware já fazem isso ao tempo.

[PT]latrine;3742047 disse:
Se reparares até o Mac Mini que já tem uma catrefada de anos tem alumínio + superfície branca É a linha geral do aspecto e materiais, e devera ser substituído em Janeiro (I Hope)... que era comum a toda a linha. (agora é o plástico preto)

O que podiam fazer ao Mac Mini, era continuar com o aspecto que tem, mas pelo menos podia ter uma solução tipo Cube. Se vires a keynote do Cube, repara que com um click, dava para retirar o chassis que contém o hardware, e assim acedia-se facilmente aos componentes. Isto, em vez de andar com manhosisses para abrir, como no Mini actual.
 
E eu à espera de novos monitores de 30" :(
Trocaria já os meus 4 ACD de 30" por 4 novos LED :)
Mas, sendo LED deveriam ser caros!

Enfim, resta esperar por novidades.
 
O que podiam fazer ao Mac Mini, era continuar com o aspecto que tem, mas pelo menos podia ter uma solução tipo Cube. Se vires a keynote do Cube, repara que com um click, dava para retirar o chassis que contém o hardware, e assim acedia-se facilmente aos componentes. Isto, em vez de andar com manhosisses para abrir, como no Mini actual.


E quem é que se mete a abrir um Mac?

(Isto do ponto de vista de um cliente normalíssimo)
 
E quem é que se mete a abrir um Mac?

(Isto do ponto de vista de um cliente normalíssimo)

Vai pesquisar um bocadinho na internet, vai.
O cliente normalíssimo, nem sequer conectaria as ligações dos periféricos ao computador (em qualquer computador). Além disso, o cliente normalíssimo não é para aqui chamado.
 
Vai pesquisar um bocadinho na internet, vai.
O cliente normalíssimo, nem sequer conectaria as ligações dos periféricos ao computador (em qualquer computador). Além disso, o cliente normalíssimo não é para aqui chamado.
O cliente "normalíssimo" é o único para aqui chamado. Talvez te tenha passado ao lado, mas o público alvo principal dos Macs são as pessoas que querem um produto acabado e não passar metade da vida a resolver problemas, fazer upgrades, etc.

E confia em mim, saber ligar os cabos num PC ou num Mac não é propriamente uma tarefa acima das capacidades de qualquer cliente "normalíssimo".
 
Talvez te tenha passado ao lado, mas o público alvo principal dos Macs são as pessoas que querem um produto acabado e não passar metade da vida a resolver problemas, fazer upgrades, etc.

Depende do tipo de cliente normalíssimo que estás a falar.
Há sempre aquele que pede ajuda ao amigo que percebe mais um bocadinho da poda para mudar a RAM e o disco.

E mudar a RAM e o disco, não é "passar a vida a fazer upgrades".:rolleyes:

P.S.: É incrível como há sempre gente que gosta de contornar os problemas, em vez de confrontá-los ou questioná-los.
 
A ideia do mini era ser um computador estanque, que ninguém pudesse fazer upgrades exactamente por ser um computador de entrada. Experimentas the iWay e se gostares, mudas para um iMac.

Foi assim qeu foi desenhado, mal ou bem, cabe à Apple saber, medindo o seu sucesso de vendas :)

Não foi feito com os nossos objectivos em mente, nem a pensar no user básico, semi-pro ou pro como nós.

BAck to topic pliz!
 
Última edição:
[PT]latrine;3777496 disse:
A ideia do mini era ser um computador estanque, que ninguém pudesse fazer upgrades exactamente por ser um computador de entrada. Experimentas the iWay e se gostares, mudas para um iMac.

Foi assim qeu foi desenhado, mal ou bem, cabe à Apple saber, medindo o seu sucesso de vendas :)

Não foi feito com os nossos objectivos em mente, nem a pensar no user básico, semi-pro ou pro como nós.

BAck to topic pliz!

mas não quer dizer que não seja utilizado para tal. Porque é!
 
Mas isso é porque nós queremos fazer mais... por menos... somos a excepção... 98% das pessoas usam o mini like it was intended to.... outros até usam como isto

minisdark.png
 
Depende do tipo de cliente normalíssimo que estás a falar.
Há sempre aquele que pede ajuda ao amigo que percebe mais um bocadinho da poda para mudar a RAM e o disco.

E mudar a RAM e o disco, não é "passar a vida a fazer upgrades".:rolleyes:

P.S.: É incrível como há sempre gente que gosta de contornar os problemas, em vez de confrontá-los ou questioná-los.
Não se discute a validade de tal objectivo mas sim se é assim ou não. As pessoas querem facilidade nem que seja porque querem aproveitar a vida para fazer coisas de jeito que não andar a arranjar computadores.

Seja como for reconheço que relativamente à RAM e disco, as dificuldades inerentes ao mini são inegáveis e que para mim não dava. Mesmo o iMac não facilita a troca do disco mas é menos chato que o mini.

Seja como for, o perfil usual de pessoas ao fazer um upgrade desses ou pede a um amigo geek ou manda para uma loja. Nunca ou raramente os fazem elas.
 
Desculpa o off-topic, mas ao lado direito são XServe's?

POis... num sei, mas aparentemente são sim senhor...

É um site de Hosting e co-locação onde podes alugar um espaço para meter um servidor teu, e que disponibiliza a possibilidade de comprarem um Macmini e hospedarem o bicho por ti... ao qual acedes remotamente.

A ideia está nice, um servidor dedicado teu... mas ainda fica carote. Se não for para usar a fundo, vale mais um plano normal de hosting.

JPC
 
Back
Topo