1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[NOVO] Bluetooth 3.0

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por qualquer321, 9 de Abril de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 3654)

1. qualquer321

qualquer321 Power Member

Nos telemóveis há uma crescente necessidade de transferir ficheiros (músicas de alta qualidade / imagens 8 Megapixel / vídeos HD / documentos...).

Lembram-se de como o infra-vermelhos ficou para traz em telemóveis? Deixou de servir.
    O Bluetooth ia pelo mesmo caminho, lento.
    Mesmo na versão 2.1+EDR arrasta-se para transferir ficheiros para as memórias de hoje (GigaByte :P).

Alguns previram (fonte) que o WiFi com algumas adaptações pode substituir o Bluetooth
    assim como aconteceu no passado entre infra-vermelhos e Bluetooh
    (por ter maior alcance, maior velocidade...).

A "Bluetooth Special Interest Group" planeia anunciar a versão 3.0 do Bluetooth ainda este mês.
    Vamos ver até que ponto conseguem acompanhar as velocidades do WiFi.

*imagem em: http://www.bluetooth.com

Fonte:
    http://gadgetsteria.com/2009/04/09/bluetooth-30-set-to-be-announced-later-this-month/

Comparação de Bluetooth com outras tecnologias:
    http://www.bluetooth.com/Bluetooth/Technology/Works/Compare/

2. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

parece interessante!! mesmo assim penso que o wi-fi irá ser mais utilizado para transferencia de ficheiros por 1º, ser mais conhecido que o bluetooth 3.0, 2º, porque já muitos telemóveis trazem wi-fi e apenas fazendo algumas modificações (ou instalando alguns programas) serve perfeitamente de substituição ao BT

Cumpsz

3. MANAGER

MANAGER Banido

Na minha opinião vão vingar os dois formatos , vão continuar a vir nos portáteis .

4. fermamar

fermamar Power Member

Eu acho que o bluetooth não é substituivel nos proiximos tempos e tem terreno para avançar ainda por mais uns anos.
    Se repararmos,e que eu saiba,ainda não ha equipamentos de audio (auriculares/carkit´s/etc) e outros como antenas GPS por ex.,que funcionem por wi-fi...é só uma opnião.

Última edição: 9 de Abril de 2009
  5. Sackboy

Sackboy Banido

É possivel enviar ficheiros por wi-fi?tenho o n95,e nas opçoes de envio nao dá para enviar por wi-fi...

6. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

bastante interessante, mas para se enviar ficheiros ainda é um bocado dificil configurar aquilo tudo, daqui a uns tempos quando passar a ser como o BT que vai ser só procurar o que há por aí... ai sim direi que vai ser um sucesso!!

7. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

bluetooth e wifi complementam-se, não se substituem...

8. MANAGER

MANAGER Banido

Grande verdade , tem consolas com comandos bluetooth e com wifi como o caso da Wii.

O meu autorádio tem bluetooth para o mãos livres .

Não faria sentido para um autorádio usar wifi para mãos livres.

9. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

podem substituir-se na função, mas nunca na utilização... o wifi implica sempre protocolos de rede, o que ia encarecer bastante os produtos... experimenta pensar em "custo de produção de auricular wifi e alteração de toda a base instalada e dispositivos compatíveis" vs "auricular bluetooth".

na teoria podes até considerar que se substituem por questões de performance na transferência de ficheiros, mas bluetooth é muito mais que isso. é um "ecosistema" de serviços compatíveis entre diversos dispositivos, de baixo custo e de utilização simples.

10. kaiten

kaiten Power Member

se as velocidades chegarem mesmo aos 490Mbits/s que se especula será fantástico

11. qualquer321

qualquer321 Power Member

Tal como previsto, foi anunciado hoje a especificação "Bluetooth 3.0 + HS".

Mais: http://www.engadget.com/2009/04/21/bluetooth-3-0-hs-gets-official-adds-speed-with-802-11/

12. bansheefreak

bansheefreak Power Member

Tenho uma duvida, por WiFi nao é preciso existir sempre uma rede por perto?
    Tipo na rua sem redes no meio do campo da para transferir por Wifi?

13. LSDigital

LSDigital Power Member

já alguem viu as "pens" (adaptadores) á venda nalguma loja? é que o meu pc não veio com bluetooth 3.0 :(

14. spiny

spiny Power Member

Pelo que vi ele só está previsto sair para o próximo mês, por isso é que o teu pc ainda não tem!

15. LSDigital

LSDigital Power Member

eu sei que já se vende lá por fora,embora não seja fácil encontrar... mas não queria mandar vir pela net... espero que para o próximo mês já vendam sim... no meu nokia C7 já existe há uns meses :)

16. qualquer321

qualquer321 Power Member

Tenha atenção que as velocidades elevadas só são suportadas quando mencionam "HS".
    Só Bluetooth 3.0 não trás essas velocidades (é o caso de alguns telemóveis actuais).

Eu preferia esperar por isto (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=485752).

Última edição: 30 de Janeiro de 2011
  17. LSDigital

LSDigital Power Member

é interessante mas não vão substituir o bluetooth... afinal o 3.0 já tem velocidades de wi-fi e com preços e simplicidade muito mais acessíveis... já para não falar na autonomia, muito mais eficiente com bluetooth... que já tem prevista uma versão de 1Mb/s que até as pilhas dos relógios podem alimentar durante meses a fio....

18. qualquer321

qualquer321 Power Member

No post inicial escrevi (incluindo link):
    «Alguns previram (fonte) que o WiFi com algumas adaptações pode substituir o Bluetooth».
    Isto foi há quase 2 anos. Eles não são os únicos com suas previões, e existem previsões muito divergentes.
    Até tentei partilhar meu ponto de vista para mostrar que sentido faz, sem resultado.

Aguardemos para ver a adesão a Wi-Fi Direct, e até que ponto as previsões acertam.

Partilhar esta Página