Novo Brinkedo!

HoMe_CaNiBaL... andam os 2 por volta dos -41ºC

tens aki uma boa tabela com os freons kuase todos....
http://www.acca.org/news/presentations/ref_summary.pdf

eu tb keria fazer um direct die mas ainda n tenho experiencia em soldaduras a cobre ou prata.... mas ja tenho o material kuase todo... falta ver so se alguem me ensinasse a fazer isto:)
estes sao os compressores k aki tenho prontos a usar (ambos de 1/5hp preparadps pa r12) e as mangueiras pa r22..... era so preciso alguem k me ensinasse a soldar :)

hasta ppl
 
oc_nightmare ok danke!

jagora kual e' a marca do compressor do lado eskerdo?? aspera???e' keu tenhu kuase a certeza k e' = ao meu... :D

um abraco

oc tens pm
 
Originally posted by |Oc|CRASH_OVer
Bio..... a outra pata nao é para ligar o sensor ? lol... olha que secalhar!...

anticongelante... quem mora no porto, tem por 6contos, cerca de 30 ou 40litros de anticongelante -35º para se usar puro, numa loja grande de peças para camião junto da *****... naquela zona!

ou entao... arranjo aqui anti-congelante para solução 50/50 (agua destilada) que aguenta -40º...
mas fica por 40€ 15litros (+15 de destilada)

para mim vai ter mesmo que ser este ultimo....

kerem que eu diga os cabos? xiça... esta cena ja veio montada! n apetece nada desmontar e depois sobrarem peças llolll... a Ventuinha do condensador ta ligado ali tambem...

Usa metanol numa percentagem 1/5 que isso aguenta bem os -50cº e perdes menos capacide de trasnferencia de calor visto que que metanol nem conduz muito mal.

Quanto ao Vapo... bem estou tb indeciso entre direct die ou chiller visto que tenho aqui um radiador de ac de um xara que até tem uma vavula regulavel :D logo estou bastante indeciso.
 
neo tas no dilema???atao eu bou tentar resolvelo... cof cof LOL

kers silencio e baixas temperatura, numa koisa grande?

ou um pouco d barulho, temperaturas ainda mais baixas, e numa koisa pekena k cabe debaixo d uma kaixa??

um abraco
 
epá, tenho aqui um caixote (a famosa case de madeira) que tem espço tanto pra como pra outro, mas previligio o silencio á performance extrema.
 
sim exacto..

inda bou precisar d esferovite pa calar akilo um pouco e arranjar ***** koisa pa por, por debaixo do compressor, do genero d borraxas..

uma pergunta, eu keru trokar a fan k tenhu no condensador por ventuinhas d 120mm, cm e' keu sei k a "troka" d fan's ta' a resultar ou nao?

um abraco
 
Metanol ?...... aquilo que causa cegueira e em casos mais perigosos, a morte?..... nao obrigado lol!

para os -50º uso uma solução de 60/40 ou 70/30 do que anti-congelante que disse em cima, e até tenho mais de -50º se for preciso! sem efeitos secundarios do metanol...
 
crash onde arranjas esse anti congelante para misturar 50/50 com agua destilada?

Tu es do porto nao é ?

Eu sou da margem sul :confused:

o Sensor ja ta ligado de origem no termoestato, nao sei para que serve mesmo akela 3a pata! :confused:

vou ver se o meu compressor da embraco de 1/4hp da para r404a..mas se for mt caro axo k vou mesmo para 134a
 
Originally posted by [BIOHAZARD]
crash onde arranjas esse anti congelante para misturar 50/50 com agua destilada?

Tu es do porto nao é ?

Eu sou da margem sul :confused:

o Sensor ja ta ligado de origem no termoestato, nao sei para que serve mesmo akela 3a pata! :confused:

vou ver se o meu compressor da embraco de 1/4hp da para r404a..mas se for mt caro axo k vou mesmo para 134a

a 3pata no termostato???s nao m engano e' po "terra"..o meu terra tb d fora e tb tenhu 3ligacoes..

Originally posted by |RickY|
o meu direct-die para a grafica, não faz barulho, 2 fans de 120 silenciosas servem para o condensador e o compressor nem se ouve

:P

ricky poxo trokar a fan do condensador, mas como e' keu sei s tao a fazer o trabalho do k com a fan grande??

um abraco
 
tenho quase a certeza que nao e para a terra porque ha duas patas mais pequenas por cima das 3 que falo, e tem gravado nelas o simbolo do ground/massa!

A fan do meu creio que vou tentar meter umas resistencias a ver se ela nao puxa tanto...ou um rheostato!
 
Assim k tiver novidades vou metendo aki, mas está tudo pendente do drier e do condensador, ou seja enkuanto ele nao trouxer nao posso fazer nada... :rolleyes:
 
d nos os 3, eu sou o k tenhu mais sorte e menos trabalho...lol

ja' tenhu tudo montadinho e' so' dar uima lixadela pa tirar a tinta branca k tem pa ficar todo bonito, k d resto...o k m falta e' o tubo flexivel (tubo d succao) e o evaporador, dp so' isolar e arranjar maneira d o prender a' mobo...

a ver vamos...
 
(cof, cof*) metanol é um solvente tal como a acetona e diluente sintecico/ceuloso! Logo é toxico como qualquer outro.
Os unicos perigos em trabalhar com o metanol advem do facto de ser super volatil e evaporar mesmo a -10cº, tb é perigoso em caso de contacto perlongado com a pele ou se for ingerido.
Ora, se selares o depósito do chiller cortas logo a evaporaçaõ, tb ñ o vais por a temperar a salada (pelo acho :P ) e se estás com medo de mexer com as mãos calça umas luvas de borracha.
O metanol aguenta até aos -90º sem congelar logo, se usado numa porpoção de 1/5, aguenta bem os -40cº. Aliás, metanol é o melhor anticongelante que podes adionar á agua e muitos dos anticongelantes que pos aí andam usam metanol na sua base alem dos habituais anti corrosivos.
E pra quem ñ sabe, o metanol é usado pra limpar plasticos.
experimenta, se der resultado deu, se ñ der..... olha devia ter dado e fizeste tudo mal :D
 
grande parte dos anticongelantes sao feitos de metanol... dai vem o facto de cheirarem mal e terem todo o tipo de etiketas tipo nocivo, toxico, inflamavel, entre outros.....

se for misturado com agua numa porcao k nao ultrapasse os 50%, os riscos deverao ser mto menores... contudo sejam cuidadosos a lidar com isto, ja ke a chama k produz é transparente e como o |Oc| disse, causa cegueira e, em mtos casos, a morte..... logo, se o deposito estiver isolado, diminuem os riscos em 99.9%...
hasta
 
Good news, o cota diz k me solda akilo na boa, e garantiu k fika bem e aguenta a pressao, já fez ixo num frigorifiko e a verdade é k ele tá a trabalhar bem! :)

Assim os gajos só precisam de testar isto a ver se tem fugas e recarregar o gás, smp deve fikar mais barato! :P

Agora tou com uns problems a tentar contactar um colega meu de coimbra k me arranjou o cobre para os blokos, a ver se ele arranja mais para fazer o evaporador!

Será k alguém me pode dizer se posso soldar o evaporador com estanho como fiz com os blokos de wc, será k aguenta a pressao? :rolleyes:
 
Back
Topo