Novo Brinkedo!

Nice! :)

Já agora uma pekena pergunta, será k dá para meter R410a (é do tipo HFC, assim como r404a e r134a) no meu compressor (1/4hp da Electrolux)?

Para info pormenorizada do compressor: Ver Aki

A temp de condensação do R410 é 13.3ºc +/-, mas a temp de evaporação é -52.6ºc em vez dos -47.2ºc do r404a!

Ah, o r410a tb usa o mesmo óleo (Polyolester) :)

Será k compensa meter R410a? é k 13.3ºc de condensação só com uma fan no condensador vai ser impossível, mas será k mesmo assim vai conseguir atingir uma temp mais baixa doke o R404a?

Se me puderes responder a estas 2 perguntinhas agradecia! :)
 
se a temperatura de condensacao esta acima do nivel é necessaria mais pressao para condensar o gaz..... logo vais ter maiores pressoes, e maiores sao os riscos de se abrirem fugas...

axo que, sendo a temp de condensacao do r410a inferior as temps do ambiente durante a maior parte do ano, deveria ser usado em cascata para melhores resultados.........



























mas nao custa nada tentar:D
 
Pois, mas isso é como dar tiros no escuro! :rolleyes:

Se fosse para usar cascade metia R23 k tem a temp de evaporação a -82.3ºC e de condensação a -24.8ºC :D

Com R404a na 1º stage! :D

Já dava para passar os -100ºC á vontade no meu 1700+ :004:

Mas nada disso! :P

Vou então para R404a! :)

tnks!
 
boa sorte entao....


btw tive agora a ler sobre o r408a..... as temperaturas de evaporacao diferem cerca de 1ºC em relacao ao r404a e funca bem com qualquer oleo... a maior vantagem é que a pressao requerida para o condensar é menor do que o r22 ou r404a..... isto significa que os compressores desenhados pa r12 e r134a fiquem com uma durabilidade maior e nao requer tanto air flow no condensador.......
resumindo... é um gas a ter em conta:)
 
Ola!
Antes de mais queria dar os meus parabens a todos os users que dao o seu melhor para fazer home made chiller's!! Isso é muito bom mesmo!

Eu gostava que alguem me pudesse dar umas dicas do que isto consiste... phase change cooling :)

ha um compressor que comprime o gas, confere lhe + pressao e ele desce de temperatura.. entra em contacto com o cpu, arrefece o e dps condensa (no tubo de sucção??) e volta ao inicio? é qq coisa deste genero ou disse alguma barbaridade?:D

BTW, o que é preciso para se fazer um chiller? tipo lista de peças...

desculpem la se é xatear vos mt mas tenh alguma curiosidade ate pk vou ter um processador k deve ser fix pa isto :cool:
 
Originally posted by oc_nightmare
boa sorte entao....


btw tive agora a ler sobre o r408a..... as temperaturas de evaporacao diferem cerca de 1ºC em relacao ao r404a e funca bem com qualquer oleo... a maior vantagem é que a pressao requerida para o condensar é menor do que o r22 ou r404a..... isto significa que os compressores desenhados pa r12 e r134a fiquem com uma durabilidade maior e nao requer tanto air flow no condensador.......
resumindo... é um gas a ter em conta:)

ui.. oc tas a falar pa mim... hihihi eu tinha ja' negocio feito com o chiller e pontos, pla segunda x cortou se...agr e' mmo...bou fazer uso dakela cena...primeiro keru ber o "power" dakilo, so' dp e' k bou modificalo...hehehe

qt tibers mais news sobre r408a deixa aki!

um abraco
 
Já está pronto o evaporador! :D (finalmente)

Está lindo, embora a pic não seja grande coisa (tirada com o telemovel á noite)...

Mas já dá para terem uma ideia doke ele é ;)

Aki vai:
 

Anexos

  • imagem.jpg
    imagem.jpg
    30,8 KB · Visualizações: 370
fixe fixe :D

eu so abria um pouco mais os caminhos do bloco e com jeitinho para fazeres uma cena perfeita, fazia 2 secções :) tipo outra chapa de cobre com caminhos para evaporação em cima dessa e depois sim basava para o tubo de retorno o que dizes? caga nisso né? :D a pica é mais que muita vai la soldar isso e mostra pics :D

cumps e [[]]'s
 
Infelizmente ele para fazer este partiu uma broca da cnc k custa kuase 4cts 8o

O patrão não cobrou nada por sorte!

Podia muito bem cobrar por estar a fazer akilo k nada tem a haver com eles e para mais fora de horas do trabalho! :rolleyes:

Portanto, não lhe keria xatear tão cedo! :confused:

Mas se tivesse essa ideia antes, tinha pedido ao M@ster mais cobre e fazia isso! :D

Os canais têm 4mm, e inicialmente ia ter 3mm (só k partiu a tal broca e ele teve de tentar com 4mm senao ia partir mais brocas) ;)

As paredes sao de 3mm, portanto se abrir mais os canais, as paredes vai fikar mesmo muito finas! (kuase 1mm!) 8o

Fika assim... pena k amanha tenho muito k fazer o dia todo, terça tá fechado e kuarta vem akilo k falei contigo no MSN e ainda vou ter uns testes na escola entretanto (é o resto k falta)... portanto kero ver se para a semana 'despaxo' isto :D

cumps m8 [][][]'s
 
Já tenho o evaporador soldado a prata!

Tá um mimo! :D

O único senão é k o cota marcou o fundo do evaporador, agora tenho de xatear o meu primo para me alisar akilo, senão faz mau contacto com o cpu! :P

A ver se xateio tb o cota para ir kuarta a sjm para tentar arranjar o tubo capilar, o tubo fléxivel e a neoprene em tubo
(para isolar o tubo capilar e linha de sucção desde o compressor até ao evaporador!) pk a tal loja k carrega frigorificos não tem nada disso, tal como eu desconfiava! Infelizmente eles apenas carregam sistemas, kuando estao estragados eles mandam arranjar noutro lado klker :(

Ricky, se eu não conseguir arranjar isto aki, depois compras-me aí e mandas por correio?

Depois tenho de mandar soldar isto a prata e carregar/calibrar! :D

Tá kuase buddy! :D

m8 já pensas-te montar um cascade e dps fazer um toturial?

Podia ser k me desse depois na tola e tb fizesse um (se não ficasse muito caro claro) ;)
 
Como vocês sabem este projecto fikou suspenso por tempo indeterminado... >(

Btw, alguém k mude isto para o novo sub-forum sff :)
 
Back
Topo