1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo Campus da Apple a caminho....

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por JPS7, 8 de Junho de 2011. (Respostas: 117; Visualizações: 20517)

1. JPS7

JPS7 Power Member

2. henrique2

henrique2 Power Member

Adorei verificar (é mais comprovar) as semelhanças entre as instituições dos dois países :D

Já estou a imaginar o Américo Amorim, ou o Belmiro de Azevedo a apresentarem um projecto para a sua nova sede, serem recebidos em audiência pública na Câmara Municipal, serem bajulados :cool:, e terem um edificio daquele porte e envolvência ser apresentado, projectado, e construido em 3 ou 4 anos... :rolleyes:

Qualquer semelhança com a (nossa) realidade, é mera coincidência!

3. Dukco

Dukco Power Member

Era bom, não era?

4. sporex

sporex Suspenso

Ninguém é obrigado a ficar em Portugal. :D

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Vi o video da apresentação e o projecto parece excelente.

Este projecto fez-me lembrar o que a Mclaren fez em Inglaterra, na sua nova sede. Fica aqui uma galeria de imagens:
    http://www.bbc.co.uk/southerncounties/content/image_galleries/mclaren_building_gallery.shtml

É interessante que o Ron Dennis (CEO da Mclaren) tem algumas parecenças a nível de postura e liderança ao Steve Jobs.

Só a parte em que aquela senhora insiste em que a Apple devia fornecer Wireless à borla é que não sei bem o que dizer.
    O Steve Jobs a apresentar um projecto enorme, com aquela importância, e ela vem falar de wireless à borla?
    Tive que colocar a palma da mão, na testa, em forma de "facepalm".

Última edição: 8 de Junho de 2011
  6. Wookie

Wookie Power Member

Mas melhor do que isso foi a resposta dele... "Se a Apple deixasse de pagar impostos, teríamos todo o gosto em oferecer wi-fi a toda a população."
    Parti-me a rir com esta resposta! É um génio este homem...

7. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

8. L4guna

L4guna Banido

Podes crer, raio da mulher! :D

9. sporex

sporex Suspenso

APROVADO!

Isto faz-me lembrar Portugal. São quase tão eficientes como nós. :D

10. henrique2

henrique2 Power Member

infinite loop, tem agora um novo significado! :)

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já tivemos obras feitas até antes do prazo. A Ponte 25/4 por exemplo.

Só que agora temos uma corja... adiante.

O novo campus é divinal. É que não há palavras :P

Última edição: 12 de Dezembro de 2011
  12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Um pormenor que reparei no dialogo do Steve Jobs foi ele dizer que a HP eram os seus ídolos de juventude e sabe-se que o Wozniak trabalhou na HP.

Acho interessante, porque uma empresa do tamanho da Apple, quando constrói um Datacenter, normalmente faz os servidores e racks à "medida", como o facebook ou a google.
    Alias, o facebook até tem um site onde disponibiliza as instruções de como "copiar" o seu datacenter.
    No entanto, reparei que nas fotos da WWDC, os servidores do datacenter são HP, mesmo numa altura em que a HP tem o WebOS, que concorre directamente com o IOS.

13. paulo.correia

paulo.correia Banido

Ri-me à brava com esta planta....

14. c03lh0

c03lh0 Power Member

HAHAHA parece mesmo! Charters de arquitectos! :D

So true ...

Espertos foram os proprietários das casas do cantinho da daquele terreno que não aceitaram vender, daqui a uns anos irão possivelmente duplicar o valor das suas casas.

15. sporex

sporex Suspenso

Acho que estas a confundir alhos com bugalhos. Servers e Tablets são universos diferentes e não se pode ir em cantigas ou querelas pessoais. Aqui trata-se de montar um datacenter, e há que fazê-lo de forma que o mesmo seja o mais eficiente possível, mas sem descurar o custo. É possível que o negócio da compra destes terrenos à HP, possa ter tido contrapartidas, como a compra à HP de hardware e software para datacenter. Este não é o negócio da Apple!

Outro exemplo é a batalha judicial que opõe a Apple à Samsung. Apesar da peixeirada, não deixam de ter relações comerciais muito proveitosas para ambas as empresas. Há que separar as Laranjas das Maçãs. :D

Duplicar? Estas a ser pessimista! :D

Última edição: 18 de Junho de 2011
  16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Usar servidores bastante normais, para uma empresa como a apple, não é a forma mais eficiente possível.
    No mínimo, estava à espera de ver blades.

Dois exemplos:

Este é um servidor antigo da Google. É um dual Xeon PIV, o que não é nada bom a nível de consumo, mesmo para a altura.
    A board é custom feita pela Gigabyte. Não tem nada que seja desnecessário.
    Não usam Ups. Cada servidor tem uma pequena bateria onde a fonte liga à bateria. A bateria é que se liga à board e assim conseguem 99,9% de eficiência energética. 216W de consumo.

Do facebook, está tudo aqui. Racks, caixas e boards custom build.

A propria HP tem isto, que é bem mais interessante.

17. sporex

sporex Suspenso

Porquê? Sabes alguma coisa sobre o edifício onde está alojado o datacenter? Os blades tem vantagens e desvantagens. Para uma empresa onde espaço é algo que não falta, o que é na verdade importante é eficiência/custo. E eficiência engloba muitas coisas como facilidade em arranjar hardware, facilidade de substituir os componentes que falham etc. Dou-te um exemplo. Já deves ter visto muitas fotos de Blue Genes da IBM. Pois, para o leigo são bonitas máquinas, com uma densidade de cpus por unidade de área (ou volume) brutal. O que nunca aparece nas fotos são as mesas de apoio, com montes de cartridges de PPC450s avariados, dificuldade em arranjá-los, por vezes muito trabalho manual para aproveitar uns quantos, etc. Todo o sofisticado e complexo sistema de arrefecimento que não pode falhar e deve manter a temperatura o mais uniforme possível. Os PPC450 dos Blue Genes parecem lâmpadas de feiras a fundir, o que é natural quando num espaço reduzido podem existir várias centenas de milhares de CPUs. Isto é um caso extremo, mas serve para dizer que alta integração tem vantagens e desvantagens, e que ainda por cima dependem de muitos factores não directamente relacionados com o hardware em si.

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu não percebo a comparação com o Blue Gene. É um uma área completamente diferente e especializada. HPC.
    E num blue gene, quando falha de um nó, não deita a baixo o sistema, como não espero que aconteça com serviços da Apple.
    A meu ver a principal desvantagem dos blades é não haver um "form factor" comum. Depois de se comprar o Chassis, fica-se "agarrado" ao fabricante.

Espaço não falta? A minha opinião é que espaço falta sempre, mesmo que tenhas 1/4 do datacenter ocupado. Ficas com 3/4 para futura expansão se for necessário.
    A primeira vez que vi um servidor em 1U achei fantástico. Hoje em dia em 1U metes facilmente dois servidores, dual socket cada. Se usares um cpu low voltage, melhor.

Eu ainda estou para ver um cpu da Intel e da AMD avariar. Não me recordo. Não digo que não aconteça, mas uma das últimas modas na área de "High frequency trading" na Bolsa é comprar servidores com overclocking em cima. Eu nunca pensei ver, por exemplo, a SGI a venderem servidores com 900 Mhz de overclocking em cima. Gosto muito de oveclocking a nível pessoal, mas é algo que não me passa pela cabeça num servidor.
    No entanto este mercado está completamente a lixar-se para o consumo e/ou problemas. Quanto mais overclocking, melhor.
    Outro caso, que como muita coisa na Google, não sei se é real ou mito. Supostamente pedem à Intel processadores que tenham um limite de temperatura maior que os que são vendidos publicamente, para diminuir a despesa com cooling.

Eu gosto muito dos servidores da HP. Alias, gosto, porque vieram da Compaq e só tive excelentes experiências com hardware Compaq.
    Mas, faço só uma pergunta. Para uma empresa com o tamanho da Apple, achas que há situações em que um DL360 é a melhor escolha a nível de eficiência e preço/performance?

A única hipótese que vejo é se o preço feito foi extraordinariamente baixo.

Eu coloco aqui mais um produto da HP, que me parece muito melhor escolha, o SL6500, pela modularidade. Podes colocar desde um servidor 4U half-size até 1U hal-size e fazer múltiplas combinações sempre no formato 4U.

Não quero transformar mais esta thread em off-topic. É apenas a minha opinião. Não vou insistir se houver opiniões contrárias. :)

19. sporex

sporex Suspenso

É simples, é um caso extremo onde o "form factor" e a alta integração são muito importantes.

Não creio que a Apple tenha problemas de espaço para já. Quando um dia tiver, passa a usar uma solução mais compacta como os blades.

Quando em 1990 desmontei uma NeXT Workstation é que fiquei impressionado. Depois só voltei a ficar impressionado quando olhei para as entranhas de um Blue Gene. Isto comparado com máquinas em racks units 1U, é de outro campeonato.

Também não me recordo de ver um cpu Intel ou AMD a avariar num Desktop. Aliás, um dia um AMD esteve um fim de semana a trabalhar com muito mais de 100º no pelo pois a ventoinha tinha-se avariado, ventoinha esta que ficou completamente derretida. Ainda hoje o CPU funciona. Foi só trocar a ventoinha.

Já num cluster com várias dezenas de milhares de cpus, é natural que a probabilidade de 1 deles se avariar possa ser dezenas de milhares vezes superior à probabilidade de um dos teus CPUs de casa se avariar. ;)

Eu não faço puto de ideia, nem ninguém sem "insider information" pode com certeza saber. Quem já teve algum envolvimento no processo de "escolha" de equipamento informático de grande dimensão, sabe que há muitos outros factores longe de uma escolha racional do ponto de vista técnico.

Ou até pode ter sido uma das contrapartidas oferecida pela Apple para que a HP cedesse o seu terreno para a construção dos futuros headquarters da Apple.

Podes perfeitamente fazer esse exercício, mas é pouco ou nada relevante para perceber as escolhas da Apple.

20. 64kB

64kB Banido

Se cada utilizador Mac (dos 60 milhões estimados), utilizasse 1 segundo de poder de processamento desse data-center, o trabalho só estaria completo daqui a 2 anos.

Partilhar esta Página