Novo Campus da Apple a caminho....

Obvio que os edificios circulares nao sao ideia da Apple. A minha historia nao e das melhores, mas nao e preciso pensar muito, basta pensar nos coliseus. Nao eram de vidro por razoes obvias :p, mas a ideia estava la. Sinceramente prefiro um edificio baixo e grande do que varios altos, mas se calhar sou eu que nao gosto muito de alturas tambem :s
 
Pessoalmente, não acho o projecto engraçado.... Com a verba que a Apple está disposta a gastar nisto, eu teria desenvolvido um projecto bem mais interessante e a Apple pouparia uns trocos visto que certamente lhe fazia um preço mais em conta do que o Norman Foster.. :)


Não gosto de projectos que tenham muitas coisas arredondadas, muito menos gosto de um edifício que seja uma circunferência.
Áreas em curva não são as melhores a nível de eficiência/aproveitamento de espaço...


De resto é um edifício que tenho opinião semelhante a de outros que tenho visto do Norman Foster recentemente..: não é mau, mas também não é nada de especial.
E com os orçamentos que consegue poderia fazer bem melhor...
 
Aparentemente o edifício terá cerca de 470 metros de diâmetro portanto do ponto de vista duma dada área (um open space ou um escritório) não deverá ser muito redondo (sinceramente não tenho pachorra para ir fazer as contas da curvatura). Tendo em conta que a parte redonda é a parte vidrada (a "janela") também não me parece que alguém fosse pendurar lá alguma coisa ou encostar móveis.

Terá vantagens de comunicação interna como aliás já os militares sabem.
 
Sim, a esta escala a curvatura das paredes não será muita, mas ainda assim... não gosto. :P


Quanto à questão da comunicação interna, não conheço o programa/exigências mas parece-me que - também devido à escala - a comunicação entre todos os pontos do edifício não será algo tão importante que uma boa distribuição dos diferentes espaços não permitisse que o edifício tivesse uma forma mais..'livre'.

E se realmente fosse algo muito importante, mal por mal, preferia uma forma pentagonal ou hexagonal. Poderia ser considerado 'O Pentágono' da tecnologia.. :)

Além de que poderiam ter 'jogado' com diferente número de pisos para dar outra volumetria e não parecer um disco tão rígido...
 
Última edição:
Uma coisa são edíficos de vidro redondos, outra coisa completamente diferente é um edíficio redondo com curved glass, é algo cuja aplicação na construção é relativamente recente e que normalmente só se vê em vidros de pequena dimensão, nada como aquilo que a Apple projecta fazer, independentemente de se gostar ou não do edíficio, algo que não lhe falta é inovação.
 
A inovação a projectar um edifício que se pretenda construído é...: questão d€ dinh€iro e núm€ro$...


Hoje em dia o limite para a construção de um edifício é...aonde acaba o orçamento.
[embora em Portugal muitas vezes esse limite seja muito esticado e até multiplicado por 2 ou 3 vezes]..

Seja vidros grandes e complexos, seja vãos enormes entre suportes/pilares, seja consolas brutais salientes da fachada sem apoio, seja construir em [grandessíssima] altura, seja edifícios com capacidade de resistir a terramotos gravíssimos [como alguns no Japão], seja sistemas avançados [mas caríssimos] de eficiência energética ou produção energética para que seja edifício autónomo, etc...
É tudo questão de núm€ro$.

Acredita que imaginação não falta aos arquitectos para inovar a vários níveis.
A questão é o limite do dinheiro...


:)
 
Última edição:
Uma coisa são edíficos de vidro redondos, outra coisa completamente diferente é um edíficio redondo com curved glass, é algo cuja aplicação na construção é relativamente recente e que normalmente só se vê em vidros de pequena dimensão, nada como aquilo que a Apple projecta fazer, independentemente de se gostar ou não do edíficio, algo que não lhe falta é inovação.

Onde é que viste que aquilo ia ser feito com vidro curvo?
Pelo menos nos renders não parece nada... e se efectivamente é curvo é imperceptivel.
 
Bolas, o fanboyzismo (yeah, inventei agora) reflecte-se até nas ideias de construção de um campus da empresa. Decerto será o local de trabalho de sonho para alguns, mas calma...é um edifício. Nem é razão para brindar aos céus nem é razão para gozar. Get a grip on it.
 
Mistura de duas coisas que adoro, a apple e arquitectura, e sendo eu um aprendiz de arquitecto (1º ano) consigo imaginar a dificuldade de desenhar algo daquele tamanho, não é só pegar num compasso e pronto :P
 
Upadate da construção: demolições quase concluídas

DJI00344.jpg
 
Back
Topo