Novo chip CELL quase concluído

NightShade

Power Member
Numa recente entrevista, o presidente da Toshiba, Tadashi Okamura, confirmou aquilo que já se esperava: o desenvolvimento do novo chip CELL está praticamente concluído.

Este projecto conjunto da Toshiba, IBM e Sony já dura desde a Primavera de 2001 e está agora a dar os últimos passos rumo à perfeição.

O CELL é um processador multimédia da próxima geração, virado para a grande capacidade de resolução de gráficos intensivos e ainda para a leitura avançada de todo o tipo de comunicações em banda larga. Confiante nas capacidades do seu novo chip, o presidente da Toshiba afirmou que mesmo que este projecto vem "para mudar o mundo".

Apesar deste chip vir também a ser parte integrante dos próximos computadores da IBM e dos projectos electrónicos da Toshiba, o ponto forte do mesmo será a sua utilização na PS3, a consola da próxima geração da Sony.

Ainda sem dados mais específicos sobre o CELL, sabe-se já que a sua comercialização está agendada para ter início em 2005, durante o Inverno, altura em que a Toshiba comemora os seus 130 anos de existência.

fonte---> G4mers
 
por acaso até n...

Qdo foi anunciado o "CELL" foi anunciado q seria algo MUITO diferente dos CPU´s usados hoje em dia...CPU´s esses usados na XBOX certo?

Assim sendo...mm q a XBOX use um CPU dos mais avançados, se o tal "cell" for uma arquitectura totalmente nova e virada p processamento grafico e de som...n sei pq é q n será melhor...mas ok....

Whatever :D:D:D
 
Uma coisa é certa, a IBM vai ganhar.

PS3 -> IBM Cell
Xbox2 -> IBM Power
Nintendo -> IBM ????

"o presidente da Toshiba afirmou que mesmo que este projecto vem "para mudar o mundo"."

Viva o hype.....:p
 
Flyer disse:
por acaso até n...

Qdo foi anunciado o "CELL" foi anunciado q seria algo MUITO diferente dos CPU´s usados hoje em dia...CPU´s esses usados na XBOX certo?

Assim sendo...mm q a XBOX use um CPU dos mais avançados, se o tal "cell" for uma arquitectura totalmente nova e virada p processamento grafico e de som...n sei pq é q n será melhor...mas ok....

Whatever :D:D:D
Não percebi essa lógica...
Como é que tiras a performance a partir das features do tal chip?
E será que se pode mesmo comparar performances entre plataformas diferentes? De uma maneira justa e imparcial, digo eu...
Tal como digo (quase) sempre, deixa-os sair, e logo se vê... kem ganha somos nós de certeza :D
 
Nemesis11 disse:
Uma coisa é certa, a IBM vai ganhar.

PS3 -> IBM Cell
Xbox2 -> IBM Power
Nintendo -> IBM ????

"o presidente da Toshiba afirmou que mesmo que este projecto vem "para mudar o mundo"."

Viva o hype.....:p


E se não for hype?

Aliás.. A ideia base para a criação do próprio conceito do CELL foi mesmo essa: mudar o mundo do processamento.
Um só super-cpu (ou mais que um em paralelo) capaz de executar todo o tipo de tarefas, acabando com os chips específicos (gráficos, som, etc..).

O CELL nunca teve a mera ambição de ser apenas mais um cpu, e se não mudar mesmo o mundo do processamento, então será um projecto falhado..
 
ToTTenTranz disse:
E se não for hype?

Aliás.. A ideia base para a criação do próprio conceito do CELL foi mesmo essa: mudar o mundo do processamento.
Um só super-cpu (ou mais que um em paralelo) capaz de executar todo o tipo de tarefas, acabando com os chips específicos (gráficos, som, etc..).

O CELL nunca teve a mera ambição de ser apenas mais um cpu, e se não mudar mesmo o mundo do processamento, então será um projecto falhado..

Pois, eu acredito que seja muito bom, etc etc, mas é bom lembrar o hype que Emotion Engine (PS2) levou (a Xbox tb, mas menos). Tb iam mudar o mundo...

Poucas coisas "mudam o mundo". Se este chip fizer isso, é bemvindo, mas vai ter que fazer muito mais do que ser um processador numa consola.

É esperar.....
 
Ainda me lembro de antes da PS2 sair mostrarem demos de personagens do Final Fantasy a dancarem com qualidade FMV e diziam que os jogos da consola iriam ser assim.....
 
Depende muito se a PSX3 será um centro multimédia - há quem defenda que existirão 2 versões até - mas existem dúvidas se o "Cell" será por exemplo capaz de correr um jogo com alta "poligonagem" e gravar um filme/show/documentário ao mesmo tempo...

Como sempre aguardar é o melhor remédio.
 
Nem a xbox2 nem a ps3 me convencem de serem anos luz do que o que temos agora, não espero nada fora do comum, apenas mais potencia e graficos melhorados. Se as consolas novas não trouxerem resoluções maiores vou ficar muito desiludido, a xbox desiludiu-me um bocado na qualidade grafica de uma data de jogos. A ps2 cheirou-me muito a ps1 v.2, vejo-a como uma evolução turbinada da ps1. Apesar da xbox ter grandes graficos em alguns jogos, noutros a ps2 não fica nada atrás e isso acho que não deveria tanto assim, visto que a xbox deveria ser sempre superior. Por outro lado os gamepads da ps2, para mim, são melhores para a maior parte dos jogos, os da NGC parecem made in m€rdaleja... Para finalizar, apenas acho que ja deviam vir chipadas. :D :fart:
 
ToTTenTranz disse:
E se não for hype?

Aliás.. A ideia base para a criação do próprio conceito do CELL foi mesmo essa: mudar o mundo do processamento.
Um só super-cpu (ou mais que um em paralelo) capaz de executar todo o tipo de tarefas, acabando com os chips específicos (gráficos, som, etc..).

O CELL nunca teve a mera ambição de ser apenas mais um cpu, e se não mudar mesmo o mundo do processamento, então será um projecto falhado..

Ou muito me engano ou ja vi essa novela, não era o que a Intel propunha com o seu famoso MMX :lol:
 
Taz disse:
Nem a xbox2 nem a ps3 me convencem de serem anos luz do que o que temos agora, não espero nada fora do comum, apenas mais potencia e graficos melhorados. Se as consolas novas não trouxerem resoluções maiores vou ficar muito desiludido, a xbox desiludiu-me um bocado na qualidade grafica de uma data de jogos. A ps2 cheirou-me muito a ps1 v.2, vejo-a como uma evolução turbinada da ps1. Apesar da xbox ter grandes graficos em alguns jogos, noutros a ps2 não fica nada atrás e isso acho que não deveria tanto assim, visto que a xbox deveria ser sempre superior. :

Claro que se os programadores não se esforçam não é de admirar que alguns jogos na xbox tenham gráficos razoáveis...se bem que a maior parte do que falas são quase de certeza ports multiplataforma (dai a diferença quase nula em termos gfx).
 
Vai haver um grande salto a nível de poder de processamento, basta olhar para a Xbox vs. Xbox2! Vai ser uma diferença abismal, saltar de um celeron 733 para o que eles estão a desenvolver é um salto brutal.

Estas novas máquinas vão ser muito poderosas...
 
Velha mas sempre actual, vejam esta fofa :fart: :D
http://www.walibe.com/article223.html

PSTwo1.jpg
 
A Sony é a rainha do hype e todos os projectos em que participam vão mudar o mundo... sinceramente não percebo como é que os consumidores ainda não se sentiram defraudados especialmente depois de todo o hype em volta da PS2...

Quanto à arquitectura não me parece que seja vantajosa uma revolução enorme e repentina... nisso acho que a XBOX2 está a ir melhor porque vai adaptar tecnologia já existente e divulgada. Provavelmente vai ser multi core e isso vai tornar a programação mais complexa mas aí entra a Microsoft e a sua larga experiência a nível de software.

Se a PS3 vai usar o Cell é bom que desenvolvam tools para tornar aquilo bem práctico pq senão vai ser novamente uma complicação e os primeiros jogos da consola vão ser mt pobrezinhos (tal como foi no início da PS2).
 
Back
Topo