Novo computador para cálculo dedicado

O meu muito obrigado pelos vossos contributos.

Li o conteúdo das vossas mensagens com muita atenção e, sem ser um técnico (longe disso) parece-me que estão a dar-me opiniões racionais, que fazem todo o sentido. Admito que opção "Quad q6600" é a que faça mais lógica para o meu caso concreto.

Mas também devo dizer-vos, com toda a sinceridade, que me custa um pouco comprar um computador que ... até (já) vem anunciado nos folhetos da "*****", portanto que está já "vulgarizado" no consumo de massas. Vulgo, um computador para miúdo de escola ...

Mostraram-me hoje esse folheto que descreve pormenorizadamente a "novidade": Processador Intel Core 2 Quad Q6600 (2.40GHz 8MB 1066Mhz FSB), placa gráfica nVidia 8500GT 512MB, Disco de 500Gb, 2Gb RAM, gravador DVD Dual Layer 16x com Lightscribe, leitor de cartões 15:1 e Windows Vista Home Premium PT ... tudo por 799 euros!!!

Estava eu em grandes congeminações para comprar um computador de vanguarda, exquisite, o crème de la crème da nova tecnologia, para dar resposta às minhas exigências em velocidade de processamento e afinal, helas! ... bastava-me recorrer aos folhetos da ***** para lá encontrar o que precisava ...

Muito sinceramente, se já estava baralhado ...
 
configuraoworkstationzy8.jpg

Pegando como base este sistema, trocava:

As mens umas Gs kill PC2 6400 PQ 4x2048, que fica por 429,9 €
O gravador por um lite-on LH-20A1S SATA PRETO
fonte seria uma Seasonic M12 600w
Caixa uma lian-li PC-7B PLUS II preta
cooler seria um tuniq tower
Monitor um LG L226WT 22" wide
teclado + rato um Logitech Cordless desktop LC 500

sem colunas

tudo isso em 1883,1 €

+ Vista premium x64: 119.95
+ Card Reader lian-li (um must, combina com a caixa e tudo :D ), 29,95 €

tudo isso fica em 2032,9 € - Uma maquina poderosa, com caixa de alumínio super leve ;)

Como extras, podes considerar:

* Um ou mais discos de storage, recomendo WD 5000AAKS de 500 gigas ou seagate 500 gb 7200.10, ambos ficam cerca de 115-117 €
* Leitor de DVD extra por exemplo o LITEON SOHD-16P9S 16x/48x PRETO 21.60 €

tudo preços da *****, mas não varia muito de loja para loja, se bem que computador comprado todo na mesma loja quase sempre fazem um descontozito no preço.

cumps
 
O facto de ser do ***** não quer dizer nada, o processador que foi indicado o Q6600 é o Quad mais barato, opta por INTEL CORE 2 EXTREME QX6850 3 GHZ QUAD CORE e depois vê lá se aparece no *****...


Quanto às lojas, a ***** já montou um computador desse género, aqui tenho plena confiança na loja, é em Aveiro, já la comprei o meu PC e todo o material de informática que já adquiri.

Se é um computador para calculo intensivo não se pode olhar a custos, e muito menos investir em algo comum, o facto de esse quad core ter aparecido não significa nada, ele agora está muito barato, mas é um bom processador, mas para a questão poderá ser fraco, não tenho bem a ideia qual o uso que levará.
Cumps:)
 
Última edição:
O meu muito obrigado pelos vossos contributos.

Li o conteúdo das vossas mensagens com muita atenção e, sem ser um técnico (longe disso) parece-me que estão a dar-me opiniões racionais, que fazem todo o sentido. Admito que opção "Quad q6600" é a que faça mais lógica para o meu caso concreto.

Mas também devo dizer-vos, com toda a sinceridade, que me custa um pouco comprar um computador que ... até (já) vem anunciado nos folhetos da "*****", portanto que está já "vulgarizado" no consumo de massas. Vulgo, um computador para miúdo de escola ...

Mostraram-me hoje esse folheto que descreve pormenorizadamente a "novidade": Processador Intel Core 2 Quad Q6600 (2.40GHz 8MB 1066Mhz FSB), placa gráfica nVidia 8500GT 512MB, Disco de 500Gb, 2Gb RAM, gravador DVD Dual Layer 16x com Lightscribe, leitor de cartões 15:1 e Windows Vista Home Premium PT ... tudo por 799 euros!!!

Estava eu em grandes congeminações para comprar um computador de vanguarda, exquisite, o crème de la crème da nova tecnologia, para dar resposta às minhas exigências em velocidade de processamento e afinal, helas! ... bastava-me recorrer aos folhetos da ***** para lá encontrar o que precisava ...

Muito sinceramente, se já estava baralhado ...
A minha conf que fiz vs este do *****, apesar de mais barato, fica a ANOS LUZ!

Tens 8 gb vs 2 gb, só ai são uns 300-350 €, a gráfica é muito melhor (lá está a bela da gráfica low end com 512 mb, puro MARKETING!), os discos que indiquei, dão 500 gb a mesma, mas em performance tem 3x mais power em raid0! podes ler a minha review ca na secção de análises do fórum!

E estes PC's duvido que tenham boards ASUS de topo e qualidade, fontes de alimentação também de alta qualidade (deve ter uma coisa qualquer de [insira nº gordo de watts] que não vale a ponta de um corno), caixas de alumínio de alta qualidade (é sempre um lata de sardinha), o cooler do cpu deve ser o belo do stock que mal deve aguentar em defaut, monitor 17 ou 19" se tiver..., colunas, rato e teclado ultra ranhoso.

a maquina que indiquei é uma verdadeira BOMBA para o que pretendes :D Se eventualmente pretendes jogos de topo é so por uma 8800 GTS e fica um CANHÃO.

Não vá para QX6850 e afins, pq custa metade do teu orçamento 8|
 
qdo é q vcs percebem q o q ele procura é double quad core (8 cores) e não quad core... poça deixem lá de bater no ceguinho mais as propostas do pc QX6600 mais caro do mundo, nunca vai bater 2 Xeons q também têm a possibilidade de serem brutalmente overclockados.

Se é opção gastar dinheiro, ao menos q gaste numa coisa de jeito, um server dual xeon com um bom chassi e afins é meio caminho andado para ele fazer o trabalho dele e depois se quiser mais tarde se não precisar do mesmo, basta vender, há empresas q matam por um server assim em "segunda-mão".
 
Workstation = a estação de trabalho que está ligada a um servidor, ou seja até um PII pode ser uma workstation... vocês querem dizer servidor....

Não percebi uma config que tem 3 CPU's(isso já é possivel, pensei que fosse só dois... desactualizado)

Ele disse que não queria uma placa topo de topo, talvez a 8800 seja um pouco demais... se apostares no DX9 de topo consegues boas placas que não te devem desiludir( ou então desiludem, e eu é´que ando desactualizado)
 
O que te demos foi uma abordagem racional para se ter performance sem deitar dinheiro à rua.

Concerteza que a 8500 não se compara à 8800 GTS que todos nós te recomendámos. Por outro lado ao nível do Q6600 é a escolha racional para um sistema Quadcore, porque custa 270 € e tem um desempenho "pouco" inferior ao ao QX6800 que custa perto de 1000 €. E com as motherboards que te recomendámos faz overclock fácilmente pulverizando a performance dum QX6800 em default, e reduz o desnível para um sistema com dois quadcores, porque basta fazer contas, um Q6600 a 3.4 GHZ fica pouco atrás de dois Xeons 5310 à sua velocidade default. E para que haja diferença é bom que o programa que vais utilizar aproveite bem 8 cores, porque senão a diferença de cores é paisagem, podendo o Q6600 bater fácilmente um sistema com oito cores.

A motherboard recomendada é a creme de la creme actual (mais ou menos) e não encontras concerteza no ***** computadores por esse preço com ela. Muito menos lá aparecem sistemas com mais de 1 terabyte de capacidade e com 8 GB de memórias DDR2 dual channel.

Por isso se queres uma coisa mais profissional o User Psycop já te deu a dica e a configuração, apesar de eu achar que é um desperdício de dinheiro, pois com sorte conseguirás obter mais 30% de performance. E estes Xeons que o Psycop recomendou não devem ser os que os teus professores estão a pensar, duvido que os estejam a usar nos sistemas deles porque estes Xeons 53xx são bastante recentes, e as faculdades não mudam todos os dias de sistemas. Funcionam muitos sistemas com Xeons baseados no velhinho pentium III.

Hoje em dia os computadores que os "miúdos" usam tem um poder que há menos de uma década não tinha o maior supercomputador do mundo. As unidades de processamento tem mudado de Kilo - Mega - Tera etc.

Espero ter ajudado a dissipar a confusão...
 
Última edição:
overclockar um sistema dual xeon? é algo um pouco difícil, porque as boards são fracas a nivel de bios...

Depois é um sistema muito mais caro e ele mesmo disse que não aptece estoirar tanto €.

8 GB de fb-dimm = 279.90 X 4(1116 €) ou 8x 112.00 (896)
TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF = 420 €

Só na board e memória estoira 1320 (8 DIMM, aka todos os slots ocupados) ou 1536 € (4 dimms)
 
Workstation = a estação de trabalho que está ligada a um servidor, ou seja até um PII pode ser uma workstation... vocês querem dizer servidor....

Não percebi uma config que tem 3 CPU's(isso já é possivel, pensei que fosse só dois... desactualizado)

Ele disse que não queria uma placa topo de topo, talvez a 8800 seja um pouco demais... se apostares no DX9 de topo consegues boas placas que não te devem desiludir( ou então desiludem, e eu é´que ando desactualizado)

Eu não quero dizer servidor, aqui o que se quer não é um servidor, mas sim uma Workstation, uma "estação de trabalho", neste caso virada para cálculo, uma Workstation normalmente está vocacionada para uma determinada tarefa, e com uma performance fora do normal.

Um servidor é outra coisa, não tem nada a ver com o que se quer para aqui.

Eu falei no QX6850, não para se comprar. Mas quando o orçamento é apertado, não se pode fazer milagres, principalmente para uma area como esta.
Para o orçamento indicado, já foram escolhidos PC muito bons mesmo.
Cumps:)
Cumps
 
Última edição:
O que te demos foi uma abordagem racional para se ter performance sem deitar dinheiro à rua.

Concerteza que a 8500 não se compara à 8800 GTS que todos nós te recomendámos. Por outro lado ao nível do Q6600 é a escolha racional para um sistema Quadcore, porque custa 270 € e tem um desempenho "pouco" inferior ao ao QX6800 que custa perto de 1000 €. E com as motherboards que te recomendámos faz overclock fácilmente pulverizando a performance dum QX6800 em default, e reduz o desnível para um sistema com dois quadcores, porque basta fazer contas, um Q6600 a 3.4 GHZ fica pouco atrás de dois Xeons 5310 à sua velocidade default. E para que haja diferença é bom que o programa que vais utilizar aproveite bem 8 cores, porque senão a diferença de cores é paisagem, podendo o Q6600 bater fácilmente um sistema com oito cores.

A motherboard recomendada é a creme de la creme actual (mais ou menos) e não encontras concerteza no ***** computadores por esse preço com ela. Muito menos lá aparecem sistemas com mais de 1 terabyte de capacidade e com 8 GB de memórias DDR2 dual channel.

Por isso se queres uma coisa mais profissional o User Psycop já te deu a dica e a configuração, apesar de eu achar que é um desperdício de dinheiro, pois com sorte conseguirás obter mais 30% de performance. E estes Xeons que o Psycop recomendou não devem ser os que os teus professores estão a pensar, duvido que os estejam a usar nos sistemas deles porque estes Xeons 53xx são bastante recentes, e as faculdades não mudam todos os dias de sistemas. Funcionam muitos sistemas com Xeons baseados no velhinho pentium III.

Hoje em dia os computadores que os "miúdos" usam tem um poder que há menos de uma década não tinha o maior supercomputador do mundo. As unidades de processamento tem mudado de Kilo - Mega - Tera etc.

Espero ter ajudado a dissipar a confusão...


Caro Sr Jorge Paiva,

Claro que compreendo que a qualidade das componentes que sugeriu estão a "anos-luz" do que é proposto nos folhetos do *****.
Só que, como sou um (quase) leigo no assunto, o que "saltou" imediatamente à minha reflexão foi o processador - que é o mesmo - e que supunha ser o "coração" de todo o sistema.

Muito sinceramente, este assunto do meu novo computador já está a aborrecer-me um pouco pois preciso dele IMEDITAMENTE para iniciar os trabalhos na minha tese.

Portanto, não quero pensar mais nisso. Vou por si!!

Pedia ao amigo para me indicar então a configuração DEFINITIVA desse meu novo computador, que eu próprio vou a essa tal loja de Aveiro (a que disseram, a *****) e resolvo já na Segunda-Feira o assunto! Para grandes males ...

Não estou para mais lucubrações. Tenho é que começar a trabalhar!!!...

Muito obrigado Sr Jorge Paiva.
 
Eu não quero dizer servidor, aqui o que se quer não é um servidor, mas sim uma Workstation, uma "estação de trabalho", neste caso virada para cálculo, uma Workstation normalmente está vocacionada para uma determinada tarefa, e com uma performance fora do normal.

Um servidor é outra coisa, não tem nada a ver com o que se quer para aqui.

Eu falei no QX6850, não para se comprar. Mas quando o orçamento é apertado, não se pode fazer milagres, principalmente para uma area como esta.
Para o orçamento indicado, já foram escolhidos PC muito bons mesmo.
Cumps:)
Cumps

É pá eu tenho boas noçoes de servidor e workstation, uma workstation é o nome que se dá a uma estação de trabalho( pode ser um desktop ou laptop) ligada a um servidor...logo.. desktop = Workstation( caso esteja ligado ao servidor)...

não sei se foste tu mas alguem disse o contrario, afirmando que workstation era mais potente que um desktop, eu gostava que me difrenciasem as duas coisas... apesar de eu achar serem uma e a mesma coisa...
 
Boa noite.

Eu apenas utilizei o configurador da ***** porque é muito fácil de usar :)

Existem outras boas lojas, que já tive oportunidade de referir e existirão outras que nunca tive a oportunidade de experimentar.

De qualquer forma aqui vai a minha proposta "completa" que considero que não o deixará ficar mal nos seus propósitos.

configuraocomputadorclccr4.jpg


Falta-lhe adicionar o Sistema Operativo Windows Vista Ultimate 64 bits Português que lhe poderá custar cerca de 200 € (preço para computador novo, senão poderá custar-lhe mais de 500 €).

Espero que fique contente com a máquina.

Cumprimentos
 
O teu orientador aconselhou-te a usares dois Xeon Quadcore, ficando com 8 cores em vez dos 4 dessa configuração.
É que isso faz uma grande diferença, sensivelmente o dobro do poder de processamento.

Vai é ficar um sistema bastante caro, acima dos teus 2500€.
 
[knap];1880386 disse:
O teu orientador aconselhou-te a usares dois Xeon Quadcore, ficando com 8 cores em vez dos 4 dessa configuração.
É que isso faz uma grande diferença, sensivelmente o dobro do poder de processamento.

Vai é ficar um sistema bastante caro, acima dos teus 2500€.

Pois, é exactamente isso!
A minha vontade era mesmo aqduirir o sistema com os 2 processadores Xeon Quadcore mas ... a carteira obriga-me a ter de parar de sonhar :-( ...

Ainda p'ra mais tenho pela frente mais (cerca de) 3 anos de trabalho de doutoramento (se tudo correr bem, que às vezes dá p'ra desanimar...) e, confesso, não sei se este Q6600 vai resistir à usura do tempo. Se, hoje, já é anunciado nos folhetos das grandes superfícies ... amanhã (leia-se, daqui a 6 meses) será visto, passe o exagero, como uma peça de museu. Mas enfim ...

Não cheguei foi a saber exactamente, através deste forum, por quanto me ficaria um sistema com 2 Xeon Quadcore (8 cores) para poder comparar com rigor.

O nosso amigo "Psycop" fez o favor de apresentar uma configuração desse tipo, que se situava entre os [3300; 3980] euros (sem periféricos), mas não sei se essa avaliação estará 100% correcta, já que o "Psycop" equivocou-se na descrição e duplicou os processadores (incluiu os 2 Xeon e o Q6600 na mesma máquina/orçamento). Será que falta qualquer coisa? Outra coisa que achei estranha no orçamento deste nosso amigo foi o de que ... as memórias são mais caras qus os próprios (2) processadores Xeon!! Terá que ser assim mesmo?
Fiquei sem grandes certezas ...

Mas garantem-me que 2 Xeon Quadcore (8 cores) têm uma performance no processamento superior a um único Q6600, por melhor "acompanhamento" que possa ter (em termos de board, memórias, etc)?

Agora quanto à diferença, em euros, entre os 2 sistemas (???) ... ainda vou ter de analisar melhor. Talvez indo à tal loja de Aveiro eles me possam esclarecer. [Vou de Braga a Aveiro só p'ra tratar deste assunto ... nunca pensei! É obra!!...]
 
Mesmo comprando os Xeon eles também vão ficar desactualizados (já não falta muito para xeons baseados no Penryn(45nm) também) é sempre complicado.. (principalmente tratando-se de material de topo) e penso que as memórias para Xeon são diferentes (não é slot DDR2 dos desktops) mas isso teria que verificar..

Se vale a pena os 8-core? Bem acho que também depende bastante se a aplicação que vais utilizar está bem optimizada para multi-core.. se estiver provavelmente vale a pena.

E já agora não podes dar o nome da aplicação? Pode ser que se encontre uns benches dela.. a não ser que ela não seja muito conhecida..

Cumps
 
Última edição:
O nosso amigo "Psycop" fez o favor de apresentar uma configuração desse tipo, que se situava entre os [3300; 3980] euros (sem periféricos), mas não sei se essa avaliação estará 100% correcta, já que o "Psycop" equivocou-se na descrição e duplicou os processadores (incluiu os 2 Xeon e o Q6600 na mesma máquina/orçamento). Será que falta qualquer coisa? Outra coisa que achei estranha no orçamento deste nosso amigo foi o de que ... as memórias são mais caras qus os próprios (2) processadores Xeon!! Terá que ser assim mesmo?
Fiquei sem grandes certezas ...

Mas garantem-me que 2 Xeon Quadcore (8 cores) têm uma performance no processamento superior a um único Q6600, por melhor "acompanhamento" que possa ter (em termos de board, memórias, etc)?

Boas

Sim eu enganei-me, mas o erro ja esta corrigido.

Quanto a opção entre Q6600 e o sistema Xeon eu optaria pelo sistema Xeon, até porque independentemente de funcionarem a uma velocidade mais baixa tem 4 cores extra, são também mais frescos o que se traduz num menor ruído e mais estáveis, por algum motivo são da linha profissional da Intel.

Aqui fica a opção que eu escolheria para a Workstation:

BE QUIET! 700W STRAIGHT POWER - 135€

TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF - 425€

2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX - 790€

EVGA 8800GTS 320MB DDR3 HDTV PCIe -N811 - 300€

8 x KINGSTON FB-DIMM ECC 1GB DDR2-667MHZ - 880€

WESTERN DIGITAL RAPTOR X 150GB 16MB CACHE SATA - 270€

2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATAII 16MB 5000AAKS - 260€


TOTAL = 3060€

Espero ter ajudado.

Boa sorte.
 
Pegando na configuração sugerida pelo user Psycop:

BE QUIET! 700W STRAIGHT POWER - 135€

TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF - 425€

2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5320 1.86GHz BOX - 1100€ ou 2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX - 790€

EVGA 8800GTS 320MB DDR3 HDTV PCIe -N811 - 300€

4 x TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ - 1120€ ou 8 x KINGSTON FB-DIMM ECC 1GB DDR2-667MHZ - 880€

WESTERN DIGITAL RAPTOR X 150GB 16MB CACHE SATA (10.000 RPM) - 270€

2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATAII 16MB 5000AAKS - 260€

Falta a caixa - NOX COOLBAY 25 BLACK - 58,75 €

Teclado - 25 €

Rato - 10 €

Gravador de DVD's - 37,5 €

Placa de som - dispensável

SO - Windows Vista Ultimate 64 bits Português - 200 €



Escolhendo as opções mais performantes do sistema sugerido fica-lhe por 3916,25 €.


Pode sempre poupar algo na RAM (8 x KINGSTON FB-DIMM ECC 1GB DDR2-667MHZ - 880€ e 2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX - 790€), o que reduziria em cerca de 550 € o referido orçamento. Outra poupança pode ser conseguida substituindo a 8800GTS por uma 8600GT ou uma X2600XT (mais que suficientes para a finalidade declarada deste PC) o que daria uma redução adicional de 200 €. Mais outra poupança seria prescindir do Disco WD Raptor de 150 GB e de um dos discos de 500 GB (já que disse que o RAID 0 não interessa e que os discos se podem adicionar a qualquer altura) o que originaria uma poupança de cerca de 400 €. Contas feitas teriamos um sistema de 3.916,25-1.150,00=2.766,25 €.

Pedia ao user Psycop o favor de colocar aqui os links dos sites onde encontrou este material à venda, para orientação do user Speed On, o que agradeço desde já.

Cumprimentos
 
É pá eu tenho boas noçoes de servidor e workstation, uma workstation é o nome que se dá a uma estação de trabalho( pode ser um desktop ou laptop) ligada a um servidor...logo.. desktop = Workstation( caso esteja ligado ao servidor)...

não sei se foste tu mas alguem disse o contrario, afirmando que workstation era mais potente que um desktop, eu gostava que me difrenciasem as duas coisas... apesar de eu achar serem uma e a mesma coisa...

Eu digo que são diferente por um razão, se acederes ao site da Intel, tens lá Desktop, Workstation e Servidor, a principal diferença entre o desktop e Workstation nota-se logo nos chipset disponibilizados.

Eu digo que Workstation tem uma função diferente, porque por exemplo, nos Desktops, não se vêm duplos processadores, placas gráficas Matrox, 3D labs, Quadros..
Só por isso, penso que há uma distinção, basta procurar na wiki e aparece:

Estação de trabalho (do inglês Workstation) era o nome genérico dado a computadores situados, em termos de potência de cálculo, entre o computador pessoal e o computador de grande porte, ou mainframe. Algumas destas máquinas eram vocacionadas para aplicações com requisitos gráficos acima da média, podendo então ser referidas como Estação gráfica ou Estação gráfica de trabalho (Graphical workstation).
No início da década de 1980, os pioneiros nesta área foram Apollo Computer e Sun Microsystems, que criaram estações de trabalho rodando UNIX em plataformas baseadas no microprocessador 68000 da Motorola.
Hoje, devido ao poder de processamento muito maior dos PCs comuns, o termo às vezes é usado como sinônimo de computador pessoal.

Apesar de muitas das vezes se chamar workstation a um PC, mas para mim são coisas diferentes, e se procurar-mos um bocado, vemos logo que mesmo na net o que aparece são coisas diferentes.
Mas não vou continuar com isto, não tem interesse para o tópico.
Cumps
 
Back
Topo