1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio
  3. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Novo concorrente para MP3

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Caspanatola, 23 de Julho de 2002. (Respostas: 3; Visualizações: 1516)

  1. Caspanatola

    Caspanatola Power Member

    Já está na internet o software definitivo, em sua versão 1.0, para criar e distribuir músicas no formato Ogg Vorbis, uma alternativa de código-fonte aberto ao popular MP3.

    Como o padrão é totalmente gratuito, empresas de software e distribuição de conteúdo na internet podem incorporar a tecnologia em seus produtos sem precisar pagar por isso. No caso do MP3, as empresas precisam pagar direitos ao Instituto Fraunhofer e ao MPEG Consortium para colocar a tecnologia em seus produtos.

    Por trás do Ogg Vorbis está a Xiph Foundation, empresa sem fins lucrativos ligada à comunidade do software livre. A empresa vê no formato uma alternativa aos padrões proprietários, como o próprio MP3 e o Windows Media Audio, da Microsoft.

    Para ter sucesso, porém, o Ogg Vorbis precisará cativar uma multidão de fãs que, depois do Napster, adotaram em massa o formato MP3 como padrão para músicas em formato digital. O MP3 cria arquivos pequenos e que, mesmo assim, conseguem manter a qualidade das músicas.

    Além desse tipo de arquivo, a própria tecnologia de "streaming" —transmissão e audição simultâneas de áudio pela web— é hoje dominada pelos formatos Windows Media e RealAudio.

    Mas apoio não é o que falta, ainda mais quando se fala em software livre. No mês passado, a empresa de software On2, que desenvolve tecnologia de compressão de vídeo digital, incorporou o Ogg Vorbis ao seu codificador de vídeo, cuja versão de testes foi baixada por mais de 300 mil pessoas.

    Para baixar o software necessário para ouvir e criar músicas no formato Ogg Vorbis, visite o site www.vorbis.com.

    Também passe por http://www.xiph.org/ogg/vorbis/listen.html para ver um quadro comparativo com downloads de músicas em alguns formatos como Ogg Vorbis, MP3, MP3Pro, AAC e VQF.

    Fonte: Folha de S. Paulo
     
  2. Praetor

    Praetor Power Member

    lol novo??

    ogg já é velho para mim (pois já uso á uns bons meses)...para além disso já há um serio concorrente ao ogg (leia-se que ogg é melhor que mp3, para além de ser totalmente grátis).
     
  3. possessed

    possessed Full Throttle BOINC Roller

    pois é, o ogg já tem uns valentes meses
     
  4. RomKnight

    RomKnight Power Member

    e rula :-D

    XLente. Mas eu sou suspeito... linux rulz (pa direct3d e que nao, ence, i'm still using windows... ) :P
     

Partilhar esta Página