Novo concorrente para MP3

Caspanatola

Power Member
Já está na internet o software definitivo, em sua versão 1.0, para criar e distribuir músicas no formato Ogg Vorbis, uma alternativa de código-fonte aberto ao popular MP3.

Como o padrão é totalmente gratuito, empresas de software e distribuição de conteúdo na internet podem incorporar a tecnologia em seus produtos sem precisar pagar por isso. No caso do MP3, as empresas precisam pagar direitos ao Instituto Fraunhofer e ao MPEG Consortium para colocar a tecnologia em seus produtos.

Por trás do Ogg Vorbis está a Xiph Foundation, empresa sem fins lucrativos ligada à comunidade do software livre. A empresa vê no formato uma alternativa aos padrões proprietários, como o próprio MP3 e o Windows Media Audio, da Microsoft.

Para ter sucesso, porém, o Ogg Vorbis precisará cativar uma multidão de fãs que, depois do Napster, adotaram em massa o formato MP3 como padrão para músicas em formato digital. O MP3 cria arquivos pequenos e que, mesmo assim, conseguem manter a qualidade das músicas.

Além desse tipo de arquivo, a própria tecnologia de "streaming" —transmissão e audição simultâneas de áudio pela web— é hoje dominada pelos formatos Windows Media e RealAudio.

Mas apoio não é o que falta, ainda mais quando se fala em software livre. No mês passado, a empresa de software On2, que desenvolve tecnologia de compressão de vídeo digital, incorporou o Ogg Vorbis ao seu codificador de vídeo, cuja versão de testes foi baixada por mais de 300 mil pessoas.

Para baixar o software necessário para ouvir e criar músicas no formato Ogg Vorbis, visite o site www.vorbis.com.

Também passe por http://www.xiph.org/ogg/vorbis/listen.html para ver um quadro comparativo com downloads de músicas em alguns formatos como Ogg Vorbis, MP3, MP3Pro, AAC e VQF.

Fonte: Folha de S. Paulo
 
lol novo??

ogg já é velho para mim (pois já uso á uns bons meses)...para além disso já há um serio concorrente ao ogg (leia-se que ogg é melhor que mp3, para além de ser totalmente grátis).
 
Back
Topo