Novo desafio: Estrangeiro vs Mestrado em PT

sfarfals2

Power Member
Boas Pessoal,

Em Outubro pretendo começar uma novo desafio:

- Emigrar (Lingua Inglesa)
- Tirar mestrado no ISEP + outro emprego em PT

Contexto:

Licenciado em Engenharia informática no ISEP.
1 ano e meio de experiência em .NET (maioritariamente MVC)

Qual das opções tomavam, caso a primeira para onde iam? tava a pensar Irlanda mas o custo de vida está a aumentar, alguns já não aconselham...
 
Emigrar - E se pudesses esperar pelo final do ano, era melhor, mais para evitar ires para um país e depois tens de voltar para as férias do Natal, mas ainda nao tens dias porque ainda nao estás a trabalhar á muito...

Destino: depende das linguas que sabes falar. Eu estou na Irlanda, e sim o custo de vida aumentou, mas também os salários. Se nao queres Irlanda (e eu desaconselhava UK, mais pela incerteza do vai acontecer), escolhia Holanda. Tenho visto muitas propostas de trabalho para lá e é um país progressista e estável, e com malta que vai de bicicleta para todo o lado.
 
Realmente a questão do natal vai ser complicada, mas terei que iniciar algo em Outubro :(

Eu tinha como alvo a Irlanda, simplesmente gostava de saber opiniões de quem lá está.
A suiça tb nao era mal pensado mas tinha que ser um trabalho em que aceitassem ingles e é dificil...
 
Realmente a questão do natal vai ser complicada, mas terei que iniciar algo em Outubro :(

Eu tinha como alvo a Irlanda, simplesmente gostava de saber opiniões de quem lá está.
A suiça tb nao era mal pensado mas tinha que ser um trabalho em que aceitassem ingles e é dificil...

Se és solteiro e sem compromissos, a Irlanda nao é mais cara do que qualquer outro país, e estando na área da informática, é fácil arranjar trabalho e com um salário que permite, citando Jeroen Dijsselbloem, "gastar dinheiro com mulheres e vinho", e ainda teres um sítio decente para viver, comida, etc.

Quantas ao Natal, nao estou a par de nenhum empregador que diga que nao podes ir de férias, quicá, dependendo para onde vais até podem permitir que trabalhes remotamente...

A Holanda também nao é má hipótese e falam ingles.

Mas voltando á Irlanda, neste momento, as rendas (em Dublin) estao altíssimas, a melhor opcao passa mesmo por partilhar casa (desde que seja malta fixe).
 
...as rendas (em Dublin) estao altíssimas, a melhor opcao passa mesmo por partilhar casa (desde que seja malta fixe).

Um colega meu aconselhou-me a partilhar casa, um quarto por 500-700€ em Dublin tendo um gasto mensal mínimo de 1000€.

Holanda, Alemanha... o que nao falta sao opcoes de países em que falar apenas ingles nao é um impedimento.

Alemanha é complicado depois do trabalho :D
Tenho de analisar melhor a Holanda
 
Eu voto em emigrares tambem. Acho que a experiencia que ganhas a trabalhar no estrangeiro mais relevante do que o mestrado.
Dificilmente vais querer voltar aos metodos de trabalho de Portugal e aos seus salarios.
 
Realmente é o mais lógico, o meu objectivo é ir 1/2 anos e tentar encontrar um bom emprego para voltar... acho que muitos pensavam o mesmo e não voltaram ao fim de 2 anos xD
Outra coisa que poderá ser difícil é o facto de não ter a família lá :| Quanto tempo demoraram até aquele sentimento de solidão passar?

Ando a candidatar-me ás vagas que aparecem na minha área na Irlanda. Tenho possibilidade de estar umas semanas em casa de um amigo meu em Dublin e acho que vou usar isso para ir até lá ;)
 
Realmente é o mais lógico, o meu objectivo é ir 1/2 anos e tentar encontrar um bom emprego para voltar... acho que muitos pensavam o mesmo e não voltaram ao fim de 2 anos xD

Depois de uma primeira semana de céu cinzento, decidi que ao fim de 6 meses no UK voltaria a Portugal. Já estou no UK vai fazer 3 anos, "esqueci-me" da minha decisão de sair. Pensei em sair para outro País (Alemanha) mas acabei por cá continuar.

Outra coisa que poderá ser difícil é o facto de não ter a família lá :| Quanto tempo demoraram até aquele sentimento de solidão passar?

A muitas pessoas as saudades custam tanto que acabam por voltar a Portugal, a outras, tal como a mim, existem sempre algumas saudades, mas não o suficiente para voltar definitivamente. Cada um é como cada qual. Quanto ao sentimento de solidão, vem do tipo de pessoa que és e de como abordas essa questão. No meu caso, actualmente sou o oposto de solitário, tenho é companhia a mais :p

-----//-----

Sinceramente e pela experiência que tenho (apenas a morar no UK mas a visitar outros locais) e pelas contas que fiz, continuo a aconselhar o UK. Os salários são bastante agradáveis face aos custos que se tem.
 
Posso dizer que de momento estou num programa Erasmus na Holanda a trabalhar no centro de Amsterdão com ruby e js. De momento, apesar de não poder comentar nos salários porque estou a receber apenas pelo estágio e a bolsa de Erasmus, estou mais que contente com o ambiente de cá, toda a gente fala inglês, a maior parte do pessoal que encontrares é brutal e o que não falta são empresas para trabalhar.
 
Realmente é o mais lógico, o meu objectivo é ir 1/2 anos e tentar encontrar um bom emprego para voltar... acho que muitos pensavam o mesmo e não voltaram ao fim de 2 anos xD
Outra coisa que poderá ser difícil é o facto de não ter a família lá :| Quanto tempo demoraram até aquele sentimento de solidão passar?

Ando a candidatar-me ás vagas que aparecem na minha área na Irlanda. Tenho possibilidade de estar umas semanas em casa de um amigo meu em Dublin e acho que vou usar isso para ir até lá ;)

Hmmm, estou na Alemanha ha 1 ano inteiro e tudo que sei dizer é Danke e Fick dich. O pessoal aqui maioritariamente fala inglês, mesmo em cidades pequenas, onde estou (100 mil habitantes +-)
Mas tmb é uma cidade com 30% de estudantes. De qualquer forma da para se safar de boa so com ingles, principalmente se fores para area IT.

Acerca da tua escolha, trabalhar ou emigrar... Bem, eu apostava em algo um pouco diferente. Se tens amigos algures que te podem dar casa por algum tempo, então ok, mas mesmo assim.

O que eu faria era:
1 - Informar-me se o ISEP tem erasmus em algum pais onde gostaria de ir.
2 - Se sim, então contactava e informava-me a cerca dos pre requisitos para tal.
3 - Se tinha boas hipotese de calhar em erasmus, então metia me no mestrado.

Isto tudo porque:
1 - Se fores de erasmus, será mais facil, tens metade do trabalho feito, como casa, bolsa e etc, para alem de pratica em uma empresa X.
2 - Estando no local, vais ter tempo de te habituar as cenas... não sei como na irelanda, mas quando vim para alemanha fique pasmado com quantidade de cenas e registos que tinha de fazer...
3 - Quando o erasmus estiver a acabar, podes procurar trabalho na mesma cidade ou aredores e ja estares completamente incluido na sociedade de la.
4 - Caso encontres trabalho, então podes lixar na continuação do mestrado. Pões em "pausa", mas ja com metade das cadeiras feita.... depois qualquer coisa e terminas, ou mudas para avaliação final + trabalhador estudante.

Essa opção é boa porque não fazes movimentos que mudam drasticamente a tua vida e evitas falhas enormes. Por exemplo se fores para um pais, gastas guito na viagem, casa e etc e depois o patrão manda te dar uma volta e teras de voltar para PT... com erasmus isso não acontecera.
Assim tambem continuas os estudos, não diria que são muito necessarios, mas é melhor ter do que não.

Como lado negativo, perdes algum tempo, uns 6 meses ate ires de erasmus... mas assim apanhas o Natal e toda essa fofuscura de familias e tal...

Basicamente essa foi a historia da minha namorada (ela não é tuga), ela foi de erasmus para alemanha, depois arranjou la trabalho e eventualmente mudou para o mestrado na faculdade alema.


PS. Como estudante, teras direito a pedir residencia da faculdade (se for uma cidade com faculdade). Por exemplo para alugares 1 casa com apenas 1 quarto gastas aqui (Alemanha) uns 500-600 euros. Na residencia anda a rondar os 200 por quarto, ou podes alugar uma residencia "apartment" que é basicamente 1 quarto + cozinha + WC privado e ronda tmb os 200-300 euros. Mas la esta, é uma cidade pequena. Acredito que em Berlim os preços são muito superiores.
 
Realmente é o mais lógico, o meu objectivo é ir 1/2 anos e tentar encontrar um bom emprego para voltar... acho que muitos pensavam o mesmo e não voltaram ao fim de 2 anos xD
Outra coisa que poderá ser difícil é o facto de não ter a família lá :| Quanto tempo demoraram até aquele sentimento de solidão passar?

Ando a candidatar-me ás vagas que aparecem na minha área na Irlanda. Tenho possibilidade de estar umas semanas em casa de um amigo meu em Dublin e acho que vou usar isso para ir até lá ;)

Se tens hipóteses de estares umas semanas em Dublin, aproveita!! Arranja um número de telemóvel, prepara o cv, vais ao linkedin e comecas a arranjar contactos das agencias de recrutamento, e em poucos dias tens entrevistas, e quicá depois disso, ofertas de emprego.

Quanto a saudades, eu pessoalmente nao tenho razoes de queixa, skype video com a familia, eu vou a Portugal mais ou menos de 3 em 3 meses (coincide com datas festivas ou aniversários), e vou mais por causa deles, do que pessoalmente por ter saudades (eu sei, sou um filho terrivel).
 
Obrigago pela info pessoal. Vou-me informar no ISEP relativo ao erasmus, pode ser interessante. E vou tentar na mesma ir a Dublin de férias e ver o mercado
 
Boas pessoal.

Vou aproveitar aqui o tópico para perguntar como é que é França no que diz respeito ás novos tecnologias.

Sou programador, MVC .Net e estou a pensar em ir para França.

Alguém sabe como é que é o ambiente na zona de Paris ?
 
Back
Topo