Novo disco 300 Gigs

Arrakis_Dune

Power Member
Bem pessoal comprei um maxtor.. 300 gigas todo gay.. 16 megas de cache.. Qual não é o meu espanto quando a bios afirma ter 279 gigas.. É que são talvez menos 21 gigas.. Muita fruta para kem pagou quase 200 euros..

Agradecido desde já..Quem me puder explicar se eu sou estupido ou se é mesmo assim agradecia.. Sei que conta-se em 1000 em vez de 1024.. mas assim sendo e se se confirmar estes valores.. Volta pa onde comprei.. Prefiro comprar dois de 200 :(
 
É mesmo assim.
É uma questão de ajuste.
Mesmo os de 200 Gb (tenho um) dá 186 Gb de espaço real.

Conta a fazer :

200 (Gb) * 1,000,000,000 (bytes) = 200,000,000,000 bytes. Certo?
Agora 200,000,000,000 / ( 1024 * 1024 * 1024) = 186 Gigas , aproximado.

Ou (1,000 * 1,000 * 1,000) / (1024 * 1024 * 1024) = 0.93132 , factor de ajuste.

Ao contar-se em 1000 em vez de 1024, tens esse "arredondamento" para baixo.
 
Última edição:
Os fabricantes consideram 1GB como 1000MB (e assim por diante), quando na realidade são 1024MB (que é como o SO detecta).
Acho isto estupido, mas é como é... :(

EDIT: Alguém adiantou-se... é o que dá demorar muito a responder... ;)
 
tcharann... :D

nunca penses que vais ter o valor indicado, infelizmente é mesmo assim em todos os discos.. nos de 80gb tens 76gb, nos de 30 tens 27, etc... e quanto maior for o tamanho do disco, maior vai ser a diferença para o valor indicado ;)

e no que toca a discos, eu acho que sai mais rentavel comprar dois discos de 200gb e por em raid do que comprar 1 de 300... para alem de ficar com mais 100gb (teoricos) por quase o mesmo preço, o facto de o por em raid vai sempre dar melhor performance... mas pronto.. isso sou eu :P
 
But

mas pera.. 186.. não são 179.. É que essa diferença deixou-me mesmo xateado.. Que ha discrepancia eu sei.. Mas nka pensei k a maxtor, a minha marca favorita me fosse roubar tt...

Alguma marca rouba menos que outra?? alguem sabe..

PS: Digo roubar pk é mesmo o que fazem.. Roubar
 
Vamos lá ver se precebes,
186 é para um disco de 200 gigas, ora faz lá as contas 200 * 0.93 ( 93% valor real) = 186
Para o teu disco de 300 gigas fazendo as contas 300 * 0.93 = 279.
Ou seja eles "roubam" sempre 7% de espaço em todos os discos, obvio que quanto maior for o disco maior sao os 7%, e pelo que tenho visto isto é igual em todas as marcas de discos por isso não é pela marca que vais lá, é uma questão de veres a quanto está a relação preco / quantidade de gigas, pelo que tenho visto os discos de 200gb tao com um preço bom, mas a partir daí 250gb,300gb etc etc já começam a ficar caros e mais vale comprar dois discos de 200gb se pretentes mais que 200gb.
 
boas
olha k eu tenho a impressão k os meus maxtor têm menos capacidade do que por ex os WD

posso estar a fazer confusão mas parece-me k varia de marca para marca....e os maxtor são o k abusam mais


cumps
 
Sorry

Li mal.. É do sono.. Não é nao saber fazer as contas-.. Foi mesmo sono.. O prob aki é k tenho varias marcas..

Dois de 200.. Wd e outro maxtor. Um com 189 e outro com 186.. Existem sp diferenças :]

Tou lixado.. Sendo que gastei 187 euros..

Ora bem 189 * 2 = 378 Por tlx 100 Euros cada

Amanha vou troca-lo por dois.. Mas que roubalheira.. Até fico indignado depois de ver que estou a ser roubado a força toda, não pela loja mas mesmo pelos fabricantes.. Enfim..
 
Pos

Mas com WD tenho um prob.. Comprei dois.. Sata já.. Os dois mararam.. Com maxtor nka marou nada e isso para mim vale bastante.. Mas ser roubado tb não está com nada.. Enfim..

PS: BTW na loja devido a esta situação será que me devolvem o dinheiro.. Nem usei o disco.. Foi comprado hj.. É que sinceramente.. Mais vale comprar um de 200 normalissimo e dois Hitachi sata 2 pa raid 0..
 
Arrakis_Dune disse:
Dois de 200.. Wd e outro maxtor. Um com 189 e outro com 186.. Existem sp diferenças :]

Como os meus discos seagate descontam a mesma percentagem que tu disseste que o teu maxtor descontava, pensei que descontassem todos o mesmo valor, mas ok fiquei a saber que os wd descontam menos :cool:
Agora não é por aí que vais poupar dinheiro penso eu, por meia duzia de gigas :lol: , e já agora se fores comprar o disco também te aconselho seagate, tenho 3 discos ainda não tive quaisquer problemas.
 
Eu agora discos novos é só seagate, 5 anos de garantia e muita fruta pra quem já se queimou umas quantas vezes :(
Mais ou menos mega de cache ou sata xpto, andam todos ela por ela em termos de performance. tirando o preço obviamente, dou bastante importancia à garantia, temperatura e barulho.
 
Bem a minha escolha seria tlx..

Disco rígido Seagate 200 GB SATA

Ou então maxtor com a mesma capacidade.. São as escolhas que existem para troca do maxtor..

Tava tlx a pensar se possivel.. Um de 200 e um de 80.. Um Hitachi de 80.. Todos dizem que são os discos do momento e etc.. Depois la pa outubro meto outro.. Raid 0 talvez.. Que axam??

Abraços
 
lamento informar mas os HITACHI de 80Gb tem MESMO 80Gb..
fiquei de boca aberta a olhar para aquilo... uma marca de LEIA-SE maravilha e a fazer aquilo que nenhuma faz :(
sem mais
dt3ft
 
Umm

Mas afinal têm ou não?? Fonix tenho urgencia no disco.. Ai é que esta o meu prob.. E os hitachi em termos de fiabilidade? especialmente os Sata 2 estão em "boas condições?"

Abraços
 
se os hitachi têm mesmo a capacidade anunciada, então compra um de 400gb que tens mesmo os 400gb :P

eu continuo na minha, 2 discos de 200 em raid :P 2 seagates sata de 200gb isso fica fino ;)
para mim é só seagate, são os que fazem menos barulho, e isso para mim é muito importante... e tenho 6 discos seagate a bombar 24/7 e nenhum deu problemas até agora
 
Back
Topo