Novo disco rígido - SATA ou IDE?

zephirus

Power Member
Olá,

o meu disco rígido deu o berro e tenho de comprar outro. No entanto tenho uma dúvida sobre o que comprar.

A minha motherboard é uma ASUS A7V8X-X. Só suporta discos IDE (PATA).

Sendo assim, o que devo comprar? Disco IDE ou Disco SATA e um adaptador?

Outra questão tem a ver com a capacidade do disco. Não consegui encontrar informação sobre a capacidade máxima que a minha motherboard suporta. Estava a pensar comprar um disco de 320Gb.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.
 
Há uns adaptadores PCI que permitem ligar discos SATA e tb têm E-SATA, ou seja, permitem ligar discos externos ! Procura no Ebay, na PowerOn, *****, etc, e encontras ! Quanto ao disco, vê no site da ASUS ! Instala a última Bios para a tua board !
 
O teu sistema já é consideravelmente antigo, tendo em conta a motherboard (já tive uma igual) deves ter um Athlon XP ou Sempron, pelo que se calhar estares a comprar um controlador sata para PCI + um disco ainda vais gastar uns cobres e depois quando fizeres upgrade essa controladora não serve para nada dado que as boards agora trazem sempre 4 a 6 ligações sata.
Eu se calhar comprava um disco IDE barato de 7200rpm's e começava a juntar € para um upgrade geral. :)

Cumps
 
O teu sistema já é consideravelmente antigo, tendo em conta a motherboard (já tive uma igual) deves ter um Athlon XP ou Sempron, pelo que se calhar estares a comprar um controlador sata para PCI + um disco ainda vais gastar uns cobres e depois quando fizeres upgrade essa controladora não serve para nada dado que as boards agora trazem sempre 4 a 6 ligações sata.
Eu se calhar comprava um disco IDE barato de 7200rpm's e começava a juntar € para um upgrade geral. :)

Cumps

De facto, o meu PC não é recente mas serve para o uso que lhe dou. Tenho um Athlon XP a 2.13GHz com 1.7Gb de Ram. A questão da compra de um disco SATA é precisamente para o poder usar num computador futuro. Mas se calhar vou mesmo para o IDE.
 
Boas,

Não sabendo o teu orçamento aconselhava-te a comprares uma Motherboard usada já com controlador SATA incluido e um disco SATA2 novo, placas SATA ficam em média por 25€ e por 40/50 compras uma A7N8X usada que além de ter controlador SATA é bem mais rápida e mais estável do que a que tens agora.

Cumps.

EDIT: Vendes a tua motherboard por um bom preço até, como nao há Motherboards para socket A conseguem-se bons preços nas vendas.
 
Eu ia para um disco IDE. Só a chatice que é quando se formata um SATA e depois para instalar o SO ter que ter à mão as drivers para o disco e tal...
 
Obrigado a todos pelas respostas.

Acabei por comprar um IDE de 320Gb. Novo e a um bom preço.

Gostei no entanto da ideia do MinisterOfSound, mas pronto, fica para outra oportunidade. O PC não tem muito uso também.
 
Vou aproveitar o tópico, porque tenho uma A7N8x deluxe e quero mudar de discos, neste momento tenho 2x 80 gb ligados em raid numa placa adaptec 1210SA na altura consegui barata e optei por colocar na Pci com os discos em raid 0 até hoje 5* Só que agora quero mudar de discos, porque tenho a sensação que um deles está prestes a dar o berro.


Sendo assim o que me aconselham? qual a limitação da motherboard asus A7N8x deluxe? até que tamanho posso meter de disco?


500 gb? será que reconhece? estou a pensar continuar com a adaptec não sei se faz diferença, não quero é meter raid, não existe euros para 2 discos de 500 gb por isso vai single.

Sugestão e duvidas alguém sabe?


Cumps e mt obrigado
 
Back
Topo