Novo em Linux

ronaldounited

Power Member
Bom dia pessoal

Sempre fui utilizador de Windows, mas neste momento gostava de testar o Linux, já o tinha feito há uns anos atrás mas quando instalei (penso que na altura foi o caixa magica) haviam muitos programas que ele não corria, mas agora não sei como vão as coisas por isso gostava que me indicassem qual o mais indicado para instalar.


Os programas que preciso de instalar são:


-> Photoshop
-> Norton ( penso que o linux não precisa de antivírus, se não precisar então este não interessa)
-> Utorrent ou Deluge
-> Nero
-> Messenger
-> BsPlayer
-> Fruity Loops e Reason


Pelo que sei o Linux tem muito mais estabilidade que o Windows por isso o que me agradava era um que tivesse muito boa estabilidade, com o minimo de erros possiveis (que é o que o windows tem a mais).

Resumindo, o mais fiavel.

Não toco em jogos por isso compatibilidade e tal com jogos para mim isso nao interessa.


Cumprimentos
 
Sugerir o Gimp como subtituto do Photoshop é algo que não concordo muito, mas é uma possibilidade...

Tudo o resto funciona perfeitamente...
 
Epa.. Tens uma ideia um pouco errada dos sistemas *nix.

As aplicações para Win não são (creio eu.. ou pelo menos ainda não vi nenhuma!) compatíveis com Linux.
O Photoshop só corre em sistemas Win ou MacOS.. Agora só me vem o Gimp à cabeça, mas claro que não é um Photoshop.
Para um cliente de torrents, tens outras alternativas.
Messenger, the same. Se quiseres um estilo MSN Messenger tens o aMSN.
Em relação ao player, há na mesma muita coisa por onde escolher.
O fruity loops só corre em Win e o Reason em Win e Mac.

Parece-me que a solução estará por "tentares" aumentar a estabilidade do teu sistema actual.
Tens umas distros para gravações e masterizações, a Planet CCRMA e a DeMuDi, baseadas em fedora e debian respectivamente, mas não sei até que ponto se adequa ao que pretendes fazer. Anyway não perdes nada em experimentar este mundo ;)


Espero ter ajudado.

EDIT: Fui-me informar e o DeMuDi já não existe. Agora chama-se Debian Multimedia project mas o âmbito é o mesmo. Em relação ao Planet CCRMA agora também funca com Red Hat e CentOS e é mais uma Mod à distro. Altera o kernel para as latências ficarem mais baixas, instala software daw etc. Try it.
 
Última edição:
Em relação à parte "músical" podes estar relativamente descançado. Estou neste momento a usar o Ubuntu Studio num PC que tenho cá em casa, em conjunto com material de música e realmente tens software free muito bom como o Freebirth, o Qsynth, o Hydrogen. Claro que não são o que estás habituado a usar, mas se queres usar mesmo linux, ou arranjas alternativas ou ficas com o Windows.
Não sei se já pensaste em fazer dualboot. Em Windows ficavas com essas App's que só há para Windows e para navegar na net e descobrir um pouco mais sobre o linux usavas o Linux.
 
Em primeiro lugar queria agradecer desde já a quem está a ajudar-me.

Estive a pensar e posso fazer como dizem.

Eu tenho o disco dividido em 2 partes por isso posso ficar com uma parte para o Vista para ter lá Reason, FL e Photoshop.

Na outra parte fica o Linux com o resto tudo.

sendo assim gostava que me aconselhassem a versão mais aconselhável que tenha a ver com aquilo que tinha indicado no primeiro post

Qual seria a melhor escolha?
 
Última edição:
De facto, linux não é windows, mas não é a aconselhar aqueles que pretendem aderir a este conceito a continuar a usar o windows por não poderem utilizar os programas que habitualmente utilizam; que se irá fazer crescer a comunidade.
Antes de mais, também eu já passei por aquilo que o ronaldounited está a passar. A adaptação inicial não é fácil, mas à medida que adquire conhecimentos tudo se simplifica.
Em resposta concreta, as alternativas Open Source são:

-> Photoshop: The Gimp
-> Utorrent: tens duas possibilidades - a) instalas Wine e corres o uTorrent; b) escolhes outro aplicativo como Deluge; Azureus; KTorrent...
-> Nero (tens o K3B; o Brasero...)
-> Messenger (pessoalmente uso Pidgin, mas se preferires um ao estilo do Live Messenger tens o aMsn...)
-> BsPlayer - xine...
-> Fruity Loops e Reason - sinceramente, não percebo muito destes programas. Conheço o Audacity (que me satisfaz completamente), mas há também depois o Ardour (que acho que deve ser o mais parecido com isto... - corrijam-me se estiver errado - e provável).

Quanto ao sistema operativo... Eu comecei com o Ubuntu e não me arrependo. Tem uma grande comunidade e muita gente sempre pronta a ajudar. Mais tarde migrei para fedora e hoje uso Debian!

Não desistas! Linux confere-te uma enorme estabilidade e já agora boa sorte na caminhada!

P.S.: Wine (Wine is Not an Emulator) permite que "instales" alguns aplicativos windows em Linux! Dá uma olhadela no site http://winehq.org
 
2 duvidas:

O Wine dá para correr qualquer programa? assim corria por la o FL e Reason

Existe Linux 64 bits?

1ª - Tenta, pode ser que com sorte consigas usá-los. Nem todos os programas correm através do WINE, mas tenta :D.

2ª - Claro que existe, algumas distribuições como Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, Slamd64 (uma versão de Slackware portada para x64) tem suporte 64bit. (atenção que não são só estas que tem...)
 
Última edição:
Ja testei o Mint e acho excelente para iniciar, mas hoje resolvi testar a Nova Mandriva 2009, em ambiente KDE, e posso dizer que para vinha do Windows Vista é como estar em casa mas para melhor!
So tenho ha um mes, e acho fabuloso, faz tudo o que pretendo, graficamente e muito bom, alem do mais é estavel e vamos la ver quanto a problemas, para ja nenhuns.....
Acho que Ou mandriva ou Mint sao optimas distros, se preferes melhor ambiente grafico vai pelo Mandriva, se bem que recomendo sempre alias como tdos me disseram, vale sempre a pena testar em liveCD e ver qual se adapta melhor a ti!
 
por acaso nem tinha reparado nisso, mas ja saquei essa versao

Agora so falta mesmo saber qual versao sacar do Linux para poder testar, uma muito mais estavel que o Windows, ......

Qual aconselham?

Não existe uma versão de Linux muito mais estável do que Windows, mas existem muitas com boa estabilidade, não precisas de mandar o Windows abaixo.

Posso-te recomendar o Linux Mint, que é um dos Linuxes mais simples de usar, tem ferramentas de configuração. Às vezes até me faz impressão usar o Mint porque é tão simples.

Depois tens o Ubuntu. Também é simples como o Mint, mas o SO não faz tudo por ti, digamos que tens sempre um trabalhozinho com o terminal, entre outros (nem sempre é o caso, depende do uso da máquina).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vê na Internet algo sobre elas e depois usa a que mais gostares. Mais tarde tomarás o gosto ao Linux e evoluirás para uma distro mais avançada.
 
Última edição:
Back
Topo