Novo em Linux

não percebo muito mas vou optar pelo Ubuntu, a versão 64 bits é tipo windows que tem as mesmas ou quase compatibilidades com tudo ou pode nao dar varias coisas comparado com o de 32.

Já agora, em termos de o de 32 para 64 é como windows para dar melhor na ram....entre outras coisas... ?
 
Não percebi essa tua primeira frase. Atenção porém que o Wine não é uma solução para os problemas mas sim um desenrasca jeitoso para aquelas vezes que não temos mais nada onde nos apoiar.

As diferenças entre 32 e 64 bits são independentes do SO que escolheres. As vantagens ou desvantagens são também as mesmas. Há quem diga que o Ubuntu é do melhor, outros são mais g33k e acham aquilo abominável (quanto mais difícil melhor, não é pessoal? lol). A escolha é tua. Nem tens que pagar! Instala várias e escolhe a TUA distro. Ao princípio vai ser agreste como é obvio.. mas com dedicação tudo se faz.

Não me lembrei do Ardour, mas sim acho uma óptima escolha. Eu montava um debian bem levezinho (e talvez aquela versão optimizada que falei) e tentava esta solução. É provável que venhas a ter uma dor de cabeça com os drivers, especialmente com algum hardware mais específico (falo de interfaces firewire por exemplo: o suporte é nulo). Mas é tentar. Boa sorte nisso.
 
pelo que tive a ler e se não percebi mal, não é preciso o uso de antivírus nem esse tipo de coisas porque o linux nao corre ficheiros exe e firewall já vem com ele incluido.


Hoje vou instalar o linux no meu pc, vai ficar com dual boot... Vista 64 / Ubuntu 64


depois logo posto aqui o que estou a achar do Linux
 
estou agora a instala-lo mas tenho uma duvida.

Meti o cd e cliquei na opção de instalar, meti tudo direito até chegar à parte do disco.

Vejam esta imagem:




O meu disco rigido é de 300gb, está dividido em 2 partes (150 para cada)

qual opção é que devo escolher para que ele so fique instalado numa das partes sem apagar a outra, porque a primeira parte é a que tem o windows vista e tem la muita coisa que preciso por isso nao pode apagar

A mim parece que a opção é GUIADO

mas a duvida é que em baixo diz novo tamanho da partição :

Windows Vista ( loader) 5% ( 8gb)
Ubuntu 95% ( 139gb)


O que devo fazer?
 
A opção guiado que está selecionada instala o ubuntu na partição do windows que é o que tu não queres, mas redimensiona a partição do windows o que o mantem, resmindo ficas com menos espaço na partição do windows pois ele reduzila-á
O guiado disco inteiro obviamente não te serve, deves ter de ir pelo manual.

O espaço verde parece ser o espaço da partição livre, o laranja o parece ser a partição onde tem o windows (sda3) vais ao manual e atribuis de maneira a que seja o sda 2 a ser ocupado.
Eu não percebo muito bem esse esquema de partições mas penso ser isso.

Experimenta usar o Gparted para perceber melhor que partição é qual. Se tiveres ambas as partições em NTFS experimenta passar a que está livre a FAT32, geralmente o ubuntu vai pegar primeiro na partição FAT32 penso eu.

Experimenta ver este tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=268128
 
Última edição:
Se utilizas o fruity loops para produção musical, aconselho-te a continuares pelo menos com Win ou então (se tiveres possibilidades monetárias) muda para Mac, que para mim (enquanto produtor) foi do melhor com que eu já trabalhei. Também já passei pelo mesmo dilema que tu, e não cheguei a encontrar programas que fizessem tanto como o fruity loops. Há bons programas para linux de produção, ams que eu tenha encontrado até agora... nada tipo FL ou Reason (mas se alguem conhecer, pff que diga!)

Outro problema que encontrei foi a falta de drivers para o meu piano midi para Ubuntu... D: that suck's ='x

Não optei pelo Wine, o que eu fiz foi dual boot com o WinXP só para produção musical... e o meu Ubuntuzinho como server e ambiente de desenvolvimento =D isto era antes, que agora só estou com WinXP por causa da PAT e do estágio --'

Já venho tarde, mas fica um conselho ;) []
 
A opção guiado que está selecionada instala o ubuntu na partição do windows que é o que tu não queres, mas redimensiona a partição do windows o que o mantem, resmindo ficas com menos espaço na partição do windows pois ele reduzila-á
O guiado disco inteiro obviamente não te serve, deves ter de ir pelo manual.

O espaço verde parece ser o espaço da partição livre, o laranja o parece ser a partição onde tem o windows (sda3) vais ao manual e atribuis de maneira a que seja o sda 2 a ser ocupado.
Eu não percebo muito bem esse esquema de partições mas penso ser isso.

Experimenta usar o Gparted para perceber melhor que partição é qual. Se tiveres ambas as partições em NTFS experimenta passar a que está livre a FAT32, geralmente o ubuntu vai pegar primeiro na partição FAT32 penso eu.

Experimenta ver este tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=268128

já tentei mas nao consegui, eu etnho outro pc por isso vou instalar nesse para testar assim nao há problemas com a perda de dados, depois quando tiver la instalado vou postando aqui opinioes sobre o SO.


Se utilizas o fruity loops para produção musical, aconselho-te a continuares pelo menos com Win ou então (se tiveres possibilidades monetárias) muda para Mac, que para mim (enquanto produtor) foi do melhor com que eu já trabalhei. Também já passei pelo mesmo dilema que tu, e não cheguei a encontrar programas que fizessem tanto como o fruity loops. Há bons programas para linux de produção, ams que eu tenha encontrado até agora... nada tipo FL ou Reason (mas se alguem conhecer, pff que diga!)

Outro problema que encontrei foi a falta de drivers para o meu piano midi para Ubuntu... D: that suck's ='x

Não optei pelo Wine, o que eu fiz foi dual boot com o WinXP só para produção musical... e o meu Ubuntuzinho como server e ambiente de desenvolvimento =D isto era antes, que agora só estou com WinXP por causa da PAT e do estágio --'

Já venho tarde, mas fica um conselho ;) []


Pois, mac era o que eu queria mas são caros :S

Comprei um portatil há coisa de 4 meses e arrependo-me, na altura era para ter comprado um MAC mas depois acabei por nao o comprar, se fosse hoje era a primeira coisa que fazia.

Já testei com wine e o FL não funciona bem lá por isso tenho de ter na mesma o WIN para isso.

Já agora, produzes que estilo musical?
 
ja tive em Dualboot windows e linux e achei pessima perfomance, por parte do Linux, fala quem tem linux ha menos de um mes!! Desinstalei Windows de uma vez por todas e digo que nao estou nada arrependido!! Acho que ter os dois, nao usufruis totalmente do Linux, alem disso ter o Windows é sempre uma bengala de apoio,a nao ser claro, que tenhas programas muito exigentes que só mesmo em Windows existam e nao Linux.
De opiniao pessoal o unico problema que tenho notado é para instalar novo software, muito dele nao vem com auto install obrigando te a recorrer a ler as intruçoes ou a ter que correr consola, apesar de algumas destros deixarem utilizar o gestor de instalaçao de programas, apesar disso nao acho tao simples quanto em Windows.
Mas ja resolvi o problema, ter Wine, o que recomendo vivamente, corre executaveis, portanto alguns programas consegues correr em Wine, por ex o WinRar!


que destro escolhes te? Ubuntu? Boa destro, apesar de graficamente gostar mais de Mint que é quase igual. neste momento uso Mandriva 2009, estou satisfeito ate a data!
Boa sorte
 
Pois, mac era o que eu queria mas são caros :S

Comprei um portatil há coisa de 4 meses e arrependo-me, na altura era para ter comprado um MAC mas depois acabei por nao o comprar, se fosse hoje era a primeira coisa que fazia.

Já testei com wine e o FL não funciona bem lá por isso tenho de ter na mesma o WIN para isso.

Já agora, produzes que estilo musical?


Epa, eu sou o tipo de gaijo que produz a música "fácil" (não concordo com isto que acabei de dizer, mas enfim... --'), HipHop, DrumNbass, RockHipHop (ando me agora a por nisso :cool:), de vez em quando faço musicas tipo Toshiro Masuda (mas nem lhe chego aos calcanhares D:)... e nada de mais D: xD

E tu andas metido no que? :O :D
 
ja tive em Dualboot windows e linux e achei pessima perfomance, por parte do Linux, fala quem tem linux ha menos de um mes!! Desinstalei Windows de uma vez por todas e digo que nao estou nada arrependido!! Acho que ter os dois, nao usufruis totalmente do Linux, alem disso ter o Windows é sempre uma bengala de apoio,a nao ser claro, que tenhas programas muito exigentes que só mesmo em Windows existam e nao Linux.
De opiniao pessoal o unico problema que tenho notado é para instalar novo software, muito dele nao vem com auto install obrigando te a recorrer a ler as intruçoes ou a ter que correr consola, apesar de algumas destros deixarem utilizar o gestor de instalaçao de programas, apesar disso nao acho tao simples quanto em Windows.
Mas ja resolvi o problema, ter Wine, o que recomendo vivamente, corre executaveis, portanto alguns programas consegues correr em Wine, por ex o WinRar!


que destro escolhes te? Ubuntu? Boa destro, apesar de graficamente gostar mais de Mint que é quase igual. neste momento uso Mandriva 2009, estou satisfeito ate a data!
Boa sorte


Concordo totalmente quando dizes que não se usofrui totalmente do linux, isso é um facto. Ontem tive para aqui a pesquisar e vou exprimentar o Ubuntu Studio, vou instala-lo hj no pc a ver se gosto dele ou nem por isso =D que até agora ouvi coisas fixes em relação a ele :D

O calcanhar de aquiles (para mim, enquanto musicaholic) é a "integridade de produção" dáda por programas de plataforma Win/Mac, que em Linux inda não encontrei. Estou em informática e adoro programar... quissá um dia destes inda me meto num projecto todo marado para tentar fazer um programa desses :O :007:

Na minha opinião, quem usa o computador para net/trabalhinhos da escola/trabalho/edição de imagem não muito avançada, LINUX FTW!! :msmiley1: :victory:
Quem produzir... epa... tenho muita pena por (AINDA!) não haver coisas (que eu conheça :O) do mesmo calibre para Linux D:
 
Epa, bruto bruto era teres só o Linux, instalavas uma máquina virtual para correr o xp e dentro dessa máquina corrias o FL/Reason =D

Vá, isto é uma má ideia caso tenhas granda placa de som e outros dispositivos tipo mesa d mistura digital/midi controler, mas se tu mexeres mesmo só a nivel de teclado/rato, dps nem que faças a optimização do som no linux com o Ardour 2 e tava a coisa "resolvida"!

Que máquina tens?

Se for superior a dual core 1.8
2GB de ram ou mais

Corres isso tipo "às mil maravilhas" (mais lento que o normal, mas corre fixe!)

Hasta lá virtualizacioné!
Siempre!:D
 
Pois, eu queria só correr Linux mas como tu dizes isso é bom para quem não mexe mais a não ser com o teclado e rato, e eu para já é isso que utilizo mas brevemente estou a pensar em comprar algum material por isso ai já ficava complicado. A única maneira era mesmo só ter de usar em dual boot com WIn e este so mesmo para programas de produção ja que os outros dão todos no Linux. :/

O meu pc é um Core 2 Duo P8600 2.4 ghz e tenho 4gb de ram


Eu estou a começar a aprender a produzir, começei pelo House/techno mas agora estou mesmo a tentar por aquilo que gosto que é hip hop.

Tu nao tens nenhum myspace ou cena doo genero para ver as tuas produçoes?
 
Pois, eu queria só correr Linux mas como tu dizes isso é bom para quem não mexe mais a não ser com o teclado e rato, e eu para já é isso que utilizo mas brevemente estou a pensar em comprar algum material por isso ai já ficava complicado. A única maneira era mesmo só ter de usar em dual boot com WIn e este so mesmo para programas de produção ja que os outros dão todos no Linux. :/

O meu pc é um Core 2 Duo P8600 2.4 ghz e tenho 4gb de ram


Eu estou a começar a aprender a produzir, começei pelo House/techno mas agora estou mesmo a tentar por aquilo que gosto que é hip hop.

Tu nao tens nenhum myspace ou cena doo genero para ver as tuas produçoes?


como isto tá a ficar um pouco offtopic, vou t mandar pm ;)
 
ok ;)


bem pessoal instalei ontem o linux sozinho (ficou só a correr o linux, sem windows nem nada) quando ia a formatar tudo.

mas o pior é que nao sabia instalar os programas, pensava que era como no Win so carregar e ja esta mas la é preciso ir a consola nao é?
 
No caso de usares uma distribuição baseada em .deb, tens as seguintes opções.


  • Ires á consola e escreveres "sudo apt-get install <nome do pacote>"
  • Ou vais a Sistema, Preferências, Gestor de Pacotes Synaptic e escolhes os pacotes que queres instalar a partir desse gestor gráfico.
EDIT: Já agora que distro instalaste?
 
Última edição:
Back
Topo