Tripé (questionário preenchido)

Paragui

Power Member
Que equipamento pretendes comprar? Máquina, lente(s)

Qual o orçamento disponível?
1000+-

Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens, desporto


Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores pouco iluminados , estádio, pavilhão

Qual é o teu perfil de fotógrafo? aficionado

Qual é o teu equipamento atual?
Neste momento nenhum. Mas já tive uma Canon 550D com as lentes Canon 50mm 1.8, Canon 10-22, e a de kit, tripé e uns filtros.


O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
Canon mas quase 100% apenas com lente de kit portanto não considero factor decisivo.

Onde pretendes comprar? Loja física ou online de confiança ou mesmo usado se compensar.

Por questões de partilha o equipamento que tinha ficou para a Ex. Vou voltar a entrar neste mundo agora que posso.
Não tenho preferência por marca.

Desde já obrigado!

Cumprimentos
 
Acho que a recomendacao "standard" para esse valor e'
Nikon 5300 Body (500euros) + Sigma 17-50mm f/2.8 (300euros)

Com o que sobra ainda consegues encaixar uma serie de coisas que precises/queiras:
nikon 35mm f/1.8 (200euros)
cartao de memoria (20euros)
bolsa (30euros)
tripe (50euros)
filtros (50euros)
 
E em relação à 5200 perco muito?

E mirrorless? Perderia muito? É que vi esse tipo de máquinas e até fiquei interessado derivado ao seu tamanho mais compacto
 
O mundo da fotografia é feito de ganhos e perdas.
Ganhas sempre em alguns lados e perdes noutros.
Tens que ver o que te compensa mais.

Eu acho piada às olympus e às Fuji XT.
Tens sensores micro 4/3 e APS-c nessas câmaras.
Tens também as Sony A6000, 6100 (APS-C).
Pesquisa e vê qual é a que se adequa melhor a ti.

As D3xxx e D5xxx são muito leves e compactas (quase uma mirrorless com as vantagens de uma DSLR).
Depois vai depender muito do que queres a nível de lentes e acessórios.

Retratos, paisagem e desporto...
Para retratos e paisagem (especialmente paisagem) é aconselhável resolução e IQ.
Retratos - uma lente com boa abertura e, talvez, um flash.

Desporto - máquina com muitos pontos de foco e muitos fps.
Também é preciso vidro bom para acompanhar (geralmente uma tele 70-200 f4 ou f2.8.

Claro que tens que contrabalançar e investir primeiro no que achares mais importante (pois 1000€ não dá para muito).

Cumps
 
Sim já estive a ler sobre isso e vou mesmo para DSLR.

Em relação à 5200, perde muito em. Relação à 5300/5500?

E Canon?
 
5300 e 5500 são quase iguais. A D5500 tem touch, um pouco mais de buffer, e nada mais que seja relevante.

Da D5200 para a D5300 também não há de ser uma diferença que se note. Supostamente a D5300 tem um pouco mais de IQ porque não tem o low pass filter, trazendo um pouco mais de nitidez. A D5300 faz também video a 1080p a 60fps, enquanto a 5200 faz 1080i a 60fps. Creio também que a D5300 é ligeiramente mais compacta e ergonomica, nada como ires a uma loja fisica testar.

Canon, nesta gama de preços não tem vida para a Nikon, esta entrega melhor IQ, gama dinâmica, e aguenta-se melhor em iso mais altos.

A Canon será melhor no vídeo, pois permite mais controlos manuais (contolo do diafragma enquanto grava) do que a Nikon, e talvez melhor foco em live view.
 
Eu entre a 5200 e 5300 posso ajudar pois durante a minha compra testei a 5200 durante cerca de uma semana com uso intensivo, e acabei por comprar uma 5300 depois, devido a uma promoção.

Posso garantir que o comportamento da 5300 é notóriamente mais rápido. Isto deve-se ao facto de a 5300 ter um processador mais recente, mais rápido e eficiente, logo a duração da bateria também é notável em relação à 5200. Em termos de autofocus, não posso dizer que haja muita diferença, mas nota-se. Em termos de buffer, nota-se bem. É daquelas coisas que no papel parece pouco, depois na prática deixa-nos com um sorriso na cara.
A ausência de low pass filter, o mais certo é não notares na diferença. Ainda assim, se é considerado uma vantagem, então melhor.
Melhor performance em ISO, e isto nota-se bem na prática.

Ou seja, para mim, na prática, o conjunto destas "pequenas" vantagens põem a 5300 num patamar acima da 5200. Eu acho que aqui a dúvida que se deveria estudar até era entre a 5300 e a 3300. A únicas diferenças entre as duas são o ecrã rotativo (muito útil), o auto bracketing e o intervalómetro na 5300.

Eu seguiria o conselho do TheMadyor. Corpo da 5300 + sigma 17-50 f2.8 + filtros ND + tripé. Tens aqui um conjunto para durar e para muito bons trabalhos.
 
Obrigado pessoal, quando regressar de férias vou ver se vou a uma loja para as ver. Mas já está quase decidido. Vai ser a 5300.

Loja mais barata onde comprar?

Cumpts
 
A D5300 tem um grip melhor do que a D5200 e a D5500 tem um grip ainda melhor do que o da 5300.
O touch é engraçado, principalmente para uso em live view...
De resto é uma D5300 disfarçada.
Mas pode valer o investimento, em alguns casos.

Cumps
 
Se não tiver garantia, não.

Essa lente é barata e não acrescenta valor ao negócio.

A máquina nova já se arranja pelos 800 e poucos €.
 
Última edição:
boa noite! bem devido a um stress que tive acabei por não comprar a máquina.
a ver se é desta!!!
de qualquer forma andei a ver e a ler e vou abandonar a ideia da DSLR, vou mesmo para algo mais compacto. Pensando bem e sendo eu um completo amador não justifica uma DSLR. Provavelmente iria cometer um erro e mais dia menos dia ia encosta-la.

Anyway, vou reformular o que procuro!

procuro algo interessante/bom para um completo amador na área das mirrorless.
vi a Sony a6000 no amazon alemão com lente de kit 16-50 por 529+portes
é pena é ser em branco :D

vale a pena?
 
É um bom equipamento mas não arranjas objectivas para isso, de jeito, a um preço razoável.

Não me quero esticar para fora de pé, não percebo ponta do sistema sony mas não me parece que para fotografia pura seja a melhor opção.

A grande vantagem da sony é o facto de adaptares facilmente objectivas de outros fabricantes sem perderes funções como o AF.

Mas se não tens objectivas boas, não me parece que valha a pena ires para o sistema sony.

Melhor conselho para um iniciante: gasta o menos possível agora.
 
Agora a sony já não é boa para fotografia?

Neste forum há sempre alguém a dissuadir para não comprarem material da sony, posso saber porquê?
 
Eu tenho uma sony alpha 6000, e é uma câmera muito capaz, sensor APS-C num corpo relativamente pequeno, mas percebo perfeitamente aquilo que o APedro disse, é um sistema bacano na minha opinião, mas lentes baratas não é o seu forte, há poucas, mas há lentes muito boas na minha opinião, mesmo entre 300-400 arranjas bem boas (Rokinon 12mm, Sigma 30mm, Sony 35mm, 50mm) e mesmo entre abaixo de 200 (as sigma 19mm, 30mm, 60mm que são conhecidas por ser muito sharp), e tens sempre a opção de comprar lentes vintage para adaptar
 
E não achas que com essas lentes que mencionaste ( ainda incluiria a 28mm f2 as novas 50mm fe), o sistema sony mirrorless se torna uma boa opção para um iniciante?

Eu não sou contra os outros sistemas, acho que tanto a sony, fuji e o m4/3 apresentam qualidades que os tornam opções viáveis. Só não acho correcto desvalorizarem um sistema sem saberem as necessidades do user.

Quanto ao tópico é seguir o primeiro comentário do MylleZ!

Eu neste momento não trocaria de mirrorless para dslr apesar das desvantagens que possa ter, consigo andar sempre com a maquina comigo, quer seja no bolso do casaco ou na bolsa da mochila..

No sistema fujifilm (APS-C) tens: X-T10 , X-T1, XPRO 2 e X-T2
- Estilo retro (o look para algumas pessoas conta muito pois pode motivar-te a dar mais uso ao material);
- + botões rotativos que permitem uma boa operacionalidade;
- As imagens levam um produção característica das fuji, se for do teu gosto pode te poupar tempo de PP;
- Tem um bom lineup de lentes, com boas aberturas, mas apesar da qualidade geral média-alta os preços andam na gama dos 400-1800€
- Os corpos não são muito baratos
- A qualidade de video é muito fraca ( começa a ser boa nas novas xpro2 e x-t2)

No sistema sony (APS-C e FF) tens: A6000 , A6300, A6500, A7's (ex: A7RII e A7SII)

- Corpos com um preço mais em conta para o que oferece;
- Conhecidas pela qualidade de video (a a6000 como entrylevel apresenta uma qualidade boa com controlos totalmente manuais);
- O lineup de lentes contando com as FF até não é mau mas as regra geral são caras..em contra partida tens as que o kirtz referiu em cima com uma qualidade/preço bastante boa;
- As imagens, dependendo também das lentes, não são as mais atractivas mas permitem trabalhar melhor ao teu gosto que em outros sistemas (minha opinião);
- Devido à distancia da flange consegues usar praticamente qualquer tipo de lente e tens-se trabalhado muito na produção de adaptadores com autofocus;
- No caso de quereres mudar para FF podes sempre usar as mesmas lentes.

Em termos de micro four thirds tens: OEM-5 II, OEM- 10 II, OEM-1 II, G7 , GH4/5, Gx80, G80, etc

- Tens maquinas com estrutura parecida às comuns dslr, um estilo mais retro (olympus) e "moderno" ( algumas panasonic);
- Apesar do menor tamanho do sensor (4/3) têm evoluído muito a tecnologia para se sentir menos diferença na sensibilidade do iso e sharpness para sensores maiores;
- Tem uma grande variedade de lentes e preços, podendo utilizar lentes de diferentes fabricantes;
- O preço dos corpos bons tendem a ser caros (minha opinião);
- Apresentam uma boa qualidade de video como é exemplo as blackmagic e a panasonic com a linha GH (GH4 e vai sair a GH5).

Resumindo é necessário estudar bem os sistemas incluindo as suas lentes, ver o que se tenciona produzir e assim escolher a opção mais adequada para cada pessoa!
 
Eu, não gostando da Sony (já testei algumas e não consegui gostar de nenhuma), não vou dizer para não comprar uma...
Só mandei a posta para o ar, como mais uma opção no baralho.

A A6000 está com um preço competitivo, mas depois torna-se muito limitada porque as lentes são muito caras.
A A6000 + lente de kit até não é cara. Tens umas primes baratinhas (duas ou três) e depois é tudo para esquecer.

Se quiseres uma lente zoom standard, tens o quê?
Uma 16-70mm f4 por 1000€? Isso custa a Fuji 16-55mm 2.8, e a 18-55mm 2.8-4 custa metade.
É só por isso.

Uma Panasonic GX80 é muito equilibrada, e custa o mesmo que uma A6000.
Mas tem sensor estabilizado, touch screen, melhor AF, melhor tracking, muito (mas mesmo muito) mais lentes (e algumas bem baratas), filma em 4k, etc. etc.

Por isso é que disse o que disse.
O facto da A6000 estar a 500 e tal € não deve servir como único factor a ter em conta.
Uma máquina não é um sensor - é um sistema (ou pelo menos faz parte de um sistema) e tem que se pesar vários factores...

Eu sou apologista que se deve tentar sempre experimentar antes de comprar. Eu faço-o sempre.
Ter duas ou três máquinas na mão, fotografar um bocadinho, nem que seja uma meia horinha apenas - sentir o corpo, a ergonomia, o conforto de utilização (controlos, etc.) e depois pesquisar sobre o que se pode comprar para meter à frente do sensor :D
 
Back
Topo