Tripé (questionário preenchido)

Eu acho que é um sistema muito bom para iniciantes, não queria que me interpretassem mal, estava só a dizer que percebo o outro ponto de vista de quem diz que lentes não é o seu forte

Mas zoom lenses há muita pouca escolha, mas @MylleZ não te esqueças da 18-105 com OSS, consegues entre 400-500 e ainda há um mês chegou a estar a 300 na Amazon de itália, a 16-70 já consegues por 700-800, só têm a desvantagem de ser f4, já faziam algo zoom com 2.8, mas temos sempre as FF, mas eu acho uma boa câmera, a Sony podia era investir mais um bocadinho em fazer lentes do que em fazer corpos à toa
 
não me parece que para fotografia pura seja a melhor opção.

posso saber porquê?

No sistema fujifilm (APS-C) tens: X-T10 , X-T1, XPRO 2 e X-T2
- Estilo retro (o look para algumas pessoas conta muito pois pode motivar-te a dar mais uso ao material);
- + botões rotativos que permitem uma boa operacionalidade;
- As imagens levam um produção característica das fuji, se for do teu gosto pode te poupar tempo de PP;
- Tem um bom lineup de lentes, com boas aberturas, mas apesar da qualidade geral média-alta os preços andam na gama dos 400-1800€
- Os corpos não são muito baratos
- A qualidade de video é muito fraca ( começa a ser boa nas novas xpro2 e x-t2)

No sistema sony (APS-C e FF) tens: A6000 , A6300, A6500, A7's (ex: A7RII e A7SII)

- Corpos com um preço mais em conta para o que oferece;
- Conhecidas pela qualidade de video (a a6000 como entrylevel apresenta uma qualidade boa com controlos totalmente manuais);
- O lineup de lentes contando com as FF até não é mau mas as regra geral são caras..em contra partida tens as que o kirtz referiu em cima com uma qualidade/preço bastante boa;
- As imagens, dependendo também das lentes, não são as mais atractivas mas permitem trabalhar melhor ao teu gosto que em outros sistemas (minha opinião);
- Devido à distancia da flange consegues usar praticamente qualquer tipo de lente e tens-se trabalhado muito na produção de adaptadores com autofocus;
- No caso de quereres mudar para FF podes sempre usar as mesmas lentes.

Em termos de micro four thirds tens: OEM-5 II, OEM- 10 II, OEM-1 II, G7 , GH4/5, Gx80, G80, etc

- Tens maquinas com estrutura parecida às comuns dslr, um estilo mais retro (olympus) e "moderno" ( algumas panasonic);
- Apesar do menor tamanho do sensor (4/3) têm evoluído muito a tecnologia para se sentir menos diferença na sensibilidade do iso e sharpness para sensores maiores;
- Tem uma grande variedade de lentes e preços, podendo utilizar lentes de diferentes fabricantes;
- O preço dos corpos bons tendem a ser caros (minha opinião);
- Apresentam uma boa qualidade de video como é exemplo as blackmagic e a panasonic com a linha GH (GH4 e vai sair a GH5).

Resumindo é necessário estudar bem os sistemas incluindo as suas lentes, ver o que se tenciona produzir e assim escolher a opção mais adequada para cada pessoa!

Não vou entrar na discussão, só ressalvar que quem disse que "não era bom para fotografia" foste tu.

Eu só disse que não era o mais indiciado, tal como a nikon não é o mais indicado para vídeo face à canon.
 
Eu acho que é um sistema muito bom para iniciantes, não queria que me interpretassem mal, estava só a dizer que percebo o outro ponto de vista de quem diz que lentes não é o seu forte

Mas zoom lenses há muita pouca escolha, mas @MylleZ não te esqueças da 18-105 com OSS, consegues entre 400-500 e ainda há um mês chegou a estar a 300 na Amazon de itália, a 16-70 já consegues por 700-800, só têm a desvantagem de ser f4, já faziam algo zoom com 2.8, mas temos sempre as FF, mas eu acho uma boa câmera, a Sony podia era investir mais um bocadinho em fazer lentes do que em fazer corpos à toa

Lentes e não só.

Em boa verdade o que interessa é sempre o resultado final, ainda assim, para quem gosta de fazer fotografia, todo o procedimento que leva ao resultado final, o prazer de manusear o equipamento, não há como a Fuji, onde a cereja no topo do bolo é a abertura na própria objectiva.
 
O OP escreveu:

Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens, desporto

já tive uma Canon 550D com as lentes Canon 50mm 1.8, Canon 10-22, e a de kit, tripé e uns filtros.

Convinha, antes de mais nada, perceber o que é que o OP desejaria preservar de um sistema como este e o que pretende conseguir ganhar num novo sistema. Em vez disso, vejo demasiados comentários partirem para "soluções padrão" e entrar nas guerras do costume, sem pensar nas necessidades específicas do OP.

Assumindo que o OP eventualmente desejará possuir uma UGA para pasiagens, aqui deixo uma lista com várias opções para os diferentes sistemas (preços novo na Amazon ES):

Canon: 10-18/4.5-5.6 (252€), 10-22/3.5-4.5 (520€)
Canon, Nikon: Tokina 11-16/2.8 (422 - 577€), Tokina 11-20/2.8 (583€), Sigma 10-20 (369 - 467€)
Fuji: 10-22/4 (799€)
Sony: 10-18/4 (826€)
m43: Panasonic 7-14/4 (916€), Olympus 9-18/4-5.6 (519€), Olympus 7-14/2.8 (1240€)


não percebo ponta do sistema sony mas não me parece que para fotografia pura seja a melhor opção.

Curiosa esta frase :D


há sempre alguém a dissuadir para não comprarem material da sony

É a Internet. E não acontece só com a Sony.
 
Bom dia! Pessoal obrigado pelas opiniões e dicas! São todas válidas! Neste momento do sistema que tive Canon não possuo nada! É mesmo pra começar do zero!
Vou gastar o menos possível para iniciar e depois logo se vê! Portanto para iniciar vou para algo com "lente de kit"

Hoje vou dar uma volta nas lojas a ver se aparece algo em conta devido às promoções, duvido, pois já se sabe como funciona cá por terras lusas mas vou tentar!

Cumprimentos
 
Nos estamos cá todos para aprender.

Eu nem precisei dizer o porquê de achar a sony um sistema menos capaz para fotografia, bastou ressalvar o que disse outro user.

Mesmo não conhecendo o sistema sony sei do escasso leque de boas objectivas a bom preço. Sei, bastando para isso olhar, que não tem a melhor interface quando comparado com a Fuji, com os seus dials.

O que não vi foi as razões de quem gosta/tem o sistema sony para levar à compra face a uma Fuji ou Panasonic.

Mas ainda estou à espera, porque quero mesmo saber.
 
Acho que está cara.
Para comprar novo, acho que a melhor relação preço/qualidade é a Panasonic GX80 e a G80.
A GX80 arranjas por menos de 600€, com uma lente.
A G80 já anda na casa dos 1000 e tal, mas é topo de gama.

A E-M5 arranja-se nos usados muito mais barata - por 600€ vais buscar uma E-M5 MK II, que é bem melhor (ainda é uma das melhores MFT do mercado).

Cumps
 
bom dia!

acabei por não dizer qual o material que adquiri, então é assim, depois de várias hipoteses fui para uma Nikon D5300 com lente de Kit que apareceu no mercado de usados a bom preço.

recentemente fui presenteado pela minha companheira com uma "prendinha", uma Olympus OM-D EM-1 + lente 12-50.

neste momento pretendo adquirir um tripé, daí estar a puxar este tópico para cima.

qual aconselham até 50€? posso comprar online ou mesmo usado.

desde já obrigado!

cumprimentos
 
Back
Topo