Novo estudo usabilidade da forrester dá vantagem a Apple

JPCarvalhinho

Power Member
Basicamente os utilizadores de MAC são mais felizes no que toca a qualidade do equipamento e da experiência e usabilidade das suas máquinas.

Foi a única marca a ter um Good, que toca os 80%

No fim da linha está a DELL como seria de esperar.

Quanto a mim, o facto de serem mais caros ajuda um pouco na "selecção" de quem os usa. Normalmente o tipo de utilizador é menos experiente e menos "exigente" no que toca a alterar a experiência já que vai de encontro ao "it just works" e na realidade é assim que acontece.

No caso do windows XP, os tweakings, o software necessário para o mesmo tipo de tarefas que exige "instalar", definir pastas, e afins torna a coisa mais "pesada" e sujeita a erros.

Vale o que vale... mas eu identifico-me!



fonte: Appleinsider
Apple's reputation has been polished with a new customer experience study from Forrester Research that shows happiness and overall satisfaction with Macs being much higher than for several major Windows PC builders.

Click Here!

A Customer Experience Index report from Forrester Research came to the conclusion after studying almost 4,600 computer users' experiences from 2008 and asking them to score the ease of use of their computers, how enjoyable the experience is and whether or not the systems fulfill their owners' needs.

Apple's overall score reached 80 and was not only enough to give it the lead but also leave it as the only company to earn a "good" ranking in Forrester's view. Every other manufacturer in the list scored significantly lower, with Acer's American label Gateway being closest with a score of just 66; the standing is only "okay" in the research group's chart.

Every other major vendor in the chart fared worse. HP and its budget brand, Compaq, were lumped into the "poor" category with near-identical scores of 64 and 63. Dell, once considered a baseline for PC quality, was ranked just 58.

The spread is that much more evident when comparing only the more subjective qualities of ease of use and happiness. In his personal blog, the report's chief architect Bruce Temkin explains that Apple's lead only widened when focused on these two criteria: although its overall lead was 14 percent, it garnered a 17 percent edge in terms of ease of use and 15 percent for contentment with respective systems. For Dell, this last category was humbling as the Texas-based PC builder scored just 47 -- enough to give it the "very poor" label in that section.

Exactly why Apple is above the fray isn't the focus of the research, though the Cupertino, Calif.-based company has regularly skewed its Mac lineup towards the premium end of the market and, accordingly, can use faster or higher-quality parts that improve the perceived experience.

Whatever the case, the study can't come at a worse time for Microsoft, which has gone to great expense to persuade the public that choice and price in Windows PCs trump Apple's higher-cost but focused lineup. Where Microsoft maintains that Mac owners are simply buying the logo, Forrester suggests they're buying a better overall experience; where it paid off a consultant to manipulate cost differences and claim Mac users pay more for less, the Customer Experience Index suggests that any savings from the Windows PCs may be countered by extra frustrations stemming from hardware or software.

Apple hasn't responded to Forrester's study, but it doesn't necessarily have to. Its response to the Microsoft ads has mirrored its results in the Index and asserted that many cheaper PCs represent a false economy if they turn out to lack important features.
 
Dizeres que a usabilidade do windows é "pesada" (digo eu que "insinuas" - sem nenhuma conotação negativa da palavra - que não é intuitivo) não me parece muito lógico.

Não é o mesmo que arrastar um ficheiro para a pasta das applications, mas basta ler para fazer as coisas em condições.

Penso que talvez se possa pegar mais pelo comodismo. As pessoas querem fazer o menos possível e se os programas se instalassem sozinhos e os sistemas tivessem manutenção "automática" então era isso que se procurava.

De qualquer maneira, penso que também contribui para isso um menor espírito crítico, digamos assim, dos utilizadores típicos (a maioria, mas não todos) dos produtos da apple. Um utilizador de windows (e ainda mais os de linux) são muito mais críticos enquanto que a base de utilizadores dos produtos da apple é muito mais crente na qualidade. É a velha (nova) questão da forma como se olha para os produtos da apple - "isto é que é bom e é melhor que tudo o resto".

Sempre foi assim, não era agora que ia mudar ;)
 
Já tinha lido há uns dias atrás. É um estudo interessante, mas o resultado não me surpreende, de todo.

*Toda* a gente que passa para um Mac diz que é algo muito mais simples de manter e de utilizar, portanto os números falam por si.

Curiosamente (na verdade não é curioso, mas tem piada), a grande fatia de pessoas que "ganha a vida" a cascar nos computadores Mac nunca sequer esteve perto de um, ou mexeu no máximo num durante 5 minutos numa loja qualquer. É como tudo na vida, no fundo ;)

Também entretanto já li imensas teorias e comentários acerca desse artigo, com as mais estranhas explicações para os números, muitas vezes dando mesmo a ideia de se estar a cair no absurdo só para fazer prevalecer um ponto de vista contrário ao estudo, quando na verdade os números apresentados são a melhor explicação de todas.
 
Última edição:
Já tinha lido há uns dias atrás. É um estudo interessante, mas o resultado não me surpreende, de todo.

*Toda* a gente que passa para um Mac diz que é algo muito mais simples de manter e de utilizar, portanto os números falam por si.

Curiosamente (na verdade não é curioso, mas tem piada), a grande fatia de pessoas que "ganha a vida" a cascar nos computadores Mac nunca sequer esteve perto de um, ou mexeu no máximo num durante 5 minutos numa loja qualquer. É como tudo na vida, no fundo ;)

Também entretanto já li imensas teorias e comentários acerca desse artigo, com as mais estranhas explicações para os números, muitas vezes dando mesmo a ideia de se estar a cair no absurdo só para fazer prevalecer um ponto de vista contrário ao estudo, quando na verdade os números apresentados são a melhor explicação de todas.

Sem querer entrar em flames, até porque essa discussão já me cansa, também não deixa de ser curioso que muita gente tem windows instalado nos seus macs e foi esta precisamente uma das causas da subida nas vendas dos macs (a passagem para x86 e possibilidade de instalar windows). Claro que isto também tem a ver com situações em que as pessoas estão limitadas ao windows por causa de algum software específico e afins, mas ... não são todos.

Enfim, há de tudo. Eu sempre fui (e sou) um grande apreciador (e utilizador) dos produtos da apple. Não vou é na "histeria" geral que os rodeia. Têm vantagens e desvantagens, como todos os produtos.

Já agora, fiz aqui um bocado o papel de advogado do diabo, mas a verdade é que o OSX é um sistema mesmo muito simples de usar. O Windows também, mas o OSX trabalha de uma maneira que muita coisa é transparente para o utilizador. O arrastar de um ficheiro para as applications para instalar e movê-lo para o Trash para desinstalar é um dos maiores exemplos que se pode dar neste sentido.

PS: já agora, para não ficarem dúvidas do meu papel neutro, o meu SO preferido é o linux :D
 
Sim... eu comprei o macbook de primeira geração e mudei simplesmente porque sabia que poderia correr windows em segurança... desde então... nunca mais o arranquei... e paguei o vmware... :P
 
Não tem nada que haver flames, desde que se discutam as coisas com cabeça :p

A razão de muita gente usar windows no Mac é na verdade a questão da compatibilidade com alguns programas, algo que é completamente incontornável e a Apple não pode fazer nada a esses respeito. Eu também uso, mas nem sequer o tenho instalado no bootcamp, uso numa máquina virtual do vmware que chega e sobra para as encomendas.

Depois, e aí sim é algo que não compreendo, há pessoas que compram um Mac para usarem windows na maior parte do tempo, e nesse caso sou o primeiro da fila a dizer que esse povo não pode bater bem da cabeça ;)

Pior só mesmo os que compram um MBP ou um iMac para meter windows e fazer dele máquina de jogos. Juro, há pessoas para tudo ... Seria o mesmo que comprar um mercedes para ir à missa ao domingo ou às compras ao supermercado de 15 em 15 dias ...

Mas o que é verdade, e não são só estudos que o dizem, tenho também essa experiência pessoal, e não é pequena, os utilizadores de Mac são, regra geral, muito mais felizes com o material que adquiriram do que quem tem um "pc", é de facto incontornável.

Hey, já passei por tudo o que havia para passar, desde o windows 3.1 até ao Leopard e o Windows 7, e não tenho qualquer problema (algumas pessoas estranhamente acham que isto é fanatismo, mas isso é outra conversa) em afirmar que o meu Macbook é a melhor máquina que alguma vez tive (na verdade é a mais moderna, mas não é a isso que me refiro) e o Leopard é o melhor sistema operativo que alguma vez utilizei.

Mas isso sou eu, que sou fanboy e fanático e essas teorias todas ;)

ps: já utilizei quase a tempo inteiro Linux, por cerca e 2/3 anos, e não houve hipóteses de continuar, por muito que gostasse, por razões incontornáveis no que a software diz respeito.
 
Última edição:
Sem dúvida Rui, mas aí estás a falar de pessoal que compra pelo hardware (por ser bonito), sem qualquer interesse pela relação próxima entre o hardware e o SO (que na verdade é o que ajuda a fazer do OSX um sistema tão estável - não esquecendo a base unix que também é fundamental - e que permite algumas das facilidades do ponto de vista da utilização).

De qualquer maneira e voltando à vaca fria, penso que estes resultados também são bastante influenciados pela forma como os apple-users olham para o OSX e para os Macs.

Um utilizador de windows é um utilizador mais crítico por natureza (não só pelo passado e pelo que se conhece, mas também pelo presente do SO).

Há uma série de questões que "ajudam" este resultado, o que não significa que ele seja falacioso.

Em relação a afirmares que o macbook é a melhor máquina que já tiveste (penso que te refiras ao hardware, qualidade de construção, etc), parece-me normal, mas isso é sempre uma opinião pessoal. Posso-te afirmar sem qualquer dúvida que na relação hardware/construção, a apple é do melhor que anda aí, mas não é a única, basta ver os IBM. Mas ser do melhor não é ser indubitavelmente a melhor coisa que anda aí e tudo o resto é inferior, que é o que normalmente ouves de muita gente ;)

E neste último parágrafo estou-me apenas a centrar na máquina, tirando o sistema operativo.
 
Última edição:
Não tem nada que haver flames, desde que se discutam as coisas com cabeça :p

A razão de muita gente usar windows no Mac é na verdade a questão da compatibilidade com alguns programas, algo que é completamente incontornável e a Apple não pode fazer nada a esses respeito. Eu também uso, mas nem sequer o tenho instalado no bootcamp, uso numa máquina virtual do vmware que chega e sobra para as encomendas.

Depois, e aí sim é algo que não compreendo, há pessoas que compram um Mac para usarem windows na maior parte do tempo, e nesse caso sou o primeiro da fila a dizer que esse povo não pode bater bem da cabeça ;)

Pior só mesmo os que compram um MBP ou um iMac para meter windows e fazer dele máquina de jogos. Juro, há pessoas para tudo ... Seria o mesmo que comprar um mercedes para ir à missa ao domingo ou às compras ao supermercado de 15 em 15 dias ...

Mas o que é verdade, e não são só estudos que o dizem, tenho também essa experiência pessoal, e não é pequena, os utilizadores de Mac são, regra geral, muito mais felizes com o material que adquiriram do que quem tem um "pc", é de facto incontornável.

Hey, tenho a minha própria experiência, já passei por tudo o que havia para passar, desde o windows 3.1 até ao Leopard e o Windows 7, e não tenho qualquer problema (algumas pessoas estranhamente acham que isto é fanatismo, mas isso é outra conversa) em afirmar que o meu Macbook é a melhor máquina que alguma vez tive (na verdade é a mais moderna, mas não é a isso que me refiro) e o Leopard é, de muito longe, o melhor sistema operativo que alguma vez utilizei.

Mas isso sou eu, que sou fanboy e fanático e essas teorias todas ;)
Essas pessoas sao as que compram pelo hardware e pelo hype e não pelo software.
Mas, a única coisa (crucifiquem-me:D) que desgosto do UI do OS10 é o Exposé. De resto, a facilidade de mover um programa para o Applications simplifica as coisas. De resto, penso que os S.O. se equiparam em usabilidade e facilidade de utilização para os utilizadores.

cumps
 
Um utilizador de windows é um utilizador mais crítico por natureza (não só pelo passado e pelo que se conhece, mas também pelo presente do SO).

Há uma série de questões que "ajudam" este resultado, o que não significa que ele seja falacioso.

Não concordo, até porque a maior parte dos mac users vem do windows e das más experiências com ele e estão muito bem informados sobre o SO.
 
De qualquer maneira e voltando à vaca fria, penso que estes resultados também são bastante influenciados pela forma como os apple-users olham para o OSX e para os Macs.

Um utilizador de windows é um utilizador mais crítico por natureza (não só pelo passado e pelo que se conhece, mas também pelo presente do SO).

Há uma série de questões que "ajudam" este resultado, o que não significa que ele seja falacioso.

Isso é verdade até à parte em que verificas que a grande massa crítica e o grande número de utilizadores "hardcore" de Mac já passou por windows, e sabe bem o que é, obrigatoriamente.

Repara que não estou a falar da nova vaga de utilizadores, principalmente desde que a Apple passou para o lado da Intel, mas sim dos verdadeiros críticos e "fãs" da Apple. Neste momento a Apple já está mais espalhada, é mais conhecida, e há muito utilizador "novato", mas os novatos tanto o são no OS X como no windows :-)

Essas pessoas sao as que compram pelo hardware e pelo hype e não pelo software.
Mas, a única coisa (crucifiquem-me:D) que desgosto do UI do OS10 é o Exposé. De resto, a facilidade de mover um programa para o Applications simplifica as coisas. De resto, penso que os S.O. se equiparam em usabilidade e facilidade de utilização para os utilizadores.

cumps

Herege, o Exposé é a melhor coisa desde ... o Spotlight :D (não sei qual veio primeiro, na verdade ¬_¬)
 
Não concordo, até porque a maior parte dos mac users vem do windows e das más experiências com ele e estão muito bem informados sobre o SO.

Não creio, até porque muita da malta que mudou para mac não era um utilizador "hardcore" do windows, caso contrário não conseguiam ter mudado (por causa de software ou ferramentas específicas que necessitava). E, vamos ser realistas, para o utilizador casual os windows actuais (2000 em diante) quase não dão problemas quando comparados com os pré-2000, tirando eventualmente o problema de virus/trojans/etc que também tem muito a ver com o pessoal não ter cabeça a usar o computador (instalam tudo e mais alguma coisa de onde calha).

Mas claro, também tens heavy-users que conseguiram mudar. Eu refiro-me ao grosso destes utilizadores da última vaga (a vaga pós-PPC).
 
Isso é verdade até à parte em que verificas que a grande massa crítica e o grande número de utilizadores "hardcore" de Mac já passou por windows, e sabe bem o que é, obrigatoriamente.

Repara que não estou a falar da nova vaga de utilizadores, principalmente desde que a Apple passou para o lado da Intel, mas sim dos verdadeiros críticos e "fãs" da Apple. Neste momento a Apple já está mais espalhada, é mais conhecida, e há muito utilizador "novato", mas os novatos tanto o são no OS X como no windows :-)

Digo mais ou menos a mesma coisa no post acima ... só que o utilizador que é agora hardcore de Mac, se calhar não o era no windows.

Vamos ser realistas, estar no firefox, bater uns textos no word e estar no msn a falar com os amigos não é ser "hardcore" user. E muitas das vantagens dos macs (nomeadamente no tratamento de imagem/gráfico) perderam-se na conversão da plataforma.

E agora, no confronto entre OSX e windows, digo claramente que o OSX é melhor, mas para o utilizador comum, o Windows já não dá tantos problemas como dava pré-2000 e chega perfeitamente.

Muita gente troca, e nisso não tenhamos ilusões, porque mac é bonito e o OSX tem eye-candy ;)

Herege, o Exposé é a melhor coisa desde ... o Spotlight :D (não sei qual veio primeiro, na verdade ¬_¬)

O exposé (panther). O spotlight só veio no tiger.
 
Digo mais ou menos a mesma coisa no post acima ... só que o utilizador que é agora hardcore de Mac, se calhar não o era no windows.

Vamos ser realistas, estar no firefox, bater uns textos no word e estar no msn a falar com os amigos não é ser "hardcore" user. E muitas das vantagens dos macs (nomeadamente no tratamento de imagem/gráfico) perderam-se na conversão da plataforma.

E agora, no confronto entre OSX e windows, digo claramente que o OSX é melhor, mas para o utilizador comum, o Windows já não dá tantos problemas como dava pré-2000 e chega perfeitamente.

Muita gente troca, e nisso não tenhamos ilusões, porque mac é bonito e o OSX tem eye-candy ;)

Há muita gente que troca por ser bonito, mas se calhar são esses que usam windows no mac. Não percebo o que queres dizer com "hardcore user" actualmente faz-se tudo em Mac OS X o que se faz em Windows. O problema começa a aparecer quando queremos aquele software específico.
 
Digo mais ou menos a mesma coisa no post acima ... só que o utilizador que é agora hardcore de Mac, se calhar não o era no windows.

Vamos ser realistas, estar no firefox, bater uns textos no word e estar no msn a falar com os amigos não é ser "hardcore" user. E muitas das vantagens dos macs (nomeadamente no tratamento de imagem/gráfico) perderam-se na conversão da plataforma.

E agora, no confronto entre OSX e windows, digo claramente que o OSX é melhor, mas para o utilizador comum, o Windows já não dá tantos problemas como dava pré-2000 e chega perfeitamente.

Muita gente troca, e nisso não tenhamos ilusões, porque mac é bonito e o OSX tem eye-candy ;)

Sim, compreendo e concordo perfeitamente (entretanto também já tinha lido a tua resposta :p).

Eu não me encaixo na parte dos utilizadores antigos, que ainda hoje dizem que no PPC é que era, e que o Leopard é bastante inferior ao Tiger em vários aspectos, porque só tenho o Mac há coisa de ano e meio, mas também não me considero "noob" porque comprei isto como ferramenta de trabalho e é esse o uso principal que lhe dou.

Confesso que quando mudei a primeira coisa que me fascinou foi o facto de poder atirar com imagens gigantescas para o photoshop cs3 e isto nem pestanejava, enquanto que no laptop de um colega, com características idênticas, mas com windows (xp), aquilo ou encravava ou tornava-se simplesmente inutilizável. Só experimentando estas coisas mais à séria é que se tem melhor a noção de como as coisas funcionam, para dizer a verdade.

Eu estou satisfeito, conheço bem o windows, sei das vantagens e das desvantagens, e até uso frequentemente (cada vez menos), mas não trocava, de todo. Por outro lado, é um facto inegável de que os Mac são produtos tendencialmente "overpriced", uns mais que outros (os iMac por exemplo não encaixo nessa categoria), mas no geral são, e é uma pena.

ps: eu não alinho muito na teoria de que o facto de as pessoas gostarem mais de um Mac tenha a ver com o seu preço, que faz uma selecção natural dos utilizadores, mas posso estar enganado, sinceramente nunca vi as coisas por esse prisma.
 
Última edição:
Há muita gente que troca por ser bonito, mas se calhar são esses que usam windows no mac. Não percebo o que queres dizer com "hardcore user" actualmente faz-se tudo em Mac OS X o que se faz em Windows. O problema começa a aparecer quando queremos aquele software específico.

Não se faz tudo, tudo e mesmo aquilo que se pode fazer é em algumas situações com ferramentas muito inferiores.

Quando digo "hardcore user" digo aquelas pessoas que não se limitam a estar no msn, bater meia dúzia de textos no word, ouvir música e ver filmes.

Digo developers (não apenas programadores), digo pessoal que trabalha com edição de imagem/vídeo/audio, simulações computacionais pesadas (3d), pessoal dos benchmarks que tem que estar sempre com o driver mais recente em tudo, etc.

Não quis dizer que isto não se faz no mac. Faz. Quis dizer foi que o utilizador casual não pode ter razões de queixa do windows, simplesmente porque não é com esse tipo de utilização que os problemas aparecem.

Alguém que use o pc para msn + filmes/música + word/excel pode dizer que tem problemas com crashes, performance, etc num windows actual? Duvido seriamente.

Esse tipo de utilizadores casuais muda porque "o mac é mais bonito".
 
O Mac OS e o Windows oferecem actualmente praticamente as mesmas opções tanto para "hardcore users" como para o utilizador normal. Não estou a ver onde queres chegar! Cada um escolhe o sistema que mais gosta e no qual se sente mais confortável. Eu prefiro um sistema rápido, intuitivo, com "extras" na interface que me facilitam muito o meu trabalho, que não precisa de ser gerido tão constantemente como o Windows para ter a mesma performance que no dia que o comprei e que não me dá preocupações com vírus.
 
O Mac OS e o Windows oferecem actualmente praticamente as mesmas opções tanto para "hardcore users" como para o utilizador normal. Não estou a ver onde queres chegar! Cada um escolhe o sistema que mais gosta e no qual se sente mais confortável. Eu prefiro um sistema rápido, intuitivo, com "extras" na interface que me facilitam muito o meu trabalho, que não precisa de ser gerido tão constantemente como o Windows para ter a mesma performance que no dia que o comprei e que não me dá preocupações com vírus.

Isso é porque já estás a baralhar as coisas ;)

Ninguém está a dizer que a oferta é diferente. Estava-se a falar de utilizadores que mudaram e a dar como justificação os problemas que o windows apresenta, para justificar a mudança.

Neste sentido eu disse que os problemas apresentados pelo windows não justificam, por si só, a mudança (e o contentamento com a usabilidade do OSX), não só porque a grande maioria não é hardcore user do windows (e como tal, não sente tanto os bottlenecks do SO, visto que o período pré-2000 até é bastante simpático para quem usa o pc para fazer meia dúzia de coisas) mas também porque podes facilmente ver muita gente a usar windows nos seus macs.
 
Isso é porque já estás a baralhar as coisas ;)

Ninguém está a dizer que a oferta é diferente. Estava-se a falar de utilizadores que mudaram e a dar como justificação os problemas que o windows apresenta, para justificar a mudança.

Neste sentido eu disse que os problemas apresentados pelo windows não justificam, por si só, a mudança (e o contentamento com a usabilidade do OSX), não só porque a grande maioria não é hardcore user do windows (e como tal, não sente tanto os bottlenecks do SO, visto que o período pré-2000 até é bastante simpático para quem usa o pc para fazer meia dúzia de coisas) mas também porque podes facilmente ver muita gente a usar windows nos seus macs.

Não podes negar que a maior parte dos mac users são provenientes de Windows e a estratégia da Apple nos últimos anos tem sido cativar esses possíveis clientes tanto com campanhas de marketing como "Switchers" ou "Get a Mac" e até a própria transição para Intel, a abertura do iPod para o Windows só confirmam isso.
Normalmente só muda quem não está satisfeito com o produto. Mas basta uma visita à secção de dúvidas para confirmares isso.
 
Não se esqueçam que este estudo reflecte sobre as marcas de portáteis, portanto só gera uma guerra de Windows vs Mac OS X se as pessoas quiserem. Eu cá por mim acho que este estudo só vem confirmar a minha opinião de que os novos anúncios da Microsoft em que mostram todos aqueles portáteis equipados com Windows são uma má estratégia de marketing.

É tipo: escolham-nos a nós porque somos mais baratos, não porque somos melhores. Eu cá já vou no meu segundo Mac em 2 anos e acho que a partir de agora nada me vai fazer mudar, estou totalmente satisfeito, ou seja para aquilo que faço os computadores da Apple servem perfeitamente e como já disseram tem uma boa relação custo/qualidade.

Exemplo disso são os novos macbook. A qualidade de construção destas máquinas é de um nível muito alto e não me sinto nada enganado por ter gasto o dinheiro que gastei num. Juntando isto ao sistema operativo que é simples e não dá complicações têm aí a razão para o pessoal ficar todo satisfeito.

Claro que depois há excepções, há aqueles que compram os macs por serem bonitos, há aqueles que dizem bem porque sim e há utilizadores (de mac's e de computadores de outras marcas) que dizem mal das outras marcas porque sentem que têm de dizer mal.
 
Back
Topo