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Gráfica Novo fabricante de GPU´s

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por fermiest, 11 de Março de 2009. (Respostas: 51; Visualizações: 8371)

  1. fermiest

    fermiest Power Member

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    SAN SAN FRANCISCO - March 10, 2009 - Caustic Graphics®, a new 3D computer graphics company, launches today with a fundamental breakthrough in raytracing acceleration that is set to define a new era in professional 3D production and interactive consumer graphics. Raytracing, the gold-standard for creating 3D imagery, duplicates the natural physics of light, creating stunning images by meticulously tracing the path of light to and throughout any given scene.

    Source


    Será mais uma oferta a juntar ao larrabee, com a diferença de este ter um API baseado em OpenGL

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Março de 2009
  2. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Pelo que li no site, pelo menos este primeiro produto, não me parece ser uma gráfica, mas sim um co-processador que faz off-load de raytracing.
    Isto é, esta placa faz os calculos, em vez do cpu/gpu. Chamaria-lhe um RPU, à falta de melhor termo.
    Aliás no render da placa, nem tem saídas vga, etc etc.
    Por isso, não é um concurrente directo às gráficas. Pelo menos por agora.

    Gosto da ideia dos slots SODIMM na placa.

    Pena não haver mais detalhes sobre a arquitectura, porque parece muito interessante.
     
  3. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Epá hj de manha qnd vi isto veio-me logo uma sensação de dejavu :P AEGIA anyone? :D
     
  4. Spiderman

    Spiderman I folded Myself

    :x2:

    Não tarda muito é comprada por uma empresa maior, que pega no tal algoritmo e o mete a funcionar sobre uma das suas plataformas...
     
  5. Nivrin

    Nivrin Suspenso

    nova concorrência?

    mas como ja disseram aqui... num mercado de grandes provavelmente já vai ser comprada
     
  6. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Tive um dejá-vu da XGI agora. xD
     
  7. Crusher

    Crusher Power Member

    Mas a XGI era formada por engenheiros da secção gráfica da SiS, e seria previsto que eles nunca mostrariam algo de especial, isto olhando para o passado.

    A AGEIA veio do "pó", lançaram hardware, desenvolveram a API e venderam o "peixe" para os developers. E até resultou, apesar de ter sido comprada pela Nvidia.

    Quanto a este... só vai dar algo se mostrarem alguma coisa, mas se vingar, até é provável que "acabe" como a AGEIA.

    Se bem que Raytracing será algo que esteve (e está certamente) sempre na mente da Nvidia e da ATI pelo mais cedo ou mais tarde deverão lançar algum chip que em parte suporte Raytracing e que depois com várias actualizações já acabem por mostrar um chip que tenha enterrado o legacy do Rasterization.

    A ideia de processar efeitos de física fora do CPU achei mais genial.
     
  8. fermiest

    fermiest Power Member

    Espantosa imagem criada a partir da tecnologia Caustic Graphics.
    AMAZING!!!

    [​IMG]
     
  9. Jv.Batista

    Jv.Batista I fold therefore I AM

    quanto ao resto n percebo nada disso, mas gostei da ideia dos so-dimms...
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Já vi melhor, honestamente.
    A falta de textura e "atmosfera" no render é exasperante até. Basta olhar para aqueles pneus e para o pavimento da estrada...
    Por algum motivo as demos de ray-tracing em tempo real concentram-se sempre em objectos com muitos reflexos, escondendo os objectos com texturas mais opacas ou rugosas. Ficam sempre mal quando comparados com rasters.

    A tendência da indústria é para evoluir no sentido de técnicas híbridas de Raster e RT, aproveitando as melhores qualidades e métodos mais eficientes de cada um para atingir o mesmo efeito óptico.
    A Nvidia é dona da empresa com a tecnologia de Ray-Tracing (neste caso, ainda é rendering offline) mais generalizada na indústria, a alemã Mental Images.
    O seu motor de rendering Mental Ray está presente em todos os grandes pacotes de modelação e renderização 3D e aplicações stand-alone.

    Quanto ao chip CausticOne, é apenas um FPGA genérico, não é muito diferente em conceito do processador PhysX original (que, por causa de ser um FPGA, é bastante ineficiente, até quando comparado com as GPU's modernas da Nvidia que correm a API "portada" para CUDA).
     
    Última edição: 13 de Março de 2009
  11. fermiest

    fermiest Power Member

    Não sabia isso! Já agora podes postar o link de uma imagem renderizada por rasters que seja mais impressionante que esta? Obrigado!
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Até te mostro outras que podes ver na PS3, se tiveres o GT5 Prologue:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Isto numa GPU que equivale mais ou menos a uma Geforce 6800 GT de PC's de 2004, grosso-modo.
    Imagina numa GPU mais moderna...
     
    Última edição: 13 de Março de 2009
  13. trapko

    trapko Power Member

    Realmente nunca percebi como é que a gpu da ps3 dá tanto.. Se metesse uma 6800 no meu pc aquilo nem crysis corria quase.
     
  14. DMH

    DMH 1st Folding then Sex

    Plataforma fechada tem sempre melhor performance em hardware equivalente
     
  15. The Todd

    The Todd Power Member

    Mas também Crysis nunca correria numa consola como num PC em todo o seu esplendor, já por isso não há ports.
     
  16. Boing

    Boing Banido

    As GPUs das consolas são diferentes, pois são fabricadas especificamente para aquele hardware, para aquele processador, com aquelas memórias e com aquela board, vai trabalhar tudo em "sintonia", logo vai ter muito mais poder que a equivalente do PC. É esta a magia das consolas, por acaso gostava de ver uma PS3 aberta e dar uma olhada nos componentes :p
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Não são assim tão diferentes.

    O RSX é essencialmente uma G71 (aka Geforce 7900), partilhando praticamente todas as características. A diferença que o hardware da consola é constante e logo é tudo bem optimizado.

    O Xenos da xbox 360 é semelhante também ao R580, embora também partilhe caracteristicas do R600 (shaders unificados)

    Num computador tens que ter em consideração as varias gerações do windows, combinações de vários hardwares...
     
  18. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    http://forums.cgsociety.org/showpost.php?p=5735847&postcount=44

    Splutterfish --> http://www.splutterfish.com

    Além disso, a placa existe mesmo e não é apenas um render:

    http://www.youtube.com/watch?v=B3qtq27J_rQ

    Depois deste post fico com duas impressões:

    1 - Não me parece que estejam a brincar.

    2 - Isto é tudo menos um novo fabricante de Gpu. O objectivo é apenas acelerar raytracing. Não me parece que estejam minimamente interessados no mercado de jogos. Isto é virado para o mercado profissional.
    Não querem mudar o nome da thread :)?
     
  19. exxtreme

    exxtreme Power Member

    A imagem acima é apenas 1% das capacidades do ray-tracing. Este metodo consegue atingir detelhaes impensaveis no rasterisation.

    [​IMG]
     
  20. KaOniC

    KaOniC Power Member

    1%, nao me acredito...

    Quando chegarmos a este tipo de imagem, em jogos e fluida, Já serei velho (digo eu) =)

    cumps
     

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