Novo? funciona... Antigo? não...

Gotham

Power Member
Tenho um AMD athlon 1800+ (1.5ghz), uma radeon x700 pro 256mb, 768 mb ram, um disco de 80gb seagate que foi formatado à poucos dias e uma motherboard a7v600-x.
O sistema operativo é o xp professional com sp2, as drives da gráfica são as radeon omega drives v. 3.8.291 e o direct x é o 9c.

Corro jogos como o flatout2, painkiller e battle for middle earth 2 sem qualquer problema mas jogos mais antigos como o rise of nations ou simcity 4 nem pensar. Já os instalei e desinstalei várias vezes, já instalei as patches para os dois e não consigo jogar nenhum porque o computador ou bloqueia ou reinicia sozinho.
Não percebo como é que ele funciona bem em jogos relativamente recentes e nos antigos não...

No Rise of Nations ainda consegui jogar alguns minutos mas chegou-me a bloquear ainda no menu. No Simcity 4 ele entra nas regiões e a seguir reinicia.

Isto chegou ao cúmulo de à cerca de meia-hora, tendo eu apenas um bittorrent e o messenger (além do nod32, ad-watch e zone alarm) ligados ele reiniciar sozinho!


Alguém tem uma pista sobre o que se passa?
 
Desculpem desenterrar este tópico mas ocorrem umas coisas estranhas que eu desconfio que sejam por causa das drives.
Tal como dantes, ele continua a reiniciar sozinho quando eu tento jogar algo mais antigo e corre bem com jogos mais recentes, tal como eu referi no 1º post. Da mesma forma, ele reinicia com coisas simples como abrir a visualização full screen do Winamp. Nem um minuto aguenta sem reiniciar enquanto que com a visualização do WMP 11 funciona sem qualquer problema.

Mas o que realmente me trouxe aqui de novo foi outra coisa.
Instalei à pouco o Google Earth e quando o inicio em Directx mode ele funciona bem, se o iniciar em OpenGl, poucos segundos depois reinicia.
Só pode ser problema de software, serão as drives omega? Deverei instalar as originais que vieram com o CD da gráfica?
 
Entao faz o seguinte, desinstala esses drivers e instala uns da propria ATI e ve s aconteçe o msm se nao acontecer e pk era dos drivers.
 
Definitivamente, o problema não era das drives omega. Saquei e instalei as oficiais ATI (7.3) e os problemas continuam.
Ainda agora experimentei o Flatout 2 e o Battle for middle earth e funcionam. Quando experimentei o 1º UT só consegui jogar 30 segundos pois reiniciou sozinho.
Alguém tem outra ideia do que possa ser?
 
Após testar memórias, trocar de drivers, ver temperaturas, procurar erros, etc., finalmente consegui resolver o problema.

Fui à BIOS e mudei a velocidade das memórias de 400 para 266 mhz. Para correrem a 400 tinha de tirar a tampa lateral, senão crashava. A 266 já o consigo manter fechado sem problemas. Assim não entra pó a mais e a diferença no desempenho não é significativa.
 
Back
Topo