Novo HDD Sata! Qual comprar??

DJ_PAPA

Power Member
Neste momento tenho 2x 120gb Seagate 7200.7 8mb Sata em Raid 0 ligados aos 2 conectores sata da board ( Asus A7N8x deluxe-e).

O problema é que ando á rasquinha de espaço no disco já há uns meses e ja começa a fartar. (Neste momento tou com 9gb livres e o windows as vezes tb fica meio marado, pq tenho pouco espaço).

Na board ja nao tenho + fichas Sata disponiveis (boards de mrd*).
Entao vou ter que comprar uma daquelas controladoras PCI com 2 fichas Sata.

Tava a pensar num disco como deve ser com bastantes gigas.
Qual me aconselham:
Maxtor Diamond10 200gb Sata2 NCQ - 8mb buffer ->104 euros
Seagate 7200.7 200gb Sata1 -8mb de buffer ->102 euros
Western Digital Caviar 7200rpm 200GB Sata1 -8mb ->130 euros

Qual é que será o melhor?? Eu espero beneficiar do sata2 num futuro upgrade, mas tb nao encontro nenhum disco de 200gb Sata2 com 16mb de buffer!!!

So tenho:
Maxtor 7200rpm 300GB SATA2 NCQ -16mb buffer ->187 euros

Este maxtor de 300gb deve ser muito bom, mas será que compensa tanto dinheiro?? É que pro preço que custa quase compro 2 discos de 200gb da série Diamond 10!

É que pro preço dos discos inda vou ter que adicionar 15 euros para um controladora PCI normal ou 30/40 euros para uma controladora com Raid (axo que a normal xega bem, visto que ja tenho 2x120gb em raid)!
E ja agora que controlador PCI baratita será melhor??
Isto nao considerando a hipotese de por IDE.........
 
O WD deve ser bastante bom, mas a falta de suporte de NCQ e o seu preço 26 euros + elevado estragam o arranjo.
Neste momento tou + inclinado pro Maxtor........

Tb ainda nao vi em PT os Seagate 7200.8, é incrivel como é que ainda nao andam por ai......

Existe algum disco IDE de 200gb com 16mb de buffer??
 
mas o objectivo é espaço para armazenamento?
porque não investes em IDE?

não deves notar nenhuma diferença a 'olho nú' / apostas na fiabilidade / poupas uns cobres valentes (n tens de comprar controladora) ou pelo mesmo valor compras 2x 160Gb / nos teus próximos upgrades vai continuar a existir IDE ; nesse altura existiram também discos sata mais 'maduros' e mais performantes caso queiras acrescentar ou substituir.

eu não iria para Maxtor ... mas é só a minha opinião
 
Bem, sou tecnico numa loja e digo-vos que o disco que passou mais pela minha mão, avariado, foi sem dúvida o Maxtor, não é por nada, mas já tive maquinas com dias e a brekar.... Nunca curti os maxtor, Seagate, é mediano, agora WD e Hitachi são mesmo boas marcas, e isso ve-se nos benchs...
 
Última edição:
Entre estes IDE, qual dos 2 é melhor em performance e fiablidade:

Disco 200GB Western Digital 8MB UDMA100 7200RPM -> 116,90 euros

SEAGATE Ultra ATA/100 200GB 8MB (ST3200822A) -> 109,90 euros

Nao encontrei foi benches entre estes 2 IDE´s......
 
Seagate prima pelo silêncio.
A taxa de rma é curta, pelo menos cá em casa, já vou no 3º, actualmente um de 160gb IDE, há 7meses, e tá vivinho da silva :001:
 
Encontrei um bech na toms:

http://www.tomshardware.com/storage/20040209/seagate-03.html#benchmark_results

Eles dizem bem do Seagate, embora tenha tempos de acesso lentos.
Mas o Maxtor line 10 deve ser bastante superior a este Seagate. O problema é mesmo a fiablidade........

Edit:
http://www.tomshardware.com/storage/20050217/wd3200jb-03.html#benchmark_results

Neste teste contra drives muito + recentes volta a safar-se muito bem o Seagate. Tem tempos de acesso lentos mas depois demonstra um alto gáz contra os outros discos na pratica.
Axo que para drive de armazenamento as maiores taxas de transferencia tb sejam + importantes, pq para velocidade tenho os 2 seagate 120 em Raid 0.
 
Última edição:
Tenho um Maxtor serie 10 200gb (8mb cache) e não tenho nada a apontar-lhe.
Estou a espera que desçam uns 30 a 40€:P para meter em raid 1 ou arranjar +2 e dps meter raid5 numa nforce4.
Não estou desiludido com o disco, é bastante menos barulhento que os da série anterior, e face ao seagate 120gb que tive (e foi para rma) dava-lhe um baile.
No embate com os novos seagate não sei... q nunca tive nenhum
 
Maxtor is a no go...

Nem pensar em comprar Maxtor... Ja' vi TANTOS avariados k infelizmente e' dakelas coisas k n quero... Era para comprar um mas andei a informar-me e não gostei nada do que li :( Tou a pensar num Hitachi SATAII de 80Gb, parece-me a melhor opção para kem ker performance e fiabilidade sem grandes tamanhos (Nem exageros de preços como os Raptors)
 
God_Lx disse:
Nem pensar em comprar Maxtor... Ja' vi TANTOS avariados k infelizmente e' dakelas coisas k n quero... Era para comprar um mas andei a informar-me e não gostei nada do que li :( Tou a pensar num Hitachi SATAII de 80Gb, parece-me a melhor opção para kem ker performance e fiabilidade sem grandes tamanhos (Nem exageros de preços como os Raptors)

Mas queria um disco para storage, nao para performance, pq para performance ja tenho os 2 seagate 120gb em Raid 0.
E esse Hitachi de 80 sao damasiado pequenos para o que eu uso. Prefiro os meus 2x120 em Raid 0 que esses 2x hitachi 80gb em Raid 0.

Em principio vou comprar na Vobis o Seagate 200gb IDE 8mb buffer (ST3200822A) por 109 euros!
 
Bem, pelos vistos este Seagate tem 5 anos de garantia !!!!!!!
Sim, 5 anos de garantia!
So há pouco é que reparei, e fiquei surpreendido, pq pensava que so a série 7200.8 (inda mal chegou a Portugal) da Seagate é que possui 5 anos de garantia.

Axo uma muito boa aposta por parte da Seagate pôr como garantia standart nos seus discos 5 anos......
 
DJ_PAPA disse:
Bem, pelos vistos este Seagate tem 5 anos de garantia !!!!!!!
Sim, 5 anos de garantia!
So há pouco é que reparei, e fiquei surpreendido, pq pensava que so a série 7200.8 (inda mal chegou a Portugal) da Seagate é que possui 5 anos de garantia.

Axo uma muito boa aposta por parte da Seagate pôr como garantia standart nos seus discos 5 anos......

Os discos antigos ja' tinham 5 anos... O meu disco Seagate de 40G 7200rpm 2mb de cache mais velho k a minha tia ja' tem 5 anos de garantia... (O problema e' não perder a factura durante esse tempo)

Quanto a Storage axo k fazes uma boa escolha realmente...
 
As outras marcas não sei mas WD tem um sistema de garantia no site porreiro, basta avançares com o nº do cartão de crédito e eles mandam o disco logo sem enviares o teu, depois tens 30 dias.
Quanto aos seagate, gostava bastante dos IDE, tive um sata dos primeiros a sair e fazia mais barulho que um maxtor ata 133 que tive.
 
Eu continuo a não achar piada à samsung, principalmente por causa dos RMAS.
Acho que é o único fabricante que não faz RMA "global",
http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/warranty/index.htm
Samsung disse:
....
1. Please contact and request the RMA(Return Material Authorization) service to your dealer(supplier). Your dealer(supplier) has the RMA responsibility.

Ou seja, para fazer RMA de um disco tem-se que contactar a loja que vendeu, ou o importador, em qq dos casos demoram sempre uma eternidade a proceder à substituição :roll: .
Tive mais de um mês com um Samsung 40gb nessas condições.
Enquanto que com Maxtor, seagate, etc, manda-se no caso da Maxtor para a Irlanda (ou activa-se o advanced rma (necessário cartão de crédito) e eles enviam o disco 1º e usa-se depois a embalagem para devolver o avariado.) e numa semana esta tudo resolvido. Recebe-se em casa por DHL, e para poupar envia-se por ctt normal :mrgreen:

Ou seja quando a Samsung tiver uma política assim, talvez compre Samsung, até lá não obrigado.
Interpretem isto como só um desabafo :P
 
Tb nunca gostei muito da Samsung, principalmente por causa da sua performance, que nunca é anda por ai além......
Até agora sempre comprei Seagate, sendo este que vou vomprar o 5º!
Problemas até agora em qualquer um dos outros discos:
Zero!

Pelo contrario tive 1 Maxtor de 80gb IDE 8mb durante 2 meses (foi enquanto nao vinha os 2xseagate para Raid0) e nao gostei nada. Faziam um barulho esquesito de vez em quando. Axo que até no fim desses 2 meses que o tive, o disco já quase parecia que ia dar o badagaio!

Afinal os meus 2 Seagate 120gb 8mb (ST3120026AS) que tao em Raid tb têm 5 anos de garantia :D
 
Bem, ja comprei o disco.
Parece-me fixe.
Muito silencioso. Muito rápido, etc

So fiz um testezito rápido no PCMark 2002 e deu 1500 de score do novo disco.
 
Back
Topo