1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo HDD Sata! Qual comprar??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DJ_PAPA, 13 de Abril de 2005. (Respostas: 23; Visualizações: 1151)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Neste momento tenho 2x 120gb Seagate 7200.7 8mb Sata em Raid 0 ligados aos 2 conectores sata da board ( Asus A7N8x deluxe-e).

O problema é que ando á rasquinha de espaço no disco já há uns meses e ja começa a fartar. (Neste momento tou com 9gb livres e o windows as vezes tb fica meio marado, pq tenho pouco espaço).

Na board ja nao tenho + fichas Sata disponiveis (boards de mrd*).
    Entao vou ter que comprar uma daquelas controladoras PCI com 2 fichas Sata.

Tava a pensar num disco como deve ser com bastantes gigas.
    Qual me aconselham:
    Maxtor Diamond10 200gb Sata2 NCQ - 8mb buffer ->104 euros
    Seagate 7200.7 200gb Sata1 -8mb de buffer ->102 euros
    Western Digital Caviar 7200rpm 200GB Sata1 -8mb ->130 euros

Qual é que será o melhor?? Eu espero beneficiar do sata2 num futuro upgrade, mas tb nao encontro nenhum disco de 200gb Sata2 com 16mb de buffer!!!

So tenho:
    Maxtor 7200rpm 300GB SATA2 NCQ -16mb buffer ->187 euros

Este maxtor de 300gb deve ser muito bom, mas será que compensa tanto dinheiro?? É que pro preço que custa quase compro 2 discos de 200gb da série Diamond 10!

É que pro preço dos discos inda vou ter que adicionar 15 euros para um controladora PCI normal ou 30/40 euros para uma controladora com Raid (axo que a normal xega bem, visto que ja tenho 2x120gb em raid)!
    E ja agora que controlador PCI baratita será melhor??
    Isto nao considerando a hipotese de por IDE.........

2. JPardinha

JPardinha Power Member

WD sem duvidas, o melhor dos testes.

3. MadOnion

MadOnion Folding Member

Dos 3 que fizeste referencia, escolheria o maxtor.
    Embora o barulho que ele deve produzir :004:

4. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O WD deve ser bastante bom, mas a falta de suporte de NCQ e o seu preço 26 euros + elevado estragam o arranjo.
    Neste momento tou + inclinado pro Maxtor........

Tb ainda nao vi em PT os Seagate 7200.8, é incrivel como é que ainda nao andam por ai......

Existe algum disco IDE de 200gb com 16mb de buffer??

5. Soviet

Soviet Power Member

mas o objectivo é espaço para armazenamento?
    porque não investes em IDE?

não deves notar nenhuma diferença a 'olho nú' / apostas na fiabilidade / poupas uns cobres valentes (n tens de comprar controladora) ou pelo mesmo valor compras 2x 160Gb / nos teus próximos upgrades vai continuar a existir IDE ; nesse altura existiram também discos sata mais 'maduros' e mais performantes caso queiras acrescentar ou substituir.

eu não iria para Maxtor ... mas é só a minha opinião

6. JPardinha

JPardinha Power Member

Bem, sou tecnico numa loja e digo-vos que o disco que passou mais pela minha mão, avariado, foi sem dúvida o Maxtor, não é por nada, mas já tive maquinas com dias e a brekar.... Nunca curti os maxtor, Seagate, é mediano, agora WD e Hitachi são mesmo boas marcas, e isso ve-se nos benchs...

Última edição: 13 de Abril de 2005
  7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Entre estes IDE, qual dos 2 é melhor em performance e fiablidade:

Disco 200GB Western Digital 8MB UDMA100 7200RPM -> 116,90 euros

SEAGATE Ultra ATA/100 200GB 8MB (ST3200822A) -> 109,90 euros

Nao encontrei foi benches entre estes 2 IDE´s......

8. MadOnion

MadOnion Folding Member

Seagate prima pelo silêncio.
    A taxa de rma é curta, pelo menos cá em casa, já vou no 3º, actualmente um de 160gb IDE, há 7meses, e tá vivinho da silva :001:

9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Encontrei um bech na toms:

http://www.tomshardware.com/storage/20040209/seagate-03.html#benchmark_results

Eles dizem bem do Seagate, embora tenha tempos de acesso lentos.
    Mas o Maxtor line 10 deve ser bastante superior a este Seagate. O problema é mesmo a fiablidade........

Edit:
    http://www.tomshardware.com/storage/20050217/wd3200jb-03.html#benchmark_results

Neste teste contra drives muito + recentes volta a safar-se muito bem o Seagate. Tem tempos de acesso lentos mas depois demonstra um alto gáz contra os outros discos na pratica.
    Axo que para drive de armazenamento as maiores taxas de transferencia tb sejam + importantes, pq para velocidade tenho os 2 seagate 120 em Raid 0.

Última edição: 13 de Abril de 2005
  10. Pretender

Pretender Power Member

Tenho um Maxtor serie 10 200gb (8mb cache) e não tenho nada a apontar-lhe.
    Estou a espera que desçam uns 30 a 40€:P para meter em raid 1 ou arranjar +2 e dps meter raid5 numa nforce4.
    Não estou desiludido com o disco, é bastante menos barulhento que os da série anterior, e face ao seagate 120gb que tive (e foi para rma) dava-lhe um baile.
    No embate com os novos seagate não sei... q nunca tive nenhum

11. God_Lx

God_Lx Folding Member

Maxtor is a no go...

Nem pensar em comprar Maxtor... Ja' vi TANTOS avariados k infelizmente e' dakelas coisas k n quero... Era para comprar um mas andei a informar-me e não gostei nada do que li :( Tou a pensar num Hitachi SATAII de 80Gb, parece-me a melhor opção para kem ker performance e fiabilidade sem grandes tamanhos (Nem exageros de preços como os Raptors)

12. Intego

Intego Power Member

aki fica a minha eleição : Samsung ; Seagate; e Western Digital.....pra mim são os melhorzitos = 0 Problems!!

13. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas queria um disco para storage, nao para performance, pq para performance ja tenho os 2 seagate 120gb em Raid 0.
    E esse Hitachi de 80 sao damasiado pequenos para o que eu uso. Prefiro os meus 2x120 em Raid 0 que esses 2x hitachi 80gb em Raid 0.

Em principio vou comprar na Vobis o Seagate 200gb IDE 8mb buffer (ST3200822A) por 109 euros!

14. v0rtex

v0rtex Power Member

Não se esqueçam!!

GARANTIA!

15. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Bem, pelos vistos este Seagate tem 5 anos de garantia !!!!!!!
    Sim, 5 anos de garantia!
    So há pouco é que reparei, e fiquei surpreendido, pq pensava que so a série 7200.8 (inda mal chegou a Portugal) da Seagate é que possui 5 anos de garantia.

Axo uma muito boa aposta por parte da Seagate pôr como garantia standart nos seus discos 5 anos......

16. God_Lx

God_Lx Folding Member

Os discos antigos ja' tinham 5 anos... O meu disco Seagate de 40G 7200rpm 2mb de cache mais velho k a minha tia ja' tem 5 anos de garantia... (O problema e' não perder a factura durante esse tempo)

Quanto a Storage axo k fazes uma boa escolha realmente...

17. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

As outras marcas não sei mas WD tem um sistema de garantia no site porreiro, basta avançares com o nº do cartão de crédito e eles mandam o disco logo sem enviares o teu, depois tens 30 dias.
    Quanto aos seagate, gostava bastante dos IDE, tive um sata dos primeiros a sair e fazia mais barulho que um maxtor ata 133 que tive.

18. Pretender

Pretender Power Member

Eu continuo a não achar piada à samsung, principalmente por causa dos RMAS.
    Acho que é o único fabricante que não faz RMA "global",
    http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/warranty/index.htm
    Ou seja, para fazer RMA de um disco tem-se que contactar a loja que vendeu, ou o importador, em qq dos casos demoram sempre uma eternidade a proceder à substituição :roll: .
    Tive mais de um mês com um Samsung 40gb nessas condições.
    Enquanto que com Maxtor, seagate, etc, manda-se no caso da Maxtor para a Irlanda (ou activa-se o advanced rma (necessário cartão de crédito) e eles enviam o disco 1º e usa-se depois a embalagem para devolver o avariado.) e numa semana esta tudo resolvido. Recebe-se em casa por DHL, e para poupar envia-se por ctt normal :mrgreen:

Ou seja quando a Samsung tiver uma política assim, talvez compre Samsung, até lá não obrigado.
    Interpretem isto como só um desabafo :P

19. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Tb nunca gostei muito da Samsung, principalmente por causa da sua performance, que nunca é anda por ai além......
    Até agora sempre comprei Seagate, sendo este que vou vomprar o 5º!
    Problemas até agora em qualquer um dos outros discos:
    Zero!

Pelo contrario tive 1 Maxtor de 80gb IDE 8mb durante 2 meses (foi enquanto nao vinha os 2xseagate para Raid0) e nao gostei nada. Faziam um barulho esquesito de vez em quando. Axo que até no fim desses 2 meses que o tive, o disco já quase parecia que ia dar o badagaio!

Afinal os meus 2 Seagate 120gb 8mb (ST3120026AS) que tao em Raid tb têm 5 anos de garantia :D

20. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Bem, ja comprei o disco.
    Parece-me fixe.
    Muito silencioso. Muito rápido, etc

So fiz um testezito rápido no PCMark 2002 e deu 1500 de score do novo disco.

Partilhar esta Página