Novo ISP - WiMax + FTTB + FTTH

Para aceder à Internet Fora de Casa, usava:


  • Total voters
    108
Status
Fechado a novas mensagens.

FabioMCarvalho

Power Member
WiMax - Serviço de Internet através de Wifi IEEE 802.16 através da Frequência 5GHz e 24GHz.
Velocidades até 2Gbps/s de ligação e de até 500Mbps para Clientes Residenciais.
Cada Antena com um raio até 50KM.

FTTH - Fibra até Casa.

FTTB - Fibra até ao Prédio.

Serviços Possíveis de serem Servidos:
- Serviço de TV STB (SD + HD + 4K), TV Móvel Smartphone/Tablet (SD + HD + 4K);
- Serviço de Internet Fixa até 500Mbps de velocidade;
- Serviço de Internet Móvel (Internet em qualquer lugar);
- Serviço de Telefone Fixo.

Neste caso, precisamos da vossa opinião.
Sobre zonas a servir etc etc
 
Licença da ANACOM já a têm? Penso precisarem de duas licenças, uma para serem um ISP, outra para emissão do sinal, o qual boa sorte para isso, espero que os lobby's não impeçam tal coisa.

A Nokia teve um telemóvel, o N810 que acho que nem chegou cá que trabalhava com WiMAX. Acho curioso voltar a se falar de tamanha tecnologia, porque como nunca teve grande adesão, pensei ser inviável.

Com que preços conseguem competir? E já agora, como não conheço muito da tecnologia, é possível usá-la em movimento só ligando o Wi-Fi ou é uma norma distinta e teriam de disponibilizar algum equipamento ao cliente?

Zonas? Margem Sul, instalam uma antena em Palmela, na Arrábida (é um ponto alto, presumo que seja necessário para se conseguir os 50km de raio).


P.S: Isto é um cenário hipotético, mas é interessante especular sobre a aplicação esta tecnologia no terreno.
 
Licença da ANACOM já a têm? Penso precisarem de duas licenças, uma para serem um ISP, outra para emissão do sinal, o qual boa sorte para isso, espero que os lobby's não impeçam tal coisa.

A Nokia teve um telemóvel, o N810 que acho que nem chegou cá que trabalhava com WiMAX. Acho curioso voltar a se falar de tamanha tecnologia, porque como nunca teve grande adesão, pensei ser inviável.

Com que preços conseguem competir? E já agora, como não conheço muito da tecnologia, é possível usá-la em movimento só ligando o Wi-Fi ou é uma norma distinta e teriam de disponibilizar algum equipamento ao cliente?

Zonas? Margem Sul, instalam uma antena em Palmela, na Arrábida (é um ponto alto, presumo que seja necessário para se conseguir os 50km de raio).


P.S: Isto é um cenário hipotético, mas é interessante especular sobre a aplicação esta tecnologia no terreno.

Boa Noite,

Só é necessária uma Licença de ISP. Wifi via 5GHz tem licença livre na UE seja por Router seja por Torre. Uma vez que apenas são necessárias torre pequenas dimensões. (As estações radioeléctricas que operam nestas faixas estão isentas de licenciamento, devendo a sua utilização estar estritamente de acordo com as especificações que constam do Aviso publicado na 3ª série do Diário da Republica nº 168, de 23 de Julho de 2003).

Relativamente à Licença de ISP, basta um documento a solicitar, ainda não o fizemos. Estamos primeiro a verificar toda a viabilidade do projeto.

Não é necessário qualquer equipamento especial.

Em casa do cliente é instalado um CPE que recebe o Sinal através da Antena/Torre e o transmite para dentro de casa.
Em movimento ou fora de casa, basta ligar o Wifi, escolher a rede, e inicar sessão.

Existe antenas com raio de 200KM, contudo não acho viável, porque a intenção é dar um serviço de qualidade.
 
Licença da ANACOM já a têm? Penso precisarem de duas licenças, uma para serem um ISP, outra para emissão do sinal, o qual boa sorte para isso, espero que os lobby's não impeçam tal coisa.

A Nokia teve um telemóvel, o N810 que acho que nem chegou cá que trabalhava com WiMAX. Acho curioso voltar a se falar de tamanha tecnologia, porque como nunca teve grande adesão, pensei ser inviável.

Com que preços conseguem competir? E já agora, como não conheço muito da tecnologia, é possível usá-la em movimento só ligando o Wi-Fi ou é uma norma distinta e teriam de disponibilizar algum equipamento ao cliente?

Zonas? Margem Sul, instalam uma antena em Palmela, na Arrábida (é um ponto alto, presumo que seja necessário para se conseguir os 50km de raio).


P.S: Isto é um cenário hipotético, mas é interessante especular sobre a aplicação esta tecnologia no terreno.

Relativamente aos preços:

Sim é fácil competir.

A rede é bastante viável, até para fornecer serviços onde não há fibra de outros operadores ou até mesmo onde haja. As ligações entre a Torre e o CPE na casa do cliente chegam aos 500Mbps com um Ping entre 1ms e 2ms.

Primeiramente, era vender o serviço apenas de internet.

Seja em casa ou em movimento.

Só depois começar com a TV e o telefone fixo.

Não percebo o motivo desta tecnologia ter sido abandonada. Não faz sentido. Porque chega mais longe e com mais velocidade que Redes 3G ou 4G de algumas operadoras que em 4G nem 5Mbps atingem.
 
Só tenho que vos desejar sorte no projeto e que isso vai avante! Precisamos de concorrência em força.
Já agora, essa tecnologia consegue oferecer bons pings em zona residencial?

O Serviço foi testado numa Torre com 100 Clientes ligados em simultâneo os testes variaram entre 1 a 2ms de ping e velocidade entre 159Mbps e 491Mbps. Dependendo da distância da Torre. A intenção é não ter mais de 100 a 150 clientes por cada Antena, sendo que cada Torre tem cerca de 8 Antenas.
 
WiMax - Serviço de Internet através de Wifi IEEE 802.16 através da Frequência 5GHz e 24GHz.
Velocidades até 2Gbps/s de ligação e de até 500Mbps para Clientes Residenciais.
Cada Antena com um raio até 50KM.

FTTH - Fibra até Casa.

FTTB - Fibra até ao Prédio.

Serviços Possíveis de serem Servidos:
- Serviço de TV STB (SD + HD + 4K), TV Móvel Smartphone/Tablet (SD + HD + 4K);
- Serviço de Internet Fixa até 500Mbps de velocidade;
- Serviço de Internet Móvel (Internet em qualquer lugar);
- Serviço de Telefone Fixo.

Neste caso, precisamos da vossa opinião.
Sobre zonas a servir etc etc

Projecto muito muito interessante e bastante "inovador", e espero que consigam ir para a frente Fábio, um bem haja!

Apenas registei-me para vos dar força e gostaria de vos contactar fora do fórum (mas não sei como poderemos fazer isso, uma vez que nenhum de nós ainda pode enviar PM's).


Obrigado
 
Sugiro zonas em que a capacidade de resposta de fibra por enquanto é inexistente e o ADSL / 3G / 4G ainda não dá conta do recado...

Zona de entre Alcanena e Fátima por exemplo. Já existe fibra em ambos os lados mas no meio é paisagem...
 
Projecto muito muito interessante e bastante "inovador", e espero que consigam ir para a frente Fábio, um bem haja!

Apenas registei-me para vos dar força e gostaria de vos contactar fora do fórum (mas não sei como poderemos fazer isso, uma vez que nenhum de nós ainda pode enviar PM's).


Obrigado

Boa noite,

Muito obrigado pelas suas palavras.

Pode falar connosco através da nossa página do facebook

https://www.facebook.com/iGetportugal/

Obrigado.
 
Sugiro zonas em que a capacidade de resposta de fibra por enquanto é inexistente e o ADSL / 3G / 4G ainda não dá conta do recado...

Zona de entre Alcanena e Fátima por exemplo. Já existe fibra em ambos os lados mas no meio é paisagem...

Obrigado,

Registei as zonas no nosso ficheiro para termos em consideração essas zonas.

Obrigado pela sua ajuda.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo